Instalar VRaptor e JSTL no eclipse

31 respostas
P

Galera, não estou conseguindo instalar o VRaptor e JSTL no eclipse, seguir uns tutoriais que econtrei na net, mas mesmo assim não fuinciona, alguém pode mim ajudar? Valeu.

31 Respostas

L

o que vc tentou fazer? como vc criou o projeto com o VRaptor?

P

tentei criar, mas pareçe que não ta instalado…!

L

vc não respondeu minha pergunta :wink: como vc tentou fazer isso?

P

Eu baixei o Vraptor, seguir os passos que tem na apostila da caelum pra instalar que são criar um projeto no eclipse, e copiar os jar´s da pasta lib do vraptor baixado, e colocar na pasta lib do projeto no eclipse, fiz isso. Depois fui testar, fiz uma clase de negocio, e criei um jsp pro mesmo, ate ai conseguir rodar , deu certo, mas posteriormente fui usar uma tag lib da jstl, nao funcionou. Depois disso baixei o vraptor-blank-project, dizem que esse é so importar, e pareçe que instala, mas na hora de roda as paginas de negocio e o jsp da pagina não econtrada. Voltei a fazer o primeiro procedimento que fiz copiando os jar´s, mas agora nem copiando os jar´s nem importando o vraptor-blank-project consigo rodar, erro pagina nao econtrada. Pode ser alguma configuração no eclipse, n sei…o estranho é que antes conseguir roda uma pagina de negocio e o jsp, agora nem isso mais.

P
ai está o erro...
HTTP Status 404 - 

--------------------------------------------------------------------------------

type Status report

description The requested resource is not available.

--------------------------------------------------------------------------------

Apache Tomcat/7.0.37
L

dá uma olhada na configuração do context path da aplicação…

botao direito na aplicacao >> Properties >> Web Project Settings >> context root

é esse valor que vc precisa usar na url

P

so aparaçe Teste.

L

então vc precisa acessar por http://localhost:8080/Teste

P

so isso?
e o diretorio do jsp? fiz assim e apareçe o mesmo erro.

L

mas vc tentou usar uma url que cai em um controller? ele dá 404 de um jsp?

P
to fazendo esses exercicios
Crie a classe Mundo no pacote br.com.caelum.goodbuy.

package br.com.caelum.goodbuy;

public class Mundo {

public void boasVindas() {
     System.out.println("olá mundo!");
   }

}
outro:
Crie uma pasta chamada jsp dentro da pasta WEB-INF. Cuidado, o nome da pasta deve ser com letras minúsculas.

Crie uma pasta chamada mundo dentro da pasta WEB-INF/jsp. Cuidado, o nome da pasta deve ser com letras minúsculas.

Crie um jsp chamado boasVindas.jsp dentro da pasta WEB-INF/jsp/mundo.

Abra o arquivo boasVindas.jsp que acabamos de criar e digite o seguinte conteúdo:

Olá Mundo!

na hora de excutar da esse erro de uns post acima...

L

vc chamou http://localhost:8080/Teste/mundo/boasVindas ?

P

chamei sim

L

Deu algum erro ao subir o servidor?

P

não, o servidor funciona normal!

P

não, o servidor funciona normal.

P

não deu nenhum erro.

apostila que estou seguindo:
http://www.caelum.com.br/apostila-vraptor-hibernate/vraptor/#7-3-como-configurar[/url]

L

ok, copie esse arquivo para a pasta src do seu projeto:

mude o INFO do VRaptor para DEBUG e veja se aparece algum log do vraptor no console do servidor.

verifique se o filtro do VRaptor está declarado no web.xml

P

Mesmo erro, tentei fazer esse exercicio ai do post anterior, tentei fazer outro exercicio do site do vraptor, mas nenhum roda. Falam que o vraptor é simples etc, mas como estou começando agora e não to conseguindo fazer um projeto básico, acho que a designação de simples não é tao correta não.

L

Isso está me parecendo problema de ambiente, então aconteceria se vc estiver usando vraptor, spring, struts, servlet puro ou qqer outra coisa…

Quando vc programa em java vc precisa aprender a montar o ambiente corretamente, senão vc vai sofrer com qualquer coisa que você for tentar fazer.

