JAAS alguém usa?

47 respostas
J

Gente, eu precisei usar JAAS pra certificação … achei super util

mas eu nao aprendi como fazer para ele procurar os usuarios e senhas em um banco de dados …

alguem tem um tutorial que mostre isso?

to achando muit oesquisito pq os tutoriais na net, param na configuração do web.xml ou ensinam a configurar um arquivo .properties :S no servidor
será q todo mundo usa outra coisa? rsrs vcs usam filtros? fazer na mão? nun é arriscado? tem outro framework bom pra segurança?

tudo o q eu leio, mete o pau em quem não usa a JAAS, mas ninguem ensina como faz pra integrar com o banco de dados :frowning:

alguém dah uma luz pra eu? rsrs

brigadoo

47 Respostas

F

Já deu uma olhada no tutorial de JAAS postado aqui no GUJ?

R

com uma rapida busca da palavra JAAS no google encontramos o seguinte resultado:

http://www.jeveaux.com/blog/2009/autenticacao-e-autorizacao-jaas-com-jdbc-realm/

abrasssss

G

Há muita documentação sobre jaas na internet. Esse post do jeveaux que o Renan indicou é muito bom.

Jaas é bem seguro, e o que eu mais gosto nele é o fato de você poder plugar algum método de autenticação que você quiser sem alterar nada no seu código. Basta conectar o novo módulo e feito. Além disso a autorização é propagada ao módulo EJB, muito útil para você escrever pouco código. Ou seja, você apenas anota os beans e ele controla o acesso.

Com o Jaas não precisa filtro algum, ele mesmo já controla as roles/acessos e afins, exibido as páginas de acesso negado e/ou telas de login.

Faz alguns anos que o Jaas não sobre nenhuma alteração, e pena que no Java7 não tem nada previsto para ele.

Abraços

R

Bom dia… em nossa arquitetura utilizamos o JAAS, inclusive com acesso ao banco e autenticação no AD.

Em resumo fizemos assim:

Criamos um LoginModule, e este realiza uma autenticação no AD, blz… as Roles são populadas apartir de uma query no banco de dados.

Para o seu caso, basta fazer a busca dos Principal no banco e suas respectivas Roles. Isso tudo deve ser codificado no LoginModule.

Alguns detalhes são:

No LoginModule faça um extends do DatabaseServerLoginModule.

Parte do initialize…

public void initialize(Subject subject, CallbackHandler callbackHandler,
			Map sharedState, Map options) {

super.initialize(subject, callbackHandler, sharedState, options);
		this.subject = subject;
		this.callbackHandler = callbackHandler;
		this.sharedState = sharedState;

// estou utilizando um ds.
		dsJndiName = (String) options.get("dsJndiName");

// veja a query para o acesso o banco
		rolesQuery = "SELECT g.gruponome FROM lmod_usuario_grupo ug, lmod_usuario u, lmod_grupo g WHERE ug.usuario_usuarioid = u.usuarioid AND ug.grupo_grupoid = g.grupoid AND u.usuariochave=?";

}

feito isso… fazemos uma autenticação no AD via LDAP… autenticando o usuário falta criar as autorizações… As Roles

Coisa básica, com Connection, PreparedStatement, etc…

protected Group[] getRoleSets() throws LoginException {

Group[] groups = { new SimpleGroup("Roles") };
		Connection conn = null;
		PreparedStatement ps = null;
		ResultSet rs = null;

try {
			InitialContext ctx = new InitialContext();
			DataSource ds = (DataSource) ctx.lookup(dsJndiName);
			conn = ds.getConnection();

ps = conn.prepareStatement(rolesQuery);
			ps.setString(1, getIdentity().getName());
			rs = ps.executeQuery();

while (rs.next()) {
				String roleName = rs.getString(1);
				log.info(">>>>" + roleName);
				SimplePrincipal role = new SimplePrincipal(roleName);
				groups[0].addMember(role);				
			}

} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		} finally {			
			try {
				rs.close();
				ps.close();
				conn.close();
			} catch (Exception e) {
				log.error("Error ao fechar as transações" + e.getMessage());
			}	

}
		SimplePrincipal role = new SimplePrincipal("logado");

return groups;
	}

Bom … basicamente é isso… se tiver algum problema mais específico me avise !!!

Estou com este um problema, extra o JAAS
http://www.guj.com.br/posts/list/142275.java

Abraços !!!

t+

R

unica deficiencia que vejo no JAAS é o fato de não conseuigr criar Roles dinamicamente, pois é necessário alterar o web.xml

abrassss

R

Então… renanreismartins ;

Este foi o principal problema que tivemos. Resolvemos colocando a Roles no Banco de Dados… assim o usuário faz a AUTENTICAÇÃO no AD e a lista de Roles, vem do banco, ou seja as AUTORIZAÇÕES.

