Hibernate - como melhorar o processo?

12 respostas
postgresqljavahibernatebanco-de-dados
P

Boa tarde, senhores. Sou desenvolvedor JAVA e na empresa que trabalho lidamos com FRENTE DE LOJA (PDV)

Ou seja, uma loja possui diversos PDV’S (é como o mercado que você vai comprar e nele tem vários caixas)…

Os dados das vendas são gravados tanto no banco local do PDV, quanto também é persistido no CONCENTRADOR, que é outro sistema que nós temos.

Ou seja, o CONCENTRADOR é um sistema que sempre fica recebendo informações dos PDVS… tem cliente que vai ter até 20 PDV’S numa loja, ou seja, 20 PDV’S alimentando constantemente o banco do Concentrador.

O que tenho percebido é que a conexão com o Concentrador tem ficado cada vez mais lenta, afinal, são vários PDV’s consumindo o banco, fora outros serviços que fazem o mesmo também. O pdv faz conexão JDBC com o concentrador, já o próprio concentrador utiliza o hibernate.

Alguém poderia me explicar melhor sobre LOCK em tabelas? tenho a sensação que as tabelas ficam “travadas”

essa imagem é do banco do cliente, o que esse tanto de tabela representam? será que realmente são tabelas que estão de alguma forma causando conflito?

12 Respostas

P

Gostaria de algumas dicas de boas práticas pra tentar deixar esse banco do concentrador o mais “leve” possível

J

Se nao ta usando fila, passe a usar. Trocaria tambem hibernate por jdbctemplate ou jdbc puro, que sao mais leves.

L

Pela imagem, acho que vc não precisa se preocupar, pois essas são tabelas do postgres e do seu sistema, e esse lock AccessShareLock é adquirido quando um select é realizado (FONTE: 13.3.1. Table-level Locks), ou seja, não está causando lock na tabela (atrapalhando a concorrência), é como se fosse apenas uma marcação pelo que entendi. Mas não sou nenhum perito também, por isso recomendo a leitura do link da fonte que passei.

Tem que ver qual lock está sendo usado no tal concentrador quando os PDVs inserem dados lah.

P