Olá rapazes e moças do fórum… tudo bem com vocês??
Obrigada por se interessar em abrir este tópico para me ajudar 
Faz pouquíssimo tempo que estudo Java ‘um ano e meio aprox.’ e sempre escrevi meus programas sem seguir nenhum pattern ou qualquer tipo de arquitetura. Mas de uns meses para cá estou interessada em seguir alguns padrões mínimos para um bom desenvolvimento ‘ou pelo menos que facilite a vida de qualquer programador(a) quando necessário realizar alguma manutenção neste código’. Pensando nisso iniciei meus estudos com o pattern Layers, ou camadas lógicas, como preferir.
Mas, nesse meio todo, encontrei os mais diversificados nomes para essas camadas lógicas, o que acabou no lugar de facilitar, me atrapalhando. Veja:
Camada de Apresentação
Camada de Aplicação
Camada de Negócios
Camada de Dados
Camada de Interface
Camada Web
Camada Cliente
Camada Servidor
Camada de Domínio
Camada Business
Camada de Integração
Camada de Serviços
Camada de Informação Distribuída(EIS)
Camada de Persistencia
Camada de Recursos
- infalíveis ‘n’ camadas…
Bom, lendo sobre cada uma cheguei a conclusão que muitas delas só tem a nomenclatura diferente, pois sua especialidade é a mesma.
Então, minha perguntinha é simples aos olhos daqueles com vaga experiência em desenvolvimento de software: Quais são as nomenclaturas básicas e mais conhecidas/populares das camadas citadas acima e se existe alguma outra na qual não conheci? Quais delas devo estudar para desenvolver um sistema desktop com swing que rodará em uma única máquina com banco de dados?
Em outro tópico, mais especificamente este estava discutindo com os colegas o uso do pattern MVC aplicado em um sistema que seria uma simples agenda de pessoas. Até para facilitar a você que está tentando me ajudar, como exemplo, quais seriam as camadas lógicas necessárias para um sistema de uma agenda pessoal, na sua opinião? Ao meu entender, são três: Camadas de Apresentação, Domínio e Recursos. Será que estou certa? Algo que esteja esquecendo…? :roll:
Obrigada por me ajudar ou tentar… é a segunda vez que inicio um tópico novo, estou muito feliz. 
Aguardarei, até +.

) lançados pelo modelo do botão. A visão muda normalmente ao clicar/soltar o botão, muito provavelmente porque a visão recebe o evento do ‘click’ que é canalizado ao controlador que chama o método responsável no modelo que se altera e lança um evento para a visão via Observer ( não sei se é exatamente isso pois alguns dizem que sim, Swing implementa MVC e outros dizem que não, que Swing implementa outra coisa mas não vem ao caso agora ).