Java no IPhone

16 respostas
S

Talvez seja a hora de começar a aprender uma linguagem para o client-side. Qual?

• JavaScript
  • Flash
  • ???

16 Respostas

G

Se você está falando do iPhone especificamente eu diria que você deveria cair dentro do JavaScript. Só não sei se Apple vai aguentar até o fim a pressão de não ter Java. Só acho que eles podem conseguir se abrirem a API do iPhone.

S

Mas veja bem. Java é server-side!!! Nunca foi client-side!!! E com o mundo web 2.0 caindo pesado no client-side, Java pode ficar cada vez mais pra escanteio, como aconteceu no IPhone!

• Flex ???

• ActionScript ???

• JavaFX ???

L

Eu diria Silverlight, muito superior ao flash e permite fazer coisas que com simples JS do browser não tem como.

L

Olá

Isto é um completo exagero que não serve nem como auxiliar de retórica.

A primeira aplicação que trabalhei com Java usava AWT na camada de apreesentação. Era o carro chefe da empresa de EDI.

Outra aplicação que trabalhei com 5.500 pontos de atendimento e mais de 14 mil terminais clientes atendendo simultâneamente só foi possível ser viabilizada porque foi feita com Swing no cliente. Nenhuma outra tecnologia da época teria nos permitido fazer um banco começando do zero em poucos meses. E mesmo que já existisse web 2.0, dificilmente se conseguiria fazer todos os periféricos (PINpad, leitora de cartão, impressora, balança, etc.) funcionar com páginas web.

Sei de várias outras aplicações cliente feitas com Java rodando no cliente a começar por um monte de sites de banco com teclados virtuais.

Aliás, sei de mais aplicações desenvolvidas em Java no cliente nos últimos anos do feitas com VB ou Delphi.

Concordo que as chamadas aplicações web 2.0 provem um conforto quase tão bom e mais bonito do que se pode obter com Java ou com C#, VB, Delphi, etc… Porém, aí não se trata de comparar com Java e sim com todos os ambientes de desenvolvimento não web 2.0.

O fato de não haver Java no iPhone pode prejudicar mais quem gosta de joguinhos do que quem usará a Internet pelo iPhone. Pode ser que a Apple tenha reservado para si a tarefa de prover os joguinhos para o iPhone e não achou necessário usar o Java (isto é um chute porque nunca vi um iPhone de perto)

[]s
Luca

S

Me expressei mal mesmo! AWT e SWING já foram alternativas bem válidas. Mas hoje em dia me pergunto se dá para fugir da web como interface…

JavaScript + Ajax, Flash, Flex, Silverlight e JavaFX, quem vai vencer?

Eu torço pro Java, mas me parece que partiu bem atrasado… Flash me parece bem sólido e logo estará no IPhone!

Como o cara diz no artigo lá, a revolução foi para o client-side e Java pode ter entrado na era COBOL e FORTRAN…

Quais são as coisas mais quentes em matéria de tecnologia e tendencias? Eu acho que é: IPhone, Ipod Touch e Apple TV. E se o Steve Jobs não estava blefando quando falou que Java não vai entrar no IPhone então é para ficar esperto…

Eu nunca acreditei em J2ME, já que os celulares são todos sofríveis, com tela sofrível, input sofrível, configuração sofrível, suporte das operadoras sofrível, etc e tal. Talvez agora (depois de 10 anos de um hype sem sentido) o Iphone comece a abrir as portas do mundo wireless, e pelo jeito não será com Java no front-end.

G

Concordo com o Luca e faço minhas as palavras dele. Java nasceu sendo client-side também, vide os tão famosos Applets no início da “era moderna da Internet”.

S

Me expressei muito mal. Java começou no client-side, mas desde sempre ficou capenga nessa área. Ameaçou deslanchar várias vezes com applet, java web start, swing, etc e nunca realmente deslanchou… E hoje em dia com a web 2.0 ficou mais esquecido ainda, diferentemente de java no server-side, que me parece mais forte do que nunca!

S

A briga promete ser boa com Flash em dispositivos móveis e JavaFX Mobile. Silverlight mobile eu desconsidero.

E vou escrever uma coisa aqui pra arriscar mesmo, mas se estiver certo daqui a 6 meses vou retomar esse post:

O google phone deverá ser o primeiro (??, talvez segundo) telefone com JavaFX.

