Google Web ToolKit

17 respostas
W

Boa noite a todos,

Estou começando a desenvolver para Web com Java.
Queria saber mais sobre o GWT - Google Toll Kit.

Gostaria de abrir uma discrusão para que possamos dizer o que achamos, o que sabemos, tutoriais, exemplos, o que da pra fazer com essa ferramenta etc…

Aguardo o post de vocês.

Abraços!

Watson Passos

17 Respostas

D

Poxa cara, tava querendo a mesma coisa que você, entrei na sessão de tutoriais e artigos mas não tem nada. E olha que o GWT não é tão novo assim.
Eu vi um site aqui feito em gwt, bem simples mas da pra entender a idéia, www.geoleite.com.br

Pelo que eu sei, o estilo de programação é como se fosse usando o swing, você vai montar as telas tudo pela classe, e dai o gwt gera o script quando compila, ouvi falar é demora um pouco a compilar (único “problema”) do resto ouvi bastante gente dizer que vale a pena apostar na idéia, inclusive mais do que no JSF, Facelets e CIA. Eu mesmo quero fazer a experiência, mas ainda não corri atrás de tutoriais e etc…

Parece ser uma boa, eu não to muito por dentro, mas sei por cima como funcionam, me corrigam se eu estiver errado.

A

A idéia é essa mesmo.Basicamente temos, em um projeto gwt, três pacotes:
Um que se chama br.com…client, que contem todas as classe da View.Essas classes serão compiladas para código Java Script.Nessas classes, nem todos os tipos java são suportados.
No pacote public temos os arquivos de css, html e os arquivos xml de configuração.
No pacote server, temos as classes (servlets), que recebem as chamadas assíncronas (“request”).Podemos usar aí todos os tipos de java.
A maior dificuldade é criar e configurar o projeto, no mais o framework disponibliza um debug excelente.Baixe o plugin Cypal Studio para o eclipse, que ele facilitará seu trabalho.
Qualquer dúvida, entre em contato pelo email [email removido]

R

Bom dia, tarde, noite, madrugadaaaaaaaaaaa!!!

rsrsrs

Gostaria tbm de saber sobre esse framework, pois tenho muita curiosidade em desenvolver com essa ferramenta, assim como vcs!

Tbm gostaria de saber mais sobre o desenvolvimento dele com o eclipse ou se é possivel desenvolve-lo com o netbeans, mas ao invés de digitar códigos gostaria que fosse um pouco mais facil, pois aqui na empresa onde estou trabalhando tem um projeto que esta para entrar e tenho que desenvolve-lo - como vcs ja sabem a pressao eh grande e o tal projeto eh para ONTEM… - vamos continuar trocando informações sobre o GWT para podermos dar informações mais precisas posteriormente…

OBS: nao deixem de entrar nese site >http://www.gwt-ext.com/demo/

Abrax a todosssssssss

G

Comecei a pouco tempo estudar esse framework, na verdade o meu objeto é criar aplicações usando o GWT Ext e não o GWT puro. Mas como não sabia nada de GWT, então comecar pelo básico e primário dele.

Consegui criar estruturas básicas inciiais sem problema, se vocês tiverem alguma dificuldade de instalação e configuração postem as dúvidas aqui.

C

watsonpassos:
Boa noite a todos,

Estou começando a desenvolver para Web com Java.
Queria saber mais sobre o GWT - Google Toll Kit.

Gostaria de abrir uma discrusão para que possamos dizer o que achamos, o que sabemos, tutoriais, exemplos, o que da pra fazer com essa ferramenta etc…

Aguardo o post de vocês.

Abraços!

