Discuta aqui sobre a primeira edicao da coluna Trabalhando no exterior, que fala um pouco sobre a Alemanha.
Java + Alemanha
55 Respostas
Ótimo artigo! Valeu por compartilhar sua experiência lá fora!
Perguntas:
Ascendência alemã ajuda a conseguir uma vaga ou mesmo o visto de trabalho? 
Qual a média de idade procurada?
Excelente artigo.
Eu pretendo ir em 2006 para a Alemanha, no meu caso já sou formado em Ciência da Computação, que pelo visto me ajuda bastante.
Tive um professor na faculdade que já trabalhou 2 ou 3 anos na Alemanha, se eu não me engano em Trier, na época ele me disse que quanto mais qualificado você for, as chances são melhores, como por exemplo Pós-Graduação, certificados e pelo menos um Alemão Intermediário, além é claro do que o Guilherme falou, ter inglês fluente.
Guilherme, você demorou para se adaptar no ambiente de trabalho ?
Os alemães são gente fina com os estrangeiros vindo de outros Países, principalmente com o Brasil ?
Qual o procedimento pra tirar um passaport?
Mesmo sem falar nada de alemão é possível se candidatar a uma vaga na Alemanha?
Respondendo as perguntas do pessoal:
-
Se voce e de família alemâ, (ate avos alemaes), pode tirar passaporte alemao. Com isso NAO é necessário mais tirar visto de trabalho. Basta se candidatar a uma vaga como se fosse um alemão pois você É alemão…
-
Para tirar o passaporte alemao, entre em contato com a embaixada ou consular do mesmo lugar
-
Para tirar o passaporte brasileiro, o link que foi postado mostra mais informacoes
-
Fluencia na lingua alema nao é necessária mas com certeza é um ponto positivo. É necessário no minimo ingles fluente no caso de nao falar a lingua nativa do país.
-
Não existe faixa etaria procurada. Quando estava a mais ou menos um ano na Alemanha o instituto Carl-Duisberg fez uma pesquisa entre os que trabalhavam atraves do green card alemao… mas nao sei dizer onde estao os resultados ou ate mesmo se estao disponiveis abertamente.
-
O Douglas falou muito bem, quantas mais qualificacoes melhor. Salario maior, mais mordomias, mais facil de tirar o visto.
-
Os alemaes sao extremamente bem humorados com brasileiros. Futebol, musica eletronica brasileira e caipirinha é e sempre foi o hit do verão e do inverno.
-
Como eu era bem jovem (19 anos) foi muito facil me adaptar no estilo dinamico de trabalho da empresa na qual trabalhei (Communications World Gmbh). Horario meio aberto e sem dress-code foram algumas das coisas que me fizeram ficar mais a vontade na alemanha do que por aqui. Sem contar que aprender uma nova lingua e perceber que voce consegue se comunicar cada vez mais nela sao fatores que facilitam MUITO a sua adaptacao.
E as mulheres, aí tem disso também???

Bom, posso comentar sobre Alemanha.
Trabalho na mesma empresa do Guilherme, mas agora estamos em Aachen.
A lei alemã mudou em 2003, e agora tá bem mais chato pra qualquer empresa pedir visto ou greencard, mas ainda acontece. Além disso, todo mundo tá enxugando os recursos humanos (até a Bayer), e não tá muito fácil de encontrar vagas boas. Os salários também estão caindo, de modo geral, mas ainda tá bom.
Sobre as mulheres, cara, não vou dizer que aqui é mais fácil nem mais difícil. Taí um problema que nenhuma ciência vai resolver… mas é bem diferente. Tudo é diferente. Sei lah, me escreve pvt que não vou ficar falando no fórum de Tutoriais… : )
Muito mais complicado é vc não conhecer ninguém. Tem vezes que é terrível. Contra isso, o melhor remédio é entrar numa aula de línguas, especialmente alemão, pq vc conhece outros estrangeiros loucos pra fazer amigos… 8)
[]s!!
Pessoal,
Eu tive uma experiência semelhante, porém nos EUA. Eu participei de um programa chamado Internship, que é destinado a estudantes universitários ou formados há, no máximo, 2 anos.
O Internship, nos EUA, é nada mais do que um programa de estágio. Geralmente as empresas não pagam ou pagam apenas uma ajuda de custo, que foi o meu caso, mas digo que valeu MUITO a pena.
