Luram, Criticar não foi minha intenção. Você deu um exemplo de como conectar com o banco de dados usando JDBC e depois sugeriu Hibernate?. Com o Hibernate, você mapeia suas classes entidades em um arquivo persistence.xml e o Hibernate gera suas tabelas quando for persistido no banco. É nesse próprio arquivo que você gera a conexão com o banco. E outra, só conectar com o banco de dados não é suficiente para se ter uma aplicação funcionando. Você deve saber configurar seu servidor, configurar o arquivo web.xml, tratar erros, manter uma segurança no sistema, trabalhar com servlets, e mundarel de coisas… Isso contando que o cara vai fazer só a parte do servidor, o que não parece ser o caso. Se ele for fazer tudo sozinho, então deve saber javascript/HTML/CSS e modelagem de dados.
Quando eu disse ‘perdido’, foi porque eu vejo muita gente que acabou de aprender java básico, mau mau JSF, e foi logo desenvolvendo aplicação para os outros. Sem antes aprender Servlets. Sem aprender Design patterns. Depois fica perdido e desesperado procurando soluções com os outros, achando que o mundo esta contra ele.
Pegar exemplos na internet para fazer, é uma das piores praticas que alguém pode usar. Quem faz isso não é programador, é copiador de código.
Por isso eu aconselhei ele a usar uma tecnologia com uma curva de aprendizagem menor, já que pela necessidade dele, como a aplicação é pequena, o php funcionaria tão rápido quanto Java. Como ele quer usar é java mesmo, eu passo um tutorial que eu já fiz. Nesse site www.tutorialspoint.com, tem ótimas apostilas, tanto para experientes, quanto para iniciantes. Apostilas que vão desde HTML/CSS/JavaScript/Jquery passando por Java/JPA/Servlet/JSP/Hibernate/BancoDeDadosRelacionais até BancosNoSQL/BigData/MotorDeBusca como Lucene, e tudo isso gratuitamente.
Sugiro estudar Modelagem de dados, SQL, JDBC, JPA, Servlets e JSP. Necessariamente não nessa ordem. E aprenda design patterns, principalmente o MVC e o DAO.