IBM Hortolandia

90 respostas
E

Olá Pessoal,

Havia buscado no forum algo a respeito dessa empresa, mais não achei nada consistente…

Recebi uma proposta pra analista prog. jr java pra trabalhar em hortolandia, na ibm de lá, o salario é até aceitavel pelo meu nivel de conhecimento, porem, no registro clt colocaram uma merreca, e o restante, me pagam com um tal de “vale utilidade”.

Enfim, não aceitei…mas gostaria de saber a opinião de quem trabalha ou já trabalhou lá, em relação a ambiente, beneficios, etc e tal…

Abraços !

Erick Souza

90 Respostas

W

Tenho um amigo que trabalhou la, ele mudou ate pra uma cidade perto de hotolandia (que eu nao lembro o nome agora).
Ele nao era programador, ela tem mais o perfil de administrador de sistema e ele trabalhava num grupo que dava suporte e cuidava de alguns servidores.
O salario dele era bom se nao me engano ele tirava mais de 10.000.
Ele gostava bastante de trabalhar la, sempre falava bem. E ele tava trabalhando diretamente com times nos USA entao dava pra praticar o ingles tb.

//Daniel

_

Tenho alguns amigos que trabalham lá. Já ouvi falar mto bem e já ouvi falar mto mal. Acho que depende mto do projeto que você vai trabalhar. Mas esse lance aí do salário, é o tal do CLT Flex, eu não aceitaria. É ridículo esse tipo de coisa.

Eu particularmente, só trabalharia na IBM se fosse para ser contratado da IBM, sem ter nada a ver com essas empresinhas porcaria que te contratam com esses esquemas estranhos que só beneficiam a elas próprias.

F

Já ouvi dizer que a infraestrutura é ótima mas o salario não é muito bom, aliás dizem também que a IBM descobriu que os brasileiros no geral são melhores (menos grosseiros no relacionamento e mais baratos :shock: ) que os indianos. Não sei se é verdade, mas pelos boatos parece que sim.

flws

K

po cara legal que vc tenha recebido uma proposta, eu trabalho na IBM, ainda nao estou em hortolandia, mas concerteza em breve irei para la
a IBM está contratando muita gente para desenvolvimento Java, teste, mainframe, db2 etc… estão precisando muito de desenvolvedores o salário de um junior no começo não é la dos melhores mais se vc entrar e mostrar o que sabe concerteza vai ser reconhecido e muitas oportunidades viram, se eu fosse nao recusaria essa oportunidade as chances de você crescer ali são imensas, fora os beneficios que você ira ter.
essa é a minha opnião né.

enfim
boa sorte cara
abraço

J

Não aceita não. Abre tua empresa e crie alguma coisa que torne o mundo um lugar melhor. Fique milionário. Se eles não gostarem, daqui a alguns anos, compre a IBM.

Ps: não estou brincando.

PS2: se não quer ficar milionário, ou acha que não consegue, ou acha que ainda é cedo e precisa de mais experiência, aceite a vaga srrssrsrsr. É bom que você conhece a concorrência.

D

ErickLess

Pergunta.
Jah vi varias pessoas falando que receberam propostas de empresas.
Voce mandou seu curriculum para aquela empresa? Ou eh cadastrado em algum site de empregos? ou eles simplesmente chegaram ateh vc?

Abracos
<><

M

O mais importante, na minha opinião, seria o aprendizado proporcionado pela empresa. :wink:

E

Djonatah:
ErickLess

Pergunta.
Jah vi varias pessoas falando que receberam propostas de empresas.
Voce mandou seu curriculum para aquela empresa? Ou eh cadastrado em algum site de empregos? ou eles simplesmente chegaram ateh vc?

Abracos
<><

Devem ter me achado no apinfo…

Bem, o aprendizado com ctz seria mto grande, sem duvidas…o problema eh esse tal de clt flex, fora o empecilio da locomoção casa <-> trabalho (moro na ZL de São Paulo…).

Gostaria sim de aceitar, mas por uma forma de contratação menos sacana…

M

erickles
“o problema eh esse tal de clt flex”

tb gostaria de saber as formas de contratação e, se possível, alguma opinião de quem trabalha lá a respeito de plano de carreira…

L

Erickles, trabalhei 3 anos na IBM e saí tem pouco tempo por causa de uma oferta melhor.
Eu acho que como toda empresa a IBM tem suas vantagens e desvantagens. Vou citar algumas vantagens, mas vale lembrar que isso varia de projeto, forma de contratação, etc.

Prós:
:arrow:Flexibilidade - eu trabalhava Home Office e somente ia pra Horto quando queria, pra dar alguma aula, palestra, participar de algo.
:arrow: Plano de previdencia privada IBM: um dos melhores que já vi, a IBM coloca uma porcentagem boa mesmo se vc não quiser contribuir.
:arrow:Reembolsos de cursos, certificações, eventos, etc (claro que depende do gerente, projeto…)
:arrow: 14o salário: esse é um dos melhores… vc consegue um valor bom de acordo com seu desempenho e da IBM em geral.
:arrow: Programa de linguas: a IBM pode pagar 70% do curso de inglês ou espanhol se vc necessitar no seu projeto, e vc ainda escolhe a escola. Ano passado fiz um on-line (muito bom) e a IBM me pagou integral.
:arrow: Ônibus para ir de sampa para horto / vice-versa.
:arrow: Queria aumentar minha renda e consegui uns cursos, eles me pagavam em esquema de hora-extra noturna com adicional, etc além de eu lançar mais horas do que eu realmente dava, por causa do planejamento, etc. Também pagavam gasolina, pedágio, etc.
:arrow: Eu participava de um grupo de Java onde tinha muitos caras feras. Tinha palestras, grupos de estudos, cursos, etc.
:arrow: Flexibilidade de horário de trabalho.
:arrow: Contato direto com americanos, mexicanos, japoneses, etc… e até viagens podem surgir.

Lembrando que se a sua área estiver em “freeze”, esqueça alguns itens citados nos “prós”.

Bom… que eu me lembre é só isso… rsrs
Se quiser conversar mais a respeito me manda uma mp. =)

Abraços!

L

bom isso vai depender do que vc quer… as vezes nem tudo é $$ claro que vc precisa de uma faixa Y,X. Agora o que vc aprende aqui dentro nao tem preco. Tipo vc consegue praticar seu ingles com americanos fora do pais de origem da lingua, e nao somente a escrita, o speaking tb, no minimo vc tem uns 3 meetings de 1 hora por semana. Claro se seu projeto for internacional.

Nesse caso ai de sua proposta, será muito dificil vc entrar na ibm se nao for dessa forma de consultoria inicialmente, quase todo mundo aqui passa ou ja passou por isso, é uma forma da ibm tb saber se vc eh bom e se amanha pode assumir funcoes chaves na empresa, até pq vc nao tem relacao nenhuma com a consultoria exceto salario tirando isso… vc é “IBM”. O normal que essas consultorias fazem eh 40% em carteira e 60% por fora… agora tem muita consultoria boa na ibm tipo… tem umas pagando 3.200 para jr. + beneficios.
E outra trabalhar na ibm seu tempo quem faz eh "vc"e seu projeto muitos trabalham home office. etc.

lilikadias
pow vc saiu daqui?

L

Saí sim… alguns meses atrás… vc me conhece? quem é vc? rs
Se preferir, manda mp.

Abraços!

E

Poxa, seria legal homeoffice, de repente eu ateh dava um jeito no clt flex…

L

homeoffice nao eh esssa mil maravilhas que todo mundo pensa nao… eu trabalho homeoffice e outros dias to na ibm(quando quero, pois raramente é necessario estar la), nao muitaaaaaa diferença ja que tudo que se faz aqui eh on-line mesmo.

P

O que alguns conhecidos meus passaram em Hortolândia foi que eles conseguiram lugar pra morar em uma região muito violenta e não aguentaram 6 meses.

Não sei se é um problema generalizado da região ou foi azar o deles.

T

kubin:
estão precisando muito de desenvolvedores o salário de um junior no começo não é la dos melhores mais se vc entrar e mostrar o que sabe concerteza vai ser reconhecido e muitas oportunidades viram, se eu fosse nao recusaria essa oportunidade as chances de você crescer ali são imensas, fora os beneficios que você ira ter.
essa é a minha opnião né.

Hahahaha. Papo furado. Conheci várias pessoas que trabalhavam lá, e pude aprender o seguinte:

• Salário é proporcional a sua capacidade de negociar. Lá “ganhar mais” não é indicativo de “maior conhecimento”. Aliás, os salários não seguem lógica alguma, nem de senioridade. É simplesmente o menor valor que o trouxa aceitou receber;
  • Se você não soube negociar, se f**eu! Hihihi;
  • Você pode se matar de trabalhar, mas se não tiver o QI pode desistir. Não há outra forma de conseguir nada. E olha que o pessoal que conheci tinham pilhas de elogios, prêmios e recomendações dos times para os quais trabalhavam. Aumento? Esquece. Todos os meus conhecidos já saíram de lá;
  • Eles sempre oferecem primeiro uma opção PJ porcaria em uma daquelas consultorias pilantras. Depende de quem quer aceitar ou não. Pode ter certeza que ligarão novamente oferecendo uma vaga como funcionário;

Enfim, trabalhar de PJ ou CLT Flex é o que contamina a área onde trabalhamos. É por isso que é tão difícil encontrar ofertas realmente boas onde fraude não seja algo necessário. Precisar abrir uma empresa Ltda, e incluir um “sócio” que não tem nada a ver com o que você faz é um absurdo.