Com isso temos as Roles dinamicas.

t+

R

rodrigo_ctba opaaaaaaaa, n acredito que vc fez isso, to atras disso A MUITO TEMPO, perai parcero vamo conversa rs…

1o qq significa AD ?

2o como fica com as roles no banco ? pq ateh onde cheguei, realmente eh necessario que o web.xml tenha os caminhos que podem ser acessados por um determinado “grupo” de usuarios…

nao sei se fui claro mas: como colocar quais caminhos podem ser acessados, no banco ao inves de no web.xml ?

abraasssss

R

oi… renanreismartins

AD = Active Directory Windows Server, é o servidor onde o Windows autentica os usuários do sistema. Basicamente utilizando LDAP.

Então… na verdade ainda funciona assim, pois não teria como modificar o arquivo web.xml, certo !!!

Assim, resolvemos da seguinte forma… no xml temos uma Roles de acesso ou seja uma roles que o usuário deve ter
para acessar a aplicação…blz ?! coisa básica… esta Role esta cadastrada no Banco !!! :wink:

Feito isso, temos um PhaseListener do JSF ou como queira um Filter. Partindo do principio que as Roles, estão no HttpSession do usuário, podemos testar o seu acesso com um PhaseListener, com JSF funciona muiiiito bem e não temos queda na performance da aplicação.

Desta forma qual a vantagem? Se um usuário quizer ter acesso ao sistema… seja qual for, primeiramente ele deve ter aquela Role de permissão ao sistema !!! E depois internamente, fazemos qualquer negócio !! Inclusive com o MyFaces é possível ocultar componentes (botões, labes, etc)…

Caso, seu projeto tenha algumas pastas que determinados usuários poderão acessar, mesmo estando autenticado isso fica no web.xml, mas a roles fica cadastrada no banco e esta atribuida ao usuário.

Isso, tudo deve ficar especificado no documento de segurança do sistema, pois são definições que podem impactar na operação do mesmo.

Bom, mais ou menos é isso !!!

t+

R

valeu rodrigo_ctba … entendi perfeitamente como fazem, devido sua implementação de um Filter ou PhaseListener, seu JAAS está servindo apenas para o usuario nao acesse algumas pastas mesmo autenticado.

Ou seja, nao existe a criaçao de roles dinamicamente, este eh meu problema.

Preciso definir dinamicamente uma role X e definir tambem dinamicamente quais recursos essa role pode acessar…

ouvi falar de um tal de jguard que é desenvolvido em cima do jaas, mas nao conheço nada vou dar uma olhada, caso ele resolva o problema posto aqui… ps: isso vai demorar rs

abrasssss

J

eita que o tópico fez sucesso ahuahau

eu to a uns 3 dias tentando entender legal o artigo q tah no guj rsrs tah certo q eu nun dediquei muito tempo a isso rsrs, mas eu acho, na minha humilde opinião de pouco entendedor de JAAS, que deve haver uma implementaçao mais simples …

o artigo q o amigo passou sobre autenticação e jdbc achei legal pois é simples e bem explicado http://www.jeveaux.com/blog/2009/autenticacao-e-autorizacao-jaas-com-jdbc-realm/

mas o ruim é que nao mostra como trabalhar com criptografia e nem com form security , só usa o basic que ao meu ver é inviavel … tá perfeito nada de preparestatments nem nada, deixa tudo por conta do container( e tenho certeza q qm fez o container manja MUITOOO mais de java q eu ahuahua) só faltava integrar akilo com o formulario e criptografia

to procurando outros artigos ainda … mas pelo visto , terei que queimar um pouco a cachola e tentar fazer uma junção desses artigos aí …

queria fazer uma coisa com o minimo de descencia rsrs Autenticação baseada em formulario, Autorização no web.xml , criptografia e consultas no banco sem que eu precise fazer esforço rs ( to querende demais né )

consulta no banco de autorização e autenticação sem eu precisar botar a mao em codigo rsrs jah aborda perfeitamente no artigo :
http://www.jeveaux.com/blog/2009/autenticacao-e-autorizacao-jaas-com-jdbc-realm/

agora só falta eu saber com ointegrar isso ai com formulario e criptografia

falow gente :slight_smile:

R

javando mto simples man…

crie um form no atributo action coloque j_security_check
e dentro deste form adicione dois inputs com os nomes: j_username e j_password, para login e senha, respetivamente

ex:

<form action="j_security_check" method="post" id="form1" name="form1">
  <input name="j_username" type="text" />
   <input name="j_password" type="password" class="edit" />
</form>

abrasssss

J

sim ué rsrsrsrs

isso eu já conhecia, mas automaticamente ele já reconhece pra onde ele vai enviar o login e a senha dentro da aplicação?

nao preciso criar nenhum tipo de handler pra isso ai?

