Java + USB || JAVA + Porta Paralela

9 respostas
T

Olá Srs, é com enorme prazer que venho parabenizar pele belo e organizado Fórum!!
Bom, estou criando um projeto e utilizei varias APIs , JAVACOMM , RXTX , jsr80 , Só obtive Sucesso com a JAVACOMM e RXTX , que me retornaram valores agradáveis mais não foram o suficiente.

O tenho um código que listar as portas, ele me exibe estas portas:

Portas Obtidas >>> COM3 , LPT1 , LPT2
Sou muito leigo nesta área, mais estou super empolgado em aprender e não desisto antes de conseguir, pois estou tentando a semanas e sempre sem sucesso!!!

Vou explicar o projeto que estou em mente e se não for muito incomodo, pesso-lhes que exponha suas ideias!!
Estou com um Bread Board , onde faço meus circuitos…
Compre um Cabo USB , LEDs e Resistores 370.
Fiz o seguinte: Conectei uma ponta do cabo em meu pc e a outras em meu Bread Board e assim saindo 5v paras alimentar os leds(com resistores para nao queima-los),
o cabo USB ainda tem duas saídas de dados e por estas saída que quero me comunicar enviando bytes para poder piscar o leds, inicialmente é isso que quero fazer, pois
conseguir comunicar com a porta usb para meu projeto será um grande avanço!!

Inicialmente quero conseguir me comunica com alguma porta(Serial , Paralela) corretamente , a localização do usb está Port_#0001.Hub_#0001 , quero enviar um byte a esta porta , conseguindo enviar tenho certeza que o LEDs piscaram, pois Quando ligo meu computado com o USB conectada os LEDs piscam como se estivessem recebendo dados, mais isso e dos windows , quero faz isso no JAVA!

Conheço a Porta Paralela também, se tiverem alguma ideia ou Exemplos que possa me ajudar ficarei muito grato!
Abraços !!

Atenciosamente,
Roberto Thiede Neto.

9 Respostas

R

Amigão, precisa necessariamente ser em Java?

Usa C, que vc faz isso facinho.

T

Olá RobsonCassol,
Escolhi JAVA porque pra mim é a linguagem mais simples e tranquila de se programar, consigo entender, nunca tive nenhuma problema antes com JAVA, mas agora estou complicando um pouco e resolvi sai para pesquisar, a e eu utilizo a IDE Eclipse !
Eu já tentei com C , achei vários tutoriais, mais nenhuma sobre USB, só Paralela.
Eu fiz um curso de C++ e utilizei o DEV-C++ , será que com ele da para programa em C?
Se souber algum tutorial Bom e Bem explicado de C + USB e/ou C + Paralela, poderia me enviar por gentileza?!
Abraços.
Obrigado!

Atenciosamente,
Roberto Thiede Neto.

D

Olá Amigos,
Bom trabalho num projeto profissional usando javacomm e jusb. Quanto a material tem um muito bom no guj mesmo http://www.guj.com.br/content/articles/javacommapi/JavaCommAPI.pdf. Se tiver duvidas estamos ai para ajudar. JUSB implementa RXTX logo será amigavel para vc.

T

Caro caibate, eu já segui este tutorial !
Tentei ate enviar um email para Daniel Vasconcelos Gomes ([email removido]), mas diz que o email não está correto.
Bom meu projeto está assim, consigo pegar as portas , abri-las e enviar byte, porem só consigo na COM3 , na LPT1 e LPT2 da um exeption…
Não entendo o que venha a ser COM3 , LPT1 e LPT2, creio que seja COM1 Paralela e LPT1 E LP2 Seriais,porém meus PC não tem a Porta Paralela por isso utilizo a USB e que me causa grande dor de cabeça !!!
Eu nunca utilizei estas API´s antes , apesar do Tutorias esta muito bem explicado , eu tive duvidas quanto a estas portas …
O que Vocês puderem fazer por mim ficarei com enorme gratidão , estou varando google a fora , mais não acho mais nenhum tutorial…

Abraços e Obrigado pela atenção

Atenciosamente,
Roberto Thiede Neto.

A