Java - Cursos Rio de Janeiro

51 respostas
P

Estou procurando cursos de java para realizar aki no Rio de Janeiro vi 3 opções:

1. Infnet
  2. Senac
  3. Prof. Carlos Ribeiro

A Infnet o curso é fora da minha realiade (em torno de R$8.000)

Já os outros dois posso pagar… Alguem já fez ou recomendaria um dos outros dois??
obrigado

51 Respostas

O

Kra…sou de sao paulo e o curso de java do senac aqui de sao paulo eh um lixo…

Mas nao sei se eh igual ao RJ…

Abs’s

P

2 ou 3

R

Pq infnet não?? Parece legal…

Realmente o preço é caríssimo. Se eu fosse você estudava sozinho ou contratava um coach…

A

4 Opcao, é uns cursos aqui no rio Ministrado por um tal de Phillip Calçado.
Mais ele deveria anunciar os proximos e fazer um desconto pra nos. Mas ja sao baratos!!!

K

oliveirarenan:
Kra…sou de sao paulo e o curso de java do senac aqui de sao paulo eh um lixo…

Mas nao sei se eh igual ao RJ…

Abs’s

Os do RJ idem! Nem pense nisso meu amigo! Me rendeu um prejuízo de R$3.000,00 e 12 meses assistindo aulas aos domingos de manhã.

Alguém já com o Professor Carlos Ribeiro?
[]'s

A

Alguns amigos já fizeram com o Carlos Ribeiro e recomendam.

Alguns já fizeram o da Infnet e pelo que ouvi deles o nível do curso não compensa o valor.

Quanto ao SENAC não tenho referências.

Com 8000 você faz o curso oficial da SUN, alias, faz uns 2 se conseguir turma.

[]'s

J

Olha aí,

Eu fiz a dois meses atrás um curso na Interplan. Foi muito bom. Professores muito bons o Mauro e o Marcelo Beckmann mandam muito bem. Todos eles certificados e são consultores em grandes empresas.
Gostei muito.
A formação java tem 80 horas e tem também cursos de Struts com Hibernate, UML ,Cobol …eles estão fazendo um bom trabalho.
As turmas são pequenas. Parece até aula particular…hehehehe.

Estou querendo fazer um curso de ABAP que eles tem por lá.
Joao Souza

M

No Rio de Janeiro / RJ eu recomendo: http://www.digirio.com.br

A Digidata está a mais de 16 anos no mercado de TI.
Os instrutores são desenvolvedores e com muito boa didática!

Parabéns pessoal!

P

CARA PELO AMOR DE DEUS, NÃO FAÇA CURSO NO INFNET.

EU JA TENTEI FAZER 2 CURSOS LÁ, MAS NÃO CONSEGUI.

EU COMECEI MEU CURSO DE JAVA LÁ EM OUTUBRO/NOVEMBRO DE 2007, E SEGUNDO ELES IA TERMINAR EM 7/1/2008 E ATÉ HOJE NINGUÉM TERMINOU, FICARAM SEM PROFESSOR E A TURMA INTEIRA SE FERROU.

EU SOU UM DOS QUE ESPERARAM MESES E NÃO CONSEGUI TERMINAR.

OS PROFESSORES SÃO UM LIXO, UM CARA QUE TRABALHA COMIGO ESTÁ FAZENDO O CURSO MCAD DA MS, E É PIOR AINDA, FAZ SEMANAS QUE NÃO TEM AULA, O PROFESSOR TIVERAM QUE FAZER UM ABAIXO ASSINADO E FAZER ESCANDALO CHAMANDO ATÉ O DIRETOR PRA PODER TIRAR O CARA PQ NINGUÉM QUERIA PAGAR MILHÕES NO CURSO P TER AULA COM UM PROFESSOR BUCHA.

ENFIM, O CARA FOI DEMITIDO.

NÃO TO FALANDO HISTÓRIA, EU VIVI E TRABALHO COM N PESSOAS QUE NÃO TIVERAM E ATÉ HOJE TEM PROBLEMAS.

TENHO AMIGOS QUE FAZEM DESIGN LÁ E ESTÃO PROCESSANDO O INFNET, PORQUE É O PIOR CURSO DO MUNDO, INFELIZMENTE ELA CARREGA UM NOME QUE ANTES ERA A MELHOR, MAS DEPOIS QUE GANHOU NOME ELA CAGA E ANDA PRA TUDO.

