IDE's: Eclipse ou NetBeans?

30 respostas
A

Olá pessoal! Tenho percebido que a IDE Eclipse é sempre a mais referenciada no mundo JAVA e é a mais requisitada como experiência nas ofertas de emprego. Alguém sabe dizer o porque dessa preferência do mercado pelo Eclipse? Eu já usei as duas mas acabei me adaptando melhor ao NetBeans. E vocês???

EDIT - NetBeans, não JavaBeans

30 Respostas

N

É uma questão de gosto, na minha opinião eu prefiro o Eclipse.

M

é… quanto a qual é melhor é uma questão de gosto mesmo… mais tem um outro lado também,

o pessoal mais antigo está mais acostumado com o eclipse, até por que a poco tempo atras o netbeans era bem inferior ao que é hoje,

muitos tutoriais que você acha por ai ensinam como fazer determinada coisa “no eclipse”,

o eclipse é efetivamente a IDE mais usada,

certas empresas, exigem que o funcionario programe no eclipse, especialmente aquelas que são “Premier Bussinnes” da IBM ou algo do tipo, o que faz com que a maioria ou tudo relativo ao desenvolvimento java na empresa venha da IBM… ouvi falar que certas coisas só se integram ao eclipse… que aliais a IBM que foi uma grande contribuinte…

a proposito, a outra IDE que vocÊ está falando deve ser Netbeans e não JavaBeans…

B

Na minha empresa todos trabalham com o eclipse… :slight_smile:

L

Penso que nos dias de hoje não seria só uma de gosto mais também uma questão de percepção do problema a ser resolvido, tipo se vc quiser desenvolver um aplicativo para desktop netbeans de longe é a melhor opção, porém se for uma aplicação web o eclipse tem várias ferramentas mais maduras e interessantes que o netbeans. Tudo depende do problema a ser resolvido.

Espero ter ajudado. :).

M

laudenpower:
Penso que nos dias de hoje não seria só uma de gosto mais também uma questão de percepção do problema a ser resolvido, tipo se vc quiser desenvolver um aplicativo para desktop netbeans de longe é a melhor opção, porém se for uma aplicação web o eclipse tem várias ferramentas mais maduras e interessantes que o netbeans. Tudo depende do problema a ser resolvido.

Espero ter ajudado. :).

quanto a essa parte de as ferramentas de web do eclipse serem mais maduras ou menos maduras, isso ja causa divergencia de opinião na comunidade… mais não vo fala a respeito, esse assunto ja foi bastante debatido e não é uma boa entrar nele…

M

E quem disse que NetBeans é bem melhor para desktop?

Só por causa do GUI?

Eu sou bem mais produtivo escrevendo telas na mão.

Então pra mim Eclipse ainda é a melhor opção.

J

Use Eclipse e seja feliz (Y)

F

Pra mim tanto faz.

IDE é complemento não questão fundamental. Gosto do Netbeans, Gosto do Eclipse, e pra mim o GEdit vai bem tbm.

A antiga guerra do quem é o melhor e no final das contas cada um defende seus gostos.

O ideal, e testar as duas e ver qual você se adapta melhor.

[]'s

R

achu q isso é sim mais questao de gosto…
pra desenvolvimento web prefiro eclipse
pra swing netbeans

mais as duas IDEs sao boas

L

Acho que é impossível uma discussão dessa não cair para a questão do gosto, então o que eu posso dizer é: Use cada IDE por um mês e veja no final qual a que mais lhe agrada. :slight_smile: .
E pelo amor de deus dizer que desenhar telas na mão é mais produtivo por que gosta de fazer assim é a mesma coisa que dizer que cavar buraco com uma colher é a mesma coisa que usar pá!

R

concordo com vc laudenpower, qrer fazer na mao telas swing … muito improdutivo…

L

Na verdade isso me cheira a puritanismo, ou xiitismo, mas prefiro não comentar… :slight_smile:

D

Porque não usar as duas? particularmente gosto mais do eclipse…entretanto utilizo as duas IDEs

acho que deveriamos nos ater mais em programar do que ficar discutindo qual é melhor!!!

L

Don:
Porque não usar as duas? particularmente gosto mais do eclipse…entretanto utilizo as duas IDEs

acho que deveriamos nos ater mais em programar do que ficar discutindo qual é melhor!!!