Se eles oferecerem qualquer coisa analise bem a proposta, tanto o valor quanto o projeto em que você vai trabalhar (porque lá existe muito planilheiro Excel também, pois então certifique-se de que o projeto é algo relacionado a tecnologia). Não entre nessa de “se você se esforçar…” ou simplesmente tentarem te convencer pelo nome IBM.

EDIT: A IBM no Brasil não é uma empresa de tecnologia assim como nos EUA e em outros lugares. Portanto você é tratado como uma “pessoa técnica” em um tom pejorativo, como se isso fosse uma deficiência, bem ao estilo sambista brasileiro que dá mais valor a bundas do que cabeças. Não espere nada extraordinário simplesmente porque tem “IBM” no nome. É uma corporação sem alma, e no caso brasileiro gerenciada por marqueteiros com valores puramente marqueteiros, que sugará até a última gota do seu suor e lhe tratará como lixo, assim como tantas outras.

Agora um “insider information” que recebi. Em uma reunião perguntaram qual era o core business da IBM. Todos responderam “serviços”. O cara da apresentação corrigiu-os dizendo “não, é tecnologia”. Pois é, acho que isso retrata bem a realidade de lá. Uma pessoa técnica será o subalterno do ajudante do estagiário por toda a vida, e se quiser subir de vida, receber promoção ou algo assim precisará virar gerente ou mudar para alguma área de marketing ou vendas.

T

lilikadias:
Prós:
:arrow:Flexibilidade - eu trabalhava Home Office e somente ia pra Horto quando queria, pra dar alguma aula, palestra, participar de algo.

Isso realmente é bom, mas não é para qualquer um.

A porcentagem é proporcional ao que você coloca e há um limite.

Propaganda enganosa.

lilikadias:

:arrow: 14o salário: esse é um dos melhores… vc consegue um valor bom de acordo com seu desempenho e da IBM em geral.

Se chama participação nos lucros e não é o mesmo que um salário. Mesmo assim as avaliações lá dentro são pura ilusão, a única forma de ser bem avaliado e fazendo serviços de office-boy para gerentes, para futuramente virar um gerente.

lilikadias:

:arrow: Programa de linguas: a IBM pode pagar 70% do curso de inglês ou espanhol se vc necessitar no seu projeto, e vc ainda escolhe a escola. Ano passado fiz um on-line (muito bom) e a IBM me pagou integral.

Só inglês.

Não sei nada sobre isso, mas pelo que me contaram são coisas básicas que pode se encontrar na internet. Talvez valha pelo networking, mas não sei como isso pode ser uma “vantagem” já que você estará limitado ao interesse imediato do negócio e do projeto.

Interessante, mas assim passa a impressão errada. Isso não é para qualquer um.

Conheci diversas pessoas que viajaram em um período que estavam contratando bastante gente, acho que era quando estavam montando Hortlândia, mas viajens são, de longe, a exceção. Eles tentam cortar gastos de todas as formas e a menos que haja realmente a necessidade de você ir pessoalmente para outro lugar. Não.

T

Normal para quem aceita fraude. E essa ciranda de consultorias escravocratas é uma forma de burlar a lei. Quer contratar então contrata, não quer então não contrata. Esse “PJ como período de experiência” não existe.

Não sei que ciência de foguete vocês acham que farão lá. Fatalmente você passará o dia encaminhando e-mails do gerente e fazendo outros trabalhos braçais. Que tipo de inteligência é necessária para isso?

J

Dica:

Se nada está te segurando (faculdade, filhos, esposa), vá!
Você só vai saber como é o trampo mesmo quando chegar lá. Amigo meu ficou lá 1 ano e curtiu bastante, acabou viajando para os EUA para terminar o projeto lá, foi bem bacana.

Se você perguntar como é a IBM, Accenture, Prime, CPM, Stefanini, HP, cada um conta a sua versão. Cada um teve suas alegrias e tristezas. Mas alguns fizeram por merecer, isso ninguém conta na história.

Claro que quando é uma BOSTA, o povo fala. E não me parece ser, já trabalhei na IBM Tutóia e achei muito legal.

V

Thiagosc:

EDIT: A IBM no Brasil não é uma empresa de tecnologia assim como nos EUA e em outros lugares. Portanto você é tratado como uma “pessoa técnica” em um tom pejorativo, como se isso fosse uma deficiência, bem ao estilo sambista brasileiro que dá mais valor a bundas do que cabeças. Não espere nada extraordinário simplesmente porque tem “IBM” no nome. É uma corporação sem alma, e no caso brasileiro gerenciada por marqueteiros com valores puramente marqueteiros, que sugará até a última gota do seu suor e lhe tratará como lixo, assim como tantas outras.
.

Muito sensato! …

L

Thiagosc, em primeiro lugar gostaria de lhe reforçar a segunda frase que escrevi:

lilikadias wrote: Eu acho que como toda empresa a IBM tem suas vantagens e desvantagens. Vou citar algumas vantagens, mas vale lembrar que isso varia de projeto, forma de contratação, etc.

Então, acho que ficou óbvio que alguns dos prós que descrevi depende de muita coisa.

Gostaria de te perguntar: Vc trabalha ou trabalhou pra IBM?

Quero deixar claro que TUDO o que escrevi não foi para fazer propaganda da IBM, mesmo porque nem estou mais lá. TUDO o que escrevi foi sobre a experiência que tive (acredito que esse era o objetivo do tópico).
Como o balarini disse, cada um fala cada um conta a sua versão, mas por favor, não fale o que vc não sabe.

ERRADO! A IBM coloca uma porcentagem mesmo se vc não colocar NADA. Se vc contribuir com um %, aí ela mais ainda de acordo com a porcentagem que vc escolheu. Tem limite, claro.

EU consegui reembolso pra essas coisas.

14o salário foi uma maneira que eu quis falar, cada um chama do que quiser, inclusive na IBM tem outro nome. NUNCA precisei fazer nada pra gerente algum pra conseguir alguma coisa na IBM. ODEIO puxa-saco. Existem esses casos e casos, não generalize.

Cara, na boa… eu trabalhei lá… sei do que estou falando… Tem o programa pra espanhol tb.

Deveria se informar então. :slight_smile:
Depende do que vc chama de básico, as palestras variam muito e o grupo de estudos são pras certificações Sun. Sem falar nos artigos, etc. Além de que participar ou não desse grupo não tem nada a ver com o “interesse imediato do negócio e do projeto” como vc disse. Participa quem quer. :wink:

peczenyj wrote:
O que alguns conhecidos meus passaram em Hortolândia foi que eles conseguiram lugar pra morar em uma região muito violenta e não aguentaram 6 meses.

Concordo, morei lá um ano e achei muito violento tb… inclusive aconteceu um incidente triste… se puder, corra de lá… rs
Vá para campinas, etc…

Abraços!

T

ERRADO! A IBM coloca uma porcentagem mesmo se vc não colocar NADA. Se vc contribuir com um %, aí ela mais ainda de acordo com a porcentagem que vc escolheu. Tem limite, claro.

A tal “porcentagem” será bem menor do que seria se você também colocasse alguma coisa do seu próprio bolso. Quanto mais você coloca mais a IBM coloca também mais.

lilikadias:

EU consegui reembolso pra essas coisas.

Então seu gerente era gastador. Mas isso nem de longe é a regra.

lilikadias:

14o salário foi uma maneira que eu quis falar, cada um chama do que quiser, inclusive na IBM tem outro nome. NUNCA precisei fazer nada pra gerente algum pra conseguir alguma coisa na IBM. ODEIO puxa-saco. Existem esses casos e casos, não generalize.

Haha.

lilikadias:

Cara, na boa… eu trabalhei lá… sei do que estou falando… Tem o programa pra espanhol tb.

Você fala como se fosse rotina:

• Você precisa ter a necessidade do curso para eles pagarem. Quem fez inglês fez porque tinham necessidade de ter reuniões com americanos;
  • Seu gerente precisa aprovar;
  • Precisa estar dentro do interesse imediato do projeto;

Enfim, não é uma festa. Essas “línguas” é inglês na maioria dos casos. Não é uma festa onde você pode chegar um dia e dizer “Hoje vou aprender chinês”.

lilikadias:

Deveria se informar então. :slight_smile:
Depende do que vc chama de básico, as palestras variam muito e o grupo de estudos são pras certificações Sun. Sem falar nos artigos, etc. Além de que participar ou não desse grupo não tem nada a ver com o “interesse imediato do negócio e do projeto” como vc disse. Participa quem quer. :wink:

Sim, mas os tópicos são limitados aos interesses do negócio e do projeto (como todo o resto da IBM). Não existem grupos que estudam compiladores ou sistemas operacionais. É só aquilo que tem interesse imediato para a IBM.

E

O que me fez recusar mesmo a vaga foi a forma de contratação, acho muita sacanagem esse lance de CLT Flex…

T

Depois nos diga se eles ligaram novamente oferecendo a mesma vaga, mas CLT.

P

Se você fosse dono de uma empresa de construção civil, pagaria um curso de culinária para os seus pedreiros?

