Gráfico com Esfera (plano cartesiano 3D)

7 respostas
R

Olá galera,

Estou pra desenvolver um software para calcular e deduzir algumas propriedades químicas, entretanto, é imprescindível que os resultados obtidos sejam expressos em um gráfico 3D, o qual apresentará - com base nos dados - uma esfera (circular, raio igual nos 3 eixos, ou elíptica, raio diferente entre seus eixos).

Segue abaixo um bom exemplo do que preciso:

Já vi algumas APIs q formam gráficos a partir dos valores dados, porém são em 2D. Alguém conhece alguma em 3D e que aceite uma esfera (o q é mais dificil)???

Do contrário, aceito outras ideias de como resolver isso.

Obrigado!

7 Respostas

J

Porque você não usa opengl para criar esse relatório?

R

Então, não sou um programador com grandes conhecimentos, por isso estava pensando em alguma biblioteca com funções onde colocando os valores ele formasse o gráfico.
Mas a idéia é boa, se possível vc poderia me dar um exemplo?? Um simples mesmo, de como montaria um gráfico desses.

Acha q esse é o jeito mais fácil?

E

Você poderia apontar um site onde há um exemplo de gráfico em esfera que você quer desenhar? Pode ser que a gente ache um pronto - é que talvez você não esteja conseguindo achar por falta de saber o nome correto.

J

dá uma olhada nesses tutoriais. Pode te ajudar a escrever um relatório 3d

https://jogl.dev.java.net/

M

Fora que a maioria das APIs graficas por ai te oferecem uma maneira simples para desenhar formas.

Por exemplo no Java 3D voce tem uma CircleGraph se não me engano.
Com a JMoneyEngine voce teria uma Sphere.
E assim por diante.
Voce podia estudar um pouco de Java3D para resolver isso.
Tem um livro muito bom que voce pode ler pela internet que o ViniGodoy me passou mas eu não acho. Talvez alguém possa dispinobilizar o link novamente.

R

Ok, entanglement! Coloquei no início do tópico um ótimo exemplo do que preciso. Geometricamente falando, para montar um gráfico deste basta ter o valor do raio em cada eixo (neste exemplo, os eixos δPontesDeHidrogênio, δPolaridade e δDispersão) assim a esfera (circular ou eliptica) se formará. Aguardo a resposta Entanglement.

Juliocbq, verei os tutoriais! Veja o exemplo do que preciso (inicio do tópico) e qualquer outra idéia me dê um toque, valeu!

Marky.Vasconcelos, realmente é uma boa idéia. Já vi Java3D, vou dar uma estuda pra ver se atende os objetivos. Se conseguir aquela apostila com o ViniGodoy e puder me passar seria ótimo (careço um pouco de literatura =/). Obrigado!

M

Achei: http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

Criado 11 de julho de 2010
Ultima resposta 13 de jul. de 2010
Respostas 7
Participantes 4