Iniciante em Java

7 respostas
java
_

Sou um iniciante em programação, comecei a programar um pouco tarde na vida, somente no ano passado. Comecei em python e por ver que por tanto estudar python, estava ficando burro por usar só uma linguagem, e agora tanto por vontade própria, quanto por necessidade, preciso usar java, qual IDE seria melhor para começar, Intellij ou netbeans?

7 Respostas

R

Eu gosto bastante do IntelliJ por causa de Postfix Completion.
Tipo, vc digita .var no final de uma expressão e ela guarda em uma variável.
Tem vários atalhos assim (if, null, not), ajuda muito.

R

Intellij é muito bom mas é pesado. (há quem programe no VSCode, mas eu acho bem esquisito, acredito que uma IDE seja mais útil)Se o seu PC não for muito legal, vc pode usar o NetBeans/eclipse (prefiro o NetBeans), mas isso terá de ser um gosto seu.

E se for tentar programar pra desktop, o ideal é que já comece com a nova tecnologia do Java, o JavaFX.

Eu gosto muito do Java Swing, mas ele não terá mais atualizações, então é melhor partir pro mais novo.

Já pra web, eu nunca aprendi o JavaWeb (spring e etc) por puro medo e preconceito mesmo. Achava muito difícil e feio de olhar, logo nem dava muita atenção.

Então decidi partir pro ReactJS, que é onde estou até hoje, junto do NodeJS (backend)

M

Eu recomendo o Eclipse, já trabalhei com netbeans, Eclipse e Intelij no geral você vai ver que não muda muito mais o eclipse e melhor por tudo que oferece e ser open source.

Bons estudos!!!

_

Obrigado pelas dicas. Estou usando Intellij e Netbeans, faço algumas coisas com swing, mas acho o netbeans mais fácil pra trabalhar com swing do que o Intellij. Sobre o JavaFX, estou estudando sobre, é bem interessante.

_

Obrigado!

R

na minha humilde opinião, e como também sou iniciante em programação…recomendo com 100% de certeza o Eclipse.

Mas isso é uma coisa muito pessoal…tem gente que odeia o eclipse, outros odeiam netbeans e por ia vai…mas pra mim Eclipse é o melhor

M

Legal vc falar isso porque comigo foi assim, eu comecei na facul a usar netbeans muito tempo atras,e assim sem saber e sem usar não gostava de eclipse , mais depois q usei, comecei a gostar por oferecer muitas ferramentas alem de ter o spring tools suite que ajuda a utilizar o spring. Hoje me adapto aos 3, acredito que tem se ser assim, pois as empresas são diferentes. Recentemente o dbeaver que é baseado no eclipse para banco de dados. Como você disse é pessoal e vai da vida profissional de cada dev.

Criado 5 de março de 2021
Ultima resposta 9 de mar. de 2021
Respostas 7
Participantes 5