E

Bom para quem está começando é sempre bom ter uma multinacional no CV, nao importa se pagam pouco ou quase nada, você tem sim beneficios como cursos, eventos e umas coisinhas, agora CLT + Flex varia sobre um monte de coisas, ver se vc vai ganhar férias, hora extra e 13º em cima do combinado e nao em cima da carteira e coisas do genero, mas isso assim como o valor de salário é baseado no seu perfil e você combina com o RH, se vc aceita entrar para ganhar R$ 1000,00 nao vai ficar reclamando, você aceitou.
Inglês, Espanhol e as linguas no geral em alguns projetos são necessárias já que o projeto não necessariamente é aqui de alguma empresa nacional.
Ter uma experiencia seja ela na IBM, TCS, EDS ou qq outra multinacional é muito bom para aprender coisas novas.

O que você tem que pensar ainda mais se está começando agora é se tá tudo bem ir para lá e se é o valor que você merece, se você acha que não tente aumentar com o RH.

Quanto as brigas aqui que eu vi, é inutil discutir se tem ou não beneficios, por exemplo na multinacional que eu trabalhava eu tinha direito a taxi e eles reembolsavam, mas algumas pessoas não tinham isso.

Portanto não adianta falar mal da empresa ou bem.

Bom, pense bem, tenho amigos na IBM de lá que gostam muito da empresa, tanto que convidei 1 para trabalhar comigo e ele disse que lá estava legal e ele estava fazendo vários cursos, logo acredito que oq digo é verdade, se você souber negociar, e for um bom profissional dificilmente vao te negar coisas para seu trabalho.

Nunca trabalhei na IBM, mas pelo que meus amigos que sairam do centro de SP e foram para Hortolandia trab lá estão gostando, não acho que seja ruim como alguns estão falando.

Negocie, se eles não quiserem procure outro lugar, ninguém vai forçar a barra, mas esquece beneficios, ainda mais se vc está começando, veja primeiro se oq eles tão te oferecendo vai te tornar um bom profissional, se for e vc curtir vá, se não for não vá.

Não vale a pena discussões falando nem bem, nem mal da empresa, cada caso é um caso dentro da multinacional, não generalizem… :smiley:

T

Se você fosse dono de uma empresa de construção civil, pagaria um curso de culinária para os seus pedreiros?

Acho que a sua analogia foi perfeita! Para a IBM somos pedreiros. Trabalhadores braçais. Desenvolvedor de software lá é subemprego. Corretíssimo! Não querendo desmerecer o emprego de pedreiro, pois afinal de contas eles sabem fazer coisas que eu não sei.

Agora sobre os cursos. Você pode ignorar o futuro e possíveis boas idéias que possam surgir de pessoas estudando aquilo que gostam mais, pode ainda racionalizar esse tipo de comportamento. Exatamente por isso não é uma “vantagem” ao se considerar um emprego lá.

Da forma como o outro usuário colocou, passa a impressão que você pode estudar o que bem entender e ainda ser pago por isso. Isso não existe. A IBM não é Google. :slight_smile:

E

Acho que a sua analogia foi perfeita! Para a IBM somos pedreiros. Trabalhadores braçais. Desenvolvedor de software lá é subemprego. Corretíssimo! Não querendo desmerecer o emprego de pedreiro, pois afinal de contas eles sabem fazer coisas que eu não sei.

Agora sobre os cursos. Você pode ignorar o futuro e possíveis boas idéias que possam surgir de pessoas estudando aquilo que gostam mais, pode ainda racionalizar esse tipo de comportamento. Exatamente por isso não é uma “vantagem” ao se considerar um emprego lá.

Da forma como o outro usuário colocou, passa a impressão que você pode estudar o que bem entender e ainda ser pago por isso. Isso não existe. A IBM não é Google. :)

Você faz cursos, aqueles que necessitam para o projeto, mas faz parte, você está adquirindo conhecimento, pode não ser exatamente o curso que você queria, mas está aprendendo mais, é isso que vale a pena, além disso, quanto mais experiencia você tem, o seu salário vai ser proporcional, o salário de um programador Jr é bem diferente de um salário de Sr. :smiley:

P

Da forma como o outro usuário colocou, passa a impressão que você pode estudar o que bem entender e ainda ser pago por isso. Isso não existe. A IBM não é Google. :)

Thiagosc,

Acho que você não entendeu o meu ponto de vista. O que eu quis dizer é que nenhuma empresa (nem o Google) vai pagar para seus funcionários um curso que não tenha a ver com os interesses da empresa, sejam eles imediatos ou futuros.

Se você trabalha com desenvolvimento web, a única empresa que vai pagar um curso de sistemas operacionais pra você será a empresa do seu pai.

T

Coisas para o seu trabalho não são “vantagens”, são apenas o que você é pago para fazer. E na realidade da IBM, “se você souber negociar” = “ser office-boy de gerente e preencher muitas planilhas e controles”. Não há a mínima chance de você ser avaliado pelo seu trabalho.

E

Coisas para o seu trabalho não são “vantagens”, são apenas o que você é pago para fazer. E na realidade da IBM, “se você souber negociar” = “ser office-boy de gerente e preencher muitas planilhas e controles”. Não há a mínima chance de você ser avaliado pelo seu trabalho.

Bom, sinceramente onde eu trabalhava não era “office-boy” de ninguém e tinha lá meus beneficios, se você não gosta da empresa… simples… saia dela, ache uma melhor.
Bom não vou discutir, só queria colocar meu ponto de vista sobre as multinacionais, eu acho sim, uma boa oportunidade, lógico que vai ter pessoas como você que podem não ter tido uma boa experiencia e discordar, como eu disse antes, cada caso é um caso, não merece uma discussão e nem vai levar a nada.

:smiley:

T

Isso eu posso categoricamente afirmar que é mentira. O salário é proporcional a sua capacidade de negociar. Já vi cara com mestrado e com mais de 15 anos de experiência ser contratado para ganhar menos que R$ 2000 porque onde ele morava (não em São Paulo) o nível de salário era menor e a IBM aproveitou para enfiar a faca. Fora vários casos onde alguém com mais experiência é contratado por um valor inferior a alguém que acabou de sair da faculdade, isso porque não soube negociar.

E aumentos acontecem de vez em nunca, e você precisa conhecer as pessoas certas. Não importa se a sua performance é boa e o seu projeto lhe elogia e recomenda.

Portanto a desculpa “se você se esforçar…” é papo furado. Quem considera entrar lá precisa saber quanto vai ganhar hoje e não em um futuro fictício “se ele se esforçar…”.

F

Pois bem vejo que muitos estão totalmente bravos ou com birras de empresas 3 letrinhas ou com qualquer outro nome conhecido como
consultoria, Minha filosofia é um pouco diferente pois quem faz o lugar de trabalho é o profissional e não a empresa, tenho o seguinte dilema,
se não esta bom para o meu perfil eu saio mas jamais vou criticar nome das empresas, pois as vezes o problema é o lugar de trabalho(locomoção),
salário, gestor, projetos enfim.

Para profissional diferenciado no mercado só depende de cada um, aqueles que não querem pagar por um custo beneficio, raramente vai
conseguir alcançar seus objetivos, exemplo ser um Anal. Programador SR e der-repente ir para um cargo como Arquiteto JR e falar que queria
ganhar x e não y é complicado porque você esta pensando apenas em você, sendo egoísta porem não esta avaliando a oportunidade.

Conhecimento nunca é demais e para quem esta começando, não tem como não sofrer, muitos sofreram alias creio que todos “”, a não ser
aqueles que familiares ou amigos íntimos protegeram na empresa, porem muitos desses as vezes não chega em lugar nenhum, fica na mesma, pois
nunca teve interesse de melhora etc.

Na vida tudo lei de causa e efeito, então quer ser um bom profissional, ganhar bem faça a causa, pois o efeito é circunstancia e
outra coisa, na área de trabalho existe n perfil, incluindo os que só reclamam, toda empresa que o cara entra o cara reclama.

cada um tem que avaliar o que é melhor para você !

abraços a todos e vamos falar de java, futuro de tecnologia, onde queremos chegar em 2009 e o que pretendemos ser em 2015.

Att.

T

Eduardo Bregaida:
Bom, sinceramente onde eu trabalhava não era “office-boy” de ninguém e tinha lá meus beneficios, se você não gosta da empresa… simples… saia dela, ache uma melhor.
Bom não vou discutir, só queria colocar meu ponto de vista sobre as multinacionais, eu acho sim, uma boa oportunidade, lógico que vai ter pessoas como você que podem não ter tido uma boa experiencia e discordar, como eu disse antes, cada caso é um caso, não merece uma discussão e nem vai levar a nada.

Como você chama “estruturas de comunicação”, que é basicamente a única forma de subir na vida em termos de carreira?

Estruturas de comunicação = encaminhar e-mails do gerente, colher dados dos “recursos”, preencher planilhas de controle, etc.

:slight_smile: Eu chamo isso de ser office-boy.

Essa é a hierarquia. Desenvolvedores de software estão acima somente do estagiário de desenvolvimento de software.

T

foliveira81:
Na vida tudo lei de causa e efeito, então quer ser um bom profissional, ganhar bem faça a causa, pois o efeito é circunstancia e
outra coisa, na área de trabalho existe n perfil, incluindo os que só reclamam, toda empresa que o cara entra o cara reclama.

A sua fé na burocracia me comove. Não existe isso de fazer muito e receber muito em troca. Principalmente em corporações. Na IBM, assim como em outras corporações, é tudo uma questão de oportunidade e de conhecer as pessoas certas.