G

javando, o JAAS faz tudo isso que você quer. Só que você precisa entender melhor o conceito.

Você pode usar tanto basic como digest. Ambas aparecem aquele dialog para digitar user/senha. Porém o basic é senha plana, já o digest trafega a senha criptografada. Você pode usar o form também da mesma forma que o basic e digest, basta alterar no web.xml para form e definir os jsps de login e erro de login.

Quando ao acesso a banco, o JAAS permite acesso no banco de dados com ou sem critografica, além de acesso a senhas em arquivos, ldap... e alguns mais. Tudo muito configurável.

Abaixo um exemplo do meu formulário de login via JAAS. Comentei para você entender.

web.xml
<login-config>
	<auth-method>FORM</auth-method> <!-- usa formulario -->
	<realm-name>esim-jaas-realm</realm-name>
	<form-login-config>
		<form-login-page>/WEB-INF/jspx/form-login.jspx</form-login-page> <!-- pagina de login -->
		<form-error-page>/WEB-INF/jspx/form-login.jspx?error=true</form-error-page> <!-- quando der erro vem para cá -->
	</form-login-config>
</login-config>

<security-constraint>
	<web-resource-collection>
		<url-pattern>/*</url-pattern> <!-- todos links são seguros -->
		<http-method>GET</http-method>
		<http-method>POST</http-method>
	</web-resource-collection>

<auth-constraint> <!-- minhas roles -->
		<role-name>ROLE_ADMIN</role-name>
		<role-name>ROLE_SINGLEUSER</role-name>
		<role-name>ROLE_OPERATOR</role-name>
	</auth-constraint>

<user-data-constraint>
		<transport-guarantee>CONFIDENTIAL</transport-guarantee> <!-- acesso somente via HTTPS -->
	</user-data-constraint>
</security-constraint>
form-login.jspx
<form method="post" action="j_security_check">
	Username <input type="text" name="j_username" /> <br />
	Password <input type="password" name="j_password" /><br />
	<input type="submit" />
</form>

Arquivo de configuração do JAAS no glassfish

<auth-realm classname="com.sun.enterprise.security.auth.realm.jdbc.JDBCRealm" name="esim-jaas-realm">
  <property name="user-name-column" value="userid"/>
  <property name="digest-algorithm" value="md5"/> <!-- criptografia de senha md5 -->
  <property name="password-column" value="password"/>
  <property name="group-name-column" value="groupid"/>
  <property name="datasource-jndi" value="jdbc/esimOracleDS"/><!-- meu datasource -->
  <property name="user-table" value="jaas_usertable"/>
  <property name="group-table" value="jaas_grouptable"/>
  <property name="jaas-context" value="jdbcRealm"/>
</auth-realm>

Ou seja, autenticação via JAAS pelo método form, com página personalizada, senhas criptografadas, e ainda mantenho integração entre meu módulo web e meu módulo EJB. Quando a session do usuário morre, o JAAS intercepta a requisição, mostra a tela de login, e após login ok, volta para a tela que o usuário estava.

Creio que meu exemplo pode te ajudar, e como você está usando tomcat, você terá apenas que adaptar o XML do auth-realm.

Quaisquer dúvidas, pergunte. Abraços :thumbup:

G

javando:
sim ué rsrsrsrs

isso eu já conhecia, mas automaticamente ele já reconhece pra onde ele vai enviar o login e a senha dentro da aplicação?

nao preciso criar nenhum tipo de handler pra isso ai?

Quem faz o “handler” é o container, pela url j_security_check. Ele intercepta, processa, e se der sucesso no login, redireciona para o sistema.

J

OPA … brigadão :slight_smile:

só faltava mesmo saber como era a configuração do real no tomcat :slight_smile: … agora nun falta mais hehehe

http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/realm-howto.html#What%20is%20a%20Realm?
nesse artigo faltava mostrar qual era a propriedade que eu devia usar para definir o tipo de criptografia …

nesse artigo tem:
http://tomcat.apache.org/tomcat-3.3-doc/JDBCRealm-howto.html

seria a propriedade digest:

digest The algorithm used for digest passwords or “No” for plain passwords, the values can be “MD5”, “MD2”, “SHA”, etc… (Optional)

já entendi quase tudo o que precisa rsrs

só uma coisinha …

quando eu for cadastrar um novo usuário, como é que eu faço pra cadastrar no banco a senha criptografada? :slight_smile:

de preferencia sem usar uma classe nativa do tomcat ( pq ele fornece uma classe com um metodo para encriptar), pq se eu mudar o container, teria que editar o codigo fonte…

brigadão mesmo :slight_smile:

eita gente inteligente :slight_smile: hehehe

R

renanreismartins , é assim, apenas uma roles é usada para permitir o acesso do usuário no sistema as outras são utilizadas dentro do sistema para permitir acesso a qualquer tipo de recurso, ou seja desde simples páginas e seus componentes até sessionbeans.

