IDE RoR - Vocês usam qual IDE para desenvolver em RoR e quais outras ferramentas relativas?

64 respostas
M

Usadas e comprovadas ?

Valeu pessoal!

64 Respostas

L

Kate.

IDEs para Ruby são estranhos.

M

você ja desenvolveu uma aplicação inteira em ror usando o kate? chegou a ir pra produção , etc. ?

E

Eu uso o NetBeans 6.1, e apesar de concordar que, ao contrário da maioria das outras linguagens, o Ruby/Rails não precisa realmente de uma IDE, o NetBeans me faz ser mais produtivo, já que ele vem com vários code templates interessantes, fora os que eu criei pra agilizar o desenvolvimento.

Mas tem outras opções interessantes, como o famoso TextMate (só no Mac), Aptada Studio com o RadRails, E-TextEditor (só no Windows), gedit, jEdit, vi, Emacs, enfim, praticamente qualquer editor de texto serve, embora eu não usaria um que não tenha recursos básicos como syntax highlighting.

Outra ferramenta que eu gosto bastante é o AutoTest, que detecta automaticamente quando um arquivo é modificado, e faz o teste relativo a este arquivo. Ele fica ainda mais prático se usado em conjunto com algo como o Growl no Mac ou o Snarl no Windows.

P

aptana

P

Mas nem Java precisa de uma IDE definida. Acho que a pergunta do colega foi em questão de produtividade mesmo. Acredito que o Aptana também.

T

Em ambiente windows, jah utilizei Netbeans, Aptana, e outros… e acabei me adaptando melhor ao Aptana RadRails… a versão 1.x dele melhorou muito, tendo bem menos bugs que as anteriores…

Maisss, como já foi dito, acredito que em ambiente Linux, um Gedit + plugins consiga suprir muito bem suas necessidades…

Agora estou utilizando Mac OSX & Textmate… a combinação perfeita heheh inclusive, todo o core team do ruby on rails utiliza textmate…

Já testasse o AutoTest-Notification Doom Edition??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

P

Emacs. Aplicações em produção desenvolvidas com ele? Que tal os próprios Ruby e JRuby? :wink:

E

Já testasse o AutoTest-Notification Doom Edition??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Ainda não, mas fiquei bem curioso na época quando o li o post do Carlos Brando mencionando a tal brincadeira com Doom. Qualquer hora eu vou dar uma testada nele.

U

eu uso o gedit ou gvim, dependendo da maquina em que estou no momento (O GVim roda em windows também, o GEdit só no linux).
para testes utilizo o autotest

de vez em quando, quando preciso de debug passo a passo utilizo o netbeans, mas faz mais de mes que não abro ele :smiley:

C

NetBeans 6.1 + console.
Gosto do editor do Netbeans 6.1, acho muito produtivo, mas não consigo ficar programando em ruby/rails sem usar o console. Mantenho o meu no ubuntu aberto com 3 abas: uma para ver o banco, outra para rake tasks/generators/rodar os testes e a terceira no console do Rails, onde estou sempre testando idéias novas.

C

TextMate por aqui. Nao largo, a nao ser se for pra usar Emacs (que infelizmente eu tou sem tempo de reaprender).

D

Uso o TextMate também.

M

Netbeans + console.

O netbeans é usável (bem diferente do Aptana) mas não tem nada de especial, o que me agrada é a organização das coisas em projetos e antigamente também tinha o suporte a subversion, mas como tudo roda em git agora isso não faz mais diferença.

Já tentei aprender a usar o Emacs mas não saí do canto (nao, não quero usar gedit, gvim ou familiares) :stuck_out_tongue:

E

Maurício Linhares:
Netbeans + console.

O netbeans é usável (bem diferente do Aptana) mas não tem nada de especial, o que me agrada é a organização das coisas em projetos e antigamente também tinha o suporte a subversion, mas como tudo roda em git agora isso não faz mais diferença.

Já tentei aprender a usar o Emacs mas não saí do canto (nao, não quero usar gedit, gvim ou familiares) :P

No GitHub tem um projeto que se propõe a suportar o Git no Netbeans, mas parece que ainda não está utilizável.

M

Pois é, eu baixei os fontes e ia começar a mexer nele também, mas o tempo (e a falta de movimento na lista do projeto) terminaram me deixando com um pé atrás. E também materiais sobre como desenvolver módulos pro NetBeans são bem escassos.

L

NetBeans 6.1

Quando tiver um Mac vou partir pro TextMate :smiley:

M

O Aptana suporta Ruby nativamente ou preciso adicionar algum plugin/configuração?

