Impressão de relatórios pelo JasperViewer desconfigurada

14 respostas
P

Boa tarte

Tenho a seguinte situação… quando imprimo um relatório diretamente pelo JasperViewer na minha impressora funciona normalmente
mas na impressora do cliente o relatório é impresso totalmente desconfigurado (esticado, parece que dobrou de tamanho).

O mais curioso é que o cliente tbm sempre conseguiu imprimir normalmente mas hoje começou a acontecer este problema!

Alguém tem alguma dica? Pode ser uma atualização do Java?

14 Respostas

S

Paulo,

tenho este problema aqui na minha impressora também…

observei que quando salvo o documento na máquina e depois mando imprimir esse “esticar” some e imprime normal…

mas o ideal seria corrigir isso logo…

se alguém já conseguiu nos ajuda ai…

E

por curiosidade… a impressora é uma HP Deskjet da série 1000?

S

com certeza! Hp DeskJet 1000.

Sandro

E

SandroSoftwares:
com certeza! Hp DeskJet 1000.

Sandro

Já fiquei mais de 3 dias inteiros só em cima desse problema. Um cliente nosso tinha essa impressora e era a única que desconfigurava impressão, liguei para a HP para ver se tinham mudado algo em relação à impressão comparado às outras, atualizei as libs do jasper, testei diferentes versões do java, diferentes drivers para a mesma impressora, diferentes SOs (32 e 64 bits, cada um com sua versao do driver), cartuchos, limpeza de cabeçote, configuração local da impressora (tal como ajustes no tamanho do papel, impressora padrão, margens, spooler de impressão etc…) e não tive sucesso… E o pior, a solução de salvar um pdf e imprimir pelo leitor de PDF padrão não agradava o cliente pela quantidade de relatórios impressos por dia…

Solução? Trocamos a impressora do cliente pela nossa HP mais recente (não lembro o modelo exato dela) e hoje estamos com uma bela HP 1000 inutilizada lá na empresa…

Se alguém souber ou já passou por esse problema também e conseguiu resolver (sem comprar a impressora do cliente para parar de se incomodar rsrs), com certeza será de grande ajuda para muita gente…

P

A impressora é uma HP Deskjet F2050, em outro cliente a impressora é de um modelo semelhante (multifuncional simples) tbm não funciona :?

Conversei com colegas da facul parece q isso tbm esta acontecendo com o sistema emissor de NF-e da receita

A solução…por enquanto estou gerando PDFs dos relatórios, mas como vcs sabem eles não ficam 100% iguais ao modelo feito no iReport

Se alguem descobri uma maneira de fazer funcionar, por favor posta ai pra gente!

Vlw

E

PauloHLG:
A impressora é uma HP Deskjet F2050, em outro cliente a impressora é de um modelo semelhante (multifuncional simples) tbm não funciona :?

Conversei com colegas da facul parece q isso tbm esta acontecendo com o sistema emissor de NF-e da receita

A solução…por enquanto estou gerando PDFs dos relatórios, mas como vcs sabem eles não ficam 100% iguais ao modelo feito no iReport

Se alguem descobri uma maneira de fazer funcionar, por favor posta ai pra gente!

Vlw

vc disse q parou de funcionar de repente? Já tentou colocar essa impressora em outra máquina? Em outra impressora imprime normalmente?

P

erico_kl

Desconfiei de alguma atualização do Java por isso mesmo, a impressora começou a imprimir tudo desconfigurado depois de quase 1 ano de sistema rodando e imprimindo normal!
Ja tentei imprimir pelo meu note com a impressora do cliente e o problema é o mesmo!

Ja tentei desinstalar o Java e reintalar em uma versão mais antiga, e depois com a ultima versão e nada!
Ja desinstalei a impressora e instalei novamente… e nada tbm!

Na minha impressora (HP Deskjet 3940) funciona normal, em impressoras de modelo semelhante e matriciais tbm.
O problema acontece em 3 clientes diferente com esses modelos F2050 ou da mesma familia!

E

cara… parece ser o mesmo problema que tivemos com a HP 1000, mas a diferença é que isso não começou de repente… Nunca conseguimos imprimir corretamente na HP 1000, e no seu caso, isso já acontecia… Você tentou versões diferentes das libs do jasper? Eu sei que pode ser besteira, mas já tentou deixar a impressora como impressora padrão? (quem já teve que imprimir em uma zebra sabe o porquê da pergunta rsrs)…

Em último caso tenta uma restauração na máquina do cliente… se ela parou “de repente” é bem provável que seja algo no driver, atualização de SO ou algo assim…

P

Olha por hora gerei todos em PDF (cliente não espera kkkkkk) depois vou tentar dar mais uma fuçada nesse negocio,
se eu conseguir resolver posto aki blz

vlw t+

S

PauloHLG, Erico_KL

Problema resolvido companheiros!

Olhem o último post deste tópico:

E

Sim, eu já tinha visto este tópico, mas convenhamos que é uma solução não muito interessante…

E se eu fizesse algo assim tentaria com a classe Desktop, esse código do último post é tipicamente pra Windows… E pra adaptar rodando código no Runtime.exec só com gambiarras…

Mas mesmo assim talvez seja uma alternativa, claro desde que isso fique configurável para o usuário (os outros não tem culpa pela HP 1000 de uma pessoa só)…

S

erico

como a classe Desktop é multiplataforma realmente a sua utilização é muito melhor sem dúvidas!

logo, se o único problema era esse, ser usado este código em qualquer SO, creio que está resolvido pois agora abre o pdf e se abre diretamente o pdf as configurações são preservadas!

agora quando a HP paciência… mas pelo menos dessa forma ai funciona…

Com este post, ao invés de abrir com o runtime agora abro com a Desktop!

Obrigado pela dica da Classe Desktop que me levou a chegar ao post acima!

Sandro

K

Olá pessoal.

Enfrentei aqui o mesmo problema. Eu estou usando uma impressora HP Officejet Pro 8600 e a impressão sempre saia desconfigurada.

Daí o que fiz foi alterar as configurações da impressora no meu caso fiz assim:
Em preferências de impressão ==> Avançado. Alterei as seguintes propriedades.
Preservar layout = não
Resolução = Entrada em cores/ renderização em preto 300x300 dpi
Heal life = Ativado

Em propriedades da impressora ==> Avançado ==> Processador de impressão:
Processador de impressão = hpzppw71
Tipo de dados padrão = RAW ou TEXT

OBS: Eu fiz tudo isto mas percebi que só funcionou no modo normal de impressão, isto só vai ser um problema se o cliente quiser imprimir tudo com qualidade de rascunho para economizar tinta/toner da impressora.

Sempre que fizer alguma alteração finalize toda a execução da JVM ou seja toda e qualquer aplicação java, e faça o teste.
Espero que resolva o problema assim como resolvi o meu.

L

RECENTEMENTE PASSEI PELO MESMO PROBLEMA COM UMA IMPRESSORA HP 2050 TODOS OS MEUS RELATORIOS ENVIADOS PARA IMPRESSORAS ERAM IMPRESSOS DESCONFIGURADO TAMANHO MUITO GRANDE

RESOLVI O PROBLEMA DA SEGUINTE FORMA

JasperPrintManager.printReport(rel,false);

OU SEJA IMPRESSAO DIRETO PARA IMPRESSORAS SEM VISUALIZACAO …

Criado 9 de agosto de 2012
Ultima resposta 10 de abr. de 2013
Respostas 14
Participantes 5