Integração de sistemas

48 respostas
D

Oi!

Estou estudando sobre integração de sistemas para implementar em um trabalho da faculdade.
Imagine o seguinte ambiente com tecnologias diferentes:

Site e-commerce em um servidor na web qualquer.
Sistema local de estoque.

Como integrar esses dois caras? A fim de, uma venda dar baixa no sistema de estoque, e por ai vai…

Eu li sobre:
Web services
Spring integration
Apache Camel
REST

Afinal, alguém tem alguma idéia, ou já fez algo do tipo? Utilizou algum framework?

Obrigado.

48 Respostas

O

depende de qual tecnologia vc tem nas pontas.

se seu servidor web roda C# e seu cliente é baseado em WPF, o natural seria utilizar WS* (SOAP);

por outro lado, se você tem uma aplicação Rails, Grails, VRaptor… no web server e swing ou jafafx no cliente, o mais natural seria optar por REST;

e entre esses 2 cenários existem outras dezenas de possibilidades. Qual é especificamente o seu caso?

M

Integração via banco, é o que todo mundo faz.

O

isso não é mais realidade a pelo menos 10 anos.

S

A frase correta seria :

“Integração via banco, é o que todo mundo, sem noção, faz.”

Esse é o pior tipo de integração de todos os tempos. Nunca, nunca o utilize. Hoje não ha mais razão para isso.

A

Desculpem colegas, sem querer causar polêmica… mas todo chinelo velho encontra seu pé torto. Veja um caso que temos por aqui onde trabalho: dois sistemas rodando independentemente, mas no mesmo servidor e ambos com banco Oracle. Conseguimos integra-los sem colocar nenhum “terceiro” entre eles. Um caso desses dá pra resolver com um simples database link…

G

Cada caso é um caso…para fazer a integralção é preciso saber (dentre outras coisas):

• Periodicidade mínina para sincronizar os sistemas (online, 1 hora, diária)
  • Qual a plataforma/linguagem em ambas as pontas (de Java para Java, por exemplo seria fácil)
  • Se o sistema local (estoque) é um legado e vc perdeu o código fonte/não tem acesso