GRAVE: javax.faces.FacesException: Cannot create a session after the response has been committe

11 respostas
M

Pessoal,

minha aplicação de cadastro de contatos estava rodando normalmente, mas de repente ela não renderiza mais o DataGrid.

Abaixo está a pilha de erros:

2/11/2011 21:18:50 com.sun.faces.renderkit.RenderKitUtils renderHtmlErrorPage
AVISO: JSF1087: Não foi possível gerar a página de erro de Facelets porque a resposta  foi enviada.
02/11/2011 21:18:50 com.sun.faces.renderkit.RenderKitUtils renderHtmlErrorPage
GRAVE: javax.faces.FacesException: Cannot create a session after the response has been committed
javax.faces.FacesException: Cannot create a session after the response has been committed
	at com.sun.faces.context.ExceptionHandlerImpl.handle(ExceptionHandlerImpl.java:141)
	at com.sun.faces.lifecycle.Phase.doPhase(Phase.java:119)
	at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.render(LifecycleImpl.java:139)
	at javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:410)
	at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:304)
	at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:210)
	at org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:224)
	at org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:185)
	at org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:472)
	at org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:151)
	at org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:100)
	at org.apache.catalina.valves.AccessLogValve.invoke(AccessLogValve.java:929)
	at org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:118)
	at org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:405)
	at org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:269)
	at org.apache.coyote.AbstractProtocol$AbstractConnectionHandler.process(AbstractProtocol.java:515)
	at org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$SocketProcessor.run(JIoEndpoint.java:302)
	at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.runTask(ThreadPoolExecutor.java:886)
	at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(ThreadPoolExecutor.java:908)
	at java.lang.Thread.run(Thread.java:662)
Caused by: java.lang.IllegalStateException: Cannot create a session after the response has been committed
	at org.apache.catalina.connector.Request.doGetSession(Request.java:2754)
	at org.apache.catalina.connector.Request.getSession(Request.java:2264)
	at org.apache.catalina.connector.RequestFacade.getSession(RequestFacade.java:899)
	at com.sun.faces.context.ExternalContextImpl.getSession(ExternalContextImpl.java:155)
	at com.sun.faces.renderkit.ServerSideStateHelper.writeState(ServerSideStateHelper.java:175)
	at com.sun.faces.renderkit.ResponseStateManagerImpl.writeState(ResponseStateManagerImpl.java:122)
	at com.sun.faces.application.StateManagerImpl.writeState(StateManagerImpl.java:166)
	at com.sun.faces.application.view.WriteBehindStateWriter.flushToWriter(WriteBehindStateWriter.java:225)
	at com.sun.faces.application.view.FaceletViewHandlingStrategy.renderView(FaceletViewHandlingStrategy.java:418)
	at com.sun.faces.application.view.MultiViewHandler.renderView(MultiViewHandler.java:131)
	at com.sun.faces.lifecycle.RenderResponsePhase.execute(RenderResponsePhase.java:121)
	at com.sun.faces.lifecycle.Phase.doPhase(Phase.java:101)
	... 18 more

Aqui está o codigo:

Visão:
<?xml version='1.0' encoding='UTF-8' ?>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"
      xmlns:p="http://primefaces.prime.com.tr/ui"
      xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html"
      xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core">

<h:head>
        <title>Cadastro de Clientes TCC Ciência da Computação</title>
    </h:head>
    <h:body>
        <h:graphicImage value="/imagens/unifil.gif" style="width: 250px; padding-bottom: 10px "></h:graphicImage>
        <h:form>
            <p:panel id="painel" header="Cadastrar Novo Contato" style="margin-right: 870px">
                <p:messages />
                <h:panelGrid columns="3" >

<h:outputText value="Nome:" />
                    <p:inputText id="nome" size="25" value="#{controleCliente.contato.nome}" required="true" requiredMessage="Campo Nome Obrigatório"></p:inputText>
                    <p:watermark for="nome" value="Insira um nome" />  