Na vida real também é uma questão de oportunidade, mas não tanto trabalho braçal ou puxa-saquismo como em grandes corporações. Afinal de contas se o Bill Gates não estivesse no lugar certo e na hora certa e não aproveitasse a oportunidade que apareceu, hoje não existiria Microsoft.

E

Thiagosc:
Eduardo Bregaida:

Como você chama “estruturas de comunicação”, que é basicamente a única forma de subir na vida em termos de carreira?

Estruturas de comunicação = encaminhar e-mails do gerente, colher dados dos “recursos”, preencher planilhas de controle, etc.

:slight_smile: Eu chamo isso de ser office-boy.

Essa é a hierarquia. Desenvolvedores de software estão acima somente do estagiário de desenvolvimento de software.

Bom como disse antes, eu nunca fiz nda disso, meu gerente se encarregava de pegar nossos dados e fazer nossas avaliações, mostrar e discutir o pq disso, acho que você não está lendo com atenção, cada caso é um caso, talvez você esteja fustrado por não ter se dado bem mas não generalize, acima de tudo é anti-ético ficar criticando a empresa…
Torno a repetir para você ler com mais atenção:
EU PARTICULARMENTE ACREDITO:
Vale sim a pena trabalhar em uma multinacional.
Se você não está feliz com a empresa, pede para sair.
Ficar criticando uma empresa e a atacando é no MEU conceito, totalmente anti-profissional.

Espero que você entenda dessa vez o que estou dizendo e não fique respondendo e atacando a empresa, pq se vc é um bom programador vc não vai ter problemas em pedir as contas e achar outro lugar, nenhuma empresa te escraviza ou te prende… :smiley:

F

nossa o kra é muito esperto,o problema dele que ele deve ter sido escravo em alguma empresa ou ate mesmo na ibm por esse motivo o cara esta
retrucando todos pontos de vista, na empresa que ele trabalha deve ser o mais reclamão, não acredita em futuro, acho que ele quer montar algum bar também no futuro e esta usando TI so pelo Dinheiro no momento. incluindo deve ganhar milhoes porque nada para ele é bom…

outra problema de quem ganha menos ou maios, vai do momento certo e da hora certa ne bonitão !!!

abraços para você !!!

A

Eduardo Bregaida:

Bom como disse antes, eu nunca fiz nda disso, meu gerente se encarregava de pegar nossos dados e fazer nossas avaliações, mostrar e discutir o pq disso, acho que você não está lendo com atenção, cada caso é um caso, talvez você esteja fustrado por não ter se dado bem mas não generalize, acima de tudo é anti-ético ficar criticando a empresa…
Torno a repetir para você ler com mais atenção:
EU PARTICULARMENTE ACREDITO:
Vale sim a pena trabalhar em uma multinacional.
Se você não está feliz com a empresa, pede para sair.
Ficar criticando uma empresa e a atacando é no MEU conceito, totalmente anti-profissional.

Espero que você entenda dessa vez o que estou dizendo e não fique respondendo e atacando a empresa, pq se vc é um bom programador vc não vai ter problemas em pedir as contas e achar outro lugar, nenhuma empresa te escraviza ou te prende… :smiley:

Concordo com você Eduardo:

:arrow: não é legal criticar as empresas onde trabalhou

:arrow: em empresas grandes depende basicamente do seu gerente ou do projeto em que está

:arrow: profissionais diferentes podem se adaptar ou não à uma empresa, e isso não quer dizer que um seja melhor ou pior do que o outro

L

Eduardo, foliveira e outros… Desde o início do tópico ele teve problemas para enteder o que as pessoas falam, não respeita as opiniões e só sabe atacar… por isso, não vou responder nem discutir com pessoas que não sabem do que estou falando.
Aliás… nossa! Ele não respondeu minha pergunta!

Ps. tb nunca encaminhei emails, fiz relatórios, etc e na IBM tem muita gente que manja muito… aposto que muito mais que vc… dizer que é empresa pra estagiários é uma ofensa enorme.

T

Da forma como fui criado, que minha família me ensinou, contar mentiras é algo feio. Ser desonesto é ruim. Se alguém me faz uma pergunta é meu dever moral respondê-la da forma mais honesta.

Não estou no negócio de fazer marketing para ninguém. Não ganho nada para isso. Apenas repasso o que sei. Se for útil, ótimo, se não for também não tem problema.

Apenas esclareci diversos pontos que qualquer um deveria levar em consideração:

• cursos e “grupos de estudos” dependem do interesse imediato do projeto;
  • “línguas” são só inglês na maioria dos casos, e ainda assim precisa do interesse imediato do projeto;
  • viagens são exceções, principalmente em época de crise onde cortam gastos onde podem;
  • não há meritocracia, apenas burocracia. Portanto para se ter uma visibilidade maior é necessário ser um burocrata;
  • os salários não seguem uma lógica. Cada um ganha aquilo que conseguiu negociar.

Se for considerar uma oportunidade lá, é necessário ser realista e não cair na fantasia de alguns.

Eduardo Bregaida:

Nunca ataquei empresa alguma, apenas esclareci alguns fatos importantes sobre o que alguns acreditam ser “vantagens”. Seja realista, não leve para o lado pessoal.

T

Não é legal mentir. :slight_smile:

T

lilikadias:
Eduardo, foliveira e outros… Desde o início do tópico ele teve problemas para enteder o que as pessoas falam, não respeita as opiniões e só sabe atacar… por isso, não vou responder nem discutir com pessoas que não sabem do que estou falando.
Aliás… nossa! Ele não respondeu minha pergunta!

Ps. tb nunca encaminhei emails, fiz relatórios, etc e na IBM tem muita gente que manja muito… aposto que muito mais que vc… dizer que é empresa pra estagiários é uma ofensa enorme.

Você poderia quotar onde eu disse isso, para mostrar para todos aqui a “terrível ofensa”. Ah, não pode né? :slight_smile:

Se você não sabe dialogar então fica na sua. Você postou umas coisas que são inverdades e eu apenas as corrigi. Ao invés de contra-argumentar com fatos você se dói todo como se eu tivesse atacado a sua pessoa.

Seu ponto de vista é falso. Talvez você tenha gostado de lá, isso não é problema. Mas passar a impressão errado sobre cursos e línguas entre outras coisas não é bom. A IBM não é Google.

L

ok… como pra vc as coisas tem que ser muito bem explicadas vamos lá:

Me referi a isso:

Pelo visto não sou eu quem não sabe dialogar…

Quero ver vc provar isso, eu posso provar tudo que falei, porque EU TRABALHEI. :wink:

Não cabe a vc dizer é falso ou não… eu apenas dei minha opinião… é muito difícil aceitar a opinião das pessoas?

Realmente… não vale a pena perder tempo com isso…

T

lilikadias:
ok… como pra vc as coisas tem que ser muito bem explicadas vamos lá:

Me referi a isso:

Pelo visto não sou eu quem não sabe dialogar…

Ok e onde eu disse que era uma companhia para estagiários? Sabe ler? Acho bom isso, quem estiver lendo por favor releia a minha mensagem e depois leia a mensagem onde ele me acusa de ofender os outros

Então prove que você pode estudar o que bem entender em “grupos de estudo”, assim como computação gráfica. Prove que você é pago para estudar a língua que bem entender, tipo chinês, sueco ou alemão. Prove que viagens ocorrem com uma freqüência que as torne “vantagens” (no mínimo uma vez por ano para fora do país). Prove que os salários seguem uma lógica estritamente baseada em mérito.

Seja realista. Foquemos nos fatos. Vocês levam tudo para o lado pessoal.

A

Não é legal mentir. :slight_smile:

Eu nunca falei em mentir, se não tem o que falar bem então não precisa falar mal, é assim que eu fui criado também… :smiley: (com todo o respeito)

Já ouviu falar das 3 peneiras de Sócrates?

Ética e Moral a parte, se pensarmos racionalmente o que você tem a ganhar falando mal de uma empresa que trabalhou e na qual não trabalha mais??

Acha que vai estar ajudando alguém a não passar por aquilo que passou??

Como já falaram aqui, todo mundo é livre para sair quando quiser se estiver insatisfeito

A

Infelizmente vou ter que concordar com a maioria das afirmações do Thiagosc . Quem não concorda e esteve lá ou é cego ou está tentando se iludir.

Me desculpem, mas em uma empresa onde pessoas que deteem o poder chamam os programadores de beiçudos se referindo a idiotas que só devem digitar o que esta especificado), sinceramente, a menos que vc seja junior, queira usar de escada em sua carreira ou queira se encostar, eu nao recomendo.

E não é pelo tamanho da empresa que ocorrem estas discrepancias, pois trabalhei em algumas “bigs” e nunca passei por situações como estas.

Lembrando que não estou criticando, apenas expondo minha visão do tempo que passei por lá.

T

André Fonseca:
Acha que vai estar ajudando alguém a não passar por aquilo que passou??

Como já falaram aqui, todo mundo é livre para sair quando quiser se estiver insatisfeito

Haha. Por que estão invertendo a ordem das coisas? Eu não criei tópico para falar mal de ninguém, apenas respondi a pergunta do criador do tópico e corrigi algumas fantasias de outros. Agora eu sou culpado por dizer a verdade e repassar informações que podem ser úteis?

Sim, acho que quem está insatisfeito tem mais é que mudar de emprego mesmo. Mas o que isso tem a ver com o que está sendo dito aqui? O que muda na realidade dos fatos? Por que essa tentativa de tornar fatos facilmente comprováveis em uma disputa pessoal?