Com o JSF, temos um objeto UIViewRoot que é a pagina do usuário, dentro desse objeto podemos navegar em componentes, labels e botões, validando se o usuário tem permissão para que tal componente seja rendenizado.

Todas as roles vem do banco e esta associado a um usuário, ou seja se eu tirar uma role, em pleno vôo o sistema vai bloquear.

Quanto ao definir um recurso X, você pode associar o X a uma ou mais roles…

Em nossa empresa, temos diversos sistemas em J2EE… e todos utilizam o LoginModule e a implementação que gerencia as roles e usuários.

t+

R

javando otimo postar as referencias

cara para criptografar a senha vc pode usar uma algoritmo de cript. e salvar no banco a senha ja criptografada

segue um exemplo:

public class Util {

public static String encrypt(String senha) {
		try {
			MessageDigest md = MessageDigest.getInstance("MD5");
			md.update(senha.getBytes());
			byte[] hash = md.digest();
			StringBuffer hexString = new StringBuffer();
			for(int i = 0; i &lt; hash.length; i++) {
				if((0xff & hash[i]) &lt; 0x10)
					hexString.append("0" + Integer.toHexString((0xFF & hash[i])));
				else
					hexString.append(Integer.toHexString(0xFF & hash[i]));
			}
			senha = hexString.toString();
		} catch (Exception nsae) {
			nsae.printStackTrace();
		}
		return senha;
	}

public static void main(String[] args) {
		System.out.println(Util.encrypt("123"));
	}

}

obs: esse codigo n eh meu, mas é ctza que gera uma senha em md5.

rodrigo_ctba entendi velho…

isso soh pode ser feito via web.xml logo nao eh dinamico ;D

abrassss

G

javando:
só uma coisinha …

quando eu for cadastrar um novo usuário, como é que eu faço pra cadastrar no banco a senha criptografada? :slight_smile:

de preferencia sem usar uma classe nativa do tomcat ( pq ele fornece uma classe com um metodo para encriptar), pq se eu mudar o container, teria que editar o codigo fonte…

Eu uso como criptografia o MD5, então uso o DigestUtils.md5Hex() que vem no commons-codec, projeto da Apache. Ou seja, quando eu cadastro o usuário eu já gravo a senha com o md5.

Ou seja, na minha view jaas_usertable há dois campos: email do usuário e senha em MD5. Uso o email como login.

Caso você não queira usar o commons-codec você pode fazer a criptografia do MD5 na mão ou até mesmo via comando SQL.

J

renanreismartins

brigadão hein hehe

agora com todas as informações na mão … vou fazer aki a aplicação :slight_smile:

qualquer duvida voltarei hehe

se funcionar volto tambem pra dar o result rsrs

brigadãooooo :slight_smile:

R

garcia-jj detalhe, no seu caso, email como login, essa coluna eh sua chave primaria ?

abrassss

G

renanreismartins:
garcia-jj detalhe, no seu caso, email como login, essa coluna eh sua chave primaria ?

abrassss

Eu criei uma view baseada na minha tabela de usuário. A chave primária é um long/number, o campo email é uma unique-key, por isso posso usar tranquilamente como chave de login, pois nunca terão dois usuários com mesmo email. É complicado você fazer foreign-key com email, pois além de ter varchar como fk, você não consegue alterar mais o email do usuário.

Na verdade as duas tabelas que o jaas precisa acessar são views. A tabela de usuário do meu sistema é bem mais complexa. Então optei por fazer a view e deixar apenas o que o jaas precisa acessar.

Abraços

R

garcia-jj aki uso um jdbcrealm personalizado, estamos utilizando o glassfish…

mas view… otima alternativa hein! valeu demais, mto obrigado

abrasss a tds…

G

renanreismartins:
garcia-jj aki uso um jdbcrealm personalizado, estamos utilizando o glassfish…

mas view… otima alternativa hein! valeu demais, mto obrigado

abrasss a tds…

Hmm, entendi. Uma coisa que eu tentei de todas as formas é criar um realm personalizado que fizesse a consulta nos meus EJBs e ao invés de retornar um Principal do Glassfish retornasse um meu, porém não consegui. Você usou o Principal do glassfish?