Além de tudo vc não fez o que eu pedi pra vc fazer, assim fica difícil te ajudar.

P

cara, fiz o que vc mandou, continou com o mesmo erro 404 e n teve logo de erro do vraptor. o que quero saber é como configura o vraptor no eclipse, ja que seguindo os tutorias da caelum e do vraptor nao funciona…!

L

vc colocou o arquivo do log4j? apareceu algum log do VRaptor no servidor?

a configuração do eclipse é baixe o blank project:
https://code.google.com/p/vraptor3/downloads/detail?name=vraptor-blank-project-3.5.1.zip&can=2&q=

e importe esse zip como um projeto no eclipse…

isso já deveria funcionar.

P

pois é, deve ser alguma configuração que estou fazendo errado, so que ate agora não discobro o que pode ser, fiz tudo o que vc mandou ai, apareçe o log no servidor que o vraptor foi instalado com sucesso. mas na hora rodar da o erro pagina nao econtrada…e olha que faço igual os tutorias mandam …

L

posta o log de inicialização do VRaptor aqui, por favor

P

21:46:25,362 INFO [BasicConfiguration ] Using class br.com.caelum.vraptor.ioc.guice.GuiceProvider as Container Provider 21:46:26,143 INFO [BasicConfiguration ] br.com.caelum.vraptor.scanning = null 21:46:26,143 INFO [WebAppBootstrapFactory] Dynamic WebAppBootstrap found. 21:46:26,402 INFO [DefaultConverters ] Registering bundled converters 21:46:26,416 INFO [LinkToHandler ] Registering linkTo component 21:46:26,456 INFO [DefaultRouteBuilder ] / [ALL] -> IndexController.index() 21:46:26,475 INFO [VRaptor ] VRaptor 3.5.0 successfuly initialized

L
então se o context root for seuProjeto, a url que vc tem que usar é http://localhost:8080/seuProjeto

geralmente o contexto é o nome do projeto... vc sabe qual é?

então se o context root for seuProjeto, a url que vc tem que usar é http://localhost:8080/seuProjeto

geralmente o contexto é o nome do projeto… vc sabe qual é?

P

O nome é esse: vraptor-blank-project.
Quando eu importo o projeto do vraptor e starto, ele roda normal e mostra essa mensagem : It works!! VRaptor! /vraptor-blank-project/ , e no console mostra esse logo do posto anterior. O problema é quando modifico o projeto, quando crio outras paginas, não roda. Vc sabe quais as paginas que vem por padrão no projeto vraptor blank project? Posso excluí-las?

L

se apareceu It works é pq está funcionando!

para criar páginas no VRaptor vc precisa criar um controller… Por exemplo se vc vai listar produtos, vc criaria:

@Resource
public class ProdutoController {

public List<Produto> lista() {
       return //uma lista de produtos
   }
}

que vc acessaria por http://localhost:8080/vraptor-blank-project/produto/lista e a jsp correspondente deve estar em WEB-INF/jsp/produto/lista.jsp

P

pois é, funciona, quando rodo sem modificar.

entao nesse caso o jsp vai esta em: WEB-INF/jsp/produto/lista.jsp, o produto ai é um package isso?, nao entendi por o produto ai, não funcionaria se so fesse assim: WEB-INF/jsp/lista.jsp ?

L

produto é o nome do controller ProdutoController. A convenção é tirar a palavra Controller e colocar a primeira letra como minúscula… e tem que ser WEB-INF/jsp/produto/lista.jsp a menos que vc sobrescreva a convenção. Em geral não é necessário, é mais fácil seguir a convenção do VRaptor.

essas convenções estão muito bem explicadas tanto na apostila quanto na documentação do VRaptor.

P

pois é, dei uma olhada…vo verifcar bem aqui pra ver o que estou errando, mas ta dificil…!

Criado 7 de maio de 2013
Ultima resposta 15 de mai. de 2013
Respostas 31
Participantes 2