Oi,
Eu tb trabalho na IBM Hortolândia.
Logo quando fui pra SP, fiquei 15 dias em Hortolândia. Não gostei muito da cidade, por ser longe de tudo, e sempre que queria sair pra algum lugar, ia pra Campinas.
Hoje moro em Campinas e gosto muito. Tem tudo o que preciso.
Onde você vai morar depende muito do que você quer. Em Hortolândia é bem mais barato o aluguel, mas tem pouca diversão na cidade.
Campinas é bem mais caro (vc vai gastar cerca de 1k pra um apê sozinho), mas tem lugares mais baratos como em Barão Geraldo (bairro onde fica a Unicamp, PUC, etc), aí tem vários apês que dá pra dividir com estudantes e kitnets, aí vc gasta cerca de 700-800 reais por mês com moradia. Em Horto vc vai gastar no máximo 500 reais com aluguel.
Pro pessoal que vem pra IBM, tem uma pousada em Hortolândia que é a Assay, da até pra vir a pé pra IBM. Você pode fechar uns 15 dias na pousada e quando tiver aqui arruma um lugar. Sempre tem gente procurando pra dividir apê. É bem tranquilo.
A questão da violência é bem relativa. Você não vai dar mole à noite, não importa o lugar em que vc more. Nunca tive problemas em Horto, mas já tive problemas em Campinas. Isso é bem relativo. O lugar que é pesado em Horto é o tal do Jd Amanda 2, mas não conheço ninguém que mora lá pra confirmar.
Se quiser ajuda, posso te dar umas dicas. Só me enviar email: loianeg no gmail.