JavaFX pode decolar nas mãos da Oracle?

69 respostas
J

“Quase três anos após seu lançamento, o desenvolvimento de aplicações multimídia na plataforma JavaFX, herdada pela Oracle com a compra da Sun Microsystems, ainda não decolou. A ferramenta permanece como mais uma entrante em um mercado cheio de opções, o que acaba provocando questionamentos sobre a possibilidade de sucesso da tecnologia.”

A notícia saiu na Computerworld:

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/03/23/javafx-pode-decolar-nas-maos-da-oracle/

e é uma tradução da notícia que saiu na InfoWorld ontem:

69 Respostas

C

JavaFX ? Sem chance.

Infelizmente uma aposta muito tarde.

J

chun:
JavaFX ? Sem chance.

Infelizmente uma aposta muito tarde.

Conte-me mais.

Parece lentamente estar conseguindo algo. Não diria “sem chance” :smiley:

M

Para a web…? hum, tomara que nao.

Para substituir o swing, espero que sim…

C

JavaFX não subistiui o Swing , ele USA o Swing…

O que ele cria é uma meta-linguagem para construção de telas em Swing…

Mas continua sendo o velho Swing.

J

chun:
JavaFX não subistiui o Swing , ele USA o Swing…

O que ele cria é uma meta-linguagem para construção de telas em Swing…

Mas continua sendo o velho Swing.

JavaFX não usa Swing! Existem componentes JavaFX que são por baixo componentes Java Swing, alguns componentes. Existem também pessoas do time Java Swing no time JavaFX, na Oracle/Sun, mas não é necessário Java Swing. Pode ser que tenha códigos e técnicas do JavaSwing por baixo do JavaFX. Se fosse JavaSwing, o JavaFX não rodaria em celular, teríamos que ter toda a API standard em um aparelho…

O JavaFX nasceu como o projeto F3 como uma linguagem interpretada, no topo da JVM, longe de JavaSwing, ou de Java em si.

Inclusive nesse comentário do Jonathan Giles[time de controles de interface do JavaFX], ele fala exatamente isso:

Voltando a discussão original, se até no fim do ano a Oracle não der um jeito de decolar o JavaFX, ou pelo menos liberar todo o fonte dele[full OpenSource (O runtime ainda não é)], ficará difícil manter os que adotaram a tecnologia, esperançosos em uma ação mais agressiva dela quanto a ganhar mercado…

C

Poderia me dizer quais sao estes componenetes q nao utilizam por baixo o swing ?

J

Todos do pacote javafx.scene.control.

Os componentes do pacote javafx.ext.swing são todos Java Swing. Você necessita do JSE para usar.

EDIT:

Só para exemplificar, o JavaFX usa uma forma bem simples de construção de componentes. Todos os controles são construídos da mesma forma. Temos três partes do bichinho: Behavior, Control, Skin.

[mais ou menos como entendo]

Behavior é onde você constrói o comportamento do controle quanto a eventos.

Skin é o corpo do componente, a forma. Aqui juntamos o comportamento ao que é visto.

Control é o controle em sí, onde juntamos o Skin com o controle usando o create, método chamado para instâncias de Node pela “cena”, para ver o que o Node(control é um node) irá representar na cena.

Aqui tem uma explicação passo a passo:

Veja que não tem nada de Java Swing no processo para fazer botões, campos de texto, capturar eventos etc.

Mas na primeira release, não tínhamos componentes próprio ainda do JavaFX, usávamos wrappers de componentes Swing, acho que por isso muita gente acha que JavaFX é feito em cima de Swing :-D.

C

Todo canvas do JavaFX utiliza componentes basicos do Swing , Pelo menos o do JavaFX para desktop…

Por mais que existam componentes em javafx.scene.control que não existem em Swing , os mesmos tem como base o Swing.

é só voce abrir o fonte e verás…

J

chun:
Todo canvas do JavaFX utiliza componentes basicos do Swing , Pelo menos o do JavaFX para desktop…

Por mais que existam componentes em javafx.scene.control que não existem em Swing , os mesmos tem como base o Swing.