Se você ama a IBM, bom para você. Apenas use argumentos racionais para sustentar a sua louvação e não parta para a ignorância assim que alguém diz algo que você discorda.

Cursos de línguas? Haha… Se algum entrevistador falar essas coisas, perguntem sobre o que eu disse aqui. Posso aprender a língua que eu quiser? Posso participar de grupos de estudo com assuntos do que eu quiser, como por exemplo Computação Gráfica e renderização em tempo real? Quantas viagens farei por ano?

Por favor, perguntem!

EDIT: Esse pessoal vive caindo em conto do vigário. Eles pagam curso de inglês porque eles precisam, e não por caridade. É difícil encontrar gente com inglês fluente! Isso nem benefício é. Se você tem inglês fluente aproveite a meta a faca na hora de negociar salário. Pessoas assim são difíceis de encontrar. :slight_smile:

J

Nossa Thagosc… você tá parecendo o Duran. Só que mais teimoso.

Cara, eu já trabalhei lá, o aleck trabalhou lá, mais um punhado de gente trabalhou lá…

Assim, para quem lê o que VOCÊ está escrevendo, trabalhar em uma empresa Multinacional é uma merda. Na IBM então, deve ser o inferno.

Mas vou te falar: a empresa não faz tudo o que você quer. Ela não dá palestras do que você quer, não ensina as línguas que você quer aprender e nem te dá tapinhas nas costas quando te manda embora. É uma empresa. Não é a sua mãe.

A empresa te ajuda a aprender inglês porque é BOM PARA OS DOIS LADOS. Assim como dá palestras de tecnologia (dava toda sexta-feira, e era ótimo) do assunto que ela deseja, ou do palestrante que marcar. Quem quiser vai, não precisa ir. Ninguém é obrigado.
Mas enfatizando, era ótimo. Há cinco anos atrás já existia um protótipo de celular da espessura de um cartão de crédito, e eu vi… fantástico.

Se você acha que é uma merda, é a sua opinião. Todo mundo fala mal da Accenture. Todo mundo fala mal das outras grandes consultorias. O que eu acho é que além do dinheiro, é uma ótima experiência, muita gente boa e competente trabalham lá.

Mas peço para que você não fale do que você não conhece ou que seu amigo que tem um conhecido que trabalhou lá disse.

L

balarini:
Nossa Thagosc… você tá parecendo o Duran. Só que mais teimoso.

Cara, eu já trabalhei lá, o aleck trabalhou lá, mais um punhado de gente trabalhou lá…

Assim, para quem lê o que VOCÊ está escrevendo, trabalhar em uma empresa Multinacional é uma merda. Na IBM então, deve ser o inferno.

Mas vou te falar: a empresa não faz tudo o que você quer. Ela não dá palestras do que você quer, não ensina as línguas que você quer aprender e nem te dá tapinhas nas costas quando te manda embora. É uma empresa. Não é a sua mãe.

A empresa te ajuda a aprender inglês porque é BOM PARA OS DOIS LADOS. Assim como dá palestras de tecnologia (dava toda sexta-feira, e era ótimo) do assunto que ela deseja, ou do palestrante que marcar. Quem quiser vai, não precisa ir. Ninguém é obrigado.
Mas enfatizando, era ótimo. Há cinco anos atrás já existia um protótipo de celular da espessura de um cartão de crédito, e eu vi… fantástico.

Se você acha que é uma merda, é a sua opinião. Todo mundo fala mal da Accenture. Todo mundo fala mal das outras grandes consultorias. O que eu acho é que além do dinheiro, é uma ótima experiência, muita gente boa e competente trabalham lá.

Mas peço para que você não fale do que você não conhece ou que seu amigo que tem um conhecido que trabalhou lá disse.

Falou tudo ai! as pessoas tem mania de falar do que nunca viveram… Eu trabalho na IBM e to gostando daqui… muito bom fora a carreira profissional, a experiencia que to tendo aqui em varias areas e ao mesmo tempo isso nao tem preco, a oportunidade de falar e conversar com americanos, criar minha rede de contatos se um dia sair os amigos ficam… e a por falar na SextaTech ainda rola e ta massa eheh! E outra trabalhar em uma multinacional nao eh a mesma coisa que trabalhar em uma empresa pequena ou de medio porte, as regras sao diferentes e ate o modo de receber pressao eh diferente…

T

Jamais disse que era o inferno e com certeza existem empresas piores. Apenas trouxe de volta à realidade o delírio de alguns.

balarini:

Essa lógica invertida já está enchendo o saco. Vocês misturaram as causas com os efeitos e começam a falar besteira. Leia a thread, por favor. Se não entendeu alguma coisa, por favor pergunte.

Quem disse que a empresa faz tudo e isso é um “benefício” foi outra pessoa, que afirmou ela “paga cursos, palestras, viagens e cria grupos de estudos”. Preciso quotar? Apenas demonstrei que isso é falso! Uma empresa ideal, ou seja, mais próxima do que é um Google, provavelmente daria mais espaço para os desenvolvedores serem criativos. Mas essa não é a regra e nenhuma empresa tem essa obrigação.

Você tem algum problema com essa argumentação, então reclame para o “lalalika” ou algo assim.

E como isso conta como benefício!? COMO? Isso não é benefício e nem regalia. Eu posso estudar o que quiser sozinho, se a empresa quer que eu faça algo que ela deseja tem mais é que pagar mesmo.

balarini:

Hehe, acredite eu sei mais do que gostaria de saber. Quer trabalhar na IBM? Acostume-se a ser office-boy de gerente.

A

Thiago

Coloca o trecho onde eu disse que amo a IBM e o outro que eu parti para a ignorância

Eu procurei mas não achei

T

Quero que prove o que está errado em tudo o que eu disse. Chega desse “opiniômetro”. Um chega e diz um monte de fantasia, eu corrijo, e agora eu sou culpado? Do quê? Por quê? Explique racionalmente, expondo os fatos para que todos nós possamos entender e aprender com vocês.

É possível conversar que nem gente grandinha?

J

Thiagosc:
Essa lógica invertida já está enchendo o saco. Vocês misturaram as causas com os efeitos e começam a falar besteira. Leia a thread, por favor. Se não entendeu alguma coisa, por favor pergunte.

Hehe, acredite eu sei mais do que gostaria de saber. Quer trabalhar na IBM? Acostume-se a ser office-boy de gerente.

É verdade, 15 pessoas falam bem e uma fala mal. A gente fala muita besteira.
Eu encerro por aqui.

T

André Fonseca:
Thiago

Coloca o trecho onde eu disse que amo a IBM e o outro que eu parti para a ignorância

Aqui você largou o argumento e partiu para a ignorância. Nada desta frase tem a ver com o que está sendo discutido, mas é uma espécie de tentativa de “cala a boca”.

A parte de amar a IBM é referente à atitude geral de alguns e seus apoiadores, assim como você, em se recusarem a usar a razão e se basear em emoção e opiniões subjetivas para “informar” os outros.

E se você discorda eles dizem coisas feias a seu respeito.

T

balarini:
Thiagosc:

É verdade, 15 pessoas falam bem e uma fala mal. A gente fala muita besteira.
Eu encerro por aqui.

Ainda estou esperando um argumento que envolva razão ao invés de ataques pessoais. Cadê? Se é tão bom assim como você fala não há sobre o que falar? Não precisa enfeitar muito, seja objetivo.

A quantidade de pessoas insatisfeitas com a IBM ou com uma má impressão sobre a mesma por ter ouvido experiências alheias é muito maior do que 15.

A

Thiagosc:
André Fonseca:
Thiago

Aqui você largou o argumento e partiu para a ignorância. Nada desta frase tem a ver com o que está sendo discutido, mas é uma espécie de tentativa de “cala a boca”.

Acho que você está com problema de interpretação de texto. O que eu disse ai acima é pedir pra você colocar a parte do texto onde eu tenha partido para ignorância e dito que amo a IBM.

Como você não achou colocou a própria pergunta como se eu estivesse fazendo uma espécie de cala a boca, pode ter certeza de que essa não foi a minha intenção

Thiagosc:

A parte de amar a IBM é referente à atitude geral de alguns e seus apoiadores, assim como você, em se recusarem a usar a razão e se basear em emoção e opiniões subjetivas para “informar” os outros.

E se você discorda eles dizem coisas feias a seu respeito.

Se você procurar em todas as minhas mensagens nesse tópico eu não teci nenhum comentário a favor ou contra a IBM, eu apenas disse que na minha opinião não é legal sair falando mal da empresa porque você não tem nada a ganhar com isso

PS: agora estou sim sendo irônico dizendo que você está com problema de interpretação de texto, assim como espero que você também esteja sendo irônico quando diz eu eu parti para a ignorância e larguei os argumentos sendo que em nenhum momento eu falei mal ou a favor da IBM

E

Independentedo gerente, projeto, beneficios, eu entraria sim na IBM (se não fosse a forma de contratação esdruxula) e mostraria do que sou capaz, mesmo com todos os pontos negativos apresentados pelo thiagosc (melhor ainda pelas vantagens apresentadas por outros aqui), mostrando todo meu profissionalismo.

Realmente, falar mal de uma empresa em que você trabalhou é cospir no prato que comeu, totalmente anti profissional. Não adoto essa postura. Nas empresas em que trabalhei, tinham sim coisas que eu via e ficava pasmo, porem, com aquilo eu aprendia “o que não fazer” e hoje vejo que tudo aquilo, valeu a pena…

E para encerrar meus comentarios, afirmo novamente, não aceitei a vaga pela forma de contratação, do contrario, já teria dado inicio ao processo de seleção.