<h:outputText value="Endereço:" />
                    <p:inputText id="endereco" size="25" value="#{controleCliente.contato.endereco}" required="true" requiredMessage="Campo Endereco Obrigatório" ></p:inputText>
                    <p:watermark for="endereco" value="Insira um Endereço" />  

<h:outputText value="Tel Residencial:" />
                    <p:inputText id="telres" size="25" value="#{controleCliente.contato.telres}" required="true" requiredMessage="Campo Telefone Obrigatório"></p:inputText>
                    <p:watermark for="telres" value="8888-8888" />  

<h:outputText value="Tel Celular:" />
                    <p:inputText id="tecel" size="25" value="#{controleCliente.contato.telcel}" required="true" requiredMessage="Campo Celular Obrigatório"></p:inputText>
                    <p:watermark for="tecel" value="8888-8888" />  

<h:outputText value="E-mail:" />
                    <p:inputText id="email" size="25" value="#{controleCliente.contato.email}" required="true" requiredMessage="Campo E-mail Obrigatório"></p:inputText>
                    <p:watermark for="email" value="[email removido]" />  

</h:panelGrid>

<h:panelGrid columns="2">
                    <p:commandButton value="Gravar"  onclick="confirmation.show()" type="button" image="ui-icon-disk"></p:commandButton>
                    <p:commandButton value="Limpar" type="reset" image="ui-icon-trash"></p:commandButton>

<p:confirmDialog message="Tem certeza que deseja gravar o contato?"  
                                     showEffect="bounce" hideEffect="explode"  
                                     header="Confirmação de Gravação" severity="alert" widgetVar="confirmation">  

<p:commandButton value="Sim" update="messages, @form, tdcontato" oncomplete="confirmation.hide()"  
                                         actionListener="#{controleCliente.gravarFormulario}" image="ui-icon-check"
                                         onclick="PrimeFaces.cleanWatermarks();"/>  
                        <p:commandButton value="Não" onclick="confirmation.hide()" type="button" image="ui-icon-close"/>   

</p:confirmDialog>

</p:panel>
        </h:form>

<h:form>
            <h:panelGrid>
                <p:dataTable id="tdContato"  var="p" rows="10" emptyMessage="Não existem registros!" paginator="true" value="#{controleCliente.listar()}" >
                    <p:column>
                        <f:facet name="header">
                            <h:outputText value="Nome" />
                        </f:facet>
                        <h:outputText value="#{p.nome}"/>
                    </p:column>
                            <h:outputText value="Endereço" />
                        <h:outputText value="#{p.endereco}"/>
                            <h:outputText value="Telefone Residencial" />
                        <h:outputText value="#{p.telres}"/>
                            <h:outputText value="Telefone Celular" />
                        <h:outputText value="#{p.telcel}"/>
                            <h:outputText value="E-mail" />
                        <h:outputText value="#{p.email}"/>
                </p:dataTable>
        </h:form> 

<h:graphicImage value="/imagens/amazon.jpg" style="width: 160px; padding-top: 30px "></h:graphicImage>

</h:body>
</html>

O DAO:

public class ContatoHelper {

Session session = null;
    Transaction tx = null;
    Contato contato;

public ContatoHelper() {
        this.session = HibernateUtil.getSessionFactory().openSession();
    }

public void gravarContato(Contato contato) {

try {

tx = session.beginTransaction();
            session.save(contato);
            tx.commit();

} catch (HibernateException ex) {
            ex.printStackTrace();

} finally {
            session.close();
        }
    }

public List listarContatos() {

tx = session.beginTransaction();
        List lista = session.createQuery("from Contato").list();
        tx.commit();
        return lista;

}
}

E finalmente o MangedBean:

@ManagedBean
@RequestScoped
public class ControleCliente {

private Contato contato;
    //private DataModel data;

public ControleCliente() {
        this.contato = new Contato();
    }

public String init() {

Contato contato = new Contato();

return "index.xhtml";
    }

public void gravarFormulario(ActionEvent actionEvent) {
        ContatoHelper grvcontato = new ContatoHelper();

grvcontato.gravarContato(contato);

contato = new Contato();

FacesMessage message = new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_INFO, "Obrigado Pela Colaboração!", "Erro, tente de novo!");

FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null, message);
    }

public List listar() {

List<Contato> lista = new ContatoHelper().listarContatos();
        return lista;
    }

public Contato getContato() {

return contato;
    }

public void setContato(Contato contato) {
        this.contato = contato;
    }
}

O que será que está acontecendo?

