Bom dia galera!
Eu não estou conseguindo fazer a conexão com o banco de dados no meu JFrame do Java.
É algo bem simples, uma tela de login/senha. Vou disponibilizar os dois códigos (tanto da conexão quanto da classe main).
BANCO:
> package br.com.warehouse.dal; > //Classes necessárias para uso de Banco de dados // > import java.sql.Connection; > import java.sql.DriverManager; > import java.sql.SQLException; > > //Início da classe de conexão// > > public class ModuloConexao { > > public static String status = "Não conectou..."; > > //Método Construtor da Classe// > > public ModuloConexao() { > > > } > > > //Método de Conexão// > > public static java.sql.Connection getConexaoMySQL() { > > Connection connection = null; //atributo do tipo Connection > > > try { > > //Carregando o JDBC Driver padrão > > String driverName = "com.mysql.cj.jdbc.Driver"; > > Class.forName(driverName); > > > > //Configurando a nossa conexão com um banco de dados// > > String serverName = "localhost"; //caminho do servidor do BD > > String mydatabase ="dbwarehouse"; //nome do seu banco de dados > > String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/dbwarehouse"; > > String username = "root"; //nome de um usuário de seu BD > > String password = ""; //sua senha de acesso > > connection = DriverManager.getConnection(url, username, password); > > > > //Testa sua conexão// > > if (connection != null) { > > status = ("STATUS--->Conectado com sucesso!"); > > } else { > > status = ("STATUS--->Não foi possivel realizar conexão"); > > } > > > > return connection; > > > > } catch (ClassNotFoundException e) { //Driver não encontrado > > > > System.out.println("O driver expecificado nao foi encontrado."); > > return null; > > } catch (SQLException e) { > > //Não conseguindo se conectar ao banco > > System.out.println("Nao foi possivel conectar ao Banco de Dados."); > > return null; > > } > > > > } > > > > //Método que retorna o status da sua conexão// > > public static String statusConection() { > > return status; > > } > > > > //Método que fecha sua conexão// > > public static boolean FecharConexao() { > > try { > > ModuloConexao.getConexaoMySQL().close(); > > return true; > > } catch (SQLException e) { > > return false; > > } > > > > } > > > > //Método que reinicia sua conexão// > > public static java.sql.Connection ReiniciarConexao() { > > FecharConexao(); > > > > return ModuloConexao.getConexaoMySQL(); > > } > > }
CLASSE MAIN:
> package br.com.warehouse.telas;
> import java.sql.*;
> import br.com.warehouse.dal.ModuloConexao;
> import java.awt.BorderLayout;
> import java.awt.EventQueue;
> import javax.swing.JFrame;
> import javax.swing.JPanel;
> import javax.swing.border.EmptyBorder;
> import javax.swing.JLabel;
> import javax.swing.JTextField;
> import javax.swing.JButton;
> import javax.swing.JPasswordField;
>
>
> public class TelaLogin extends JFrame {
>
> Connection getConexaoMySQL = null;
> PreparedStatement pst = null;
> ResultSet rs = null;
>
> private JPanel contentPane;
> private JTextField textField;
> private JPasswordField passwordField;
>
> /**
> * Launch the application.
> */
> public static void main(String[] args) {
>
> EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
> public void run() {
> try {
> TelaLogin frame = new TelaLogin();
> frame.setVisible(true);
> } catch (Exception e) {
> e.printStackTrace();
> }
> }
> });
> }
>
> /**
> * Create the frame.
> */
> public TelaLogin() {
>
>
> getConexaoMySQL = ModuloConexao.getConexaoMySQL();
> System.out.println(getConexaoMySQL);
>
> setResizable(false);
> setTitle("Lovato Estoque - Login");
> setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
> setBounds(100, 100, 374, 188);
> contentPane = new JPanel();
> contentPane.setBorder(new EmptyBorder(5, 5, 5, 5));
> setContentPane(contentPane);
> contentPane.setLayout(null);
> setLocationRelativeTo(null);
>
> JLabel lblUsurio = new JLabel("Usu\u00E1rio");
> lblUsurio.setBounds(29, 28, 48, 24);
> contentPane.add(lblUsurio);
>
> JLabel lblSenha = new JLabel("Senha");
> lblSenha.setBounds(29, 65, 46, 14);
> contentPane.add(lblSenha);
>
> textField = new JTextField();
> textField.setBounds(110, 30, 190, 20);
> contentPane.add(textField);
> textField.setColumns(10);
>
> JButton btnLogin = new JButton("Login");
> btnLogin.setBounds(152, 93, 89, 23);
> contentPane.add(btnLogin);
>
> passwordField = new JPasswordField();
> passwordField.setBounds(110, 62, 190, 20);
> contentPane.add(passwordField);
> }
> }
-
Eu não estou usando senha no banco
-
Estou usando a versão do Driver 8.0.11
-
Já coloquei o Driver na pasta do meu projeto
(C:\Users\leonardo.lovato\Desktop\Sistema\prjwarehouse) -
Já coloquei o Driver na pasta ext do jdk
C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_111\jre\lib\ext
Obs.: Não está entrando no connection, mas pelo que vi, ele nem chega a validar os dados acima (campo user, password, etc):
Alguem poderia me ajudar ? Preciso muito fazer essa conexão.
Agradeço a todos!