R

entao garcia_jj nao usei o do glassfish pelo seguinte motivo:

como nao tive a ideia de utilizar uma view, com o realm do glassfish, minha coluna de identificação de usuario teria de ser a chave primaria, oque seria “inaceitavel”.

entao nas configurações do servidor, ao inves de escolhermos a nativa, colocamos o pacote com a implementação personalizada:

org.nbcommunity.glassfish.jdbcAuthModule.JdbcRealm

desenvolvido pelo Edson Carlos Ericksson Richter. La alteramos as sqls para o nosso caso.

obs: feito isso vc tem que colocar seu jar dentro da pasta lib\addons na raiz da instalaçao do glassfish, bem como colocar o caminho completo para o jar no Classpath Suffix dentro do menu Application Server, aba JVM Settings e sub aba Path Settings.

mas se no seu caso deu certo apenas acessando uma view, acho bem mais viavel, vou até estudar a possibilidade. Posso contar com vc caso decida implementar assim ?

eh isso… qq coisa chamae

abrassssss

G

Sim, conte comigo :slight_smile:

Vou fazer mais uns testes aqui, e conversamos. Abraços, e obrigado.

J

Gente, tem um errinhoaki no tomcat …

está assim o meu META-INF/context.xml

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<Context>
 <Resource 
 	name="jdbc/autenticacao" 	
 	auth="Container"
 	type="javax.sql.DataSource"
 	maxActive="100" 
 	maxIdle="30" 
 	maxWait="10000"
 	username="root" 
 	password="root" 
 	driverClassName="com.mysql.jdbc.Driver"
 	url="jdbc:mysql://localhost:3306/autentica?autoReconnect=true"/>

<Realm className="org.apache.catalina.realm.DataSourceRealm" debug="99"
   name="jdbc-realm-autenticacao"
   dataSourceName="jdbc/autenticacao"
   userTable="usuario" 
   userNameCol="id_usuario" 
   userCredCol="nm_senha"
   userRoleTable="grupo"
   roleNameCol="id_grupo"
   digest="SHA-1"
   />

</Context>

e eu faço referencia a ele no meu web.xml assim:

......

<resource-ref>
      <res-ref-name>jdbc/autenticacao</res-ref-name>
      <res-type>javax.sql.DataSource</res-type>
      <res-auth>Container</res-auth>
  </resource-ref>
  <login-config>
    <auth-method>DIGEST</auth-method>
    <realm-name>jdbc-realm-autenticacao</realm-name>
  </login-config>

.....

mas quando aparece a caixa pra autenticação e eu tento entrar no sistema … dá erro:

SEVERE: Exception performing authentication

javax.naming.NameNotFoundException: Name jdbc is not bound in this Context

at org.apache.naming.NamingContext.lookup(NamingContext.java:770)

at org.apache.naming.NamingContext.lookup(NamingContext.java:153)

at org.apache.catalina.realm.DataSourceRealm.open(DataSourceRealm.java:403)

at org.apache.catalina.realm.DataSourceRealm.getPassword(DataSourceRealm.java:429)

at org.apache.catalina.realm.RealmBase.getDigest(RealmBase.java:1161)

at org.apache.catalina.realm.RealmBase.authenticate(RealmBase.java:367)

at org.apache.catalina.authenticator.DigestAuthenticator.findPrincipal(DigestAuthenticator.java:283)

at org.apache.catalina.authenticator.DigestAuthenticator.authenticate(DigestAuthenticator.java:176)

at org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:491)

at org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:128)

at org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102)

at org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:109)

at org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:293)

at org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:849)

at org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:583)

at org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:454)

at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

:S

o pior, é que se eu acesso a base de dados via jstl … funciona dormal …

o código abaixo funciona perfeitamente…

<sql:query var="rs" dataSource="jdbc/autenticacao" >
SELECT id_usuario, nm_usuario FROM usuario order by 1 desc
</sql:query>

<table>
<c:forEach var="row" items="${rs.rows}">
<tr>
<td>${row.id_usuario}</td>
<td>${row.nm_usuario}</td>
</tr>
</c:forEach>
</table>

idéias?

valeu :slight_smile:

G

Sempre culpa do tomcat, grrrrrrr.

Você precisa fazer um link do resource para ele mesmo, senão o tomcat se perde ao buscar a arvore.

<ResourceLink name="jdbc/autenticacao" global="jdbc/autenticacao" type="javax.sql.DataSource" />
J

[quote=garcia-jj]Sempre culpa do tomcat, grrrrrrr.

Você precisa fazer um link do resource para ele mesmo, senão o tomcat se perde ao buscar a arvore.

