IR - Imposto de Renda

11 respostas
D

Quem aqui realmente prefere trabalhar como CLT.

Vi uma proposta oferecendo CLT 3500,00. Só que fazendo os calculos como segue aqui: http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/contribfont.htm

São quase 500 reais retidos na fonte sem contar o inss.

Olha fazendo as contas prefiro trabalhar como (PJ). do que aceitar uma proposta de CLT.

PS: Já aproveitando quanto seria o equivalente em PJ esse valor CLT?

11 Respostas

R

PJ , ME optante pelo simples pode até ser legal.
Mas quando precisa ser limitada pelo anexo 5… vixi…

Olha essa planilha!!!

http://www.google.com.br/url?q=http://www.apinfo.com/sal.xls&sa=U&ei=4ytlTvzcKs2WtwfXgq2FCg&ved=0CA4QFjAA&sig2=NOTRzQYpJJRNGr2S8Iw2cQ&usg=AFQjCNEsxT9t4cZPabu87J_W2uo_uirwsQ

R

dtxk:

Vi uma proposta oferecendo CLT 3500,00. Só que fazendo os calculos como segue aqui: http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/contribfont.htm

Olha fazendo as contas prefiro trabalhar como (PJ). do que aceitar uma proposta de CLT.

Você também não pode se esquecer de contar o FGTS, 13o, férias e outros benefícios.

Para esse valor CLT, o equivalente em PJ seria algo entre 6000 e 7000.

D

rmendes08:
dtxk:

Você também não pode se esquecer de contar o FGTS, 13o, férias e outros benefícios.

Para esse valor CLT, o equivalente em PJ seria algo entre 6000 e 7000.

Nesse caso para o FGTS, fiz o cálculo do qual seriam 8% do valor bruto que resultam em R$ 280,00 por mês depositados na conta da caixa. E esse valor não é descontado né?

R

Não, não é descontado, mas você tem que colocar na conta, pois é um dinheiro que você deixa de ganhar trabalhando com PJ.

D

O valor em PJ é bem maior mesmo… Hj trabalho como PJ é mais ou menos oq eu ganho, oq voce colocou ai. Mas não sobra muita grana trabalhando como CLT. Tem que valer muito apena.

Obrigado por ter respondido.

J

Se3 vai trabalhar de PJ, lembra de pagar plano de saúde, guardar dinheiro equivalene às férias, 13º… E pagar seu INSS. Sim, meu caro. Pague seu INSS.

Eu não fiz isso quando trabalhava como PJ e quando fiquei doente, precisei me internar, me ferrei.

Pense assim: um dia você vai passar por problemas. Todos passamos. Até os ricos. Se não se preparar pra esses dias, vai acabar aumentando seus problemas.

M

josenaldo:
Se3 vai trabalhar de PJ, lembra de pagar plano de saúde, guardar dinheiro equivalene às férias, 13º… E pagar seu INSS. Sim, meu caro. Pague seu INSS.

Eu não fiz isso quando trabalhava como PJ e quando fiquei doente, precisei me internar, me ferrei.

Pense assim: um dia você vai passar por problemas. Todos passamos. Até os ricos. Se não se preparar pra esses dias, vai acabar aumentando seus problemas.

Pois é, o maior problema que vejo com quem trabalha de PJ é que a pessoa esquece ou não consegue fazer as contas direito e acaba sendo prejudicada no fim. Fora o que já foi citado, tem o seguro desemprego, reajuste anual e para mulheres a licença maternidade. Sem contar que em determinadas situações existe adicional de periculosidade e insalubridade, que já me ajudaram trabalhando em hospital.

Não digo que CLT seja melhor ou pior, os dois modelos possuem prós e contras e a necessidade de cada pessoa varia, só acho muito importante que a pessoa conheça bem os dois lados pra saber exatamente o valor equivalente de um pra outro.

J

Exatamente Marcos

PJ pode ser bom? Sim, desde que você seja muito disciplinado. Que pague um bom INSS, que recolha uma boa grana no banco, que tenha seguro contra acidentes, etc…

D

Falando sobre imposto, esse ano foi a primeira vez que declarei, pois estava a alguns anos no CLT flex.

BOm, além do retido na fonte, ainda tive que pagar uns 200 reais, que vinha sendo descontado da minha conta, acho que falta 1 parcela.

Sobre a restituição, como posso saber quando tenho direito? Eu sou avisado ou tenho que tentar quando liberam os lotes?

J

Daniel_MV:
Falando sobre imposto, esse ano foi a primeira vez que declarei, pois estava a alguns anos no CLT flex.

BOm, além do retido na fonte, ainda tive que pagar uns 200 reais, que vinha sendo descontado da minha conta, acho que falta 1 parcela.

Sobre a restituição, como posso saber quando tenho direito? Eu sou avisado ou tenho que tentar quando liberam os lotes?

Na declaracao é feito o cálculo, ou vc paga ou vc restitue. Nao ha pagamento e restituicao. Eh um ou outro.

Entao se vc teve de pagar 200 reais, nao terah restituicao.

Se ao fazer a declaracao houver restituicao, ela virah nos lotes, mas como vc tem que determinar um banco, agencia e conta para o credito, esse valor vai aparecer la quando for a hora.

Soh pra explicar bem, a declaração anual leva o nome de Declaracao Anual de Ajuste. Este ajuste significa que voce tem que fazer as contas e ajustar o valor que deve de imposto. Se pagou a menos terá de pagar mais um tanto para fechar o ajuste. Se pagou demais, ganhara de volta, restituido esse valor que pagou a mais. Ninguem lucra com isso. No maximo vc ganha de volta um pouco do que ja pagou.

D

JoaoBluSCBR:
Daniel_MV:

Na declaracao é feito o cálculo, ou vc paga ou vc restitue. Nao ha pagamento e restituicao. Eh um ou outro.

Entao se vc teve de pagar 200 reais, nao terah restituicao.

Se ao fazer a declaracao houver restituicao, ela virah nos lotes, mas como vc tem que determinar um banco, agencia e conta para o credito, esse valor vai aparecer la quando for a hora.

Soh pra explicar bem, a declaração anual leva o nome de Declaracao Anual de Ajuste. Este ajuste significa que voce tem que fazer as contas e ajustar o valor que deve de imposto. Se pagou a menos terá de pagar mais um tanto para fechar o ajuste. Se pagou demais, ganhara de volta, restituido esse valor que pagou a mais. Ninguem lucra com isso. No maximo vc ganha de volta um pouco do que ja pagou.

Entendi, obrigado pela explicação.

Criado 5 de setembro de 2011
Ultima resposta 8 de set. de 2011
Respostas 11
Participantes 7