Um abraço a todos,

A

erickles:
Independentedo gerente, projeto, beneficios, eu entraria sim na IBM (se não fosse a forma de contratação esdruxula) e mostraria do que sou capaz, mesmo com todos os pontos negativos apresentados pelo thiagosc (melhor ainda pelas vantagens apresentadas por outros aqui), mostrando todo meu profissionalismo.

Realmente, falar mal de uma empresa em que você trabalhou é cospir no prato que comeu, totalmente anti profissional. Não adoto essa postura. Nas empresas em que trabalhei, tinham sim coisas que eu via e ficava pasmo, porem, com aquilo eu aprendia “o que não fazer” e hoje vejo que tudo aquilo, valeu a pena…

E para encerrar meus comentarios, afirmo novamente, não aceitei a vaga pela forma de contratação, do contrario, já teria dado inicio ao processo de seleção.

Um abraço a todos,

Ericles, se vc realmente quer viver esta experiencia, recomendo ligar para as consultorias e até mesmo manda mp para o pessoal deste topico que trabalha lá, quem sabe eles te dão uma força. Lá dentro uma indicação vale mais do que um curriculum bem feito.

Como quase tudo na vida, as experiencias dependem de quem esta vivendo, nenhuma opiniao vai substituir a sua propria experiencia junto a IBM ou qualquer outra empresa.

Procure por empresas que prestam serviços para IBM, pois é mais fácil entrar como contractor do que pelo processo seletivo normal, depois lá dentro é contigo mesmo, já vi muita gente ser efetivada, eu mesmo tive esta chance, mas não era o que buscava na época.

Ps: Não feche as portas para o “clt flex”, com os impostos que vc vai deixar de pagar, vc pode compensar os beneficios que um clt full lhe daria, procure a planilha da API INFO que vc vai ter uma ideia melhor. O importante é entrar e mostrar seu trabalho.

Boa sorte.

L

Cara a IBM rula as tetas

Os únicos pontos negativos são o salário piada e a lavagem cerebral que é feito em cada cara que entra.

Tirando isso, o pessoal que eu conheço da IBM manda bem, pessoal dedicado, esforçado e que tem um bom nível, pena que não são valorizados como deveriam.

Eu pretendo trabalhar na IBM um dia, e talvez logo. Mesmo eu já tendo recebido propostas legais e ter contatos importantes lá dentro, nesse momento não tenho interesse porque eu to num lugar que eu não pretendo sair. Mas a experiência que o pessoal da IBM tem e os projetos que eles abraçam pesam muito no currículo e no teu conhecimento.

L

Leozin:
Cara a IBM rula as tetas

Os únicos pontos negativos são o salário piada e a lavagem cerebral que é feito em cada cara que entra.

Tirando isso, o pessoal que eu conheço da IBM manda bem, pessoal dedicado, esforçado e que tem um bom nível, pena que não são valorizados como deveriam.

Eu pretendo trabalhar na IBM um dia, e talvez logo. Mesmo eu já tendo recebido propostas legais e ter contatos importantes lá dentro, nesse momento não tenho interesse porque eu to num lugar que eu não pretendo sair. Mas a experiência que o pessoal da IBM tem e os projetos que eles abraçam pesam muito no currículo e no teu conhecimento.

Deize ele Leozin, coitado nao tem nem ideia dos projetos que a ibm tem e quem sao os clients da ibm… a remuneracao que foi oferecida para uns pode ter criado uma imagem negativa da empresa, mas a questao é que nao tem uma tabelinha definida que jr ganha X e pronto, tudo isso depende do nivel do conhecimento do cara e ele ter o poder de negociar, o problema todo que ninguem sabe negociar salario e depois fica reclamando, outros nem sabe valorizar o proprio conhecimento e fica reclamando. Tipo um cara com ingles avancado em conversacao por exemplo que aceita uma proposta para ganhar menos de 4k é pq ele é burro, pois encontrar alguem com ingles avancado eh uma briga feia… e em multinacionais isso eh ouro… e elas estao dispostas a pagar o valor acima do mercado, mais quem ta de fora nao sabe disso hehe ai fica com a primeira proposta.
Ja falei e falo o cara de TI tem que esquecer os codigos, as tecnologias e saber dar area de negocio, para a galera de RH nao colocar no bolso… e em empresas grandes esse pessoal é bem preparado na parte comercial.

C

Eu diria que se vc vende tecnologia e conhece o que esta vendendo as suas chances serao bem maiores, em ambas as areas.

T

Parem de mentir pelo amor de Deus. A única medida para o salário de alguém lá dentro é o quanto ele aceitou ganhar. Não existe lógica de conhecimento ou senioridade. Algumas pessoas que acabaram de sair da faculdade podem ganhar mais que um cara com 10 anos de experiência. Isso é fato.

T

Existem vários pontos negativos. Tive conhecidos que trabalharam tanto na Tutóia quanto em Hortolândia. Não conheço Tutóia, mas lá é vendas e marketing. Todos os meus conhecidos que trabalhavam lá não faziam nada de técnico. Existem uma espécie de suporte a clientes lá, mas não é ciência da foguete.

Em Hortolândia é trabalho de office-boy, salário baixo, gente FDP, etc.

Apenas disse a verdade. Se isso lhe é útil ou não, não me interessa. Não posso faltar com a verdade em qualquer coisa que faço, isso, para mim, é ser anti-ético.

Enfim, existe uma situação onde trabalhar na IBM pode ser bom. Se você não tem experiência alguma e ainda está terminando a faculdade ou acabou de terminá-la. Nesse caso o salário baixo não será um problema, porque você não teria muito o que oferecer mesmo, e ainda terá alguma experiência no canavial como cortador de cana.

Mas se você tem alguma experiência e conhecimento, ou meta a faca na hora de negociar ou caia fora de lá.

T

Apenas respondi a sua pergunta da forma mais honesta possível. Mentir, para mim, seria anti-ético. Não devemos nos contentar com pouco, principalmente com empresas que não estão nem aí com você e no dia que acharem que precisam cortar gastos, lhe darão o pé na bunda.

Conheci gente com 15 ou 20 anos de empresa serem despedidas simplesmente para cortar gastos. São coisas do negócio, mas isso mostra que devemos ver o nosso lado também. Uma relação empresa-empregado deve ser bidirecional, ambos os lados precisam ter algum benefício. Portanto assim como um empregado é avaliado, tanto a sua “performance” (isso significa ser office-boy de gerente na IBM) ou sua eligibilidade para promoções ou aumentos ou até mesmo para ser despedido, a empresa deve ser avaliada pelo profissional e se não tiver uma boa “performance” então merece tomar o cartão vermelho.

erickles:

Saiba negociar, se faça de dificil. Tenho certeza que ligarão novamente para você oferecendo uma vaga CLT. Diga-nos quando isso acontecer, pois se for o caso é sinal que todos podem recusar PJ porque eles precisam de profissionais e se não tiver de outra maneira eles pegam CLT mesmo.

R

Conheço a IBM de Hortolândia tem muitos anos…quando sai da primeira empresa wue trabalhei, em 2004, um dos meus companheiros de trabalho passou num processo seletivo por lá. Tentei algum tempo entrar lá, pelo menos por 1 ano, mas o meu nível de inglês não foi suficiente Acho que não só na IBM como na maioria dos lugares de TI tudo depende do projeto que você cai, de maneira geral. Realmente os salários de lá são baixos, mas sabem um dos motivos? Em geral as vagas que a IBM tem são repassadas para consultorias. Estas consultorias tem para a vaga X por exemplo 10 mil reais. O que ela fazem? Repassam 3 mil reais para o consultor e fica com 7. É a boa e velha lei do lucro. Sobre o trabalho lá, este meu amigo trabalhava com Websphere e estava super satisfeito. Ele trabalha até hoje lá. O cara se destacou e acabou virando funcionário da IBM, os chamados IBMistas, o que muitos que estão lá buscam e os que são dizem que é muito bom, destaque para os beneficios. Percebemos que há N visões aqui sobre o que ocorre por lá, e isso, deve-se, como já disse, aos projetos. Não tenho só este amigo, mas pelo menos mais 2 pessoas que trabalham por lá, não diretamente ligados ao desenvolvimento, mas em projetos de lá tb. Acho também que o fato de vc trampar com equipes de outros paises (EUA, India, etc) lhe dá uma grande vivência no inglês bem como experiência profissional e de vida.

Tudo na vida tem os ‘dois lados da moeda’. Fechar os olhos e partir para a radicalização é um caminho que nem sempre nos ajuda a fazer escolhas corretas e sensatas. :roll:

ate mais…

T

Método de avaliação IBM, direto da frente de batalha:

Gerente: “Joaozinho, vamos fazer a sua avaliação anual. Mas saiba que essa parte técnica não é importante, porque já sabemos que você pode fazê-la. Não vou entrar no mérito de detalhes técnicos…”

Aqui eles avaliam a sua “performance”, mas começam jogando no lixo tudo o que você fez. Não importa se você foi uma pessoa chave em um projeto, tem responsabilidade e ownership ou conseguiu entregar uma quantidade de trabalho boa sem bugs ou problemas e os clientes estejam te elogiando por isso.

Gerente: “Aqui nós avaliamos assim, se a Joaninha além do trabalho dela nos ajuda com esse trabalho de comunição com os recursos nós consideramos como um extra. Portanto para você conseguir uma avaliação melhor você precisa contribuir em algo.”

