Implementar meu próprio JSON parser, dicas de algoritmos

3 respostas
javaprogramação
R

Preciso implementar meu próprio parser de JSON, ele recebe uma String json e retorna um objeto, como mostra a assinatura abaixo:

public static MyObject(String myObjectJson){...}

Sim, estou ciente que existem diversas APIs que já fazem isso, mas por força maior preciso implementar na mão. Alguém tem dicas de algoritmos ou alguma referencia pra fazer isso?

obrigado!

3 Respostas

D

Você precisa tomar cuidado com alguns aspectos do JSON:

• Você pode ter objetos como atributos {"endereco" : {"logradouro": "Avenida Brasil"}}
  • Você pode ter vetores: {"itens": [{"id": 1, "categoria":"Vestuário"}, {"id":2, "categoria":"Banho"}]}
  • Você pode ter atributos nulos e/ou ausentes: {"nome": "Astolpho Pamphilo", "idade": 60} e {"nome":"Maria Nazaré", "idade" : 27, "numeroDeDependentes":2}
  • Nem sempre as aspas estarão ali e pode ser que alguém tenha tido a brilhante ideia de usar aspas simples: {codigo: 1, item: 292, quantidade: 100} e {'codigo' : 1, 'item': 292, 'quantidade' : 100} e {"codigo" : 1, "item": 292, "quantidade" : 100}

Com relação a algoritmos, eu não sei quão eficaz seria aplicar um algoritmo que empilhasse as diversas partes, até encontrar um elemento de fechamento, desempilhando tudo o que foi armazenado e processando o que existe naquele trecho da String. É um exercício muito comum, quando se aprende a programar.
De mais a mais, não me recordo de algum algoritmo que te permita manipular essas informações de maneira mais rápida.
Talvez, seria bacana usar um script externo para ganhar em performance.

W

Tarefa interessante.

Encontrei esse projeto no GitHub: https://github.com/ralfstx/minimal-json

Eu sei que vc não quer usar código externo, mas este é um projeto pequeno e fácil de ler pra poder aprender.

Para vc ter uma idéia, veja este trecho: https://github.com/ralfstx/minimal-json/blob/master/com.eclipsesource.json/src/main/java/com/eclipsesource/json/JsonParser.java#L159

É onde começa o método readValue(). Ali tem um switch que determina que tipo de objeto JSON é o item atual com base no primeiro caracter, olha:

switch (current) {
  case 'n':
    readNull();
    break;
  case 't':
    readTrue();
    break;
  case 'f':
    readFalse();
    break;
  case '"':
    readString();
    break;
  case '[':
    readArray();
    break;
  case '{':
    readObject();
    break;
  case '-':
  case '0':
  case '1':
  case '2':
  case '3':
  case '4':
  case '5':
  case '6':
  case '7':
  case '8':
  case '9':
    readNumber();
    break;
  default:
    throw expected("value");
}

A partir deste trecho vc pode ir estudando os outros métodos pra enteder como funcionam e poder fazer sua própria implementação! Eu sugiro que vc clone o repositório e vá fazendo modificações, debugando e até inserindo println() em tudo que é lugar pra visualizar melhor o fluxo de execução.

S

Pode tentar adaptar o algoritmo recursive descend parser.

Criado 28 de agosto de 2019
Ultima resposta 28 de ago. de 2019
Respostas 3
Participantes 4