Concordo contigo :).

M

Sério mesmo. Voce já programou uma tela na mão usando um gerenciador como o MigLayout?

Eu não disse que é mais rapido mas eu acho o resultado bem melhor e o código extremamente mais limpo.

E mesmo assim não é tão lento. Na minha opnião fazer 2 telas de um sistema por dia é suficiente(incluindo ações dos botões e etc).

Improdutivo é querer usar null-layout e tentar fazer a manutenção 3 dias depois.

M

Só um exemplo de uma tela do meu sistema.

JTabbedPane pane = new JTabbedPane();
		pane.addTab("Veiculo", veiculoGUI.createContent("Veiculo", newVeic));
		pane.addTab("Carreta", carretaGUI.createContent("Carreta", newCarr));

JButton moto = Sistram.createSearchButton("(o)", motoristaGUI
				.getNomeField());
		JButton veic = Sistram.createSearchButton("(o)", veiculoGUI
				.getPlacaField());
		JButton carr = Sistram.createSearchButton("(o)", carretaGUI
				.getPlacaField());

JPanel carga = new JPanel(new GridLayout(2, 2));
		carga.setBorder(new TitledBorder("Dados da Carga"));
		carga.add(tipo);
		carga.add(valor);
		carga.add(origem);
		carga.add(destino);

JPanel complementares = new JPanel(new GridLayout(4, 2));
		complementares.setBorder(new TitledBorder(
				"Info. Complementares do Motorista"));
		complementares.add(vitimaRoubo);
		complementares.add(rouboV);
		complementares.add(vitimaAcidente);
		complementares.add(acidenteV);
		complementares.add(transportou);
		complementares.add(transportouT);
		complementares.add(rastreador);
		complementares.add(rastreadorT);

JPanel weast = new JPanel(new MigLayout());
		weast.add(motorista,"span,growx");
		weast.add(carga,"growx");

JPanel east = new JPanel(new MigLayout());
		east.add(pane,"span,growx");
		east.add(complementares,"growx");

JPanel content = new JPanel(new MigLayout());
		content.add(weast);
		content.add(east, "wrap");
		content.add(new ButtonsPanel(new ButtonsHandlerImpl(),
				ButtonsPanel.lineAxis), "span,center");

setContentPane(content);

Voce acha que é muito dificil fazer isso?

L

Mark_Ameba:
Só um exemplo de uma tela do meu sistema.

JTabbedPane pane = new JTabbedPane();
		pane.addTab("Veiculo", veiculoGUI.createContent("Veiculo", newVeic));
		pane.addTab("Carreta", carretaGUI.createContent("Carreta", newCarr));

JButton moto = Sistram.createSearchButton("(o)", motoristaGUI
				.getNomeField());
		JButton veic = Sistram.createSearchButton("(o)", veiculoGUI
				.getPlacaField());
		JButton carr = Sistram.createSearchButton("(o)", carretaGUI
				.getPlacaField());

JPanel carga = new JPanel(new GridLayout(2, 2));
		carga.setBorder(new TitledBorder("Dados da Carga"));
		carga.add(tipo);
		carga.add(valor);
		carga.add(origem);
		carga.add(destino);

JPanel complementares = new JPanel(new GridLayout(4, 2));
		complementares.setBorder(new TitledBorder(
				"Info. Complementares do Motorista"));
		complementares.add(vitimaRoubo);
		complementares.add(rouboV);
		complementares.add(vitimaAcidente);
		complementares.add(acidenteV);
		complementares.add(transportou);
		complementares.add(transportouT);
		complementares.add(rastreador);
		complementares.add(rastreadorT);

JPanel weast = new JPanel(new MigLayout());
		weast.add(motorista,"span,growx");
		weast.add(carga,"growx");

JPanel east = new JPanel(new MigLayout());
		east.add(pane,"span,growx");
		east.add(complementares,"growx");

content.add(weast);
		content.add(east, "wrap");
		content.add(new ButtonsPanel(new ButtonsHandlerImpl(),
				ButtonsPanel.lineAxis), "span,center");

setContentPane(content);

Voce acha que é muito dificil fazer isso?

