Java ou Kotlin

26 respostas
kotlinandroidjava
J

Comecei a estudar JAVA recentemente, tenho a intenção de fazer alguma aplicação Android para consolidar meus conhecimentos. Acontece que eu descobri que a linguagem oficial do Android agora é o Kotlin. Gostaria de saber se ainda vale a pena aprender JAVA para desenvolver em Android ou eu devo aprender Kotlin. E depois dessa mudança, ainda vale a pena continuar com o aprendizado em JAVA?

Grato pelas respostas

26 Respostas

R

Se você quer se desenvolver para Android então vai para Kotlin direto.

P

A maioria das vagas de android pede conhecimento de kotlin, não sabia que agora ela era oficial, faz sentido.

Se eu fosse desenvolver para android usaria Kotlin, sim.

M

Errado!

Kotlin is now an official language on Android. It’s expressive, concise, and powerful. Best of all, it’s interoperable with our existing Android languages and runtime.

Fonte: https://developer.android.com/kotlin/index.html

Kotlin is now an official language on Android.

Ou seja:

Kotlin é agora uma língua oficial no Android.

Desde 2017 Kotlin passou a ser uma das linguagens com suporte oficial, juntamente com Java e C++.

M

Agora sobre Java ou Kotlin

Se quiser apenas desenvolver pra Android, entre as duas, atualmente, iria de Kotlin.

Se quisesse aprender desenvolvimento mobile, atualmente, iria de Flutter.

J

Desculpe, mas ainda desconheço o Flutter, poderia me explicar um pouco melhor sobre esse framework?

M

Resumidamente: É um framework feito pelo Google que promete a produção de um único código podendo ser compilado para Android e iOS, ele utiliza Dart para desenvolvimento.

Como eles mesmo estampam em sua página: Rápido desenvolvimento, interface expressiva e flexiva com foco em experiência nativa e performance nativa.

Eles estão no Beta, porém com o tamanho da curva de aprendizado e o fato de q sai uma atualização a cada 4 semanas, pra quem está começando acho uma boa.

Até porque, assim, não aposto minha casa nisso pois posso estar errado, mas acredito que em algum tempo tecnologias como Flutter e React-native (principalmente depois que EXPO se firmar) tomarão conta do mercado mobile.

Se quiser aprofundar um pouco: https://flutter.io/

P

É uma alternativa a Android nativo, mas que nem mesmo a equipe do google que trabalho no Android reconhece. Android é uma grande confusão.

P

haha com a web morrendo lentamente, você acha que google vai ficar olhando enquanto outros tomam controle do Android?

Google não vai deixar isso acontecer, por isso estão apostando tudo no Kotlin.

ps: Desenvolvimento híbrido sempre vai ser uma opção, e pode até ser a melhor opção para a maioria das apps. Mas não da pra “dominar o mercado mobile” apenas com software, ainda mais opensource que não tem um bom histórico com software voltado para consumidor final.

M

Flutter é do Google, Kotlin não (Kotlin é da JetBrains).

E ideologia do Google é basicamente, atirar pra todo lado, e esperar pra ver o que se firma no mercado.

E tomar conta não é propriamente dominar, mas sim ser a mais expressiva, maior chance de emprego, ganhos, etc…

P

Sim, mas como Flutter compete com Android nativo, google não vai suportar o projeto. Enquanto Kotlin é agora a linguagem oficial. Resumindo, uma tremenda confusão. rsrs

Acho que a essa altura, tudo que o desenvolvedor Android quer é não esperar 20 minutos para alterar uma linha de código e o resultado aparecer na tela.

A situação é tão lastimável que qualquer coisa que você oferecer pro desenvolvedor Android como alternativa, ele ta aceitando. Claro, se puder dominar o mundo com essa alternativa, porque não? Na tentativa de conquistar o coração do desenvolvedor Android todo tipo de promessa é válida. Mas qual a chance de uma solução híbrida baseado em opensource tomar conta do mercado mobile, sem suporte da Apple e Google? Acho muito pouco provável.

M

Quanto ao suporte ao Flutter a equipe de open source do Google que ficara a frente do repositório assim como a equipe de open source do Facebook fica a frente do React-native, etc…

E quanto ao suporte oficial, Flutter ainda está em Beta, ngm sabe o que acontecerá ao sair a versão oficial, até mesmo pois Flutter é um framework, a linguagem é Dart, está também do Google, e na qual esta sim o Google está investindo pesado para popularizar.

P

Nossa, o google adorava lançar projetos beta. Você acha que o motivo pra não ter nem um logo da empresa associado ao projeto é porque ainda está em beta?!?!