M

Tem que instalar o plugin de Ruby/Rails do Aptana.

M

Como faço isso ?
Acabei de baixar ele, qdo crio algum novo arquivo com .rb ele abre direto o SciTE, mas ñ consigo compilar direto pelo Aptana.

D

Mavericks:
Como faço isso ?
Acabei de baixar ele, qdo crio algum novo arquivo com .rb ele abre direto o SciTE, mas ñ consigo compilar direto pelo Aptana.

Vai por mim, sem querer sofrer, use a versão RoR do NetBeans. É simples e mais eficiente.

J

Eu baixei a versão 6.1 do NetBeans com suporte RoR la do site, 29 mbs simples assim…tem até uns samples e é bem amigável toda forma que é organizado.

O problema foi quando botei um teste.rb simplezinho pra debugar…acredito que seja um bug, mas ele dispara uma linda mensagem de erro e nao debuga nada =(.

Breakpoints e steps são tão legais, e eu lembro que no netbeans isso costumava ser bem prático. Alguém conseguiu usar o depurador dele pra ruby normalmente?

[]s

A

Eu uso o TextMate. Para ruby/rails, ainda não vi uma IDE mais produtiva.

R

Eu uso o gedit.
Por default ele é cru mesmo, pra programar em rails adiciono os plugins via projeto gedit-rails do github.
Ah, uso também o tema do Textmate nele, através do gedit-themes.

O gedit com os plugins fica muito bom, recomendo.

[]s
Roger Leite

J

Para *unix- mac´s essas ferramentas são uma mão na roda, mas e para windows-family? ( é eu sei…mas me obrigam a desenvolver em cima desse SO ¬¬ …)

Eu citei o NetBeans, mas logo de cara o debug nao funciona…outras opções favoráveis?

[]s

C

Java Boy:
Para *unix- mac´s essas ferramentas são uma mão na roda, mas e para windows-family? ( é eu sei…mas me obrigam a desenvolver em cima desse SO ¬¬ …)

Eu citei o NetBeans, mas logo de cara o debug nao funciona…outras opções favoráveis?

[]s

Se você desenvolver usando toda a infraestrutura para testes automatizados que o Rails lhe provê, debug pra que? Você não vai precisar disso.

J

Ah é que estou só treinando via console mesmo, só printando na tela, ai eu queria ver as stacks e os valores que vinham vindo…=(

Mas também sei que essa parte de debugger é frescura…hehe…só queria testar as funcionalidades do netbeans =D

[]s

C

Java Boy:
Ah é que estou só treinando via console mesmo, só printando na tela, ai eu queria ver as stacks e os valores que vinham vindo…=(

Mas também sei que essa parte de debugger é frescura…hehe…só queria testar as funcionalidades do netbeans =D

[]s

Se você usar o Mongrel ao invés do Webrick como servidor web na sua máquina de desenvolvimento e iniciá-lo como ./script/server, vai ver nessa tela tudo que sua app Rails está fazendo, incluindo parâmetros dos request HTTP, o que foi renderizado, as queries SQL geradas e os stacktrace dos erros que eventualmente ocorrerem.

J

Putz, isso seria muito interessante hein, pq por default vem esse Webrick no netbeans, e honestamente nao curti muito ele. Vou testar esse Mongrel.

Também tem outra coisa, ouvi dizer do Jetty+JRuby, não sei se chegou a mexer com algo dele. Recomenda tb?

[]s

C

Java Boy:
Putz, isso seria muito interessante hein, pq por default vem esse Webrick no netbeans, e honestamente nao curti muito ele. Vou testar esse Mongrel.

Também tem outra coisa, ouvi dizer do Jetty+JRuby, não sei se chegou a mexer com algo dele. Recomenda tb?

[]s

Sobre JRuby + Jetty vi apenas alguma coisinha na plestra do Fabio Kung no Falando em Java, mas não mexi com a dupla ainda. Parece intererssante.

J

Java Boy:

[]s

http://www.e-texteditor.com/
não é free

tenta ser um Textmate =p…

R

cassio:

Se você desenvolver usando toda a infraestrutura para testes automatizados que o Rails lhe provê, debug pra que? Você não vai precisar disso.

Nada substitui um bom debugger.

P

Rubem Azenha:

Uma boa linguagem? Um bom REPL? Algo Image-based? Testes unitários? IMHO Debuggers são úteis mas nãp necessários.