<ResourceLink name="jdbc/autenticacao" global="jdbc/autenticacao" type="javax.sql.DataSource" />

Obrigado por responder :slight_smile:

fiz isso aí e não funcionou nao

<Context>
 <Resource 
 	name="jdbc/autenticacao" 	
 	auth="Container"
 	maxActive="100" 
 	maxIdle="30" 
 	maxWait="10000"
 	username="root" 
 	password="root" 

dataSourceName="jdbc/autenticacao"
   userTable="usuario" 
   userNameCol="id_usuario" 
   userCredCol="nm_senha"
   userRoleTable="grupo"
   roleNameCol="id_grupo"
   digest="SHA-1"
   />

</Context>

continua o mesmo erro

G

Hmm, coloque isso então na sua linha 21.

dataSourceName="java:/comp/env/jdbc/autenticacao"

Conforme a documentação em http://tomcat.apache.org/tomcat-6.0-doc/realm-howto.html:

J

garcia-jj:
Hmm, coloque isso então na sua linha 21.

Conforme a documentação em http://tomcat.apache.org/tomcat-6.0-doc/realm-howto.html:

brigado por responder :slight_smile:

Nao funcionou :frowning:

tem outra ideia? …

valeu

G

Foi o mesmo erro? O que aparece agora?

Caso for exatamente o mesmo erro, comente essas configs do JAAS para deixar tua aplicação aberta. Crie um JSP com o conteúdo abaixo:

javax.naming.Context ctx = new javax.naming. InitialContext(); javax.sql.DataSource ds = (javax.sql. DataSource) ctx.lookup("jdbc/autenticacao"); java.sql.Connection conn = ds.getConnection(); out.println(conn);

De ele imprimir algo, está correto. Caso contrário, mostre o erro aqui. Tente também fazer testes alterando o jdbc/autenticacao para java:/comp/env/jdbc/autenticacao.

J

velho … o mesmo erro …

root cause

javax.servlet.ServletException: javax.naming.NameNotFoundException: Name jdbc is not bound in this Context

org.apache.jasper.runtime.PageContextImpl.doHandlePageException(PageContextImpl.java:862)

org.apache.jasper.runtime.PageContextImpl.handlePageException(PageContextImpl.java:791)

org.apache.jsp.teste_jsp._jspService(teste_jsp.java:77)

org.apache.jasper.runtime.HttpJspBase.service(HttpJspBase.java:70)

javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)

org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:374)

org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:342)

org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:267)

root cause

javax.naming.NameNotFoundException: Name jdbc is not bound in this Context

org.apache.naming.NamingContext.lookup(NamingContext.java:770)

org.apache.naming.NamingContext.lookup(NamingContext.java:153)

org.apache.naming.SelectorContext.lookup(SelectorContext.java:137)

javax.naming.InitialContext.lookup(Unknown Source)

org.apache.jsp.teste_jsp._jspService(teste_jsp.java:64)

org.apache.jasper.runtime.HttpJspBase.service(HttpJspBase.java:70)

org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:374)

org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:342)

org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:267)

vou tentar com esses caminhos ai …

J

rapaiz …

eu fiz a seguinte troca:

javax.naming.Context ctx = new javax.naming. InitialContext();  
 javax.sql.DataSource ds = (javax.sql. DataSource) ctx.lookup("java:/comp/env/jdbc/autenticacao");  
 java.sql.Connection conn = ds.getConnection();  
 out.println(conn);

e essa pagina funcionou :slight_smile:

mas continua dando o mesmo erro quando eu tento autenticar …

ai eu tentei trocar no web.xml para:

resource-ref>
      <res-ref-name>java:/comp/env/jdbc/autenticacao</res-ref-name>
      <res-type>javax.sql.DataSource</res-type>
      <res-auth>Container</res-auth>
  </resource-ref>

mas continua funcionando a pagina e dando o mesmo erro na autenticação

no context fiz o esquema:

<Context>
 <Resource 
 	name="jdbc/autenticacao" 	
 	auth="Container"
 	maxActive="100" 
 	maxIdle="30" 
 	maxWait="10000"
 	username="root" 
 	password="root" 

<ResourceLink name="java:/comp/env/jdbc/autenticacao" global="java:/comp/env/jdbc/autenticacao" type="javax.sql.DataSource" /> 

userTable="usuario" 
   userNameCol="id_usuario" 
   userCredCol="nm_senha"
   userRoleTable="grupo"
   roleNameCol="id_grupo"
   digest="SHA-1"
   />

troquei tudo kkk

mas o erro persiste

G

Você não precisa declarar nada no web.xml referente ao datasource. Essa idéia de declarar no web.xml é apenas por documentação.

Acho que o correto deve ser isso, sem o java/comp/env no link.