AS FUNCIONÁRIAS NUNCA SABEM NADA, NEM ADIANTA PERGUNTAR E NEM LIGAR.

ENFIM, VOCÊ PODE FAZER MAS EU DOU MINHA CARA A TAPA QUE VOCÊ VAI PAGAR UMA FORTUNA QUE NÃO VAI VALER 1 CENTAVO, EU TE GARANTO.

B

Bom… fiz o curso do Carlos Ribeiro e pelo menos pra mim nao valeu a pena…
O curso se baseia em um projeto quase pronto, em que vc fica só ouvindo as explicações e inserindo linhas que o professor manda em lugares específicos do código, ou seja, nada pratico, além de massante e de nao ter um cronograma bem definido.

Amigos meus que fizeram tb nao gostaram.

O da digidata é melhor, pelo menos aproveitei mais. As professoras Dalila e Daniele são muito boas (no bom sentido), mas acho que nao vale o investimento.

Sinceramente? Há uns dias atras postei uma mensagem aqui pedindo por orientação para estudar java. Com materiais, dicas, tendencias, etc… o pessoal respondeu na boa… acho que vale mais a pena estudar por conta propria e gastar o dinheiro de uma formação em livros, assinatura de revista, etc… Com certeza a economia vai ser bem maior!!! Afinal, vc tem esse e outros foruns na internet pra ajudar… além do Google, precisa de mais??

Pega esses 3.000, compra um monitor LCD de 22’’ pra animar a estudar e o resto de livros… hehehehe

G

Eu estudo com o Prof. Carlos Ribeiro, e estou gostando.
O curso é bem didático, apesar de existir um projeto pronto como foi dito no post acima.

Acho que o mais importante o professor faz, que é mostrar o que realmente interessa, e vc não perde muito tempo digitando coisas sem necessidade.

Bom, eu estou gostando, e não acho as aulas chatas.

Valeu
Luiz Augusto

B

GutomCosta:
Eu estudo com o Prof. Carlos Ribeiro, e estou gostando.
O curso é bem didático, apesar de existir um projeto pronto como foi dito no post acima.

Acho que o mais importante o professor faz, que é mostrar o que realmente interessa, e vc não perde muito tempo digitando coisas sem necessidade.

Bom, eu estou gostando, e não acho as aulas chatas.

Valeu
Luiz Augusto

Acho que o professor ansina pode ser aprendido com livros ou na internet.
Além de tornar a pessoa mais autodidata.

Bom, pelo menos é essa a minha opinião, sobre o aprendizado e sobre o curso.

Att.,
Leandro

M

Fiz a formação Desenvolvedor Java no Infnet, e achei tremendamente fraco e superficial. Não se aprende nada de Struts, JSF ou Hibernate como diz a propaganda. Na minha opinião é perder tempo e dinheiro.
Estou refazendo a formação Java com o Professor Carlos Ribeiro, e estou gostando muito. Você aprende os fundamentos da tecnologia Java na prática, diferente de quem diz ser a mais tradicional formação Java do Brasil.
Quem quizer realmente investir seu dinheiro em um curso sério, e comprometido com o aprendizado do aluno, aconcelho o do Professor Carlos Ribeiro.
Um abraço. :wink:

B

No início eu tb estava gostando muito… mas da metade pro final do curso a coisa desandou…
Mas isso foi há 1 ano e meio atras… espero que o curso tenha melhorado e que isso nao aconteca com quem está fazendo…

L

Estou vendo que a InfNet se transformou em uma nova AOPEC (que graças a Deus faliu).

M

Faliu nada. Eles sumiram do mapa depois de darem calote em um bocado de gente (alunos e professores) e estão por aí com outro nome. Só não sei se continuam dando cursos ou se voltaram para o mercado de consultoria.