Watson Passos

Blz, eu posso ajudar vcs, no ano passado eu trabalhei com GWT-EXT fazendo uma ERP para uma empresa de engenharia, posso ajudar se vcs com algumas dúvidas que tenham.
Tem prós em contra em usar o GWT-EXT

Prós
1 - Fácil de aprender
2 - Quem entende de Swing vai entender facilmente o GWT
3 - Realmente o layout fica bem legal, existindo vários componentes bem bacana
4 - É bem rápido

Contra
1 - Como ele converte inteiro para Java Script caso dê um erro em algum componente, como por exemplo esquecer de setar algum atributo de uma Jtable por exemplo, vc vai morrer para descobrir onde está o erro usando o firebug.
2 - Memory Leak demais, ou seja, estouro de memória demais, vc vai abrindo aba, fechando aba, abrindo aba, fechando aba, tudo isso vai acumulando na memória, até q trava o navegador (principalmente o IE) daí vc tem q fechar e abrir denovo o navegador
3 - se não me engano o projeto GWT-EXT foi descontinuado(por causa do memory leak), o próprio cara q desenvolveu disse isso e está fazendo até um outro Frame, q se naum me engano se chama GWT-smart, ou vice e versa

é isso…

R

Ok galera…

Mas qual a real diferença entre GWT e GWT-Ext???

GWT-Ext eh mais facil??

tem algo de tao diferente??

facilita a programacao??

e como faço para usa-lo mesmo…pois pelo que vi…eh criando as combos, texts…mas e para jogar todos akeles efeitos que ele usa no prorpio site do GWT??? é mto dificil??

Abraxxxxxxxxxxxxxxxxxx

C

ramaciotti:
Ok galera…

Mas qual a real diferença entre GWT e GWT-Ext???

GWT-Ext eh mais facil??

tem algo de tao diferente??

facilita a programacao??

e como faço para usa-lo mesmo…pois pelo que vi…eh criando as combos, texts…mas e para jogar todos akeles efeitos que ele usa no prorpio site do GWT??? é mto dificil??

Abraxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A diferença é q o GWT-EXT usa o GWT por baixo, o EXT é como se fosse uma pele que dá para o GWT, entendeu? o GWT puro é bacana, mas o EXT dá mais vida.
Todos os dois são fáceis de programar.
Um exemplo é o Swing Beans, vc cria telas swing prontas por meio de um arquivo xml só setando oq cada componente da tela vai ter (GWT-EXT simplica a criação de uma tela GWT), ou se preferir crie tudo na mão, componente por componente (usando o GWT puro)

R

Ok,

tem como utiliza-lo com o GWT developer do eclipse ou com o netbeans??? pois baixe ele e tem um jar dentro…posso coloka-lo no eclipse como plugin?

Tem algum projeto que vc possa passar para mim para eu dar uma olhada??

pois tento usar akeles que vem do google e nao consigo faze-os rodar…alguem sabe o motivo??

Agora uma outra duvida q me deixa inkieto: Tem jeito de programar com o GWT usando MVC??

pois antes pelo netbeans eu programava com tres pacotes…o de POJOS, DAO, Servlets e as paginas jsp’s…

mas tentei fazer pacotes diferentes para o GWT e ele nao gostou nao…hehehe…poderia me explicar o motivo??

Obrigado a paciencia…

C

ramaciotti:
Ok,

tem como utiliza-lo com o GWT developer do eclipse ou com o netbeans??? pois baixe ele e tem um jar dentro…posso coloka-lo no eclipse como plugin?

Tem algum projeto que vc possa passar para mim para eu dar uma olhada??

pois tento usar akeles que vem do google e nao consigo faze-os rodar…alguem sabe o motivo??

Agora uma outra duvida q me deixa inkieto: Tem jeito de programar com o GWT usando MVC??

pois antes pelo netbeans eu programava com tres pacotes…o de POJOS, DAO, Servlets e as paginas jsp’s…

mas tentei fazer pacotes diferentes para o GWT e ele nao gostou nao…hehehe…poderia me explicar o motivo??