<Resource
    name="jdbc/autenticacao"
    auth="Container"
    maxActive="100"
    maxIdle="30"
    maxWait="10000"
    username="root"
    password="root"
    url="jdbc:mysql://localhost:3306/autentica?autoReconnect=true" />

userTable="usuario"
   userNameCol="id_usuario"
   userCredCol="nm_senha"
   userRoleTable="grupo"
   roleNameCol="id_grupo"
   digest="SHA-1" />
J

fiz assim e não funcionou :S

i agora josé? rsrs

o mesmo erro

javax.naming.NameNotFoundException: Name java: is not bound in this Context

o que eu acho estranho é … no erro ele só descreve que o nome java: nao foi encontrado …

nao fala q java:/comp/env/jdbc/autenticacao nao foi encontrado …

[[]]ss

J

eita … to avançando …

coloquei no realm a seguinte propriedade…

localDataSource=“true”

e agora nao dá mais erro …

mas tambem nao autentica kkk

eu descriptografei a senha q tava no banco …

e tirei a propriedade de criptografia no realm … aí ele entrou …

mas diz que eu não to autorizado a entrar na pagina (403)

vou olhar melhor as configuração … se nun temnenhum erro no web.xml … mas acho q nun tem nao …

fiquei triste por nao funcionar com a criptografia :S vou tentar com md5 pra ver se vai

J

CONSEGUI ACESSAR !!!

eu desconfiei que o mapeamento que eu estava fazendo no sun-web.xml não estava cunfionando …

<!DOCTYPE sun-web-app PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Application Server 9.0 Servlet 2.5//EN" "http://www.sun.com/software/appserver/dtds/sun-web-app_2_5-0.dtd">
<sun-web-app >

<security-role-mapping>

<role-name>regra_usuario</role-name>
		<group-name>user</group-name>		
	</security-role-mapping>

<security-role-mapping>
		<role-name>regra_administrador</role-name>
		<group-name>admin2</group-name>
	</security-role-mapping>

<security-role-mapping>

<role-name>regra_todos</role-name>
		<group-name>admin2</group-name>
		<group-name>user</group-name>		
	</security-role-mapping>

</sun-web-app>

[b] 1º entao … lah no web.xml … ao invez de eu colocar regra_administrador como autorizado … eu coloquei diretamente o admin2 no
eu queria saber pq o mapeamento do sun-web.xml nun é reconhecido :S

2º e eu nao consigo fazer com criptografia … só sem :S[/b]

to quase … alguem tem ideiasde como resolver esses dois problemas?

valeu :slight_smile:

F

Pessoal aproveitando o tópico, tenho q fazer uma alteração em um sistema onde o jaas já está implementado…
Ele chama uma procedure oracle para fazer a validação de senha!

Tenho 2 dúvidas:

:?: Uma é que vai ser incluso 2 parametros na proc onde tenho q passar o IP e Host para gravar log (procedure irá fazer isto - varios sistemas chamam esta mesma procedure)!
Voces tem alguma idéia de como fazer isto?
Como solucao porca mas que sei q funciona e pensei em colocar no jsp o j_username como hidden e antes de submeter via javascript eu conteno o ip e host no campo para trafegar para o Login module (o usuário para o jaas estaria algo como flasoft;meuHost;10.1.1.10), lá eu dou um split e chamo a proc normalmente! (porco mas funciona, vcs tem outra idéia?)

:?: Quando o login falha é lancado uma exceção no login module só que “alguma coisa” engole esta exceção e meu Handler exception nao pega ela! Tem como eu manipular as exceções lancadas no login module na jsp ( tipo eu queria na jsp algo como <%= exception.getMensage() %> )

Desde já obrigado pessoal!
Eu tenho q fazer isto até quarta… se eu não conseguir to ferrado! To mais preocupado com a segundo item, pois apesar da primeira solucao ser feia pelo menos é uma solucao! :roll:

Abri um tópico externo com o titulo 2 duvidas com JAAS!

J

Flasoft:
Pessoal aproveitando o tópico, tenho q fazer uma alteração em um sistema onde o jaas já está implementado…
Ele chama uma procedure oracle para fazer a validação de senha!

Tenho 2 dúvidas:

:?: Uma é que vai ser incluso 2 parametros na proc onde tenho q passar o IP e Host para gravar log (procedure irá fazer isto - varios sistemas chamam esta mesma procedure)!
Voces tem alguma idéia de como fazer isto?
Como solucao porca mas que sei q funciona e pensei em colocar no jsp o j_username como hidden e antes de submeter via javascript eu conteno o ip e host no campo para trafegar para o Login module (o usuário para o jaas estaria algo como flasoft;meuHost;10.1.1.10), lá eu dou um split e chamo a proc normalmente! (porco mas funciona, vcs tem outra idéia?)

:?: Quando o login falha é lancado uma exceção no login module só que “alguma coisa” engole esta exceção e meu Handler exception nao pega ela! Tem como eu manipular as exceções lancadas no login module na jsp ( tipo eu queria na jsp algo como <%= exception.getMensage() %> )

Desde já obrigado pessoal!
Eu tenho q fazer isto até quarta… se eu não conseguir to ferrado! To mais preocupado com a segundo item, pois apesar da primeira solucao ser feia pelo menos é uma solucao! :roll:

Abri um tópico externo com o titulo 2 duvidas com JAAS!

velho … nao sei responder tua dúvida rsrs eu tenho várias ainda …

mas

tem como vc me dar uma breve explicação de como faz pra construir uma procedure no banco e delegar ela pra fazer a autenticação do JAAS?

valeu

F

É o mesmo processo que com o AD só muda que inves de chamar um método que vai validar no AD ele chama um metodo que chama um proc…

rodrigo_ctba:

Bom dia… em nossa arquitetura utilizamos o JAAS, inclusive com acesso ao banco e autenticação no AD.

Em resumo fizemos assim:

Criamos um LoginModule, e este realiza uma autenticação no AD, blz… as Roles são populadas apartir de uma query no banco de dados.

Para o seu caso, basta fazer a busca dos Principal no banco e suas respectivas Roles. Isso tudo deve ser codificado no LoginModule.

Alguns detalhes são:

No LoginModule faça um extends do DatabaseServerLoginModule.

Parte do initialize…

public void initialize(Subject subject, CallbackHandler callbackHandler,
			Map sharedState, Map options) {

super.initialize(subject, callbackHandler, sharedState, options);
		this.subject = subject;
		this.callbackHandler = callbackHandler;
		this.sharedState = sharedState;

// estou utilizando um ds.
		dsJndiName = (String) options.get("dsJndiName");

// veja a query para o acesso o banco
		rolesQuery = "SELECT g.gruponome FROM lmod_usuario_grupo ug, lmod_usuario u, lmod_grupo g WHERE ug.usuario_usuarioid = u.usuarioid AND ug.grupo_grupoid = g.grupoid AND u.usuariochave=?";

}

feito isso… fazemos uma autenticação no AD via LDAP… autenticando o usuário falta criar as autorizações… As Roles

Coisa básica, com Connection, PreparedStatement, etc…

protected Group[] getRoleSets() throws LoginException {

Group[] groups = { new SimpleGroup("Roles") };
		Connection conn = null;
		PreparedStatement ps = null;
		ResultSet rs = null;

try {
			InitialContext ctx = new InitialContext();
			DataSource ds = (DataSource) ctx.lookup(dsJndiName);
			conn = ds.getConnection();

ps = conn.prepareStatement(rolesQuery);
			ps.setString(1, getIdentity().getName());
			rs = ps.executeQuery();

while (rs.next()) {
				String roleName = rs.getString(1);
				log.info(">>>>" + roleName);
				SimplePrincipal role = new SimplePrincipal(roleName);
			}

} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		} finally {			
			try {
				rs.close();
				ps.close();
				conn.close();
			} catch (Exception e) {
				log.error("Error ao fechar as transações" + e.getMessage());
			}	

}
		SimplePrincipal role = new SimplePrincipal("logado");

return groups;
	}

Bom … basicamente é isso… se tiver algum problema mais específico me avise !!!

Estou com este um problema, extra o JAAS
http://www.guj.com.br/posts/list/142275.java

Abraços !!!

t+

J

vixe …

nun sei fazer com AD

rsrs

vi que dá pra fazer no tomcat, configurando o AD como um JNDI e o resto fica como se fosse em um DB

mas do jeito q tu tah fazendo, seria implementando a interface LoginModule?

J

alguém me ajuda com a criptografia? please? :slight_smile:

só loga quando a senha nao esta criptografada e eu to usando o algoritmo correto …

e o sun-web.xml … alguem sabe pq nao funciona? ( explicação da pergunta … topico anterior)

valeu

G

javando, resolveu seu problema?

J

O Garcia, desculpa a demora.

Eu não consegui não :frowning:

parece que o tomcat não tá sabendo descriptografar a senha que tá no banco.

Mas tenho certeza que a senha que tá no banco está criptografada corretamente

talvez eu tenha uma pista …

eu fui realizar um teste no tomcat para ver se ele estava criptografando corretamente …

na documentação diz q é pra fazer o seguinte:

java org.apache.catalina.realm.RealmBase \

-a {algorithm} {cleartext-password}

eu coloquei o catalina.jar direitinho no path, mas quando eu chamo ele dá pela falta da seguinte classe:

org/apache/juli/logging/LogFactory

ai eu olhei no pacote catalina.jar e realmente o pacote juli está vazio :S

pedi pra um outro amigo meu ver o dele, e disse que tambem está vazio :S

será q eles está dando esse mesmo erro durante o login?

mas nao aparece nenhum erro no console… e nem nos logs do tomcat ( tomcat/logs/ )

alguem tem alguma ideia?

posso encontrar esse pacote q falta em algum lugar?

J

e então gente?

alguém? idéias?

parpites? rsrs

G