Eu discordo, na minha opinião o motivo pra não suportarem o projeto oficialmente é porque o google o ve como uma ameaça ao Android nativo.

Se você reparar, na página do framework React tem a logo do Facebook.

D

A pior opção em relação ao Flutter é a porcaria do Dart, é mais uma tentativa do Google emplacar a linguagem. Seria melhor terem utilizado Typescript ou ES.

M

Não acho que seja isso, mas sim uma decisão do Google de não vincular a marca

Pois mesmo em páginas de outros projetos open source mais conhecidos e anunciados aos quatro ventos pelo Google não levam a marca na página, por exemplo:

Dart
Go
Kubernates
TensorFlow
Nem o próprio Android

Na verdade dos que consegui lembrar apenas o Angular tem lá um Powered by Google no rodapé

M

E fato de como é feito o APP não importa em nada para o Google, mas sim que sejam feitos, o lucro deles está na Play Store, assim tendo APPs é o que importa, eles não ganham nada em cima nem do Android Studio, muito menos das linguagens, até por que nenhuma das oficiais é deles.

P

no site do Android tem (android.com).

M

Eu só dei uma brincada com Dart seguindo o tutorial básico do Flutter lá, mas não achei ruim não, até pelo contrário, fácil de usar pra quem tem conhecimento em JS.

Porém concordo com o TypeScript, porém sabemos como é o mercado e TypeScript sendo da Microsoft seria muito dificil isso acontecer

M

A página que mandei é do projeto android S.O. open source

O que vc mandou é do Android S.O. comercial do Google

P

Sim, não faz sentido ter uma versão comercial do site de projetos que o google não suporta. Foi isso que falei.

Individuos que trabalham no google podem suportar, mas a empresa não.

M

Mas ai que tá, o Google suporta todos eles.

P

Podemos dizer que suporta indiretamente por meio dos seus funcionários, e até diretamente cedendo hospedagem, etc…

Mas estava falando de suportar no sentido de ter um roadmap para o projeto.

P

o que impede Microsoft, Samsung, Amazon suportar tal framework no seu próprio hardware/SO?

O principal motivo dessas empresas não emplacarem sua plataforma é porque não tem apps. Mas se todo mundo usar framework híbrido X, fica mais fácil criar uma alternativa a play store, eliminando assim o google da jogada.

M

Ai já entra uma questão mercadologica, empresas que tentam lutar contra o futuro quebram.

Nada, assim como nada impede de customizarem seu próprio android e colocar sua própria loja de apps, por sinal algo que já muito foi feito por chineses

Assim como a Amazon tem o Amazon App Store

O sucesso não vem de ser único, de bloquear os outros, ou outras taticas do genero, mas sim de ser melhor que os outros, o público quer a Play Store, se vier sem ela o público passará a não comprar.

A questão é que o Google está se adiantando aos outros, assim pra fazer isso usarão sua tecnologia e não de outros, pois esta guinada do mercado já está acontecendo o React-native, Xamarin native estão ai, e antes que seja enterrado o Google quer uma fatia.

Pois ele sabe muito bem, que isto é possível, e se ele não lançasse alguém ia lançar, simples assim.

J

Depende do seu objetivo, se for mercado não tem como fugir dos dois, pelo menos no momento. Mas se for algo próprio, vá de Klotin e esquece Java para Android.

P

Existem dois Android: Android do Google e Android projeto opensource.

Desenvolvedores criam apps para o android do google. Então se alguma outra empresa quiser criar seu próprio Android do projeto opensource, até pode, mas não vai ter muitas apps pra começar. Esse é o grande impedimento.

Esse é o problema. Android no atual estado é um lixo pra desenvolver.

O único diferencial da playstore é o numero de apps disponiveis. Se todos desenvolvedores criarem apps híbridas, Amazon vai poder aumentar o numero de apps na sua loja, a Samsung, MS, etc. pode lançar sua loja com milhares de apps prontamente disponíveis, ou seja, já era o diferencial da playstore.

Uma coisa é a direção da empresa, outra são os indivíduos que trabalham nela.

É muito mais fácil pra direção do google matar o flutter, do que o react, que esta sob a asa do facebook.

E pode apostar, se houver essa guinada, a direção vai detectar logo no início e descontinuar o projeto.

P

???

Desenvolvimento não-nativo está em queda. (https://blog.appfigures.com/wp-content/uploads/2018/03/[email removido])

Entre quem desenvolve não-nativo, React-native e Xamarin não são os mais populares. (https://blog.appfigures.com/wp-content/uploads/2018/03/[email removido])

Criado 27 de março de 2018
Ultima resposta 5 de abr. de 2018
Respostas 26
Participantes 6