Inicializando aplicativo junto com o windows

18 respostas
W

Boa noite a todos,

é possivel via linha de codigo adicionar um aplicativo .jar aos inicializaveis do sistema?

Vlw!

18 Respostas

R

Amigo, boa noite.

Tem sim. Mas é um pouco chato.

Você deverá criar um script “.bat” (se Windows) ou “.sh” se Linux para chamar o “java -jar _nome_da_aplicacao.jar”

Se for no Windows, deverá ser adicionada uma entrada no registro (HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/MICROSOFT/WINDOWS/CURRENT_VERSION/RUN) chamando este arquivo “.bat”.

Ps: Você também pode adicionar o .bat no local “Iniciar -> Programas -> Inicializar”, mas aí fica visível para o usuário e é simples de remover.

Se for no Linux, depende do gerenciador de Janelas (KDE/Gnome), pois cada um tem entradas diferentes para inicializar aplicativos.

Lembrando que tudo isso depende também de a máquina ter uma JRE instalada e funcionando.

Espero ter ajudado!

Abraço,

W

Prezado rodrigo.ferreira,

fico extremamente grato pela resposta, mais que completa, vou usar em ambiente windows, tendo em vista uma JRE já instalada!

Abraços e muito obrigado.

W

Desculpe o encomodo mais teria algum exemplo

que eu possa seguir deste bat?

ou algo em java mesmo?

Vlw.

D

Se seu Path estiver configurado certinho com o java… pode usar o seguinte

java -jar LOCALIZACAO_DO_SEU_JAR
W

Galera, meu jar carrega um .properties ao ser iniciado, mais quando eu coloco para iniciar do windows ele não faz isto

alguem teria alguma ideia?

D

Antes de executar o java -jar NOME_DO_ARQUIVO_JAR
vc tem q executar

cd PASTA_ONDE_ESTA_O_JAR

para trocar o diretório onde vai ser executado

W

aew duduribeiro,

eue estava passando o diretorio com o .jar sem mudar de pasta

sua dica me ajudou, agora consigo ler os properties.

só que tem um probleminha no fundo fica a tela do CMD

tem como eu fechar ela por comando sem fechar o meu programa?

K

WalkMan:
aew duduribeiro,

eue estava passando o diretorio com o .jar sem mudar de pasta

sua dica me ajudou, agora consigo ler os properties.

só que tem um probleminha no fundo fica a tela do CMD

tem como eu fechar ela por comando sem fechar o meu programa?

Se estiver tudo no windows mesmo e o seu aplicativo não depender de entrada e saída padrão, troca lá o “java.exe” por “javaw.exe” no arquivo batch e execute o seu arquivo batch usando “cmd.exe /c [arquivo batch]”.

Inté.

R

O aplicativo jar pode ser configurado com um serviço do SO, e assim será inicializado automaticamente.

W

Ola KWill,

pelo que entendi na minha chamada do bat, no regedit eu coloco

cmd.exe /c C:\Gerenciador\runJava.bat

correto?

e meu bat esta assim

cd C:\Gerenciador javaw -jar gerenciador.jar

com esta opção eu consigo fechar o CMD que fica atraz sim, mais eu queria que ele fechasse sozinho.

vlw.

W

rdsilio,

não entendi muito bem o que voce quiz dizer,

teria como explicar?

R

WalkMan:
rdsilio,

não entendi muito bem o que voce quiz dizer,

teria como explicar?

Existem formas de alocar o jar como um serviço do windows para que ele inicialize e rode em background, o javaservice é uma dessas possibilidades, dê uma olhada no link:
http://www.jardelmorais.com/?page_id=753

D

WalkMan faz o seguinte
na area de trabalho
aperte com o botão direito -> novo -> atalho…

vai aparecer uma janela escrito:
Linha de comando
digite o seguinte:

javaw.exe -jar CAMINHO_COMPLETO_ARQUIVO_JAR

pronto…ele criou o atalho…
aperte com o botão direito no atalho

E mude a propriedade INICIAR EM para a pasta onde esta o jar…

quando vc der 2 cliques…ele executa o programa…

Agora é só arrastar o atalho para o Inicializar no menu INICIAR

[]'s

W

rdsilio vlw pela dica estou estudando esta possibilidade

duduribeiro, não posso fazer isto senão meu patrão me mata ele quer que seja inicializado via registro.

obrigado pela força.

K

Pelo que sei não é tão fácilzinho assim, a menos que tu use algum wrapper tipo o “YAJSW” ou o velhaco do “srvany” que serve para trecos não-Java.
srvany
YAJSW

Inté.

D

WalkMan pode ser pelo Tarefas Agendadas do Windows tambem…ele cria um job, e tem a opção de executar toda vez q iniciar o computador, ou quando fizer logon…

R

Pelo que sei não é tão fácilzinho assim, a menos que tu use algum wrapper tipo o “YAJSW” ou o velhaco do “srvany” que serve para trecos não-Java.
srvany
YAJSW

Inté.

Por se tratar de um jar, é necessário algum recurso extra para realizar esse procedimento, como o artigo do javaservice citado.

F

Tu pode usar a api jRegistryKey e adicionar o programa na inicialização do windows através dos registros, bem simples de usar:

Aqui tem uns exemplos:

http://www.javac.com.br/jc/posts/list/0/21.page#72
http://mirror.transact.net.au/sourceforge/j/project/jr/jregistrykey/manual/original/jreg_key.pdf

Criado 11 de janeiro de 2011
Ultima resposta 23 de mar. de 2011
Respostas 18
Participantes 6