C

Eu não fiz o curso de java no INFNET, mas conheço gente que começou a fazer e pediu o dinheiro de volta…

Queria contar minha péssima história como aluna do INFNET. Sou designer e queria aprender web, por isso fiz os cursos de webmaster e webdesign.
Quando você chega ao INFNET, se depara com toda a estrutura de computadores com salas-vitrines, pessoas bem vestidas e marketing impressionante. No entanto, quando começei a assistir as aulas no início do ano de 2007 me deparei com a precariedade do curso do INFNET. Quando chego ao prédio, vou a secretaria e solicito minha apostila para assistir as aulas. Na secretaria sou informada que não sou autorizada a receber a apostila e sem motivo aparente e sem previsão de recebimento. Quando chego a sala de aula, tive aula de flash, dreamweaver e photoshop com monitores de 14 polegadas, teclados que agarram as teclas e mouses ruins. Além disso, um exemplo foi a apostila de programação visual que ensina cores com uma apostila em preto e branco. Essa questão das apostilas do INFNET é grave. As apostilas são produzidas internamente por professores do INFNET, que em alguns casos, não são formados no assunto da apostila, não tem conhecimento necessários para produzir tal conteúdo. Creio que por esse motivo as apostilas são superficiais, básicas e portanto não ensinam o que o curso propõe e muito menos vale o preço que se paga por ter um certificado do INFNET.
Falando em certificado do INFNET, pretendo jogar todos no lixo. Nas aulas de HTML você aprende

… parece ridículo…mas é isso mesmo. A aula de dreamweaver tem apostila, na época, da macromedia, mas o professor não segue a apostila e dá aula de CSS no curso de dreamweaver. Na aula de CSS você aprende menos que no dreamweaver, e na aula de flash eu aprendi a fazer a bolinha virar quadradinho. Em alguns momentos pensei, o INFNET acha que eu sou idiota!!! Paguei uma fortuna para fazer o curso e eu aprendo isso? No curso de WEBMASTER não foi diferente, PHP E ASP eu aprendi include, aprendi também a copiar e colar código… AJAX não foi direrente.
Cansei dessa tortura, e cancelei cursos já pagos e pedi o dinheiro de volta no início de 2008… no entanto já se passaram 3 meses e nada do INFNET devolver o meu dinheiro. Pois é, olha a justificativa do INFNET para a demora do pagamento: ?Estamos com um problema no nosso sistema e ele não autoriza a liberação do dinheiro?. Que absurdo, coitado do sistema!!! Uma escola que se propõe a ensinar linguagem de programação e banco de dados, com tantos profissionais da área trabalhando, tem um problema desses. Essa justificativa me fez refletir… se nem eles e nem o sistema sabem o que fazem, você vai assitir aula em um instituto como o INFNET ?
Dica: Vale mais a pena comprar livros com que abordam as assuntos dos cursos e estudar em casa. Fiz as contas, é possível gastar 15% do valor da formação do INSTITUTO INFNET e aprender muito mais.
P

Isso por ai tá cheio.

Eu tive um sério problema com uma empresa que foi ministrar um curso de Java. Mas eu desisti de tão ruim que o curso era. (Em brasilia). O prof era bom, mas o compromisso da escola era um lixo.

Eu nem vou fazer nada com eles, deixa, me roubaram dinheiro mas é isso ai, vivendo e aprendendo…

Como dizia um velho poeta - “viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro…” E claro, ao som de Daytripper!

A

Alguém já ouviu falar nos cursos da NSI ? ( http://www.nsi.com.br ) ? Ainda não vi ninguém criticando esse curso, enquanto os do Carlos Ribeiro e Infnet, só vejo críticas. Estou querendo fazer o curso porém ainda tenho algumas duvidas a respeito dos mesmos.

Abraços!!!

L

Eu já fiz curso de Java na NSI. Lá é legalzinho, gostei de lá, embora que o instrutor poderia ter explorado mais o conteúdo.

S

Estava mesmo precisando dessas informações.

S

AntonioLima:
Alguém já ouviu falar nos cursos da NSI ? ( http://www.nsi.com.br ) ? Ainda não vi ninguém criticando esse curso, enquanto os do Carlos Ribeiro e Infnet, só vejo críticas. Estou querendo fazer o curso porém ainda tenho algumas duvidas a respeito dos mesmos.

Abraços!!!

Como vai ser a empresa que vai pagar, eu só queria mesmo é saber as opiniões.

Se os três são bons, Prof. Carlos Ribeiro, a DigiData e NSI, eu só preciso escolher um deles, caso atenda.

O que eu quero mesmo é o “view para java”.

U

Pessoal,

A partir de Outubro tem mais uma opção para fazer um curso de Java no Rio de Janeiro. A Caelum está abrindo as portas.