Para quem tiver interesse:
www.ci.com.br
www.councilexchange.com
abraços
Daniel,
mas você trabalhou na área de Informática?
Ou participou de um programas desses de Work Experience?
Abraços,
Marco Campelo
Eu fui duas vezes. Em 2000 eu participei do Work And Travel, por 3 meses e trabalhei em um hotel. Foi bem legal e conhecí toda a Flórida e NY. Este programa dura até 4 meses.
Em 2002 eu fui pra New Hampshire, ser estagiário em Informática. Apesar de já ser profissional aqui, resolvi encarar o desafio, e foi MUITO bom mesmo. O Internship é destinado ao pessoal que quer ir pra trabalhar na área médica. Este programa duara até 18 meses.
Mas a maioria do pessoal acaba ficando por lá mesmo, viu! Eu voltei por outros motivos, mas queria ter ficado.
Mas o melhor de tudo, pra mim foi: http://www.brassmonkeynightclub.com/
(ver seção fotos)
E-mail que acabei de enviar ao mcampelo:
E ai cara,
td bem ai?Então… eu acabei conseguindo pelo site da Council (http://www.councilexchanges.org). Lá eles tem uma parte que tem anúncios das empresas que procuram “interns”. Creio que o site é http://www.internshipusa.org. (Find a Internship).
Quem pode regularizar a papelada para você é a CI (www.ci.com.br)… O Custo total do programa foi 2 mil dólares, com as passagens. Eu levei mais mil dólares do bolso, como garantia de sobrevivência.
Lá eu ganhava uns 350USD livres (500 bruto) por mês… dava pra eu comer (jantar - mercado), sair um pouco e viajar… tem que regular… mas dá pra fazer mta coisa. Eu acabei comprando um carro, viajei pra NY, Boston, Montreal (Canadá), Niagara Falls e outros locais próximos a NH.
Eu trabalhei na CMF (www.cmf.org). Os brasileiros são bem vistos por lá, ou seja, eu dei uma boa contribuição… haahahahah
Mas é 51% sobre teu rendimento bruto??? :shock:
sobre o valor total do teu salario 51% vai dividido pro seguro saude, impostos, seguro social etc…
muita gente enviou email pedindo o link para as informacoes sobre o green card alemao:
O Tiago pode com certeza dar mais informacoes tambem.
Estarei atualizando a coluna ainda hoje…
Guilherme Silveira
Guilherme Silveira, vocÊ gostaria de ter ficado mais tempo por lá? tipo uns 2 ou 3 anos? Tenho um amigo que foi para a Alemanha em 2002, mas não aguentou e voltou logo :roll: , mas acho interessante, e um dia pretendo trabalhar em algum país estrangeiro, sendo na europa ou não.
Pessoal sou estudante de sistema de informaçao, e queria saber onde acho informações sobre empregos la fora, como posso fazer para cadastrar.
atenciossamente
jef
Se você ler a página anterior deste mesmo post você vai encontrar as informações que quer. 
Salve … gostaria de saber se voce sabe algo da Italia …
Eu também gostaria de me mandar pra Itália.
Eu só to esperando que (um dia) saia meu passaporte italiano.
Legal a matéria, eu estava com algumas dúvidas(vide link abaixo) me ajudou bem.
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=11458&highlight=
Será que o que nosso amigo viveu na Alemanhã cabe a Espanhã também?
Parabens pelo artigo !!!
Muito interessante, meu interesse é trabalhar na Espanha, mas acho apenas daqui uns 3 ou 4 anos.
Parabens pelo artigo !!!Muito interessante, meu interesse é trabalhar na Espanha, mas acho apenas daqui uns 3 ou 4 anos.
Eu já pretendo ir no final do ano.
[list]Eu já pretendo ir no final do ano.[/list]
Legal,
Vc tem descendentes espanhois !!! Foi dificil conseguir emprego !!!
[list]Eu já pretendo ir no final do ano.[/list]Legal,
Vc tem descendentes espanhois !!! Foi dificil conseguir emprego !!!
Meus pais moram lá, eu tenho cidadania europeia. Emprego ainda não procurei lá fora não.
saudações povo javanês!
aproveitando o embalo deste forum, gostaria de saber se alguem tem alguma informação a respeito do canada… fiquei sabendo que eles abriram as portas para graduados brasileiros no ano de 2000…
alguem sabe algo a respeito???
ah, e mais especifico ainda, na area de mobile…
valeu!
