Hibernate + Spring em aplicações Desktop

6 respostas
S

Galera é o seguinte! Gostaria de saber se alguem aqui no forum ja teve alguma experiência com a seguinte arquitetura
Hibernate + Spring em aplicações java desktop usando Swing.
Ja dei uma garimpada na internet mas não encontro muita coisa de util, tipo um tutorial que ensine a usar hibernate no java se.
Tenho muitas duvidas, vou tentar dizer algumas delas.

1 - Como se configura o Spring no desktop?
 2 - De que maneiras posso usar o Spring no java SE?
 3 - Como uso hibernate com JTable ?(esse é o mais foda, nao consigo fazer de jeito nenhum :D )

Por enquanto acho que são so essas duvidas!

Queria que alguem me explicasse como faço essa salada dar certo. :smiley:

6 Respostas

G

Nem Spring nem Hibernate dependem de um ambiente JEE. Até mesmo JPA você pode rodar em ambiente SE via Persistence.createEntityManagerFactory(String).

Mas voltando a sua duvida, você configura normal o Spring e Hibernate como se fosse um projeto web, porém ao inicializar o Spring você deve subir ele como:

Há também um projeto para classes utilitárias e componentes para integração no swing: http://www.springsource.org/spring-rcp

Abraços

L

Cara,

Com relação ao JTable acredito que vc deve usar um TableModel que receba um List com os objetos p/ preencher o JTable.

O Hibernate te forneceria esse List como resultado de uma pesquisa que vc definir , com os objetos pra vc preencher o TableModel , o que funcionaria da mesma forma se vc usar JDBC puro via DAO que retornasse um List com resultado da pesquisa

Em resumo se vc usar JDBC ou Hibernate a forma de preencher o TableModel é a mesma.

Já vi o Spring sendo usado no desktop c/ 2 situações (quem souber de mais por favor relate) : integrado c/ o hibernate pra controle de transação e core na injeção de depência .

Dá uma olhada em http://diego-pacheco.blogspot.com/2009/08/curso-gratuito-de-spring-framework.html que mostra os exemplos no desktop.

Luiz Renato

J

Cara,

Acessa www.informaticon.com.br tem umas video aulas de hibernate que o prof. Neri fez são muito boas ensina muita coisa mesmo… vale a pena, só tem que desembolsar uma graninha.

Abraço

F

Eu uso, mas de uma maneira bem ‘web’, ou seja, tenho um servidor com um Tomcat ou Jetty que
disponibiliza alguns acessos remotos (através do Spring-Remoting). Essa aplicação acessa o banco
através do Hibernate ou qualquer outra coisa.

Então tem uma view Swing que consome esses serviços disponibilizados. Aqui ele nem sabe
da existência do Hibernate, apenas carrega listas e adiciona em JTables e afins.

S

Valew galera! vou ser se consigo implementar alguma coisa hj.

Acessa www.informaticon.com.br tem umas video aulas de hibernate que o prof. Neri fez são muito boas ensina muita coisa mesmo… vale a pena, só tem que desembolsar uma graninha.
Eu sei usar hibernate, não sou nenhum expert, mas meu nivel da pro gasto. E sobre essas video aulas, tenho um amigo que tem algumas delas, são muito fracas para quem ja sabe um pouco de Java :smiley: . Mas obrigado pela dica, sei que sua intenção foi boa.

Você poderia postar uma codigo de exemplo? Meu maior problema em usar essa arquitetura sera em usar o TableModel e o JTable. Estou programando para web ja faz um tempo… nao me lembro muito dessas classes.

F

Cara, seguindo as dicas do vinigodoy aqui do fórum.
Não use as implementaçãos de TableModel do Java, são bem chatas e trabalhosas.

A ideia é criar um TableModel mais esperto, se não me engano ele fez isso e postou aqui
no fórum, tem que dar uma procurada.

Criado 18 de outubro de 2009
Ultima resposta 19 de out. de 2009
Respostas 6
Participantes 5