O local será na Rua Senador Dantas 80, Salas 307/308 (perto da estação de metro Carioca). Estamos ainda reformando aas salas, mas em breve será publicado o calendário com as turmas regulares assim como o telefone para contato.

Qualquer dúvida entram em contato http://www.caelum.com.br/contato/ com a Caelum ou mandem uma mensagem para mim.

Abraços,
Nico Steppat

E

Bom,

Estou procurando sobre cursos de Java.

A INFNET pelo que vejo o pessoal faz lá mais por nome.

O do Carlos Ribeiro ouvi várias pessoas falando que é bom o curso.

Eu vou ver esse do Carlos Ribeiro agora.

O do Senac eu fiz o primeiro módulo, achei fraco, o professor é até bom, mais o curso é fraco.

S

Eduardo.anjo:

Eu já fiz um curso lá e pretendo voltar ainda esse ano. Acabei de conversar com um amigo e ele só falou bem da Infnet.
Portanto, eu acho que é muito relativo as opiniões divergentes.

R

Bom dia a todos! Gostaria de saber onde encontro curso de Java na Zona Oeste em Campo Grande - RJ

S

Eduardo.anjo:
A empresa que trabalho já fechou com a INFNET. Quando terminar o curso em Janeiro/2009 eu volto para dar a minha opinião.

L

bianchini.rj:
Bom… fiz o curso do Carlos Ribeiro e pelo menos pra mim nao valeu a pena…
O curso se baseia em um projeto quase pronto, em que vc fica só ouvindo as explicações e inserindo linhas que o professor manda em lugares específicos do código, ou seja, nada pratico, além de massante e de nao ter um cronograma bem definido.

Amigos meus que fizeram tb nao gostaram.

O da digidata é melhor, pelo menos aproveitei mais. As professoras Dalila e Daniele são muito boas (no bom sentido), mas acho que nao vale o investimento.

Sinceramente? Há uns dias atras postei uma mensagem aqui pedindo por orientação para estudar java. Com materiais, dicas, tendencias, etc… o pessoal respondeu na boa… acho que vale mais a pena estudar por conta propria e gastar o dinheiro de uma formação em livros, assinatura de revista, etc… Com certeza a economia vai ser bem maior!!! Afinal, vc tem esse e outros foruns na internet pra ajudar… além do Google, precisa de mais??

Pega esses 3.000, compra um monitor LCD de 22’’ pra animar a estudar e o resto de livros… hehehehe

eu também já pensei nisso , o problema é que não existe certificação autodidata… :slight_smile:

eu queria um curso que eu pudesse pagar as aulas e a prova de certificação tudo num pacotão só, tipo os esquemas dos cursos do centro do rio, se você não passar pode fazer o curso de novo , de graça, só pagando a prova da sun no final … tem algum que faça isso aqui no rio ?

P

primeira participaçao aqui no GUJ, ja q nao podia ficar sem dar o pitaco nesse assunto q conheço bem

fiz a formaçao Java Developer no INFNET, bancado pela empresa(5K) e, tenho que admitir, nao achei tao valido
realmente o INFNET esta queimando a fama que ganhou na ultima decada, ja que tenho visto muitas pessoas reclamarem de turmas nao fechadas, etc, sem contar eu mesmo, que estou esperando o certificado de conclusao tem meses,pq o sistema na funciona(a empresa exige q eu exiba isso, ja querem me estrangular)

nao q o curso seja ruim, pq isso nao e, mas e muito basico para o valor cobrado… eu achei mais valido os 100 reais gastos no “Use a Cabeça: Java”

conheci o pessoal da Caelum em um evento e me passaram muita confiança, demonstrando grande experiencia nos assuntos tocados

mas… se e para indicar algo no Rio de Janeiro: Carlos Ribeiro
ele e professor de Java na UFF(Universidade Federal Fluminense), aonde tem gente que assiste as aulas de pe e sem maquina(ou leva laptop.rsrs), tamanha vontade de participar
trabalho com varios alunos dele e realmente todos o apontam como guru em java praticamente…rsrs

http://www.javapassion.com/javaintro/

abraço!!

–> http://tecnologia.norio.com.br/temas/java

T

INFNET realmente nao vale a pena, estava fazendo um curso de MCSE pois o curso parou, pedi para me substituirem para o curso de Java, pos também nao consegui finalizar, o curso eles já cobram um absurto 8 Mil reias, e não tem consideração com os alunos, na minha opnião hoje, quando me perguntam aonde fazer cursos nao indico INFNET.

