Após efetuar a atualização do iReport para a sua versão 3.7.5 tentei imprimir meus relatórios criados na versão 3.7.4 e recebo a seguinte mensagem de erro:
rror filling print... No such parameter SORT_FIELDS
net.sf.jasperreports.engine.JRRuntimeException: No such parameter SORT_FIELDS at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillDataset.getParameterValue(JRFillDataset.java:963) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillDataset.getParameterValue(JRFillDataset.java:944) at net.sf.jasperreports.engine.fill.DatasetSortUtil.needSorting(DatasetSortUtil.java:86) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillDataset.initDatasource(JRFillDataset.java:609) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.setParameters(JRBaseFiller.java:1281) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.fill(JRBaseFiller.java:901) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.fill(JRBaseFiller.java:845) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillSubreport.fillSubreport(JRFillSubreport.java:609) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRSubreportRunnable.run(JRSubreportRunnable.java:59) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRThreadSubreportRunner.run(JRThreadSubreportRunner.java:205) at java.lang.Thread.run(Thread.java:619)
o erro esta bem declarado, parametro SORT_FIELDS nao encontrado =)
O
Olavo-Brito
Caro Thekill,
Concordo, mas este parâmetro é novo (foi incluído nesta versão 3.7.5), não tenho controle sobre ele. E não fazia uso dele em outras versões. Logo um relatório que foi criado na versão 3.7.4 deveria manter compatibilidade com a nova versão e executar sem problemas. Eu tão somente abri o relatório na nova versão compilei e executei, não fiz modificação alguma no código.
E mesmo adicionando parâmetros de ordenamento no relatório o erro persiste. Estou por acreditar que seja realmente algum BUG.
Olavo Jr.
T
TheKill
No seu relatorio, verifique se existe em Parameters SORT_FIELDS. se existir na hora que vc chama o jasperPrint deve passar um hashMap com valor do SORT_FIELDS
O
Olavo-Brito
Caro TheKill,
O parâmetro existe sim, e é default para relatórios novos, assim como o REPORT_CONNECTION por exemplo. O que questiono é que não deveria ser necessário informar um valor para este parâmetro já que não faço uso deste tipo de ordenação. Não há lógica alterar todas as chamadas de meus relatórios para incluir um hashMap que não vou fazer uso.
Olavo Jr.
T
TheKill
Lembrou de apos compilar na nova versão do iReport,
atualizar suas Library´s no seu buildPath da aplicação corrente?
Antes era qual versão do iReport.
ps.: Eu propriamente discordo 99,9% que seja um bug do iReport, pois utilizo desde as versoes 3.0
e nunca tive problemas ao atualizar de versao. hoje estou com a 3.7.2 e pretendo colocar a 3.7.5 em breve
O
Olavo-Brito
TheKill:
Lembrou de apos compilar na nova versão do iReport,
atualizar suas Library´s no seu buildPath da aplicação corrente?
Antes era qual versão do iReport.
ps.: Eu propriamente discordo 99,9% que seja um bug do iReport, pois utilizo desde as versoes 3.0
e nunca tive problemas ao atualizar de versao. hoje estou com a 3.7.2 e pretendo colocar a 3.7.5 em breve
Bom vamos lá,
Eu não uso o iReport como plugin do NetBeans, eu faço uso como uma aplicação independente. Portanto cada nova versão eu efetuo a instalação completa e compilo alguns relatórios criados em versões anteriores para verificar possíveis erros. Após certificado que não há problemas faço a inclusão dos novos jar’s no Build Path e tudo funciona bem.
Agora veja. Nesta atualização foi adicionado uma nova funcionalidade passando a ser possível fazer ordenação através de variáveis http://jasperforge.org/website/ireportwebsite/IR%20Website/nb-3.7.5.html?group_id=243&header=project&target=ireport e pelo que estou pesquisando no fórum do iReport outras pessoas encontraram este mesmo problema http://jasperforge.org/plugins/espforum/view.php?group_id=83&forumid=101&topicid=79459 isto me leva a crer sim em BUG.
Olavo Jr.
T
TheKill
Caro amigo, nao confunda as coisas…
Sim é possivel passar ornações por variaveis mas não é o caso do seu erro…
eu tmb nao uso iReport como plugin do Netbens, e muito menos uso o Netbeans. Eu uso Eclipse IDE como plataforma de desenvolvimento e uso iReport como IDE para relatorios independente tambem. Se fez uma atualização de verão e compilou o relatorio no iReport, voce também vai precisar atualizar as LIB do seu projeto com os novos jars do iReport
O
Olavo-Brito
TheKill:
Caro amigo, nao confunda as coisas…
Sim é possivel passar ornações por variaveis mas não é o caso do seu erro…
eu tmb nao uso iReport como plugin do Netbens, e muito menos uso o Netbeans. Eu uso Eclipse IDE como plataforma de desenvolvimento e uso iReport como IDE para relatorios independente tambem. Se fez uma atualização de verão e compilou o relatorio no iReport, voce também vai precisar atualizar as LIB do seu projeto com os novos jars do iReport
Ok, vamos ver se chegamos à algum lugar…
Também uso o Eclipse como IDE. O erro não provém do uso do Eclipse fazendo a chamada a um relatório usando as novas Lib’s, nem cheguei a atualizar as Lib’s no ambiente de desenvolvimento pois o erro me desencorajou. O erro é proveniente do próprio iReport. Estou compilando e executando relatórios criados no iRerport 3.7.4 no iReport 3.7.5, sempre faço isso antes de qualquer procedimento. Não um único relatório que ocorre o erro são todos os testados. Com relação a ordenaçào por variáveis é uma nova funcionalidade desta versão, veja o link que informei anteriormente…
Olavo Jr.
T
TheKill
Beeeeeeeeeem, entao peço desculpa pela falta de atenção, nao testei a versao 3.7.5 entao nao sei te dizer se houve algum novo problema encontrado