Pessoal, gostaria de saber na opinião de vocês qual a versão mais utilizada do java nas empresas e você fosse iniciar um projeto hoje qual versão utilizaria?
Java Versões
20 Respostas
A última, ou pelo menos a partir da versão 5.
No projeto que estou trabalhando atualmente estamos usando a versão 1.5. Penso que no momento essa seja a versão mais indicada para se começar um projeto.
é isso.
abraços.
Ola, pelo que vejo a versão que as empreses estão usando é a 5, e se fosse iniciar um projeto usaria no minimo esta versão.
Alguem ê problemas em utilizar a versão 6?
Hoje eu usaria o java 6 em qualquer projeto novo (e mesmo na maior parte dos antigos, a migração normalmente trás benefícios enormes no desempenho e correção de bugs obscuros e ocultos).
Mas infelizmente boa parte das empresas ainda vivem no java 1.4.2. Há algumas por aí que ainda usam java 1.1, até para projetos novos.
A versão 5 está sendo muito utilizada, eu começaria o projeto no mínimo com esta versão.
Na verdade eu vejo problemas em não utilizar a versão 6. Em especial para desenvolver com swing, um dos objetivos do java 6 foi melhorar o desempenho do swing e a diferença é bem perceptível em relação ao java 5 e mais ainda em relação ao 1.4.2.
Mas não é só em swing. A JVM do java 6 é bem mais poderosa em otimizações do que a do java 5, e por isso só a atualização da JVM já dá um ganho de desempenho em qualquer aplicação java.
Quanto ao compilador e a API, a diferença entre o java 5 e o 6 é pequena, aí faz pouca diferença usar um ou outro.
Eu usaria a versão 6.
Assim como o victorwss informou, acho ridículo usar versões como a 1.4 em projetos atuais, já que o java evolui constantemente.
axo q pra começar um projeto do zero seria legal começar usando Java 6, porém axo q mtas empresas estão usando a 5 ainda…
Concordo com o ponto de vista de vocês!
Vocês consideram java 6 como um release estavel?
Estabilíssimo
Nenhuma empresa utiliza a versão 1.4 por achar ela melhor que as novas versões. Não é algo ridículo, geralmente é apenas um item do contrato que diz que as centenas de máquinas dos usuários possuem somente java 1.4. e que o fornecedor tem que se adaptar a isso.
Concordo com o ponto de vista de vocês!Vocês consideram java 6 como um release estavel?
Sem dúvida, as melhorias feitas na performance da JVM ficaram muito boas…e as novas features para aplicações swing tb!
A única ressalva que tenho quando a utilização do Java 6 eh com o módulo JBossWS, módulo para desenvolvimento de Web Services…uma vez tive problema de compatibilidade, fui migrar meu WS q tinha feito em Java 5 para Java 6 e tive uns problemas lokos…aih decidi fazer rollback pq nakela época o JBossWS era ‘homologado’ para Java 5, nao sei como está isso agora…
Eu considero o java 6 estável sim!
Concordo com o ponto de vista de vocês!Vocês consideram java 6 como um release estavel?
Sim.
O único problema que tive com Java 6 foi usando Web Services. Desenvolvi em Java 5 um Web Services usando EJB3 e algumas anotações do módulo JBossWS e na hora q fui migrar para Java 6 deu uns problemas lokos…aih resolver dar rollback…mas isso foi há algum tempo jah…
Estou com um problema comercial, pois um fornecedor de softwares que trabalhamos disse que não usa pelos motivos que citei acima e mesmo tendo minha opinião a respeito formada gostaria de saber como o pessoal tratava o assunto.Obrigado
Estou com um problema comercial, pois um fornecedor de softwares que trabalhamos disse que não usa pelos motivos que citei acima e mesmo tendo minha opinião a respeito formada gostaria de saber como o pessoal tratava o assunto.Obrigado
Qual dos motivos citado acima?
Quanto a questão comercial, vejamos:
Se você trabalha com um servidor de aplicação e nenhum código java for distribuído para clientes, use a versão mais recente do servidor de aplicação e também a JVM mais recente que ele possa suportar.
Vamos supor que você tenha um container para java 1.3 e esse não possa ser atualizado. Mesmo assim você ainda pode colocar uma JVM 6, uma JDK 6 e uma JRE 6 que é muito improvável que vá ter problema.
Se você trabalha com swing ou com qualquer coisa que vá ser distribuída no desktop, aí sim, assuma que a JVM é a especificada. Mas isso não te impede de usar o compilador mais novo com um -target para a versão mais antiga.
Você só deve tomar cuidado com a API, para não usar nada novo. Mas mesmo assim ainda existem formas de usar a API mais nova com JVM mais antiga.
Quanto ao problema do JBoss, parece ser esse bug aqui: http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do?bug_id=6434149
Vale também olhar a duplicata dele: http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do?bug_id=6554519
Se você esbarrar nisso, vale a pena dar uma olhada nos workarounds mostrados.
EDIT: Por sinal, o workaround mais simples é: usar -Dsun.lang.ClassLoader.allowArraySyntax=true
O melhor mesmo é corrigir o código que inicializa arrays com ClassLoader.loadClass e usar Class.forName no lugar.
Obrigado novamente pela atenção dispensada,
Os motivos seriam os listados abaixo:
Produto Novo
Versão não estável.
Coisa de programados que querem trabalhar com o que está na ?moda?.
Falta de responsabilidade ao adotar a tecnologia.
A e quanto a versão que estamos usando dos servidores e ambiente.
Apache Tomcat 6.
JBOSS 4.2.
E a briga nesta na versão do Java agora.
Que no meu ponto de vista é um piada.
Abri este post pois queria saber se estou pensando da mesma forma que o mercado de desenvolvedores java ou estou “passando o carro na frente dos bois”
Obrigado novamente pela atenção dispensada,Os motivos seriam os listados abaixo:
Produto Novo
Versão não estável.
Coisa de programados que querem trabalhar com o que está na ?moda?.
Falta de responsabilidade ao adotar a tecnologia.A e quanto a versão que estamos usando dos servidores e ambiente.
Apache Tomcat 6.
JBOSS 4.2.
E a briga nesta na versão do Java agora.Que no meu ponto de vista é um piada.
Abri este post pois queria saber se estou pensando da mesma forma que o mercado de desenvolvedores java ou estou “passando o carro na frente dos bois”
Infelizmente uma boa parte do pessoal que conheço usa uma versão bem antiga (<= 1.4) simplesmente por medo e/ou preguiça de atualizar e às vezes por não entender generics e ter preguiça de aprender. Isso me deixa muito puto.
Eu defendo a seguinte idéia (e há muitos que não concordam comigo): Se você puder forçar uma atualização na versão, force. Mesmo que ainda não haja nenhuma necessidade para tal.
Para um projeto stand-alone que vai rodar em workstations de usuário, java 5 é um baseline razoável.
Já se for um ambiente JEE, verifique qual o requisito do ambiente de produção. Se não houver, Java 6 apresenta melhorias significativas na área de consumo de memória que podem fazer diferença.