A Austrália e o Canadá têm uma certa flexibilidade para aceitar imigrantes QUALIFICADOS do Brasil.
Porém o processo é demorado, não tão simples e CARO!
Visitem o website das respectivas embaixadas no Brasil, que lá tem todas as informações.
Os tempos mudaram!
Inclusive existe uma crise de emprego por lá.
Há muitos brasileiros indo legalmente para o Canadá, com Work Visa (o processo leva de 6 meses a 1 ano e é caro), mas isso não quer dizer que eles consigam emprego rápido.
Geralmente você leva pelo menos 6 meses para conseguir o primeiro emprego (não estou falando de unskilled jobs). Um amigo meu, levou 9 meses.
E para aqueles que pensam em ir na cara e na coragem com visto de turista, a chance de conseguir emprego na área de Informática tende a zero. Sem visto de trabalho, você só vai conseguir lavar banheiro, ser garçom, etc.
aproveitando o embalo deste forum, gostaria de saber se alguem tem alguma informação a respeito do canada… fiquei sabendo que eles abriram as portas para graduados brasileiros no ano de 2000…alguem sabe algo a respeito???
ah, e mais especifico ainda, na area de mobile…valeu!
Ola
Moro e trabalho com Java em Toronto, Canada. O Canada e’ um otimo pai’s, aberto p/ pessoas nao so trabalharem, mas poderem morar por aqui.
Se alguem tiver alguma pergunta especifica, pode perguntar que eu responderei.
Obs: Teve uma epoca de recessao forte por aqui durante 2002/2003, mas o mercado de informatica esta bem melhor, e tem aparecidos varias vagas nos ultimos meses.
Ate +
Muito bom !!!
tirando o topico do fundo do baú, keria saber do guilherme, q ja ele ainda nao tinha terminado a universidade aki, voce trancou? nem rolou de continuar lá??
vlw vlw
outra coisa que eu tenho duvida eh sobre a página que o guilherme nos indicou …
la q eu me registro pra saber mais das vagas?
mas a doida eh inteira em alemao!
nem o google translator me ajudou heheheh
Ressucitando a thread.
Tava dando uma olhada no mercado português, e encontrei uma vaga para programador Java:
Requisitos:
Requisitos obrigatórios:Idade até 30 anos;
Formação superior na área da Informática e experiência profissional em programação;
Experiência em projecto de pelo menos um ano, idealmente dois.
Sólidos conhecimentos de programação Java e alguns conhecimentos de Unix e de Bases de Dados (referir no CV a experiência concreta de trabalho nesta área).
Remuneração:
cv, ou pessoal aí do primeiro mundo, a média do salário de programador/desenvolvedor por aí anda nesta faixa mesmo?!?
Creio que nos EUA um cara desses ganharia uns 3 ou 4 mil dólares fácil!
Eu particularmente achei que está muito baixa mesmo, vai dar em média o que ganha um programador/desenvolvedor aqui. Levando-se em consideração o custo de vida e etc.
Tenho contato com pessoas do exterior inclusive com nativos (Africa do Sul , Australia, EUA) e vejo que as empresas de paises de 1 mundo pagam mais para sistemas já prontos como SAP, Cognos, Peoplesoft.
Ou para profissionais de Análise , Arquitetos, Engenheiros de Soft, Analistas Funcionais.
Para linguagens de desenvolvimento eles deixam para o 3 mundo como indianos, chineses, brasileiros.
Esses ultimos programam bem e ganham pouco.
Já trabalhei com Norte Americanos.
Nenhum deles se preocupava em programar, pois sabiam que era carne de vaca, ou seja, em qualquer esquina eles arrumavam um que fazia.
Por isso quero migrar para a análise.
Andei dando uma olhada nos EUA também, e lá pelo menos vi que pagam bem mais. Vi vagas de 60 a 80 dólares a hora, para desenvolvedor J2EE.
Enfim, por enquanto é só curiosidade sobre o mercado de lá.
edit:Alías, se um desenvolvedor ganha uns 60k a hora, imagino quanto ganha um Analista/Arquiteto
Pessoal, tenho uma dúvida e gostaria que vocês me ajudassem.
Estou pensando em ir p/ outro país (Austrália ou Europa) para estudar, trabalhar e ficar alguns anos…
A minha dúvida é a seguinte. Para conseguir o visto, eu preciso omitir o “trabalhar” ? Não tenho dinheiro p/ me sustentar lá por mais q 3 meses, portanto, preciso trabalhar.
