ISO 8583 & jPOS

11 respostas
A

Alguem tem ou sabe me dizer onde posso encontrar documentação sobre ISO-8583 e jPOS?

11 Respostas

F

Informações sobre o jPos você encontra no próprio site: www.jpos.org

Já sobre a ISO-8583, a última informação que tive sobre isso (há uns bons 5 anos, então pode estar errada) é que pra ter a documentação oficialmente, você tem que pagar. E na época não era barato não.

T

fenrir:

Já sobre a ISO-8583, a última informação que tive sobre isso (há uns bons 5 anos, então pode estar errada) é que pra ter a documentação oficialmente, você tem que pagar. E na época não era barato não.

Ainda não é, mas normalmente essa informação é solicitada apenas por empresas grandes (se você trabalha em uma empresa grande pode até ser que alguém esteja com uma cópia do standard na gaveta, juntando poeira :stuck_out_tongue: ), por isso eles podem cobrar.
Vá até http://www.iso.ch para solicitar a sua cópia, ou então veja se aquela cópia escaneada que está rodando por aí na Internet não está com páginas (ou mesmo partes) faltando ou erros de OCR.

M

Sai mais barato você comprar a documentação do jPos.

T

De qualquer maneira, uma vez eu li a documentação do ISO-8583 e na prática as empresas que adotam esse formato acabam usando várias “extensões” a ele, ou porque os campos predefinidos na documentação não se aplicam ao Brasil, ou então o cara que definiu o formato da mensagem aqui no Brasil não teve acesso ao documento original ou então não entendeu direito as descrições dos campos*, e acabou definindo seus próprios campos.

(* Há muita terminologia financeira que é difícil de entender mesmo.)

Por isso é melhor realmente pegar a documentação do jPOS, já que você na prática vai precisar apenas dos conceitos (mapas de bits e outras coisas), e dos campos que você precisa e que já estão definidos na documentação das empresas que estão trocando informações entre si usando o formato ISO-8583.

M

E, diga-se de passagem, esses usos do ISO só fazem dar dor de cabeça, nã, era melhor mandar em CSV.

L

Olá

1. Se o outro lado espera ISO, não é possível mandar CSV

2. A documentação do ISO 8583 é paga e precisa ser comprada no site deles

3. Esta documentação vendida é muito maior do que a normalmente usada no Brasil pelas empresas de cartão de crédito (que usam o chamado ISO Redecard)

4. Quem já usou o JPos, por favor dê aqui suas opiniões sobre ele. Há uns 3 ou 4 anos atrás tentei estudá-lo (sem comprar os Docs) e não fiquei muito feliz.

[]s
Luca

M

É, só que eles não precisavam usar ISO, usam por costume errado, já que querem usar o formato (que é tosco, perto do que já se pode fazer com XML hoje) inventando um padrão novo pro padrão.

Tô usando aqui e ele resolveu um bocado dos problemas :slight_smile:

L

Olá

Mas e o legado? O ISO é um formato bem compacto. O problema no Brasil é que seu uso ficou meio bagunçado devido às customizações. Mas o ISO Redecard virou quase um padrão.

Entre servidores já se usa CSV. Um exemplo é o servidor da Netset (empresa que trabalha o Samuel Mota). XML é considerado muito verboso mas apesar disto nós o usamos no Banco Postal entre o cliente Swing e o Servlet. Isto nos deu agilidade de desenvolvimento porque é mais rápido depurar XML do que o ISO 8583 trocado com o switcher (foi preciso construir juma ferramenta só para este fim)

[]s
Luca

M

Pois é, iso é compacto, mas é também uma penúria :frowning:

C

Veja se isto ajuda em relação à documentação do jPos:
http://jpos.org/doc/javadoc/index.html

M

Ola. Estou com jPOS-EE rodando na minha empresa controlando as transações entre os POS e o Autorizador, mas estou com uma dúvida de arquitetura… Eu recebo essas transações por 2 empresas mas não sei qual a melhor forma de tratar como receber. O antigo funcionário desenvolveu que cada empresa tinha uma porta, que acessava apenas 1 canal e depois tratava na minha classe JAVA para autorizar ou não acesso e se iria para o banco novo ou o banco antigo. Pois bem… eu recebi uma tarefa que era decidir qual era a melhor forma de num futuro muito próximo eu ter mais redes recebendo como VISA, MASTER, AMERICA e ETC… Hoje cada um teria uma porta e 1 canal e eu trato na classe JAVA, mas será que é melhor não seria tratar essas autorizações nos canais? Eu vi que no JPOS ele tem esses canais, mas estou aprendendo como manipulá-los mas eu tenho rede própria e redes que não existem canais no jpos então tenho que implementar esses canais… Se alguém puder me ajudar na parte da arquitetura e na parte de onde estudar aprender a controlar e implementar os canais vou ficar muito agradecido… Estou com a documentação original do JPOS 1.6.7 e uso o JPOS 1.7.0 que suporta todas minhas necessidades.

Criado 11 de julho de 2007
Ultima resposta 13 de set. de 2013
Respostas 11
Participantes 7