P

pcalcado:
Rubem Azenha:

Uma boa linguagem? Um bom REPL? Algo Image-based? Testes unitários? IMHO Debuggers são úteis mas nãp necessários.

Concordo com muitas coisas que você diz, mas não com isso.

Debuggers, são sim, necessários, tão como os testes, a boa linguagem, etc.

M

peerless:
Concordo com muitas coisas que você diz, mas não com isso.

Debuggers, são sim, necessários, tão como os testes, a boa linguagem, etc.

Rapaz, eu uso muito pouco o debugger e se ele não existisse eu não acho que sentiria falta alguma, existem coisas bem melhores, como o Phillip já enumerou, até mesmo um logging melhor do que “variável -> 10” consegue fazer muita coisa.

P

Será? Não sei. Sempre que me pego usando um debugger é (1) em java e (2) porque alguma classe possui testes de baixa qualidade.

Na verdade, eu não me lembrod a última vez que precisei usar um debugger para uma classe apenas. Eu acabo utilizando muito para testes de integração que passam pelo sistema todo. Após identificar a bendita classe ela é refatorada e novos testes são adicionados. Eu vejo valor em debugers, mas parafraseando o Agile Manifesto:

good design and tests over fancy debugger

J

Sem dúvida, com uma estrutura bem organizada e com metodologias apropriadas debuggers são parcial e até mesmo totalmente dispensáveis.

Eu citei esse problema do NetBeans apenas para treinar aplicações básicas em Ruby, e facilitar o entendimento dos elementos interagindo em execução, nada profisssional ou complexo =).

[]s

K

Realmente em projetos Java, grandes e complexos com uma equipe mista, você acaba pegando algo “esquisito” de alguém, e o Debugger vira a salvação.

Mas realmente o Shoes tem razão quando mencionou a qualidade do código, mas infelizmente não podemos responder pela qualidade de uma equipe razoavelmente grande, legado e falta de meodologia das empresas, principalmente quando você precisa integrar com algo existente e esse “algo” está todo zuado.

P

Kenobi:
Realmente em projetos Java, grandes e complexos com uma equipe mista, você acaba pegando algo “esquisito” de alguém, e o Debugger vira a salvação.

Mas realmente o Shoes tem razão quando mencionou a qualidade do código, mas infelizmente não podemos responder pela qualidade de uma equipe razoavelmente grande, legado e falta de meodologia das empresas, principalmente quando você precisa integrar com algo existente e esse “algo” está todo zuado.

e é exatamente isso que acontece na maioria dos casos. infelizmente, não tempos o prazer de sempre pegar coisas dentro de padrões XXX, YYY, etc. que são todos bonitinhos etc, mas não é a realidade ainda.

D

Tem versões do emacs e do vi pro windows.

A

Roger–:
Eu uso o gedit.
Por default ele é cru mesmo, pra programar em rails adiciono os plugins via projeto gedit-rails do github.

[]s
Roger Leite

Roger,

tentei baixar o plugin pro gedit, mas não estou conseguindo baixar lá no github… será que esse plugin é melhor que uns plugins que achei por ai pro gedit? Tô pensando seriamente em ir pro emacs ou me matar no vim…

PS: estou no ubuntu

Fui

L

Netbeans e Flex Builder

C

Netbeans

F

albertongai:
Roger–:
Eu uso o gedit.

[]s
Roger Leite

Roger,

tentei baixar o plugin pro gedit, mas não estou conseguindo baixar lá no github… será que esse plugin é melhor que uns plugins que achei por ai pro gedit? Tô pensando seriamente em ir pro emacs ou me matar no vim…

PS: estou no ubuntu

Fui

Também uso o ubuntu e não tive problemas com o plugin, ocorrem alguns erros de permissões o ideal é rodar o script como root.

Existe também para linux o redcard, ainda é beta, e possui alguns bugs (alguns me tiram do serio), mas esta em um bom caminho.

N

Netbeans 6.7, pra quem já tem a manha no RoR o TextMate é perfeito, mas pra aprender/começar o Netbeans ajuda bastante.

Pra mexer no banco eu uso o mysql-query-browser da Sun mesmo acho muito útil.

E pra manter o versionamento eu uso o Git com GitHub.

Dos servers pra desenvolvimento acho o Mongrel melhorzinho porque ele já mostra e colore as SQLs no log automaticamente, mas tanto faz.

Já pra produção recomendo o apache+mod_rails ( Rails Passenger ), ou nginx+mod_rails ( Rails Passenger ).