J

Olá, estou a procura de um curso de java pelo centro do rio…
ja que moro em niterói… e é o lugar mais proximo…
achei o site
www.cotiinformatica.com.br

Alguem tem referência desse curso??
alguma opnião?

M

Não conheço a empresa, mas se você procura boas opções, então se liga:

http://www.digirio.com.br

Um abraço. :wink:

B

caraaca… acho q eu ia fazer graduação na infnet.

ACHO… kkkk

B

e os cursos da caelum??? são caros… mas e o conteudo?

J

Muito obrigada Marcio…
vou dar uma olhada nos lugares indicados!

P

Cara, eu não acho os cursos da Caelum caros. Acho que estão dentro da média do mercado. Com relação a qualidade, posso atestar que são muito bons.

B

quais cursos vc já fez lá??

E

jessica fernandes:
Olá, estou a procura de um curso de java pelo centro do rio…
ja que moro em niterói… e é o lugar mais proximo…
achei o site
www.cotiinformatica.com.br

Alguem tem referência desse curso??
alguma opnião?

Jéssica, eu irei fazr esse curso aí, tive referência do meu professor de Java da Faculdade, ele falou que esse curso é muito bom. Inclusive ele conhece o dono do curso, e irão fazer alguns projetos juntos.

Em novembro estarei lá, não achei muito caro, e pelo que andei me informando é um dos melhores cursos do Rio em Java.

M

Como falei anteriormente, esqueça o infnet e o senac. Se você quer aprender de fato a desenvolver em java, faça com o Carlos (Carlos Ribeiro). Estou falando isso, pois já fiz os cursos de struts, jsf e a formação java com ele. No fim deste mês (agosto) estarei fazendo o curso de ejb 3.0 + hibernate + spring 2.5 com o mesmo. :wink:

M

Hoje a [google]Digidata[/google] conta com instrutores de Java de boa qualidade aqui no Rio de Janeiro - RJ!

Veja o link: http://www.digirio.com.br

Pode avaliar!

E

Olha tive ótimas recomendações desse curso também. Mais a mesmas pessoas que me indicaram o Carlos Ribeiro, me indicaram também o Coti Informática(O qual optei fazer).

E

Bom eu to fazendo o curso de Web Developer na Coti e olha, está sendo ótimo, excelente professor, didatica boa.

O curso acaba em maio, MUITO BOM O CURSO.

Recomento a todos.

S

Só dá para fazer na Caelum, ou com o professor Carlos Ribeiro em Niterói: http://www.carlosribeiro.com/

M

Obrigado Marcio,

Sei que já fez o Oracle e o Java na Digidata e que já indicou muita gente pra cá!

Temos uma diversidade boa de cursos além da Digidata. Assim, é só ter paciência pra galera avaliar!

veja lá o nosso: http://www.digirio.com.br

P

o curso de java do senac acabou… pelo menos o site não fala mais nada sobre…

A

Carlos ribeiro é caro d+

T

Na minha opinião o melhor curso é o do Carlos Ribeiro. O cara é professor no sentido amplo da palavra: Didática excelente!

Comecei a aprender programação nos cursos dele: O curso de Introdução a Programação começa pra quem não sabe nada, e
aborda o básico da linguagem java e banco de dados. Mas esse curso geralmente não é ele quem ministra. Agora, os 02 melhores cursos
que eu fiz com ele foram o curso de java para web (que na época era com struts) e o curso JPA + Spring.

O que eu considero o diferencial do curso do Carlos é que ele não perde tempo. É código o tempo todo, não tem essa de você ficar
digitando um monte de código no computador. Isso você faz em casa. Ele prepara um monte de mini-projetos onde em cada mini-projeto
ele aborda determinado assunto, e só o que você tem a fazer é entender. Depois em casa você tem que praticar porque se não já era!

E o cara explica bem pra kct! Enfim, como eu fiz os cursos com ele e aproveitei bastante, acho justo elogiar.

Também fiz os cursos da Caelum (JSF 2 e Web Design) e são muito bons, principalmente o material que todo mundo já conhece. Só que na
Caelum a abordagem é outra, eles focam em codificação do aluno em sala de aula, o que eu não considero proveitoso. Perde-se um tempo
que poderia ser utilizado em explicação de coisas novas pelo professor.