Pronto, dito. Agora esperemos 6 meses :slight_smile:

L

Olá

sergiousp:
O google phone deverá ser o primeiro (??, talvez segundo) telefone com JavaFX.

Pronto, dito. Agora esperemos 6 meses :-)

Googlando vi que mais de 6 meses já se passaram desde o primeiro anúncio do GPhone

http://www.google.com/search?q=google+phone
Personalized Results = about 299,000,000 for google phone. (0.21 seconds)

Os coreanos são rápidos. LG com Google Search, Google Mail and Google Maps

E mais:
http://www.psynixis.com/blog/2007/09/04/google-gphone-to-be-first-javafx-phone/

[]s
Luca

S

Nossa esse ultimo link é bom! E recente tambem! (eu achei que eu era o unico doido achando que o gphone teria javafx)

As ultimas noticias que eu tinha lido falavam de um gphone com kernel linux e todos os programas feitos em Java. Na hora caiu a fixa do JavaFX (embora ninguem tivesse falado). Agora ja acho que minha suposicao pode se concretizar mesmo hehehe

E sobre o tempo, lembra que o prenuncio do iPhone foi uns bons anos antes do lancamento. 6 meses ainda eh pouco hahaha

C

Que pressao de nao ter Java eh essa? Ate agora eu nao ouvi ninguem dizer “nem fodendo que eu compro um iphone, aquela bosta nao tem java!”, e acho que nao vou ouvir isso tao cedo :slight_smile:

K

louds:
Eu diria Silverlight, muito superior ao flash e permite fazer coisas que com simples JS do browser não tem como.

Louds,muito superior ao flash ? Tem muitas coisas bacanas, como você poder rodar diferentes linguagens, como ruby e vc não precisar aprender a bosta do ActionScript, mas o Flex vem evoluindo a um passo incrível, é só acompanhar os Labs da Adobe , a versão 3.0 vem com muitas melhorias.

O LiveCycle - http://www.adobe.com/products/livecycle/dataservices/ , vem melhorando à cada dia, fora a otimização no player na nova versão, que está bem mais rápido.

Outra questão bastante importante são as ferramentas e nessa parte a Macromedia sempre arrebentou. Você tem duas ferramentas distintas o Flash Studio e o Flex Builder, que poderão lhe ajudar a refinar muito o nível de detalhes da sua aplicação.

Aqui a Adobe leva grande vantagem, fora as renderizações pra PDF e a evolução do mesmo para encapsulamento de vídeos e etc…

Acho que a Microsoft tem o poderio do Visual Studio, encapsular o SilverLight no mesmo, mas não vai dar o nível de detalhes que as ferramentas da adobe proporcionam … sei lá, meu ponto de vista.

G

Que pressao de nao ter Java eh essa? Ate agora eu nao ouvi ninguem dizer “nem fodendo que eu compro um iphone, aquela bosta nao tem java!”, e acho que nao vou ouvir isso tao cedo :)

Com certeza ninguém vai deixar de ter um iPhone por causa de Java. :slight_smile:

Só que imagina como vai ser daqui a uns meses se a Apple não der um jeito de lançar joguinhos e outras coisas mais que tem nos outros celulares…

Para mim o grande ponto é que Java é de “domínio público” e as pessoas estão acostumadas a fazer coisas para celulares usando Java. Não acho que seja impossível mudar esse cenário e também não acho que Java seja melhor pra isso não. Só acho que se a Apple está tentando sair do “convencional” ela vai ter que fazer alguma coisa a mais que justifique essa mudança, como abrir a API por exemplo. Do jeito que está hoje só um hacker consegue fazer um aplicativo para iPhone e dependendo do que for ainda vai ficar meia-boca.

H

Olá,
estou precisando de informaçoes de alguns aparelhos celulares
como, CLDC, MIDP, userAgent Apis J2ME etc…
E o iPhone nao sei nada…sei que nao tem java, mas tem oq?

Alguem pode me ajudar?

vlw, obrigado…

R

Hell:
Olá,
estou precisando de informaçoes de alguns aparelhos celulares
como, CLDC, MIDP, userAgent Apis J2ME etc…
E o iPhone nao sei nada…sei que nao tem java, mas tem oq?

Alguem pode me ajudar?

vlw, obrigado…

Para o iphone tu programa em Objective-C! :wink:

[]'s

C

louds:

Por que esta declaração nao me causa estranheza ?

Criado 12 de setembro de 2007
Ultima resposta 18 de mai. de 2009
Respostas 16
Participantes 10