kra, eu precisei faze 1 relatorio de 3 paginas, e fiz uma gambiarra…
na parte de configurações de relatorio, tem uma opção de titulo em uma nova pagina e sumario em uma nova pagina tbm… vc pode organiza de um jeito que os fields fiquem na band inteira title, outras divididas no meio e outra no summary…de outro jeito nao sei como fazer…
J
jcvijr
Foi o que imaginei.
Pensei em utilizar subrelatórios, onde cada subrelatório conterá uma seção do meu relatório.
O problema é utilizar subrelatórios, sem ter uma conexão com banco, que possibilita utilizar o Wizard do iReport.
Só dá para passar parâmetros, o iReport não reconhece meus beans de jeito nenhum, já mudei o classpath, tentei de várias formas, utilizando FQN para indicar a classe, não reconhece.
É galera… Se alguém tiver um exemplo, ou até mesmo indicar outro framework ou utilitário para gerar relatórios sem ser o Jasper, agradeço.
H
hideekii
eu criei meus reports sem conexao, utlizando um List contendo todos os fields do relatorio…é isso que vc precisa?
H
hideekii
se isso te ajuda, um exemplo basico de como criar relatorios com ireport sem precisar de um conexao
publicclassInicio{publicvoidexibirRelatorio()throwsFileNotFoundException{// Caminho do .jasper do relatorioStringcaminhoRelJasper="PATH DO ARQUIVO .JASPER";// Lista com beansListlistaLivros=getLivros();// Stream com o .jasper InputStreamrelJasper=newFileInputStream(caminhoRelJasper);// O datasourceJRBeanCollectionDataSourceds=newJRBeanCollectionDataSource(listaLivros);// Parametros do relatoriosMapparametros=newHashMap();JasperPrintimpressao=null;try{impressao=JasperFillManager.fillReport(relJasper,parametros,ds);JasperViewerviewer=newJasperViewer(impressao,true);viewer.setTitle("Relatório de Livros");viewer.setVisible(true);}catch(JRExceptione){System.out.println(e.getMessage());}}publicListgetLivros(){ListlistaLivros=newArrayList();Livrolivro=newLivro();livro.setTitulo("Use a cabeça! Padrões de Projeto - Design Patterns");livro.setAutor("Freeman, Eric / Freeman, Elisabeth");livro.setIsbn("[telefone removido]");livro.setEditora("Alta Books");livro.setDescricao("Como você sabe que não quer reinventar a roda (ou, "+"pior, um pneu furado), "+"então você busca padrões de projetos");listaLivros.add(livro);livro=newLivro();livro.setTitulo("Entendendo e Dominando o Linux");livro.setAutor("Morimoto, Carlos");livro.setIsbn("[telefone removido]");livro.setEditora("Digerati");livro.setDescricao("Como o nome diz, este livro é uma obra destinada a "+"todos aqueles que "+"pretendem conhecer na prática e em detalhes os "+"principais recursos oferecidos pelo Linux");listaLivros.add(livro);livro=newLivro();livro.setTitulo("Guia de Certificação em Java - Exame CX-310-035");livro.setAutor("Pereira, Rafael");livro.setIsbn("[telefone removido]");livro.setEditora("Ciência Moderna");livro.setDescricao("Este Guia de Certificação em Java é um livro "+"fundamental para preparar os"+" candidatos ao exame de programador Java da Sun, "+"a primeira e mais "+"requisitada certificação desta tecnologia.");listaLivros.add(livro);returnlistaLivros;}publicstaticvoidmain(String[]args)throwsFileNotFoundException{newInicio().exibirRelatorio();}}
classe que armazena os beans, ela é obrigatoria por organizar os fields.
Vale lembrar que usando beans para preencher o formulario, é necessario que os fields tenham exatamente o mesmo identificador que na classe Bean, nesse caso
String titulo;
String autor;
String editora;
String descricao;
String isbn;
B
brunob2
olha eu consegui fazer um, “relatorio”, na verdade é a impressão de um formulario de 5 paginas.
mas só consegui fazer no Ireport 3.0.0 e não dentro do netbeans.
Dentro da Ireport tem uma janela: Estrutura do Documento.
1- click com o botão direito do mouse.
2- Assitente de novo grupo de relatório.
abre a tela do assitente
3- coloque o nome do grupo. Ex: pagina 2.
4- no campo “Agrupar pelos objetos do relatorio abaixo”, coloque o campo que é o principal do formulario.
5- click no botão proximo.
ira abrir uma tela com dois check box.
um para o cabeçalho e outro da pagina.
no meu caso eu queria uma informação fixa então so coloquei o cabeçalho.
Pronto agora é so modelar o relatorio da forma como quiser e se quiser mais paginas faça o mesmo procedimento.