Bom, é isso, deixo aqui a minha contribuição. :wink:

S

Olá Pessoal.

Gostaria de uma boa indicação de curso aqui no RJ.

Tou pensando neste do Carlos Ribeiro ou então da Caelum?!?!

E aí?!? qual escolho!?!?!

M

Java no Rio de Janeiro: [telefone removido]
Fundamental+SE+EE(atualizado) e ainda você poderá realizar o curso de Android (mobile developer)

Plano de Aula - Java Fundamental (16 horas)

Módulo Introdutório
Conceitos de Lógica de Programação
Conceitos da Linguagem Java-Conhecendo a Linguagem
Conceitos de Orientação a Objetos - Entendendo objeto (atributos, métodos)
Usando Eclipse/NetBeans

Introdução à Tecnologia Java
Conceito de programação Java
Linguagem e API Java
Máquina Virtual Java
Ambiente de Execução (JRE) e Desenvolvimento (SDK)
Verificador de Bytecodes
Garbage Collector

Conceitos Estruturais
Tipos de Comentários
Objetos
Classes
Atributos
Tipos Primitivos
String
Expressões
Operadores
Precedência
Comando e Bloco de Comando
Variáveis Locais e Globais
Classe Math

Conceitos Comportamentais
Estruturas de Controle
Etrutura Sequencial
Etruturas de Seleção
Etruturas de Repetição
Break e Continue

Fundamentos
Arquitetura Client-Server
Arquitetura Multicamadas (conceituando)
Arquitetura Web (conceituando)

Plano de Aula - Java SE (32 horas)

Introdução:
O curso visa deixar o participante apto a desenvolver na linguagem JAVA, além de induzir o profissional os conceitos que envolvem o universo Java.
Com exercícios práticos focando a realidade do desenvolvimento que este profissional irá encontrar, será abordado aspectos da modelagem das classes.
Consolidando o treinamento, o participante terá ao longo das 32 horas programadas para o curso, obtido conhecimento pleno da linguagem Java, bem como aplicação prática no contexto do desenvolvimento.

Propósitos a Serem Atingidos
Conhecer o potencial de ambiente Java
Conhecer o conceito de programação Java
Conhecer o conceito de programação orientada a objetos (OOP)
Conhecer a estrutura da Linguagem Java
Aplicar a programação orientada a objetos (classes, atributos, métodos, herança, encapsulamento e polimorfismo )
Manipulação de coleções
Tratamento de exceptions
Manipulação de arquivos
Usando Eclipse/NetBeans
API Java
Conectividade com a API JDBC
Compilação e distribuição de um arquivo Jar

Programa de Aula Detalhado
Conhecendo as características chaves da linguagem de programação Java.
Conhecendo a JVM(Java Virtual Machine).
Conhecendo o coletor de lixo(Garbage Collection).
Conhecendo orientação a objetos e exercitando: encapsulamento, polimorfismo, e herança.
Conhecendo e exercitando: classes, objetos, atributos, métodos, construtor e destrutor.
Conhecendo e exercitando as palavras reservadas da linguagem java
Conhecendo e exercitando os modificadores de acesso private e public
Conhecendo e exercitando os tipos primitivos em Java.
Conhecendo e exercitando as convenções de codificação em Java.
Conhecendo e exercitando o uso de estruturas de condição if, switch.
Conhecendo e exercitando o uso de estruturas de repetição for, while.
Conhecendo e exercitando métodos sobrecarregados e sobreescritos.
Conhecendo e exercitando variáveis e métodos estáticos.
Conhecendo e exercitando classes, métodos, e variáveis final.
Conhecendo e exercitando metodos abstratos e interfaces.
Conhecendo e exercitando arrays e collections.
Conhecendo e exercitando exceptions, o uso de try, catch e finally.
Conhecendo e exercitando criar e gerenciar suas próprias exceptions.
Conhecendo e exercitando ler de arquivos e escrever em arquivos (File I/O).
Conhecendo e exercitando desenvolver uma aplicação Java para conexão com banco de dados usando a API JDBC.
Conhecendo e exercitando o padrão DAO(Data Access Object)

Plano de Aula - Java EE/WEB (64 horas)