Isso significa trabalho de office-boy. Você precisará manter controles e planilhas, colher dados com recursos, encaminhar e-mails do gerente, etc. Simples trabalho braçal.

Chamar a IBM de ridícula é elogio. Ela precisa evoluir muito para ser ridícula. Só uma pessoa com sangue de barata para tolerar esse tipo de tratamento.

R

office-boy? Tipo o Linux Tech Center?

T

Rubem Azenha:
Thiagosc:

Em Hortolândia é trabalho de office-boy, salário baixo, gente FDP, etc.

office-boy? Tipo o Linux Tech Center?

Não, office-boy mesmo.

E

Apenas respondi a sua pergunta da forma mais honesta possível. Mentir, para mim, seria anti-ético. Não devemos nos contentar com pouco, principalmente com empresas que não estão nem aí com você e no dia que acharem que precisam cortar gastos, lhe darão o pé na bunda.

Conheci gente com 15 ou 20 anos de empresa serem despedidas simplesmente para cortar gastos. São coisas do negócio, mas isso mostra que devemos ver o nosso lado também. Uma relação empresa-empregado deve ser bidirecional, ambos os lados precisam ter algum benefício. Portanto assim como um empregado é avaliado, tanto a sua “performance” (isso significa ser office-boy de gerente na IBM) ou sua eligibilidade para promoções ou aumentos ou até mesmo para ser despedido, a empresa deve ser avaliada pelo profissional e se não tiver uma boa “performance” então merece tomar o cartão vermelho.

erickles:

Saiba negociar, se faça de dificil. Tenho certeza que ligarão novamente para você oferecendo uma vaga CLT. Diga-nos quando isso acontecer, pois se for o caso é sinal que todos podem recusar PJ porque eles precisam de profissionais e se não tiver de outra maneira eles pegam CLT mesmo.

Concordo que não devemos nos contentar com pouco, eu não me contento…

Apenas encaro os problemas de uma empresa com profissionalismo, se ela não atende aos meus criterios de um bom ambiente de trabalho e de reconhecimento profissional, simplesmente procuro outro emprego e peço as contas.

A Consultoria que me contatou me enviou outra proposta, porem o salario em carteira estava baixo…Fazer-me de dificil eu fiz, já recusei duas propostas…vamos ver se eles vem com uma contra oferta. Se me enviarem, aviso vcs.

Abraços!

R

Thiagosc:

Não, office-boy mesmo.

Acho que você não conhece lá…

T

Rubem Azenha:
Thiagosc:

Não, office-boy mesmo.

Acho que você não conhece lá…

:smiley:

Vai lá então e veja com os próprios olhos. Depois diga-nos como foi a sua experiência! :slight_smile:

T

Não sei de onde tiraram que profissionais passando referências uns aos outros ou contando experiências é algo anti-profissional. Essas empresas fazem muito pior, com lista negra com nomes de pessoas que entram com processo na justiça e tudo mais. O direito de julgar algo como bom ou mal não é reservado as empresas somente. Por que tanto complexo de inferioridade? Por que aceitar ser julgado por parâmetros arbitrários definidos por algum gerente demente e não se dar o direito de julgar as empresas com parâmetros racionais?

É por isso que o mercado de desenvolvimento de software está um lixo. As empresas tem a faca e o queijo na mão, cometem fraude e modos de contratação ilegais, fazem o que querem e os desenvolvedores aceitam de bico calado. Empurram CLTs mutantes goela abaixo e ninguém fala nada. Tratam o funcionário como se fosse catador de lixo na rua e fica por isso mesmo.

Uma empresa dessas, assim como a IBM que apóia fraude da CLT através de contratações PJ e CLT mutante, merece se esculachada mesmo e suas táticas expostas para que outros tomem decisões bem informadas.

Essa história de “anti-profissionalismo” foi inventada por um idiota útil aí da thread que não conseguiu formular mais que duas frases que façam sentido.

R

Bom, não sei nada sobre a IBM pra poder argumentar mas…

Isso aí é real, e assustador. O ramo do desenvolvimento pode acabar como o de manutenção de computadores, saturado e mal pago, por causa dessas.

E

Thiagosc,

Concordo sim com tudo o que vc diz. Mas o que fazer ? Claro, temos que nos valorizar e mandar essa gente exploradora a merda, porem, sempre havera aquele que aceita qq parada, pois esta desesperado a procura de emprego…e eh ae que são explorados.

Penso que, gente exploradora assim não faz questao de profissionais de qualidade, vai qq um, desde q faça o troço funciona…

A

Que isso…discutir se a IBM é uma empresa boa pra trabalhar…
eu não tenho dúvidas

vou dar uma inchada pra vcs
aí sim vcs vao ver oq é bom :lol:

T

dohko: inchada ? :?: ?

Thiagosc: E quem disse que negociar é algo ruim? Não pode ter a visão de que a parte técnica é a única que importa, porque aí sim o trabalho será totalmente braçal, que você tanto reclama… É por isso que os “office-boys” se dão melhor que muita gente “técnica”.

T

Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem!

T

Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem!

Nao falei em "encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho ", falei em NEGOCIAR, porque quem faz isso consegue fazer a mesma coisa que outros, e ainda ter um salário maior…

Ou você acha que pessoas como Bill Gates e Steve Jobs ganharam dinheiro porque programam bem?

L

Nao falei em "encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho ", falei em NEGOCIAR, porque quem faz isso consegue fazer a mesma coisa que outros, e ainda ter um salário maior…

Ou você acha que pessoas como Bill Gates e Steve Jobs ganharam dinheiro porque programam bem?

Pobre de vc que no mundo de hj nao saber negociar, ta morto. Vc tem que puxar para sua sardinha pq empresario nenhum vai fazer isso, ou vc sabe negociar ou colocam vc no bolso pagando menos do que vc deveria ganhar, isso por uma questao de diminuicao de custo e simples o mundo é dos espertos. Acreditar que um empresario vai ter consciencia de pagar acima do mercado ou no valor que vc acha q deve ganhar sem vc negociar claro que nao vai. Nunca vi uma vaga de emprego oferecendo salario acima do mercado ahah tem suas excecoes mais tipo programdor jr. ta dificil de ver. Cabe agora vc negociar e dizer que tem interesse de trabalhar naquela empresa porem pelo valor X.

R

Não preciso ir lá. Tenho vários amigos e ex-colegas que trabalham lá e falar que lá é lugar de office-boy, fazer cafézinho e encaminhar e-mail para o chefe é no mínimo uma total falta de respeito com os meus conhecidos que são excelentes desenvolvedores (inclusive o pessoal que trabalha no LTC).
Não estou dizendo que é um lugar perfeito, mas pelo menos não menospreze nem generalize os profissionais que ali trabalham.

L

Rubem Azenha:
Thiagosc:

Vai lá então e veja com os próprios olhos. Depois diga-nos como foi a sua experiência! :slight_smile:

Não preciso ir lá. Tenho vários amigos e ex-colegas que trabalham lá e falar que lá é lugar de office-boy, fazer cafézinho e encaminhar e-mail para o chefe é no mínimo uma total falta de respeito com os meus conhecidos que são excelentes desenvolvedores (inclusive o pessoal que trabalha no LTC).
Não estou dizendo que é um lugar perfeito, mas pelo menos não menospreze nem generalize os profissionais que ali trabalham.

opa! Rubem eu acho que ele se atrapalhou. e achou estranho uma empresa de grande porte na area de TI ter office-boy. Aqui tem office-boy como qualquer outra empresa hehe, principalmente documentos importantes que nao pode vazar por exemplo… e esses office-boy sao profissionais chaves como o desenvolvedor e qualquer outro. A empresa do “Tio zé desenvolvimento” tem office-boy.

:slight_smile:

So mais um detalhes sao 10 mil funcionarios nao tem como ele tirar esse resultado, a nao ser q ele conseguiu entrevistar todos os funcionarios e saiu perguntando a funcao, o que fazia etc.

W

Olá, Thiagosc

Me cadastrei apenas pq gostaria de lhe dizer o quanto apreciei ler seus posts no tópico IBM Hortolândia. Concordo 150% com tudo o que você diz com respeito à pessoa se submeter a essas consultorias que somente visam o lucro próprio, desconsiderando o que os profissionais almejam e esperam de uma empresa como a IBM.

Você foi bastante claro nos seus comentários, deixando à mostra como é perigoso considerar uma empresa apenas pelo nome que carrega. Em resumo, a IBM é uma enganação, que ainda hoje vive de sua “imagem” do passado (na qual algumas pessoas desinformadas ainda acreditam), contrata colaboradores a partir dos canais mais “sujos” (a pior espécie de empresinhas de consultoria de RH “caça-níquel”), em resumo, não tem o menor respeito pelos profissionais da área técnica, como eu sou e provavelmente você também é. Realmente, concordo com você no que diz quanto à IBM não passar de uma empresa de marqueteiros.

Vou contar uma rápida liçãozinha de história:
Em 2004 participei de um projeto no qual fui iludido que seria direto pela IBM (mas na verdade foi pela BRQ - uma empresa bem bandida, por sinal: não paga corretamente, contrata irregularmente, etc), ficamos eu e outros profissionais alocados em uma sala dentro do prédio da IBM, mas totalmente sem apoio da IBM. De um dia para outro, a maioria foi cortada, sem que explicação alguma fosse dada a ninguém. Foi dessa forma que aconteceu. No fim, ficamos todos literalmente “correndo atrás” da BRQ, a qual não atendia nossos telefonemas, e não dava mais retorno a nenhum de nós.

