Daniel_MV:
Falando sobre imposto, esse ano foi a primeira vez que declarei, pois estava a alguns anos no CLT flex.
BOm, além do retido na fonte, ainda tive que pagar uns 200 reais, que vinha sendo descontado da minha conta, acho que falta 1 parcela.
Sobre a restituição, como posso saber quando tenho direito? Eu sou avisado ou tenho que tentar quando liberam os lotes?
Na declaracao é feito o cálculo, ou vc paga ou vc restitue. Nao ha pagamento e restituicao. Eh um ou outro.
Entao se vc teve de pagar 200 reais, nao terah restituicao.
Se ao fazer a declaracao houver restituicao, ela virah nos lotes, mas como vc tem que determinar um banco, agencia e conta para o credito, esse valor vai aparecer la quando for a hora.
Soh pra explicar bem, a declaração anual leva o nome de Declaracao Anual de Ajuste. Este ajuste significa que voce tem que fazer as contas e ajustar o valor que deve de imposto. Se pagou a menos terá de pagar mais um tanto para fechar o ajuste. Se pagou demais, ganhara de volta, restituido esse valor que pagou a mais. Ninguem lucra com isso. No maximo vc ganha de volta um pouco do que ja pagou.