Java Web vai ser descontinuado?

20 respostas
W

Tenho um amigo que fez a seguinte declaração;

sistemas web java só o governo,
sistema instalavel java vai demorar um pouco mais pra morrer
o chrome já nao dá mais suporte
o edge tbm não
só restou o mozila e o ie
mas o Mozilla tbm já tem boatos que vai parar tbm
java web é igual o flash cara
vai morrer

https://www.java.com/pt_BR/download/faq/chrome.xml

O que você tem a dizer em relação a isso?

20 Respostas

A

Java não vai morrer tão cedo. A linguagem não só tem outras aplicações, como também a JVM passou a suportar diversas outras linguagens.

W

desejo uma resposta mais solida.

D

Então pelo pouco que eu sei… isso sobre os browser não darem mais suporte ao “Java” já aconteceu faz um tempinho, isso foi anunciado pela própria oracle acho que no inicio do ano, porem é em relação a applet e etc que está sendo substituído por uma outra tecnologia que agora não me recordo. Mas dizer que java vai ser descontinuado é piada… É uma linguagem que cresce mais e mais a cada dia, e vem sempre se atualizando com novos recursos.

W
L

Isso é só em relação aos applets, que não foram uma boa ideia da Sun especialmente por falhas de segurança e desempenho. Quanto ao “java web” morrer, acho bem difícil que isso aconteça nos próximos anos, porque apesar de que hoje existam mais linguagens competindo no mesmo nicho, Java ainda tem uma “base instalada” muito grande, ainda existe desenvolvimento da linguagem e de várias bibliotecas. Acho que seu amigo falou besteira. Agora vc podia ver com ele onde foi que ele viu essa “notícia”.

_

Tem alguma fonte sobre o Java ser uma “linguagem que cresce mais e mais a cada dia”?

Pois pelo que tenho acompanhado, Java tem se mantido estável, embora tenha perdido um pouco de mercado sim em certas áreas.

D

Meu caro é apenas uma metáfora entendeu? ou não?

_

Não, não foi uma metáfora. Nem de longe.

Foi uma afirmação de sua parte, e sem fontes.

C

Java Web ainda é muito usado, muitas empresas usam em seus sistemas internos, seus websites, webservices. Existe uma demanda muito grande ainda para Java Web e uma base muito grande instalada, do meu ponto de vista o Java Web está bem estável no mercado, existem sim tecnologias no mesmo nicho do Java mas acredito que ainda não com uma demanda tão grande a ponto de “tirar o reinado” do Java Web. Acredito que foi tirado suporte dos browsers pela questão dos applets com relação à falhas de segurança.

D

Cada um tem sua opinião e ponto de vista, do mesmo jeito que não discordei da sua em relação ao java estar perdendo mercado e estar instável, também sem fontes, mas o tópico não foi criado para esse propósito.

_

Também não quero discutir isso. Eu disse que pelo que tenho acompanhado, Java não está crescendo.

Você afirmou, por isso pedi fontes.

O problema é que você tentou sair pela tangente ao falar que foi uma “metáfora”, só que você desconhece o significado de metáfora para falar que sua afirmação foi uma.

Não entendo porque está tentando me atacar. Se não queria discutir isso, nem deveria ter se dado ao trabalho de responder.

D

ok amigão. Vamos focar na duvida é mais produtivo.:grin:

L

Modera, o meu foi 3 pastéis e o caldo de cana. Pra mim, fechou. Abraço!

T

Essa dúvida não acaba nunca?

Fora centenas de outros tópicos de pessoas alarmadas com o possível “fim do Java”. Seria um desejo reprimido de ver o Java sumir do mapa ou simplesmente medo de ter que mudar?

Abraços.

D

O meu foi só a coca! valew rsrs

W

Gostaria de saber porque os grandes portais, principalmente os que usam certificado digital para autenticação do usuário, como por exemplo o e-cac (portal do ministério da fazenda) não migraram para outras tecnologias que não utilizam java, sendo que aplets java estão sendo descontinuados nos navegadores? Há alguma solução java que possa rodar os mesmos sistemas atuais nos navegadores que não rodam aplets java?

I

Bom, tb nao vejo de onde o D.Canudo tirou que Java está crescendo, vendo as pesquisas, ele se mantêm apenas estável, o que é ruim, visto a quantidade de outras que estão crescendo.

Se Java for perder mercado (e está perdendo), é devido ao aparecimento de linguagens mais limpas, leves e menos verbosas, e não pela morte do applet. Java está ficando para sistemas legados. Startups criam seus softwares com Ruby on Rails ou outras linguagens mais atuais.

W

Essa informação é muito seria!

R

Acho que seu entendimento de “java web” está equivocada. Seu amigo está corretíssimo em falar que você não deve investir em Applet Java, veja os concorrentes como Flex(Adobe) e a Silverlight (Microsoft). Applet Java executa como plugin dos navegadores e precisa que eles suportem isso para existir. Realmente Applets funcionam na web, mas é uma tecnologia que abrange tão pouco a plataforma java que sua existência não afeta em nada.
Para falarmos em web, precisamos lembrar de http, html, ajax, javascript e etc. Para isso na plataforma JEE tem o JSF. Além disso, tem uma especificação de outro framework MVC. Depois dê uma pesquisada sobre MVC orientado a componente e orientado a requisição.
Um framework java MVC que funciona parecido com o RAILS, orientador a requisição, é o Spring MVC. Não estou dizendo que são iguais, o RAILS é praticamente um IDE que funciona por console. Se você for olhar o Spring Framework você vai encontrar muita coisa para estudar também.

Resumo da ópera, não acredito que JAVA vai morrer. Existe uma disputa acirrada entre várias plataformas proprietárias ou não. Pesquise sobre frameworks web java, você vai achar um tonelada.

Eu pessoalmente gosto muito do RAILS, mas se você acha que tudo é flores pesquise sobre seu desempenho e aproveite e pesquise também sobre a linguagem Elixir e o framework Fenix.

O que pode direcionar seus estudos é o mercado que você vai procurar emprego. Veja o que estão pedindo e foque em uma coisa até conseguir sua vaga. Das novidades hoje a tendencia é Javascript + Node.js + Microservicos, mas existe todo o legado que precisa se mantido e atualizado.

J

Porque é demorado migrar.

Java Web Start. É o que a Oracle indica como alternativa mais próxima.

De imediato para sistemas internos a infra tem que manter instalado a última versão de um navegador que suporte esse plugin, sob riscos de segurança. Para sistemas externos tem que por mensagem informando últimas versões de navegadores suportados.

Criado 30 de setembro de 2016
Ultima resposta 6 de out. de 2016
Respostas 20
Participantes 10