L

Eclipse com o plugin do RadRails

J

Ubuntu + GEdit + plugins + console

Production Apache + Passenger.

K

MrDataFlex:
Usadas e comprovadas ?

Valeu pessoal!

Eu utilizo Netbeans e VIM.

M

Pessoal,

Sou um “quase iniciante” na linguagem Ruby e no framework Rails e, por isto, vou precisar da ajuda de vocês.
Eu baixei a apostila de RoR da Caelum, mas ela é muito básica e pouco fala sobre a instalação do interpretador, mesmo assim, só para Linux.
Então o que eu preciso é saber o que é preciso para conseguir trabalhar com RoR no ambiente Windows.
Seguem, então, as dúvidas pertinentes :

1a) As IDEs Eclipse e Netbeans podem ser utilizadas para desenvolvimento em RoR ?
Se sim, o que é necessário baixar para usar RoR nas IDEs supracitadas ?

2a) Existe alguma IDE mais adequada ao desenvolvimento com RoR do que aquelas já mencionadas ?
Se sim, qual ? Onde posso baixar ?

3a) Existe algum tutorial sobre a instalação do RoR em português ?
Se sim, onde posso baixar ?

Agradece,

Max Carvalho
L

O RadRails é uma das IDE´s utilizada para desenvolvimento em RoR (parecida com o Eclipse, mas na minha opinião, muito pesada). Mas se vc quiser apenas o plugin para utilizar no seu Eclipse, acesse este link do site RadRails, copie o link que lá está sendo referenciado e cole no “software updates” do seu Eclipse. Pronto, assim vc poderá desenvolver RoR no seu Eclipse.

Sim. Vc pode instalar e utilizar a que melhor for adequada para suas necessidades. Dê uma olhada nesse link.

Além do site oficial, existem vários tutoriais de instalação…dê uma pesquisada! Dentre eles, indico também o tutorial prático que estou desenvolvendo no meu blog. E em português :slight_smile: Lá eu abordo a instalação no ruby, rails e sqlite3, e em breve tentarei demonstrar o desenvolvimento na prática de uma aplicação web em RoR.

Espero ter ajudado

M

Obrigado pela resposta.
[]s

M

Pessoal,

Por indicação dos colegas fui neste site :

http://rubyforge.org/frs/?group_id=167

para baixar o Ruby, mas qual dos arquivos devo baixar ?

Seria isto aqui :

http://rubyforge.org/frs/download.php/29263/ruby186-26.exe

Isto acima é o interpretador da linguagem Ruby ?
Se for, além deste interpretador e do plug-in para o Eclipse, que mais vou precisar ?
Agradece,

Max

A

maxcarvalho:
Pessoal,
Por indicação dos colegas fui neste site :

http://rubyforge.org/frs/?group_id=167

para baixar o Ruby, mas qual dos arquivos devo baixar ?

Windows? http://files.rubyforge.mmmultiworks.com/rubyinstaller/ruby186-26.exe

maxcarvalho:
Isto acima é o interpretador da linguagem Ruby ?
Se for, além deste interpretador e do plug-in para o Eclipse, que mais vou precisar ?

Sim, vem o interpretador, o irb, o SciTe, e mais algumas coisas que ainda não mexi. Sobre o plugin pro Eclipse, não sei te dizer… Estou aprendendo e estou usando SciTe e linha de comando, no Windows… Se você nunca mexeu com Ruby, eu indico :slight_smile:

M

Andre,

E o gerenciador de pacotes, um tal de “rubygems”, não precisa ter isto instalado também ?
Na verdade, vou ser bem sincero, eu não sei para onde vai nem Ruby e muito menos Rails.
A única coisa que sei que é todo mundo tá falando nisto agora.
No meu trabalho o pessoal tá querendo adotar este ambiente como o ambiente padrão de desenvolvimento para aplicações Web.
Atualmente usamos JSF + RichFaces + JPA.
Então, eu necessito saber tudo o que preciso ter instalado tanto na minha workstation de trabalho como aqui em casa, para poder começar a estudar Ruby(mas já praticando, implementando ao algum código), e mais adiante, quando já tiver aprendendido Ruby, partir para o framework Rails.
Agradedece,

Max Carvalho

A

É bom tê-lo pra facilitar a instalação das “gems”. Mas se você usar o instalador para Windows não precisa se preocupar porque ele já vem junto.

Instalar o Ruby na mão no Windows é um pouco trabalhoso porque requer que você baixe algumas dlls pra tudo funcionar (gdbm, libeay32, readline, ssleay32, zlib e acho que tem mais uma outra). Dê uma olhada neste site pra baixar o instalador.

