Estou criando este tópico apenas na intenção de divulgar um software que construí. Ele chama-se ExpLab. Trata-se de um interpretador de comandos e scripts que podem ser escritos seguindo a sintaxe de uma linguagem de programação criada para ele: a linguagem ExpLab.
O ExpLab é um software semelhante a outros já consagrados como: MatLab, GNU Octave e SciLab. No entanto, trata-se de um software Brasileiro e com comandos e palavras reservadas em português.
Estou a procura de colaboradores ou pessoas interessadas no projeto! Vejam abaixo o link do projeto:
Anos atras desenvolvi uma linguagem para SGBD em portugues e me arrependi amargamente.
Ingles é uma linguagem melhor aceita por toda a comunidade de software inclusive para os proprios desenvolvedores brasileiros; Eles tem certo preconceito e pré conceito.
Tô vendo o ExpLab e de cara já te dou parabens pela iniciativa e pelo software.
Mas pensa na questão de usar ingles no lugar de portugues.
E tambem tê-lo desenvolvido em Java isso conta e muito. Prefiro coisas feitas em Java.
I
italoh1 like
Ok, Valeu pelo comentário j-menezes. Vou seguir sua sugestão, vou colocar os comandos, funções, variáveis nativas e classes em inglês. Felizmente, não está difícil mudar para inglês.
I
italoh
Peço que conte mais sobre a linguagem para SGBD, o projeto parece interessante. Você implementou um SGBD com suporte a SQL?
J
j-menezes
Sim, na verdade desenvolvi um SGBD modelo relacional com suporte SQL e com a linguagem similar pl/sql.
I
italoh
Que bacana! Mas, você não encontrou pessoas interessadas em utilizar?
Entendo que o controle dos múltiplos acessos concorrentes deve ter sido um problema complicado de resolver. Controle de transações em ambiente concorrente é muito complexo de implementar.
J
j-menezes
Deu bastante trabalho sim, e tudo isso foi implementado.
Mas foi legal a experiencia.
Mas suas coisas parecem ter qualidade, vou ver com mais calma, achei bem legal seus projetos.
I
italoh
Você implementou índices com arvores binárias?
I
italoh
Claro, você deve ter implementado isto
J
j-menezes
Implementei B+Tree
Mas lembro que na epoca estava estudando uma tese de PHD do Dr. Victor de espaço temporal e pretendia implementar isso no meu SGBD.
I
italoh
Valeu cara!
I
italoh
O que seria um espaço temporal relacionado a SGBDs?
J
j-menezes
É uma das coisas mais legais que tive a felicidade de estudar, vou ver se acho a tese dele aqui nas minhas coisas e te passo, é bem complexo resumi-la aqui.