Bem Sr.Vini Godoy.
Como nao trabalho com Jogos nao posso falar, a unica vez que mexi com Games foi com C++ e foi algo bem simplorio para um professor na faculdade.
Mas em relacao a Desktop e Web, trabalhei bastante em Web com Python(Zope/Plone), Ruby(Rails). Em Desktop com C++/Delphi/VB/VB.Net/C#/Python.
Nas áreas em que atuei usando essas linguagens e hoje trabalhando com Java percebo uma facilidade que o Java traz e uma vantagem que o Java leva sobre elas, tanto em producao como em reuso de códigos sem contar que a facilidade de escrever e a organizacao é incomparavel e a inconfundivel portabilidade. Realmente a politica de “Escreva uma vez e rode em qualquer lugar”, caiu como uma luva.
Pra mim o Java foi paixao a primeira vista, após sofrer com outras linguagens hoje estou muito feliz com o Java e pra mim é a melhor linguagem que ja trabalhei, tanto em pequenos sistemas, como em ERPs completos como em sistemas de missao critica.
Sobre super servidores, tenho um amigo que trabalha no banco de Madri(Espanha), em uma conversa recente em que estavamos conversando sobre Java+OSGI, ele me relatou que os servidores WebSphere(WAS) deles que são em grid com mais de 100 pontos locais(mainframe) cada 1 rodando com mais de 100 threads em cada ponto. Isso só em Madri, fora os outros locais da europa em que o banco atua. E disse que a estrutura deles tanto nos Back End como nos Front End é 100% Pure Java.
Em outra conversa com um amigo que trabalha com SAP, ele me disse que a estrutura é toda em Java.
Bem, super servidores eu nao sei, nunca testei pra falar, so ouvi dizer de quem trabalha em grande centro e com grandes aplicacoes…Mas nesse momento, ao meu ponto de vista no mercado na há nada como o Java, tanto que é a linguagem que possui mais procura por mão de obra no Brasil e fora. Bancos,IntelBras,PetroBras,IBM,Oracle,etc…etc…Tem uma gama de personagens de peso por trás do Java e isso nao pode ser atoa, pois ninguem investe em coisa ruim ;-).
Sobre produtos Microsoft, eu nao confio e quando estava mexendo com C# pra uma empresa tentei de tudo quanto é jeito convencer o Supervisor a nao usar C# e usar Java. Vi muitos amigos meus desenvolvedores VB morrerem na praia ou morrer com o VB6 pois o VB.Net nao suportava ser migrado, era preciso reescrever pra VB.Net. Levantei a documentacao e a propria palavra da microsoft na época informando isso, mostrei a documentacao para o Supervisor que bateu o carimbo: Vamos usar Java. Uffa, me livrei de ter q usar C# M$.
Hoje ja nem sei como esta mais a migracao de VB6 pra VB.Net, dizem q tem um plugin que converte mas naum eh 100%, tenho um amigo que trabalha com Genexus gerando VB que disse q nao compensa mudar pra .Net pq a dor de cabeca eh grande. Por isso, nao uso linguagens microsoft e nunca recomendo tbm pois nunca se sabe o que a M$ vai fazer e ela pouco ta ligando com quem usa suas linguagens/frameworks etc.
Resumindo: O Java me atende muito bem, e to muito satisfeito e visto a camisa do Java e defendo pois só quem trabalha o dia todo sabe o poder da linguagem. Ao meu ponto de vista hoje no mercado nao ha nada parecido ou que chega perto do Java nem msm o C#(ecaaa) da M$.
t+ e obrigado.