Estava tudo certo e de repente não funciona mais.

Agradeço o apoio de todos vocês!

11 Respostas

L

Olá.

Sei que já faz tempo, mas estou passando exatamente por esse problema nesse momento (PrimeFaces 3.0.M4)… Estava tudo funcionando direitinho e, como em um passe de mágica, agora a página xhtml não renderiza completamente mais, só até o menu. A mensagem de erro no console é exatamente essa aí.

O que fazer para resolver isso?

Obrigado.

M

Linkel,

se não me falha a memoria, eu mudei o escopo do meu bean para session!

L

manolo:
Linkel,

se não me falha a memoria, eu mudei o escopo do meu bean para session!

Pois é, o problema é que mu escopo já é Session… Quando coloco o state_save para o “client”, páginas que não têm componentes primefaces renderizam normalmente, mas as que possuem componentes do PrimeFaces não (aliás, renderizam só o menu, que é o do PrimeFaces mesmo)…

Outra luz?

C

Opa, boa tarde,

pelo que vi a dúvida não é de hoje, estou com o mesmo problema, alguém encontrou a solução ?
no meu caso estou usando escopo “Page”, estamos usando Spring + JSF 2.0 + PrimeFaces 2.

Valeu!

L

chico_bass:
Opa, boa tarde,

pelo que vi a dúvida não é de hoje, estou com o mesmo problema, alguém encontrou a solução ?
no meu caso estou usando escopo “Page”, estamos usando Spring + JSF 2.0 + PrimeFaces 2.

Valeu!

chico_bass, no meu caso resolvi modificando o endereço da taglib, já que o PrimeFaces 3 teve isso alterado. Está certo de que está utilizando a taglib da versão 2 (uri=“http://primefaces.prime.com.tr/ui”)?

Abraço!

C

Então, eu testei usar o escopo de session ao invés de page e funcionou mas ainda estou brigando para resolver um problema aqui que é o seguinte, quando renderizado o dataTable não traz registros (sendo que o model tem registros) daí se clico na página 2 por exemplo ele traz os registros. Eu preciso entregar esse projeto até sexta e só falta resolver isso, tá osso! se tiveres algum exemplo ou tutorial para indicar eu agradeço (estou seguindo o showcase do prime mas até agora não consegui resolver o problema). Obrigado Linkel

L

chico_bass:
Então, eu testei usar o escopo de session ao invés de page e funcionou mas ainda estou brigando para resolver um problema aqui que é o seguinte, quando renderizado o dataTable não traz registros (sendo que o model tem registros) daí se clico na página 2 por exemplo ele traz os registros. Eu preciso entregar esse projeto até sexta e só falta resolver isso, tá osso! se tiveres algum exemplo ou tutorial para indicar eu agradeço (estou seguindo o showcase do prime mas até agora não consegui resolver o problema). Obrigado Linkel
Brother, isso parece ser proveniente daquela velha sopa de estados do ciclo de vida do JSF 2.0. Cola aqui seu código da dataTable e o método que ela chama para eu poder entender melhor o que pode estar acontecendo.

C

Linkel:
chico_bass:
Brother, isso parece ser proveniente daquela velha sopa de estados do ciclo de vida do JSF 2.0. Cola aqui seu código da dataTable e o método que ela chama para eu poder entender melhor o que pode estar acontecendo.