Eu nunca olhei como ele renderiza o gráfico, vou ser sincero, mas todos os controles usam esse esquema Behavior, Skin, e Control.

Te garanto que não precisamos do JSE para usar o JavaFX, ou seja, do pacote JavaSwing, tanto é que ele é executado em alguns celulares já…

Outra coisa, a estrutura gráfica é diferente do JavaSwing em sí, tem o “grafo da cena”[SceneGraph] que vai ser falado no próximo encontro JavaFX online…

P

chun:

Chun, o Jesuino tem razao: o JavaFX, apesar da maioria dos componentes trabalhar diretamente com os componetnes do swing, ele usa muita coisa do Java 2D para desenhar seus próprios componentes e mexer em coisas que o Swing não possibilita.

Como o Chun, tambem acho que o JavaFX está bastante atrasado na corrida… mas a gente tem cada surpresa…

J

Esperamos que a Oracle continue a mostrar a força que mostrou nesses últimos meses quanto a JavaFX. Ontem mesmo eles demonstraram uma ferramenta que estamos esperando a tempos, o JavaFX Authoring Tool, no EclipeCon.

Só eles podem propiciar essa surpresa :smiley: (ou algum projeto secreto maravilhoso de alguém por ae :D)

L

Eu penso que muitos dos que criticam o JavaFX, estão com o velho senso comum que surgiu há uns 2 anos atrás sobre essa tecnologia.

Eu acredito no JavaFX, tanto para web, desktop ou outras plataformas.

R

Eae , bem como o chun disse JavaFX utiliza , não todos os componentes do swing, mas alguns componentes do swing, mas pela falta de que não se acabou todos os componentes do JavaFX em java2D…no começo do JavaFX, estou acompanhando ele desde seu primeiro dia de lançamaneto, ele era praticamente swing, pelo motivo de que fazer uma aplicacao simples (JFrame, JDialog, JButton, JTable, JList, etcs) utilizava-se swing na maior parte…acho que isso aconteceu por causa da pressão de lançamento da tecnologia, e também para poder se reutilizar componentes swing junto com os dos JavaFX. Na verdade a proposta do JavaFX é refazer os componetes todos em cima do java2D, e não do swing…que ficam bem mais rapidos e portateis para dispositivos moveis…que é a idéia principal do Java, fazer uma vez e rodar em qualquer hardware…no JavaFX 1.3 irá vim com vários componentes novos em cima do java2D, pode ser uma copia melhorada do swing sim, mas com certeza absoluta não é swing…estou aguardando ancioso para está versão que está por vir…e com esta versão nova creio que poderemos fazer uma aplicação toda em JavaFX, sem utilizar componentes extras do swing…

Não adianta criticar uma tecnologia porque ela demora a ficar pronto, ou decolar, ou porque está vindo tarde…na minha opinião eu aposto 100% em JavaFX, até porque ela reforça a principal idéia de Java…e afinal concorrentes ajudam outras tecnologias prontas a melhorarem também…mas com certeza eu irei utilizar e aposto 100% em JavaFX para substituir e velho e antigo swing, e competir com o browser (não substituir, mas competir)…

O swing que muitos falam que é lento e pesa, na verdade só é difícil de planejar e fazer uma aplicação, coorporativa e grande, em swing…mas ele também é rápido e muito leve SE utilizado corretamente (procure profissionais que tabalhe com swing e veja o preço deles)…eu trabalho com swing ja faz uns 5 anos (e com java ja uns 9 anos) e tenho ja uma pequena noção sobre isso. E principalmente para quem trabalha com swing, o JavaFX vai ser uma tecnologia muito boa, porque seu script juntamente com os componentes java2D irá, com certeza, melhorar as aplicações feitas em desktop…