Não recomendo que você use um IDE agora, é melhor aprender com o irb e só depois ir pra um IDE (eu recomendo o Rubymine, da JetBrains).

A

Max,

Com o link que te passei eu acredito que vem o rubygems. Se não vier, você pode instalar ‘na mão’ (digo, baixar e instalar) os gems também.

Eu indicaria você começar a estudar Ruby (o livro Programming Ruby é bom e bem fácil de ler) em casa, usando o SciTe e a linha de comando mesmo. Depois você pensa em IDEs (isso se for realmente necessário…). Posso te perguntar a razão de sua empresa querer mudar de Java pra Rails? As ferramentas que você falou são muito prestativas…

M

Ataxexe:
É bom tê-lo pra facilitar a instalação das “gems”. Mas se você usar o instalador para Windows não precisa se preocupar porque ele já vem junto.

Instalar o Ruby na mão no Windows é um pouco trabalhoso porque requer que você baixe algumas dlls pra tudo funcionar (gdbm, libeay32, readline, ssleay32, zlib e acho que tem mais uma outra). Dê uma olhada neste site pra baixar o instalador.

Não recomendo que você use um IDE agora, é melhor aprender com o irb e só depois ir pra um IDE (eu recomendo o Rubymine, da JetBrains).

Essas DLL não são instaladas ou “instaláveis” junto com o instalador ?

A

O instalador já as instala, o problema é se você quiser fazer isso sem o instalador, ou seja, baixando do site do Ruby os binários pra Windows. Eu estava dando uma olhada no Ruby 1.9 há uns meses e não tinha instalador pra ele ainda, aí eu rodei a net atrás de alguém que já tinha se matado pra instalar na mão no windows e segui as dicas. É uma pena eu não lembrar o site onde consegui as informações.

Essa foi uma das coisas que foram bem mais fáceis de se instalar no Linux…

Eu ainda não cheguei a fazer muita coisa em Ruby, mas li uma vez o Urubatan encorajando a utilização de Linux para rodar aplicações web em Ruby (acho que foi no livro dele sobre Rails).

M

Tem um programa muito bom que ando usando:
http://intype.info/

Vai ser paga, mas ainda esta em Alpha. Na minha opiniao, melhor que o e.

A

Deculpem-me usar a carta “O Topico que Renasce” mas eh que gostaria de saber agora, depois de uns 6 meses do ultimo Post no topico e 2 anos da criacao do mesmo… O que temos de novidade em relacao a IDEs em relacao ao RoR na opiniao da galera ???

Att.

L

Novidade mesmo acho que apenas novos recursos/suportes do RubyMine, as demais pelo que vejo estão praticamente iguais.

[]s

J

Luiz Aguiar:
Novidade mesmo acho que apenas novos recursos/suportes do RubyMine, as demais pelo que vejo estão praticamente iguais.

[]s

O RubyMine é melhor que o GEdit com plugins?

U

IDE melhor ou pior depende de gosto pessoal …
Eu gosto muito do RubyMine, acho ele melhor que o GEdit com plugins, mas eu uso mais o VIM do que ele por que o VIM é mais leve, mesmo tendo menos recursos :smiley:
E outra coisa, o RubyMine é uma IDE o GEdit é um editor de textos, tu pode preferir usar o segundo, mas não pode comparar logicamente os dois por que são propostas diferentes …

L

j0nny:
Luiz Aguiar:

[]s

Baixe a versão trial de 30 dias e faça o teste, acho que é a melhor maneira de formar opinião, mas use pelo menos por duas semanas seguidas, tente realmente usar e ver o que ela pode oferecer.

E como disse o Urubatan, IDE e editores de texto são coisas diferentes, não devem ser comparados ao pé da letra.

[]s

J

Luiz Aguiar:
j0nny:
Luiz Aguiar:

[]s

Baixe a versão trial de 30 dias e faça o teste, acho que é a melhor maneira de formar opinião, mas use pelo menos por duas semanas seguidas, tente realmente usar e ver o que ela pode oferecer.

E como disse o Urubatan, IDE e editores de texto são coisas diferentes, não devem ser comparados ao pé da letra.

[]s

Vou baixar assim que der uma aliviada nos projetos por aqui.
E por questão de produtividade, vai de questão pessoal tbm?

Criado 26 de junho de 2008
Ultima resposta 31 de ago. de 2010
Respostas 64
Participantes 37