Obrigado a paciencia…

Eu usei ele no Eclipse, que pra mim foi melhor.
Ele é um pouco chato na hora de configurar, mas não é um bicho de sete cabeças de dificil.
Não tenho cara nenhum projeto aqui para poder te ajudar.
Programar MVC no GWT tem jeito sim, seria por meio de uma classe controller que está por trás de cada tela, agora n sei pq ele n deu certo em pacotes diferentes, tem q dar uma procurada sobre isso

G

Vejam agora esta aplicacao, http://www.geoleite.com.br/easyinmap/
usuario:inmap
senha: 123456

J

Muito JavaScript e JavaScript é coisa dele -> :twisted:

A

Go GWt, go!!! :thumbup:

D

tenho os pdfs de alguns livros de GWT…mas não deve ser permitido postar aqui né? hehehe

H

Aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida que tenho.

Antes de tudo devo dizer que estou usando a versão 1.7 do GWT.

Tenho a seguinte estrutura de pacotes:

client: as telas da aplicação são todas criadas neste pacote
server: possui alguns subpacotes que contem as entidades do sistema (Cliente, Equipamento…), minha logica de persistencia (JPA - Hibernate), etc…

Todas as minhas entidades implementam a interface Serializable.

Problema:
Eu quero criar um formulario de cadastro de clientes. Imaginem que dentro da minha classe que representa o formulario eu leio todos os campos, monto o objeto cliente e envio para o servidor no momento que o usuário clica no botão cadastrar. Quando compilo esse código ocorre o seguinte erro:

[color=red]No source code is available for type br.com.teste.server.entidade.Cliente; did you forget to inherit a required module?[/color]

Então, isso é alguma falha da arquitetura do meu sistema? Eu não deveria montar meu objeto Cliente e apenas enviar as informações de modo que apenas o servidor monte e persista o objeto? Eu deveria mapear minhas entidades em XML ou JSON para trafegar entre cliente e servidor?

Não sei se fui muito claro mas agradeço a ajuda de vocês.
Abraços.

A

hyr4x:
Aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida que tenho.

Antes de tudo devo dizer que estou usando a versão 1.7 do GWT.

Tenho a seguinte estrutura de pacotes:

client: as telas da aplicação são todas criadas neste pacote
server: possui alguns subpacotes que contem as entidades do sistema (Cliente, Equipamento…), minha logica de persistencia (JPA - Hibernate), etc…

Todas as minhas entidades implementam a interface Serializable.

Problema:
Eu quero criar um formulario de cadastro de clientes. Imaginem que dentro da minha classe que representa o formulario eu leio todos os campos, monto o objeto cliente e envio para o servidor no momento que o usuário clica no botão cadastrar. Quando compilo esse código ocorre o seguinte erro:

[color=red]No source code is available for type br.com.teste.server.entidade.Cliente; did you forget to inherit a required module?[/color]

Então, isso é alguma falha da arquitetura do meu sistema? Eu não deveria montar meu objeto Cliente e apenas enviar as informações de modo que apenas o servidor monte e persista o objeto? Eu deveria mapear minhas entidades em XML ou JSON para trafegar entre cliente e servidor?

Não sei se fui muito claro mas agradeço a ajuda de vocês.
Abraços.

Esse erro ocorre quando há algum codigo na sua camada client que o GWT não consegue (ou conseguirá) fazer a conversão para o JavaScript.OU algum codigo onde isso é possivel, porem essas classes nao estão importadas no arquivo suaaplicacao.gwt.xml

A sua entidade deve conter apenas tipos primitivos…ou objetos que tambem implementem Serializable.Isso confere?

E se estiver usando algum outro framework, verifique se alterou o xml da sua aplicação. :wink:

K

Caro hyr4x,
se você estiver usando annotations em suas entidades você deve utilizar o framework gilead. Caso contrario o GWT não conseguirá converter suas entidades para javascript.

http://noon.gilead.free.fr/gilead/

J

Dom manda pra mim os pdf e livros : [email removido]

obrigado !

Criado 4 de abril de 2009
Ultima resposta 25 de dez. de 2009
Respostas 17
Participantes 13