Não posso negar que o código é mais limpo, mas o que não se pode conceber é o cara pensando em como vai ser o layout da tela no papel ou em outro meio que não seja o de uma ferramenta própria para isso, tipo tu podes montar a tela e ver o resultado usando uma ferramenta, já na munheca…
E mais outra, esse código não possui muitos campos, acredito que se a tela tiver mais campos a coisa fica feia…

Espero não parecer agressivo, é apenas o meu ponto de vista.

F

Mark_Ameba:
Sério mesmo. Voce já programou uma tela na mão usando um gerenciador como o MigLayout?

Eu não disse que é mais rapido mas eu acho o resultado bem melhor e o código extremamente mais limpo.

E mesmo assim não é tão lento. Na minha opnião fazer 2 telas de um sistema por dia é suficiente(incluindo ações dos botões e etc).

Improdutivo é querer usar null-layout e tentar fazer a manutenção 3 dias depois.

Em partes concordo plenamente com você, e também não vejo dificuldade que muitos vem em criar telas swing na mão.
Mal ou bem, mesmo arrastando componentes hora ou outra você vai ter que criar códigos na mão.
E convenhamos, eu fiz uma gambiarra muito tosca (Copy+Paste) dos códigos que o netbeans gera para poder ter um menu dinamico criado apartir de JXTaskPane.
É um código que se um dia não funcionar mais, vai ser o fim do mundo corrigir.

Mas em compesação as vezes tempos horarios apertados, e o drag’n’drop de compoenentes ajuda bastante a deixar a tela pronta rapidamente.
Ainda sim, eu sempre digo pra quem está começando a aprender a escrever Swing na mão.

Minha opnião é:
Não escute fanaticos, escute somente opniões reais.
Esse esquema de Netbeans pra desktop e Eclipse pra web é bobera.
Use a IDE que você mais se adaptar. Simples e prático.

J

cara tanto faz qual vc programar as duas sai a mesma coisa tanto o eclipse ou o netbeans eu uso eclipse mais se no serviço me pedisse para utilizar o netbeans não teria porque recusar mesmo gostando do eclipse

:arrow: vai uma frase: não importa a IDE o importante é programar !!!
:lol:

C

Eu uso ambas, dependendo do plugin funciona melhor em uma ou em outra. Aí eu decido pela melhor implementação. Acho que o netbeans já vem com várias funcionalidades embarcadas, enquanto o eclipse é na maioria instalando plugins novos.
Uma curiosidade: alguém sabe de onde vem o nome “Eclipse”… na época o pessoal da IBM pensava que sua nova ide iria deixar o concorrente (Sun) na sombra… a briga é boa!

F

Vamo mudar essas perguntas pra “Mulheres: LOIRAS ou MORENAS ou ASIATICAS”?

Essa de “Eclipse ou Netbeans” e “Java ou .NET” ja ocupa 20% do espaco do servidor. E enche o saco.

M

É que quandos e programa tela na mão voce aprende a reutilizar telas de uma forma bem melhor.
Por exemplo o método createContent da Veiculo lá é o mesmo que uso pro cadastro de veiculos.

E o código é assim:

public JPanel createContent(String border, JComponent comp) {
		content.setBorder(new TitledBorder(border));
		content.add(placa);
		content.add(cidadeEmplac);
		content.add(ufEmplac, "split 2");
		content.add(comp, "wrap");
		content.add(renavam);
		content.add(marca);
		content.add(modelo, "growx, wrap");
		content.add(chassi, "growx, span 2");
		content.add(ano, "split 2");
		content.add(cor, "wrap");
		content.add(descricao, "span, growx");
		return content;
	}

E o resultado da primeira tela que voce diz que tem poucos campos é o da imagem anexa.

T

Para programar usando swing a sério a primeira coisa que fiz foi largar a IDE. Não tem jeito, se você gosta de programar, criar componentes, reutilizar código… tem que fazer na mão.

M

Felagund:

Minha opnião é:
Não escute fanaticos, escute somente opniões reais.
Esse esquema de Netbeans pra desktop e Eclipse pra web é bobera.
Use a IDE que você mais se adaptar. Simples e prático.

também tenho a mesma opinião… o Mark_Ameba tem razão, dizer assim que o netbeans também é melhor com desktop tb é no minimo controverso, por outro lado mesmo sem o matisse o netbeans ainda é um grande concorrente, tanto em desktop quanto em web, por mais que se prefira codificar as telas na mão, sem drag and drop (o que também é uma questão de gosto).

