Java+Bootstrap+MySQL

7 respostas
java
S

Olá pessoal!

Fiz um projeto usando Java, JSF, HIbernate e MySQL. Eu gostaria muito de mudar o visual da minha aplicação web, que atualmente utiliza componentes do Primefaces, usando o Bootstrap. A grande questão é: como fazer a ligação dos componentes com o MySQL? Gostei muito do visual leve e clean que o Boostrap propicia, mas como não sou uma desenvolvedora experiente, essa parte da conexão com o banco de dados está bem confusa pra mim. Meu projeto, por exemplo, só foi possível porque utilizei um livro como referência, e este livro trabalha com as ferramentas que citei no início.

Por isso, gostaria saber de vocês se é possível juntar os componentes Bootstrap com os campos do MySQL nas páginas xhtml sem que haja muita complexidade.

Agradeço desde já pela ajuda.

7 Respostas

L

Boa noite, O MySQL é a base dados do seu sistema, vc deve configura-lo através de um arquivo chamado presistence.xml, vc pode criar a conexão pela aplicação (RESOURCE_LOCAL) ou pelo servidor através de um pool de conexões. Se o persistence estiver configurado corretamente sua aplicação fará a comunicação como o banco de dados tranquilamente. Como vc está utilizando Primefaces + Bootstrap isso pode causar conflito entre o jQuery dos 2 frameworks, para isso é necessário ir no arquivo web.xml e desabilitar o THEME do Primefaces. Fazendo isso vc pode utilizar tranquilamente o Bootstrap na sua aplicação. Lembrando que o MySQL é o seu gerenciador de dados não há como causar conflito com o Bootstrap, que nada mais é que um conjunto de folhas de estilos prontas que será invocada por suas paáginas xhtml.

S

Olá Lucciano,

Minha conexão com o banco está funcionando perfeitamente. Talvez eu não tenha sido clara na minha explicação. Quando falei sobre a conexão com o banco, estava me referindo a ligação dos componentes do JSF com os campos das tabelas que é feito pelo atributo value. Exemplo:

<p:inputText id="nome" value="#{clienteBean.cliente.nome}" size="70" required="true" requiredMessage="Campo 'Nome' é obrigatório!" immediate="true"/>

Minha dúvida era, caso eu deixasse de usar o JSF (primefaces) e quisesse usar apenas o Bootstrap, como eu faria essa ligação com os campos das tabelas. Eu fiz uma grande confusão. Não existem componentes do Bootstrap. Ele apenas mexe com o layout dos componentes do framework utilizado, trazendo um visual mais interessante para as páginas.

Entendi sua explicação sobre o conflito entre o JQuery do Primefaces e do Bootstrap. Era essa mudança que eu precisava fazer e não estava entendendo. Muito obrigada por me esclarecer.

S

Pessoal,

Estou tomando uma surra com o Primefaces e o Bootstrap. Fiz uma barra de navegação e não estou conseguindo juntar estes dois para fazer as chamadas das páginas .jsf. No momento, só tem código html. Mas como inserir o Primefaces nas tags? Será que alguém poderia me dar uma orientação ou um exemplo de código?

G

Acho que a melhor orientação que eu poderia te dar neste caso é : Não use Primefaces e Bootstrap juntos.
Pessoas experiêntes até passam relativamente bem pelos traumas causados por essa junção, como você disse que não é seu caso acredito que você vai se torturar muito tentando esta abordagem.
Uma solução que te aproximaria do que você quer é usar o Theme Twitter Bootstrap do primefaces. Não é “a mesma coisa”, mas muito parecido e não há necessidade de mudar absolutamente nada na sua implemtenção, apenas baixar o theme, instalar e configurá-lo no seu web.xml.

F

Valeu pelas dicas me ajudou muito.

L

`caso desejes continuar usando o Bootstrap + Primfaces adicione isso no web.xml

< context-param>
< param-name>primefaces.THEME< /param-name>
< param-value>none< /param-value>
< /context-param>
`

G

Ajudou mesmo? Eu ainda estou com certas duvidas, vou pesquisar mais.

Criado 25 de março de 2016
Ultima resposta 6 de abr. de 2016
Respostas 7
Participantes 5