Segue o código:

no xhtml:

<p:dataTable value="#{testeController.modelAtivos}" id="tabelaTreinamentos" emptyMessage="Nenhum registro encontrado" rowIndexVar="var"
		    paginator="true" paginatorPosition="both" firstPageLinkLabel="Primeira" previousPageLinkLabel="Anterior" nextPageLinkLabel="Proxima" lastPageLinkLabel="ultima"
                    rows="100" var="treinamento" width="100%" page="2" lazy="true" dynamic="true" >

<p:column style="text-align:center; width:5%;"
                                     headerText="Curso" filterBy="#{treinamento.codigo}"
				     filterMatchMode="contains" filterStyle="width: 40px">
			 <h:outputText value="#{treinamento.codigo}" />

<p:column style="text-align:center; width:5%;"
                                     headerText="Área" filterBy="#{treinamento.area.nome}"
                                     filterMatchMode="contains" filterStyle="width: 40px">
                         <h:outputText value="#{treinamento.area.nome}" />

No Controller:

@Controller("testeController")
@Scope("session")
public class TesteController implements Serializable {

private static final long serialVersionUID = 8037764675358393627L;

@Autowired
	private TreinamentoService treinamentoService;

private Usuario usuarioLogado;
	private Treinamento treinamento;
	private LazyDataModel<Treinamento> modelAtivos;
	private List<Treinamento> listaAtivos = new ArrayList<Treinamento>();

@PostConstruct
	public void init() {

loadAtivos();

}

public void loadAtivos() {

Treinamento t = new Treinamento();
		t.setSituacao(1);

listaAtivos = treinamentoService.findByParam(t,
				new Order[] { Order.desc("dataCadastro") }, "area",
				"area.regional");

this.modelAtivos = new LazyTreinamentoDataModel(listaAtivos);

}

public class LazyTreinamentoDataModel extends LazyDataModel<Treinamento> {

private List<Treinamento> datasource;

public LazyTreinamentoDataModel(List<Treinamento> datasource) {
			this.datasource = datasource;
		}

@Override
		public List<Treinamento> load(int first, int pageSize,
				String sortField, boolean arg3, Map<String, String> filters) {
			List<Treinamento> data = new ArrayList<Treinamento>();

// filter
			for (Treinamento treinamento : datasource) {
				boolean match = true;

for (Iterator<String> it = filters.keySet().iterator(); it
						.hasNext();) {
					try {
						String filterProperty = it.next();
						String filterValue = filters.get(filterProperty);
						String fieldValue = String.valueOf(treinamento
								.getClass().getField(filterProperty)
								.get(treinamento));

if (filterValue == null
								|| fieldValue.startsWith(filterValue)) {
							match = true;
						} else {
							match = false;
							break;
						}
					} catch (Exception e) {
						match = false;
					}
				}

if (match) {
					data.add(treinamento);
				}
			}

// rowCount
			int dataSize = data.size();
			this.setRowCount(dataSize);

// paginate
			if (dataSize > pageSize) {
				try {
					return data.subList(first, first + pageSize);
				} catch (IndexOutOfBoundsException e) {
					return data.subList(first, first + (dataSize % pageSize));
				}
			} else {
				return data;
			}
		}

};

/*
	 * Getters and Setters
	 */

Então, fui pesquisando e encontrei um post no blog do cagatai civici http://cagataycivici.wordpress.com/2006/07/10/jsf_datatable_with_custom_paging/
enquanto isso vou dar uma olhada lá pra ver se identifico onde estou errando e já te agrradeço de antemão pela ajuda!

Valeu Linkel.

L

Não sei dizer com certeza em que momento esse componente (dataTable) será renderizado dentre o ciclo de vida. Mas tenho quase certeza que seja antes do “postConstruct”, e como você só carrega seu model no postConstruct será impossível mesmo que o dataTable saiba que existem registros nele no final do ciclo. Tente mudar isso e me diga no que dá.

C

Como eu faria pra carregar o model antes do @PostConstruct ? Não faço idéia…

E

Coloquei isso no web.xml e parou…

<context-param>   
    <param-name>com.sun.faces.writeStateAtFormEnd</param-name>   
    <param-value>false</param-value>   
    </context-param>

Nas minhas pesquisas na net muitos diziam que era problema do glassfish testa ai vê se funciona…

Criado 2 de novembro de 2011
Ultima resposta 5 de out. de 2012
Respostas 11
Participantes 4