Tenho q falar q vou a turismo? Vou a estudo? Ou posso falar que vou trabalhar c/ informática lá? (n tenho emprego lá ainda)
Agradeço se alguem puder me responder.
Se quiser ir ilegalmente, nem mencione trabalho. Para Europa os turistas brasileiros não precisam de visto. Para a Austrália eu não sei.
A Austrália tem um processo de vistos de imigração para lá, mas demora e custa caro.
E, antes que me perguntem, se alguem quiser pedir um green card no Reino Unido, a resposta mais simples que tem eh:
HAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAAAAAAAAAHAHAHA.
Elaborando um pouco: os brasileiros que vem pra essas bandas fizeram um servico tao bom em queimar o filme nos ultimos, sei la, 20 anos, que o governo britanico ta querendo mais eh se livrar dos 100-150 mil brasileiros que tem por aqui, um numero absurdo deles ilegal.
Quem quiser vir pra ca no esquemao “finjo-que-vou-fazer-um-curso-de-ingles-e-vou-trabalhar” agora tem um pouco mais de trabalho, e precisa pedir Entry Clearance no consulado britanico no Rio de Janeiro, que custa uma graninha consideravel (confiram no site).
E, antes que me perguntem, se alguem quiser pedir um green card no Reino Unido, a resposta mais simples que tem eh:HAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAAAAAAAAAHAHAHA.
Elaborando um pouco: os brasileiros que vem pra essas bandas fizeram um servico tao bom em queimar o filme nos ultimos, sei la, 20 anos, que o governo britanico ta querendo mais eh se livrar dos 100-150 mil brasileiros que tem por aqui, um numero absurdo deles ilegal.
Quem quiser vir pra ca no esquemao “finjo-que-vou-fazer-um-curso-de-ingles-e-vou-trabalhar” agora tem um pouco mais de trabalho, e precisa pedir Entry Clearance no consulado britanico no Rio de Janeiro, que custa uma graninha consideravel (confiram no site).
E qual foi a desculpa que tu deu CV pra enrrolar eles? :mrgreen:
OI, gente!
Tenho uma conhecida na Alemanha com a qual eu posso me hospedar. Estou pensando em ir pra la para trabalhar, mas so falo ingles. Alem disso, eu vou para trabalhar os tres meses que se permite ficar na Europa sem visto. Gostaria de saber de vcs como eh lah para achar emprego soh com ingles e na condicao de turista.
Abraco, Carol
OI, gente!Tenho uma conhecida na Alemanha com a qual eu posso me hospedar. Estou pensando em ir pra la para trabalhar, mas so falo ingles. Alem disso, eu vou para trabalhar os tres meses que se permite ficar na Europa sem visto. Gostaria de saber de vcs como eh lah para achar emprego soh com ingles e na condicao de turista.
Abraco, Carol
Por que você já não vai procurando o emprego antes de ir pra lá?
Tem uns sites de emprego que são muito conhecidos:
www.monster.com
www.dice.com
Quanto à língua, acho que muito alemão fala inglês, pois tem um canal alemão que passa na TV a cabo que tem um telejornal que só fala em inglês.
E, antes que me perguntem, se alguem quiser pedir um green card no Reino Unido, a resposta mais simples que tem eh:HAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAAAAAAAAAHAHAHA.
Por isso que me sinto muito, muito feliz em ser italiano aqui… mas não de preocupe, aprenderei italiano assim que me sentir 100% seguro no inglês e daí quem sabe até vou pra minha “terra natal” trabalhar… futuro… futuro… 
4 mil dolares aqui voce nao consegue viver muito bem nao (carro voce nao consegue ter, por exemplo)… a média aqui tá 50 - 80k por ano.
.NET paga ABUSURDOS, tem gente tirando 120k aqui com .net.
Quando eu acordo e lembro que tenho q pegar subway me dá vontade de me matar. Na boa. Mas pagar 800 dolares por estacionamento por mes é impossivel pra mim.
Isso em ny, southwest é diferente, aquilo nem EUA é mais, é mexico.
No caso de computacao sempre é mais tranquilo… até aqui nos EUA ciencia da computacao dá green card mole mole, basta conseguir o h1b.
No caso de computacao sempre é mais tranquilo… até aqui nos EUA ciencia da computacao dá green card mole mole, basta conseguir o h1b.
O que é h1b?!