Enfim, hoje posso ver que nada mudou. Recentemente fui contatado por uma dessas “consultorias” (PROCWORK) para uma vaga em Hortolândia. Percebo que a IBM usa de várias dessas empresinhas - já que no início desse ano, eu tinha sido contatado por uma outra (SYSTEMPLAN), também através do APINFO. É sempre a mesma história: você precisa preencher uma “tijolada” de formulários, com as mesmas informações, e depois fica aguardando um contato, que geralmente não vem. Os processos da IBM são os mais longos, confusos e sem metodologia que eu já vi.

Quem me ligou da PROCWORK foi um estagiário (pasme!), que mal conseguia formular corretamente as perguntas básicas (todas constando dos meus dados do APINFO). Quando no final, ele me solicitou o preenchimento dos tais “formulários”, respondi “na lata” que já os tinha preenchido por outra empresa, e que iria enviá-los (uma vez que todos, independente da “consultoria”, possuem os mesmos dados, requerendo talvez algum ajuste da parte deles). Para minha surpresa, recebi como resposta do tal estagiário, o seguinte e-mail (os grifos são meus):

De: Antonio Lucas Cavalcante da Silva <[email removido]> - 10:30 (1 hora atrás)

Caro Werner,

Somos uma multinacional consolidada no mercado há muitos anos graças à seriedade, comprometimento, respeito, educação e competência de nossos colaboradores. Infelizmente pude constatar através de nosso contato que você não possui o perfil que buscamos para um profissional de nossa equipe. Sendo assim, não é necessário que você envie seus formulários pois estou dando encerramento ao processo.
A IBM é uma cliente de grande porte em que inúmeras oportunidades são abertas diariamente e inúmeros profissionais passam por processos todos os dias, portanto é natural que os processos sejam demorados.Temos como princípio dar um feedback ao nossos candidatos, porém não sabemos como as outras consultorias trabalham. Lamento que você tenha tido uma experiência desagradável com outras consultorias e espero que tenha sucesso na sua carreira profissional.
Obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia

att,

Ou seja, é assim que a IBM pensa - Eles acham que você é quem precisa deles. Contratam empresas pequenas que acham que têm o rei na barriga, e a verdade é que acham que nós temos a obrigação de dar alguma satisfação a essas empresas de M**** que a IBM coloca a seu serviço.

Só a título de curiosidade, segue a resposta que enviei ao tal estagiário:

[i]Meu caro Lucas,

Suas palavras são meras palavras.
Assim como outras, que dizem o mesmo que a sua empresa porém demonstram atitude completamente oposta, sua empresa  faz desperdiçar o tempo de profissionais sérios.

Uma empresa que manda um estagiário fazer contatos profissionais com candidatos (o qual sequer tem capacidade de conduzir uma entrevista profissionalmente), que acha que candidatos têm a obrigação de ficarem preenchendo os mesmos formulários tantas vezes quantas vocês queiram, e não se obrigam a dar qualquer satisfação posterior ao mesmo, condenando o profissional a ficar "eternamente" aguardando um retorno do processo,  pode ser classificada como uma empresa de moleques.

A sua "empresa", que como você diz, é "séria", não trata o candidato com o respeito que merece, portanto não merece a minha consideração.

Saiba que você, a sua empresa, e seus "colegas"  não passam de moleques que acham que nós, profissionais sérios do mercado, temos todo o tempo do mundo para perder com seus processos confusos, desorganizados, e sem a mínima metodologia.

No fim, nós, profissionais, não precisamos dos seus serviços. Muito menos a IBM, que se tivesse consciência do seu tratamento com os candidatos, certamente dispensaria seus serviços. Não sou eu, nem os demais profissionais que vocês contatam, que necessitamos de vocês. São vocês que necessitam dos profissionais.

O seu e-mail foi desnecessariamente ofensivo ao meu caráter e conduta, e será encaminhado aos canais competentes para devido registro e providências.

Sem mais.[/i]

Moral da história: IBM para mim, NUNCA MAIS - MESMO.

E

Cara, que lição!

Não nego que gostaria de trabalhar na IBM, mas gostaria de trabalhar “na IBM”, não por essas empresas terceirizadas…

A

Meu Deus… quem escreve “att” no final de um e-mail é quem tem que levar um pé na bunda. Quer imitar estrangeiro e acaba passando por brasileiro que acha que entende alguma coisa.

P

Tive o trabalho de ler todas as respostas deste tópico, e aprendi bastante.

Ficou claro para mim que, de fato, uma boa negociação faz toda a diferença. De fato, nenhum dos meus ex-chefes me ofereceu um bom salário. Eu é que sempre pedia mais que a média do mercado, justificando o porquê, e quase sempre conseguia diminuir a fatia do empresário e aumentar a minha. Muito obrigado Robert Kyiosaki, Mauro Halfeld e Gustavo Cerbasi por me dar várias dicas e “insights” neste sentido.

Vi que tem gente aqui que tem nojo da IBM, e preciso respeitar suas respectivas opiniões. Mas concordo com quem disse que, por ser uma grande empresa, vale a pena trabalhar lá, pelo que se pode aprender (estou falando de quem tem pouco ou nenhuma experiência).

H

Há algum tempo tenho visado trabalhar na IBM de Hortolândia, pq fiquei sabendo que eles tem uma paciencia enorme com jrs. Vou terminar o curso de Computação esse fim de ano e estava querendo começar por la. Alguem tem alguma dica de como faze-lo.

Desde já agradeço a todos que contribuirem. ^^’

T

pcassiano:

Ficou claro para mim que, de fato, uma boa negociação faz toda a diferença. De fato, nenhum dos meus ex-chefes me ofereceu um bom salário. Eu é que sempre pedia mais que a média do mercado, justificando o porquê, e quase sempre conseguia diminuir a fatia do empresário e aumentar a minha. Muito obrigado Robert Kyiosaki, Mauro Halfeld e Gustavo Cerbasi por me dar várias dicas e “insights” neste sentido.

Vi que tem gente aqui que tem nojo da IBM, e preciso respeitar suas respectivas opiniões. Mas concordo com quem disse que, por ser uma grande empresa, vale a pena trabalhar lá, pelo que se pode aprender (estou falando de quem tem pouco ou nenhuma experiência).

Vai aprender a ser peão de fábrica de software então. A IBM é uma empresa porca, não apenas em seus métodos de contratação fraudulentos, mas também com seus próprios funcionários.

W

pcassiano:

Caro Cassiano,

Se você está iniciando na carreira, acho justificado o seu parecer. Fico feliz em ver que existe gente com capacidade analitica. O seu problema, no caso, ainda é a falta de informação acerca de varias das coisas que acontecem com os profissionais que estão  no mercado de trabalho.

Sem a devida informação, é natural q vc não tenha ainda como analisar os pormenores. Sem você passar pelo que eu e alguns outros  passaram, não tem como você saber que as consultorias hoje fazem a gente de palhaço, pois provavelmente ainda nao sentiu na veia como eles  pensam em tirar proveito, lucrando com a gente. E muitos dos garotões que aqui postam, colocando a IBM "lá em cima", provavelmente desconhecem o fato de que essa empresa hoje,  vive de seu nome, e  teve quase as portas fechadas a não muito tempo atrás. Se o governo dos EUA não tivesse injetado $$ na veia da IBM, ela hoje  não existiria mais.

O pessoal pensa muito na fantasia, e fecha os olhos para a realidade. Essa é a moral da história.

IBM... bah!!
(E antes q alguém apareça dizendo que eu  falo isso pq gostaria de trabalhar  e nao consigo, hoje eu recusei uma proposta deles, pq a merda da consultoria - outra dessas q se acham - não aceitou o que eu quero ganhar, e nem me contratar CLT. Se a IBM é td isso, não teria problemas com nenhuma dessas questões)

O que F*** a vida da gente, são as malditas CONSULTORIAS. Se um dia, no futuro “longínquo e distante”, tanto os profissionais quanto as empresas de TI se tocarem que não existe nenhuma real necessidade de terceiros intermediando as contratações, todas essas “multinacionais, que prezam pela honestidade, comprometimento, e blablabla” estarão em um mato sem cachorro. E finalmente, os profissionais terão uma chance real de progredirem na carreira sem serem explorados por gentinha pequena.

É isso aí.

W

Caro André,

A coisa é pior ainda do que vc imagina: Nem sequer no português falado esse cidadão conseguiu mostrar alguma noção básica de “alfabetismo”: frases polvilhadas de “gerundismo” (eu vou estar pedindo pra vc, vamos daí estar encaminhando, por aí vai). E pra não fugir do costume (como em todas as “consultorias multinacionais consolidadas no mercado…”, o cidadão não tinha noção alguma de nada daquilo que estava me perguntando. Já ouviu a expressão “papagaio de pirata”? Repete td o que está no script, que alguém passou para ele ler. E com erros de gramática…

Pessoalmente, quero mais é que o Sr. Antonio Lucas, da consultoria “somos uma multinacional consolidada no mercado…” (vulgo, ESTAGIÁRIO), “esteja indo tomar” no (…) dele.

A

nada

Criado 21 de janeiro de 2009
Ultima resposta 1 de jun. de 2014
Respostas 90
Participantes 32