Mas veja o seguinte, você tem que ter um foco…se seu foco é fazer aplicações para browsers (pc, dipositivos moveis, tv não sei, etcs) procure Flex, JSP, JSF (saindo 2.0 agora com varias melhorias), Openlaszlo, silverlight, php, etcs, etcs…ja se seu foco for aplicacoes para Desktop (pc, dipositivos moveis, tv, etcs) procure Swing, AWT, SWT, C, C++, .Net, etcs, etcs e com certeza o JavaFX…uma aplicacao para web, para mobile, etcs…não precisa necessariamente ser feita no browser, pode ser feita com aplicações Desktop também…procure uma tecnologia que você se sinta confortável…mas não critique uma tecnologia porque ela está demorando ou vindo tarde…se a Oracle e a antiga Sun aposotou em JavaFX…porque você não apostaria?? Afinal é mais uma tecnologia que está saindo…para o bem de todos os programadores, facilitar nossas vidas hehehehe…

E com certeza JavaFX está vindo pra ficar, pelo menos na minha opinião! :smiley:

R

Isso pode ser bem interessante…

R

Eu não acredito que coisas como Flex, Siverlight e JavaFX vão dominar o mundo, o mercado delas sempre será
pequeno.

Por isso não aposto no JavaFX, tecnologia que chegou tarde demais em um mercado restrito…

L

Pra MIM o JavaFX já nasceu morto, basta ver o mercado, ver a demandas de novos projetos que utilizam essa tecnologia.
Nasceu e foi tarde, não vai fazer falta pra absolutamente ninguém/nada.

[]s

M

Eu já aposto no JavaFX. Muito melhor que o Swing pra desktop, fácil portar pra celulares e ainda por cima dá pra fazer aplicações web de forma transparente.

C

Será que JavaFX vai ser tão extensivel quanto Swing ? Podem falar o que quiser , mas quem já trabalhou serio com Swing sabe como é possivel extende-lo.

U

Luiz Aguiar:
Pra MIM o JavaFX já nasceu morto, basta ver o mercado, ver a demandas de novos projetos que utilizam essa tecnologia.

[]s

Concordo!

vlw

B

Luiz Aguiar wrote:Pra MIM o JavaFX já nasceu morto, basta ver o mercado, ver a demandas de novos projetos que utilizam essa tecnologia.

[]s

Concordo!

vlw

Idem.

T

Luiz Aguiar:

[]s

Para mim o gargalo no desenvolvimento está na UI à muito tempo, e o povo ainda acostumou a criar telinhas usando html e actions. Por isso não concordo 100% com esta afirmação. O concorrentes do JavaFX parecem estar bem mais fortes, mas só pelo fato de exitir tão poucas iniciativas em framework de UI, acredito que o JavaFX possui um valor significativo.

B

O que todo mundo gostaria eh que Java entrasse no desktop, isso nao aconteceu em 15 anos de sua existencia e nao vai acontecer agora com o FX. Java no servidor nao tem pra ninguem, e eh no servidor que eu acho que ele deveria ficar. E qualquer esforco por parte da Oracle em tornar o FX em alguma coisa viavel, vindo da oracle vai ser um produto proprietario, e se essa for a unica alternativa, usar uma ferramenta proprietaria, porque nao usar algum dos seus concorrentes que estao anos-luz a frente.

Um bom exemplo de fiasco usando FX pode ser visto no site dos jogos olimpicos de inverno.

Quanto tempo a Sun demorou pra oferecer uma interface que permitia desenhar uma tela no estilo drag and drop? muitos, muitos anos se passaram, e a receita eh simples, vc quer ter sucesso no mundo desktop, vc precisa prover recursos para que alguem possa ser produtivo. Todos temos esperanca de aprender com os erros do passado, mas no caso da Sun, nao aconteceu e novamente o que eles fazem, liberam o FX sem nenhuma ferramente que suporte o desenvolvimento de aplicacoes FX, em outras palavras, um projeto morto.

A Oracle talvez tente fazer CPR no FX, mas nao acredito que terao sucesso.

R

Eu acho que o problema da interface gráfica em Java… é a maneira como é feita…

Voce tem uma IDE que tem que ficar fazendo parsing do código fonte para gerar a tela, isso não funciona bem.

O ideal é que tivesse um arquivo que apenas definisse a estrutura da tela (num formato de definicao de tela, não .java), e em outro (.java) voce coloca só os eventos, assim como é no Delphi…

C

Isso Já existe no NetBeans a decadas…

É o .form

E todo codigo de manipulacao de tela é escondido… dentro de um unico metodo… vc praticamente nem vê…

Isso possibilita a criação e a interpretação de formularios complexos de forma instantanea.

