Java+Bootstrap+MySQL

7 respostas
java
S

Olá pessoal!

Fiz um projeto usando Java, JSF, HIbernate e MySQL. Eu gostaria muito de mudar o visual da minha aplicação web, que atualmente utiliza componentes do Primefaces, usando o Bootstrap. A grande questão é: como fazer a ligação dos componentes com o MySQL? Gostei muito do visual leve e clean que o Boostrap propicia, mas como não sou uma desenvolvedora experiente, essa parte da conexão com o banco de dados está bem confusa pra mim. Meu projeto, por exemplo, só foi possível porque utilizei um livro como referência, e este livro trabalha com as ferramentas que citei no início.

Por isso, gostaria saber de vocês se é possível juntar os componentes Bootstrap com os campos do MySQL nas páginas xhtml sem que haja muita complexidade.

Agradeço desde já pela ajuda.

7 Respostas

L

Boa noite, O MySQL é a base dados do seu sistema, vc deve configura-lo através de um arquivo chamado presistence.xml, vc pode criar a conexão pela aplicação (RESOURCE_LOCAL) ou pelo servidor através de um pool de conexões. Se o persistence estiver configurado corretamente sua aplicação fará a comunicação como o banco de dados tranquilamente. Como vc está utilizando Primefaces + Bootstrap isso pode causar conflito entre o jQuery dos 2 frameworks, para isso é necessário ir no arquivo web.xml e desabilitar o THEME do Primefaces. Fazendo isso vc pode utilizar tranquilamente o Bootstrap na sua aplicação. Lembrando que o MySQL é o seu gerenciador de dados não há como causar conflito com o Bootstrap, que nada mais é que um conjunto de folhas de estilos prontas que será invocada por suas paáginas xhtml.

S

Olá Lucciano,

Minha conexão com o banco está funcionando perfeitamente. Talvez eu não tenha sido clara na minha explicação. Quando falei sobre a conexão com o banco, estava me referindo a ligação dos componentes do JSF com os campos das tabelas que é feito pelo atributo value. Exemplo: