Eu queria saber quem poderia me ajudar em como fazer um sisteminha basico de previsão, tipo, vou fazer um sistema que ele vai pegar os dados(sintomas) do paciente e vou colocar nesse sistema e ele vai avaliar atraves de alguns resultados, qual a possivel doença(diagnostico) do paciente, porem não consegui nada até agora sou novo nisso de prog em java.
Como se fosse um sti( sistema tutor inteligente).
Inteligencia artificial em programação JAVA
6 Respostas
Você precisa realmente fazer isso em Java?
Em prolog é bem fácil de implementar isso.
Meu amigo, de basico isso não tem nada.
Seu problema não é java. Vc tem que escolher um algoritmo, uma técnica, e codificar.
Sera que vc resolve com logica fuzzy? Árvore de decisão? Vai envolver machine learning? Eu realmente não sei.
Então o algoritmo que eu estava pensando em usar era o da árvore de decisão, mas não tenho muita idéia de como usar o algorítimo em Java, nunca mexi com Java e se ouver outra linguagem que é mais fácil, porque estava querendo fazer também uma GUI, a parte gráfica sabe e Java fica mais bonito visualmente falando, penso eu, se puderem dar uma ajuda ou idéia
O que tem de especial o “em java”?
Um algoritmo define as etapas necessárias, a importação só depende de conhecer a linguagem no sentido mais basico. Toda a linguagem imperativa tem if, else, for, while, etc, se vc souber o que é uma arvore de decisão e souber reconhecer estes passos vai saber implementar em java (ou C ou Lua).
Agora vc alem de um algoritmo vai querer uma interface com usuario. Eu acho que vc tem que dividir o seu problema
1- como implementar a árvore de decisão
2- como organizar o codigo pra usar uma interface grafica (MVC)
3- juntar tudo
Simplifiquei
Senao fica muito difícil
Ve se esse pdf lhe ajuda em algo : Practical Artificial Intelligence
Programming With Java
{ },s.
Se o seu foco for o sistema em si, e nem tanto o algoritmo, vai de Python pois as bibliotecas de machine learning já estão mais maduras. E até onde sei, é tranquilo fazer interface gráfica em Python. Agora, a parte difícil desse sistema não é nem implementar o algoritmo de machine learning, mas como gerar um modelo apropriado para essa previsão, começando sobre como você vai obter os conjuntos de dados para treinar o seu modelo, como validar, etc. Se você tentar fazer um sistema que tente prever qualquer tipo de doença … te digo que se fosse possível (atualmente falando) alguém já teria feito e estaria ganhando rios de dinheiro. Mas você pode focar em um problema mais simples. Você pode por exemplo, classificar se um paciente tem ou não tem dengue. Mas ainda, o mais difícil é obter os dados clínicos, que geralmente são confidenciais.