F

Reaproveitamento de codigo com drag’n’drop realmente existe muito pouco.

M

Não sei por que a questão é sempre NetBeans vs. Eclipse quando a resposta é IntelliJ IDEA.

V

Não gosto de tópicos eclipse x netbeans, mas vou dar uma meio de troll neste daqui e botar lenha na fogueira:

Tenho um projeto web onde eu uso o netbeans e um colega meu usa o eclipse.
Enquanto o netbeans rastreia o uso de objetos e métodos em javascript, mesmo quando espalhados em múltiplos arquivos, com quase perfeição errando muito raramente, algo que diga-se de passagem é muito difícil por esta linguagem ser fracamente tipada. O eclipse dá um tilt fazendo análise desses arquivos e acusa tantos erros que a tela fica entupida de sublinhados ondulados vermelhos. O código funciona e roda perfeitamente.

Fazer depĺoy no netbeans é algo relativamente chato. Mas, fazer no eclipse é mil vezes mais chato.

No entanto, os dois rodam de forma horrivelmente lenta e pesada, devorando toda a memória da máquina. Como na minha máquina (que tem o netbeans) eu tenho cerca de 99,8% do HD ocupado, de vez em quando eu começo a ter uns IOException aleatórios no netbeans por causa de “disk full”. A máquina do meu amigo com eclipse tem HD de sobra, mas queria saber como o eclipse se comporta com pouco espaço em disco.

R

Felagund: é possível reaproveitar com drag-n-drop no NetBeans, segue um exemplo:

http://www.guj.com.br/posts/preList/125955/680938.java#680938

Uso essa técnica para reaproveitar JPanel’s.

F

roger_rf:
Felagund: é possível reaproveitar com drag-n-drop no NetBeans, segue um exemplo:

http://www.guj.com.br/posts/preList/125955/680938.java#680938

Uso essa técnica para reaproveitar JPanel’s.

Nesse caso sim, também faço algo nesse estilo. porém me refeiro a alguns códgios, como por exemplo esse abaixo

javax.swing.GroupLayout containerLayout = new javax.swing.GroupLayout(container);
        container.setLayout(containerLayout);
        //Cria os grupos para adicionar os componentes
        GroupLayout.ParallelGroup group1 = containerLayout.createParallelGroup(GroupLayout.Alignment.LEADING);
        GroupLayout.ParallelGroup group2 = containerLayout.createParallelGroup(GroupLayout.Alignment.LEADING);
        GroupLayout.SequentialGroup seq = containerLayout.createSequentialGroup();
        for (JXTaskPane pane : paineis) {
            group1.addComponent(pane, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 195, Short.MAX_VALUE);
            seq.addComponent(pane, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE).addPreferredGap(javax.swing.LayoutStyle.ComponentPlacement.RELATED);
        }
        seq.addContainerGap(454, Short.MAX_VALUE);
        group2.addGroup(seq);
        containerLayout.setHorizontalGroup(group1);
        containerLayout.setVerticalGroup(group2);

Passei um dia todo copiando e lendo codigo gerado pelo netbeans pra poder escrever esse monstro ai, para finalmente ter um menu dinamico que aparece na tela de forma correta. Você consegue reaproveitar esse codigo?

Eu desenvolvo em netbeans a maior parte do tempo, mas gosto de brincar com o eclipse, e de vez enquando uso o GEdit tranquilamente.

Pra mim são duas excelentes IDEs e qualquer uma bem usada da boa :slight_smile:

[]'s

R

Felagund:

Passei um dia todo copiando e lendo codigo gerado pelo netbeans pra poder escrever esse monstro ai, para finalmente ter um menu dinamico que aparece na tela de forma correta. Você consegue reaproveitar esse codigo?
[]'s

Realmente não dá para reaproveitar o código de construção de GUI que o NetBeans gera, construir a interface manualmente é uma solução melhor para situações como essa.

Quanto à IDE, também uso o NetBeans, mas não tenho nada contra as demais IDE’s. A questão é apenas que, para as minhas necessidades e padrões de uso, sou mais produtivo com o NB.

Criado 16 de agosto de 2009
Ultima resposta 18 de ago. de 2009
Respostas 30
Participantes 16