Java Versões

20 respostas
D

Pessoal, gostaria de saber na opinião de vocês qual a versão mais utilizada do java nas empresas e você fosse iniciar um projeto hoje qual versão utilizaria?

20 Respostas

K

A última, ou pelo menos a partir da versão 5.

P

No projeto que estou trabalhando atualmente estamos usando a versão 1.5. Penso que no momento essa seja a versão mais indicada para se começar um projeto.

é isso.

abraços.

B

Ola, pelo que vejo a versão que as empreses estão usando é a 5, e se fosse iniciar um projeto usaria no minimo esta versão.

D

Alguem ê problemas em utilizar a versão 6?

V

Hoje eu usaria o java 6 em qualquer projeto novo (e mesmo na maior parte dos antigos, a migração normalmente trás benefícios enormes no desempenho e correção de bugs obscuros e ocultos).

Mas infelizmente boa parte das empresas ainda vivem no java 1.4.2. Há algumas por aí que ainda usam java 1.1, até para projetos novos.

G

A versão 5 está sendo muito utilizada, eu começaria o projeto no mínimo com esta versão.

V

Na verdade eu vejo problemas em não utilizar a versão 6. Em especial para desenvolver com swing, um dos objetivos do java 6 foi melhorar o desempenho do swing e a diferença é bem perceptível em relação ao java 5 e mais ainda em relação ao 1.4.2.

Mas não é só em swing. A JVM do java 6 é bem mais poderosa em otimizações do que a do java 5, e por isso só a atualização da JVM já dá um ganho de desempenho em qualquer aplicação java.

Quanto ao compilador e a API, a diferença entre o java 5 e o 6 é pequena, aí faz pouca diferença usar um ou outro.

G

Eu usaria a versão 6.
Assim como o victorwss informou, acho ridículo usar versões como a 1.4 em projetos atuais, já que o java evolui constantemente.

L

axo q pra começar um projeto do zero seria legal começar usando Java 6, porém axo q mtas empresas estão usando a 5 ainda…

D

Concordo com o ponto de vista de vocês!

Vocês consideram java 6 como um release estavel?

K

Estabilíssimo

F

Nenhuma empresa utiliza a versão 1.4 por achar ela melhor que as novas versões. Não é algo ridículo, geralmente é apenas um item do contrato que diz que as centenas de máquinas dos usuários possuem somente java 1.4. e que o fornecedor tem que se adaptar a isso.

L

dipeloco:

Sem dúvida, as melhorias feitas na performance da JVM ficaram muito boas…e as novas features para aplicações swing tb!

A única ressalva que tenho quando a utilização do Java 6 eh com o módulo JBossWS, módulo para desenvolvimento de Web Services…uma vez tive problema de compatibilidade, fui migrar meu WS q tinha feito em Java 5 para Java 6 e tive uns problemas lokos…aih decidi fazer rollback pq nakela época o JBossWS era ‘homologado’ para Java 5, nao sei como está isso agora…

G

Eu considero o java 6 estável sim!

L

dipeloco:

Sim.

O único problema que tive com Java 6 foi usando Web Services. Desenvolvi em Java 5 um Web Services usando EJB3 e algumas anotações do módulo JBossWS e na hora q fui migrar para Java 6 deu uns problemas lokos…aih resolver dar rollback…mas isso foi há algum tempo jah…

D

Estou com um problema comercial, pois um fornecedor de softwares que trabalhamos disse que não usa pelos motivos que citei acima e mesmo tendo minha opinião a respeito formada gostaria de saber como o pessoal tratava o assunto.Obrigado

V

dipeloco:
Estou com um problema comercial, pois um fornecedor de softwares que trabalhamos disse que não usa pelos motivos que citei acima e mesmo tendo minha opinião a respeito formada gostaria de saber como o pessoal tratava o assunto.Obrigado

Qual dos motivos citado acima?

Quanto a questão comercial, vejamos:
Se você trabalha com um servidor de aplicação e nenhum código java for distribuído para clientes, use a versão mais recente do servidor de aplicação e também a JVM mais recente que ele possa suportar.
Vamos supor que você tenha um container para java 1.3 e esse não possa ser atualizado. Mesmo assim você ainda pode colocar uma JVM 6, uma JDK 6 e uma JRE 6 que é muito improvável que vá ter problema.

Se você trabalha com swing ou com qualquer coisa que vá ser distribuída no desktop, aí sim, assuma que a JVM é a especificada. Mas isso não te impede de usar o compilador mais novo com um -target para a versão mais antiga.

Você só deve tomar cuidado com a API, para não usar nada novo. Mas mesmo assim ainda existem formas de usar a API mais nova com JVM mais antiga.

Quanto ao problema do JBoss, parece ser esse bug aqui: http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do?bug_id=6434149
Vale também olhar a duplicata dele: http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do?bug_id=6554519
Se você esbarrar nisso, vale a pena dar uma olhada nos workarounds mostrados.

EDIT: Por sinal, o workaround mais simples é: usar -Dsun.lang.ClassLoader.allowArraySyntax=true
O melhor mesmo é corrigir o código que inicializa arrays com ClassLoader.loadClass e usar Class.forName no lugar.

D

Obrigado novamente pela atenção dispensada,

Os motivos seriam os listados abaixo:

Produto Novo
Versão não estável.
Coisa de programados que querem trabalhar com o que está na ?moda?.
Falta de responsabilidade ao adotar a tecnologia.

A e quanto a versão que estamos usando dos servidores e ambiente.

Apache Tomcat 6.
JBOSS 4.2.
E a briga nesta na versão do Java agora.

Que no meu ponto de vista é um piada.

Abri este post pois queria saber se estou pensando da mesma forma que o mercado de desenvolvedores java ou estou “passando o carro na frente dos bois”

V

dipeloco:
Obrigado novamente pela atenção dispensada,

Os motivos seriam os listados abaixo:

Produto Novo
Versão não estável.
Coisa de programados que querem trabalhar com o que está na ?moda?.
Falta de responsabilidade ao adotar a tecnologia.

A e quanto a versão que estamos usando dos servidores e ambiente.

Apache Tomcat 6.
JBOSS 4.2.
E a briga nesta na versão do Java agora.

Que no meu ponto de vista é um piada.

Abri este post pois queria saber se estou pensando da mesma forma que o mercado de desenvolvedores java ou estou “passando o carro na frente dos bois”

Infelizmente uma boa parte do pessoal que conheço usa uma versão bem antiga (<= 1.4) simplesmente por medo e/ou preguiça de atualizar e às vezes por não entender generics e ter preguiça de aprender. Isso me deixa muito puto.

Eu defendo a seguinte idéia (e há muitos que não concordam comigo): Se você puder forçar uma atualização na versão, force. Mesmo que ainda não haja nenhuma necessidade para tal.

P

Para um projeto stand-alone que vai rodar em workstations de usuário, java 5 é um baseline razoável.

Já se for um ambiente JEE, verifique qual o requisito do ambiente de produção. Se não houver, Java 6 apresenta melhorias significativas na área de consumo de memória que podem fazer diferença.

Criado 23 de setembro de 2008
Ultima resposta 23 de set. de 2008
Respostas 20
Participantes 10