Obrigado!
visto de trabalho
Galera, meu avô é filho de espanhol, acho até que ele nasceu na Espanha mesmo, a minha avó esposa dele também, mas o seguinte, é da parte da minha mãe. Os avós da parte do meu pai, não são espanhóis, são qualquer outra coisa, menos espanhóis.
Há alguma chance de eu morar na Espanha, diga-se, trabalhar, viver como um cidadão Espanhol? Se eu poder morar na Espanha, eu poderei ir pra outro país? Aliás, eu farei parte da União Européia? Se sim, eu poderia ir morar em qualquer outro país da Europa, ou não?
Galera, meu avô é filho de espanhol, acho até que ele nasceu na Espanha mesmo, a minha avó esposa dele também, mas o seguinte, é da parte da minha mãe. Os avós da parte do meu pai, não são espanhóis, são qualquer outra coisa, menos espanhóis.Há alguma chance de eu morar na Espanha, diga-se, trabalhar, viver como um cidadão Espanhol? Se eu poder morar na Espanha, eu poderei ir pra outro país? Aliás, eu farei parte da União Européia? Se sim, eu poderia ir morar em qualquer outro país da Europa, ou não?
Na Espanha eu não sei… mas na Itália tem um negócio ± assim, relacionado com segunda guerra e descendentes… Mas custa muito dinheiro e é um processo longo.
Galera, meu avô é filho de espanhol, acho até que ele nasceu na Espanha mesmo, a minha avó esposa dele também, mas o seguinte, é da parte da minha mãe. Os avós da parte do meu pai, não são espanhóis, são qualquer outra coisa, menos espanhóis.Há alguma chance de eu morar na Espanha, diga-se, trabalhar, viver como um cidadão Espanhol? Se eu poder morar na Espanha, eu poderei ir pra outro país? Aliás, eu farei parte da União Européia? Se sim, eu poderia ir morar em qualquer outro país da Europa, ou não?
kra, seguinte, eu sou neto de espanhol e tenhu a cidadania espanhola, e pelo que sei tenhu livre acesso a qualquer país da União Européia, posso viver e trabalhar sucegado como cidadão em qualquer parte da União Européia…Não sei se to falando besteira, mas pelo que fui informado eh isso mesmo…
Aproveitando, eu como cidadão Espanhol e fácil de conseguir emprego na area de programador Java EE na Espanha, na Alemanha ou em qualquer parte da união Européia??? E o mercado de trabalho na area de Java ME como anda por lah???
Sim, voce pode ir pra qualquer lugar da EU e ta tudo beleza.
Tendo cidadania, vc pode trabalhar em qualquer pais da EU sem precisar de visto nem nada. Da uma olhada em sites de empregos pra sacar quais paises ou cidades tem mais mercado, e do que vc vai precisar pra viver e descolar um desses empregos.
Desculpem por ressucitar o tópico.
Mas por ser um assunto, que eu particularmente, acho muito interessante, gostaria de saber como anda o mercado (especialmente TI) nos países estrangeiros. Tem um amigo nosso em 2004 dizendo que os tempos eram outros. Imagino hoje em dia.
Essa crise tá causando estragos mesmo? Até em Informática?
Aproveitando, se alguém já foi ou trabalha na Austrália com Java, conte alguma coisa. Gostaria muito de ter esse futuro. 
Também gostaria de sair do Brasil apra trabalhar no exterior.
Assim como o Metallica quero saber como as coisas andam para nós brasileiros que queremos nos virar em outros países.
Tenho inglês fluente, sou neto de espanhóis e italianos por parte de meu pai e japoneses por parte de minha mãe, porém não tenho documentação, mas estou disposto a correr atras se o mercado não estiver muito debilitado.
Tenho mais algumas dúvidas quanto aos requisitos. Ainda não sou formado, tenho 19 anos, porém quero ter a SCJP em 2009, será que com essa certificação tenho boas chances?
Quais são os melhores países para procurar um emprego?
Qual é o salário médio de um programador java na europa?( pode ser na alemanha, espanha, inglaterra,etc)
[]s =D
Ressucitando o tópico…
E hoje, como é trabalhar na área de ti na Alemanha, aguém tem informações atualizadas?
abs
Mais uma tentativa de ressucitar o tópico =)
Assim como o pessoal acima, queria saber se alguém por aí tem alguma novidade sobre esse assunto, Java na Alemanha. Ou quem sabe Scala… =P