Olá @nekiess
Bem, tem uma mistura grande.
O que chamam de WEB (vamos chamar de EE, considerando o que está por trás disso tudo) é sem dúvida aquilo que tem mais demanda atualmente, mas é improvável que você não tenha que fazer algo para desktop, mesmo que sejam pequenos serviços (pequenos integradores, processamentos “BATCH”, etc.).
Falando em Desktop: Vejo poucas aplicações utilizando o Swing, mas isso não quer dizer que devemos desprezá-lo. Temos também o JavaFX, que já está entrando na especificação do JSE (em breve) e é considerado pela Oracle como mecanismo favorito para a camada de apresentação (Segundo o que consta das notícias do JavaOne).
Não sei ao certo, para mim é tudo uma coisa só (no meu caso).
As meninas dos olhos são os SmartPhones, os Tablets, as SmarTVs, etc., mas se estamos tratando o termo “em evidência” com “o que tem mais”, ficaria com o mundo “EE”.
Se a sua pergunta foi feita para direcionar os seus estudos, eu recomendaria o seguinte:
- Foque seus estudos em assuntos relacionados a EE;
- Estude, em paralelo, o que é relacionado com esse mundo da mobilidade.
Você vai perceber que ao desenvolver uma aplicação para esses dispositivos móveis, dificilmente não dependerá de um serviço remoto como um webservice SOA ou um serviço REST. Normalmente o time que desenvolve as aplicações para os dispositivos móveis participa também da definição e da implementação dos serviços que darão suporte a essas Apps.
Essa seria a minha justificativa para priorizar os estudos em EE.
[]s