Introdução:
O curso visa deixar o participante apto a desenvolver para plataforma Web além de dominar os conceitos que envolvem o universo Web-Java,
dominar os padrões e as boas práticas de desenvolvimento para os principais modelos adotados pelo mercado.
Com exercícios práticos focando a realidade de mercado que este profissional irá encontrar e a própria distribuição
e implantação de um projeto fazem parte do contexto do treinamento.
Consolidando o treinamento, o participante terá ao longo das 64 horas programadas para o curso,
uma visão ampla deste ambiente de desenvolvimento, como também, terá aplicado na prática estes conceitos.
Objetivos
Conhecendo as tecnologias JEE
Modelo de aplicação distribuída em camadas
Implementar conectividade a Base de Dados Relacional com JDBC, Hibernate e JPA
Desenvolver um projeto nos principais frameworks web/mvc (Struts, Spring MVC, JSF) usando boas práticas de programação com separação em camadas
Distribuir a aplicação em projetos war, jar e ear
Deploy da aplicação nos servidores Tomcat e JBoss
Aprendizado em projeto de aula modificando a aplicação web a cada framework explicado

Programa de Aula Detalhado

Ambiente Web
Funcionamento
Protocolo HTTP
URI (Universal Resource Indentifier)
URL (Universal Resource Locator)
HTML
Métodos - get/post
Requisição(request)
Resposta(response)

Servidores
Configurando e testando o Web Server Tomcat 7
Configurando e testando o Application Server JBoss 7

JSP - JavaServer Pages
JavaScript
Scriptlets

EL - Expression language
Sintaxe de Utilização
Literais
Operadores

JSTL - JavaServer Pages Tag Library
Biblioteca Core
Biblioteca Format
Páginas JSP para a Camada View

Servlet
Ciclo de vida de um Servlet
Mapeando um servlet no web.xml
Servlet como Controlador de Aplicação Modelo MVC(Model, View, Controler)
Aplicando o MVC em um projeto de exemplo
Gerenciamento de Sessão
Implementando MVC
Implementando aplicação web com Servlet e JSP

Hibernate Framework
Impedância Objeto Relacional
Configurando o hibernate
Session e Connection Pool
Controle de transações
HQL (Hibernate Query Language)
Criteria API
SQL nativa
Implementando DAO (Data Access Object) com hibernate

Struts Framework
Fluxo do Struts MVC
Separação entre as camadas de apresentação, controle e modelo de dados
Componentes view: FormBeans e taglibs
Componente controller: ActionServlet e Action
Componentes model: ActionForm e View Helpers
Validação
Internacionalização e controle de erros
Bibliotecas de tags
Implementando aplicação web com Struts e Hibernate

SPRING MVC Framework
Fluxo do Spring MVC
Injeção de Dependência
Entendendo AOP
Controller
ViewResolver
DispatcherServlet
HandlerMapping
View
ModelAndView
Mapeamento do Controller através de Annotations
Implementando aplicação web com Spring e Hibernate

JPA API
Mapeamento Objeto Relacional com JPA
Entity (unidade basica de Persistência)
Annotations
Mapeamento de Herança
Relacionamentos no Modelo de Classes
EntityManager - Gerenciador de Entidades
Ciclo de vida das entidades
Operações de CRUD
JPQL
Implementando JPA utilizando providers Hibernate ou EclipseLink

JSF Framework
Introdução JSF
Ciclo de vida do JSF
Managed Beans
Escopo
Componentes visuais
Facelets
Trabalhando com Tabelas
Conversão e validação
Internacionalização
Eventos
Navegação
Implementando aplicação web com JSF e JPA

A

SubZero_RJ:
Olá Pessoal.

Gostaria de uma boa indicação de curso aqui no RJ.

Tou pensando neste do Carlos Ribeiro ou então da Caelum?!?!

E aí?!? qual escolho!?!?!

Acho que seria interessante vc ir diretamente nos cursos citados e conversar com os responsáveis pois ambos são excelentes como já citado anteriormente. Creio que vai da expectativa de cada um.

P

Fiz o curso de JAVA com o Professor Carlos Ribeiro no Rio de Janeiro.

O cara é fenomenal! Tem uma didática e conhecimentos na área incríveis.

Valeu cada centavo que paguei. Pode fazer este curso que se a tua intenção é aprender JAVA você não vai se arrepender.

Criado 4 de janeiro de 2007
Ultima resposta 10 de out. de 2013
Respostas 51
Participantes 34