Gente, tudo bem ?!
Estou estudando Maven para começar a utilizá-lo em meus projetos. Ainda não posso dizer que entendi tudo, mas ja entendi alguma coisa. Contudo, tem um detalhe que eu ainda não conseguir achar a resposta ou explicação em lugar nenhum.
Sei que em projetos Maven não colocamos Jars na pasta lib como em um projeto web normal por exemplo. Declaramos o jar no pom.xml e automaticamente ele irá baixar esse jar quando necessário do repositorio do Maven (criando uma cópia desse jar, para que não seja necessário baixá-lo novamente no futuro).
Contudo, o que eu faço em uma situação onde o jar não está nesse repositorio do Maven.
Suponhamos que eu personalizei algo e criei o jar, e que utilizo esse jar em outros projetos. Como faço para declarar esse jar no projeto Maven, e fazê-lo usar quando necessário. Não posso simplesmente declarar no pom.xml, pq ele iria tentar baixar do repositório, certo !?
Por favor me ajudem, e/ou me corrijam se eu entendi algo errado.
Cara primeiramente o maven “procura” as suas dependências no seu repositório local. Geralmente fica em ${user.home}/.m2 (PS: você pode customizar esse local caso queira).
Seguindo essa linha quando você precisa disponibilizar um jar customizado, basta que você coloque no “m2” para que o maven o encontre.
Se for um projeto seu que você gostaria de disponibilizar, por exemplo, um jar. Basta que você execute o comando mvn install. Automaticamente o maven irá instalar o seu jar no repositório local de acordo com o pom (groupId, artifactId e version).
Se você tiver um jar de terceiro que você queira disponibilizar, por exemplo um driver de banco, e você não tem um pom. Você pode passar alguns parâmetros para o mvn install. Mais informações sobre esses parâmetros aqui: http://maven.apache.org/plugins/maven-install-plugin/usage.html.