R

Não entrando nos méritos técnicos da JavaFX (que parece ser muito bem estruturada), acho que o maior problema pra adoção está justamente em usar uma linguagem diferente. Quem aqui está disposto a aprender uma linguagem nova para fazer UIs? Sei que quem utiliza a linguagem diz que o fato de JavaFX ser tão melhor é justamente ser uma nova linguagem, mas não deixa de ser um ponto contra também.

R

Esse .form é com matisse???

(Pra vc ver como essa estrategia é melhor :D)

R

Eu acho um ponto contra

C

O maior trunfo do JavaFX é a sua linguagem , se fosse java no javafx seria um desespero. Java não é uma linguagem boa para construção de telas, e nem para manipulacao das mesmas.

C

rogelgarcia:

Sim … com o matisse , mas quero deixar claro que essa abordagem já existe e não impactou na adoção do Java para Desktop.

R

chun:
rogelgarcia:

Sim … com o matisse , mas quero deixar claro que essa abordagem já existe e não impactou na adoção do Java para Desktop.

Mas que é melhor de trabalhar… isso é :smiley:

Concorda?

C

rogelgarcia:
chun:
rogelgarcia:

Mas que é melhor de trabalhar… isso é :smiley:

Concorda?

Sem duvidas.

R

Mas se Java nao decolou para desktop… é porque nao está havendo demanda para desktop? Ou porque tem outra linguagem dominando?

C

Java não decolou para desktop na minha opiniao foi devido a esse sistema layouts ridiculo que ele tem… complica a criação de telas…

Outra coisa é o warmup da VM , que apesar de ter melhorado não é dos melhores… isso contribui bastante para a imagem de patinho feio.

C

Outra coisa chata é os interminaveis BUGS de integração entre o Swing e as chamadas especificas do sistema operacional…

É realmente irritante…

R

chun:
Java não decolou para desktop na minha opiniao foi devido a esse sistema layouts ridiculo que ele tem… complica a criação de telas…

Outra coisa é o warmup da VM , que apesar de ter melhorado não é dos melhores… isso contribui bastante para a imagem de patinho feio.

Acontece isso do patinho feio mesmo… principalmente no swing…

Inclusive… quando vc tem um sistema bonito feito em Java… você costuma dizer… nem parece Java… ehhehe

R

Mas quem tá dominando o desktop???

C

Quer a minha opinião mesmo ?

• VB6
  • DELPHI
  • .NET
R

Não acredito que o esquema de layouts tenha complicado a adoção de Java no desktop. Talvez se o padrão fosse layout null, aí tudo bem (que é a forma como o pessoal de Delphi e outras IDEs Borland tá acostumado).

O que atrapalhou, que eu percebi mexendo bastante com Java para Desktop no últimos 10 anos:

• tema Swing default sempre muito feio (agora que tão melhorando com os temas vetoriais);

• Looking and feel do sistema operacional muitas vezes fica bem aquém do esperado;

• um dos principais: componentes que deveriam ter uma API simples de lidar exigem que você faça um curso especial. Exemplo: JTable (dane-se que ela internamente usa MVC, eu quero apenas usar um componente de tabela e adicionar linhas e colunas! Cadê o pattern Facade?);

• as IDEs Java demoraram MUITO pra chegar no que hoje é o Matisse (as pessoas perderam o interesse), sendo que a Borland fornecia IDEs populares que faziam isso há décadas;

• falta de API padrão incluída na JRE para lidar com portas seriais, paralelas e USB, muito usadas em industrias (até hoje, se preciso, tem que usar APIs de terceiros baseadas em JNI/JNA);

• as APIs multimídias são complicadíssimas de usar, suportam poucos codecs, e pra variar, se quiser fazer algo decente, você vai ter que recorrer a APIs externas baseadas em soluções nativas;

• alguém já conseguiu criar um componente reusável por alguma IDE Java, de forma integrada (a IDE mostra um iconezinho do seu componente, você arrasta e pronto)? Dizem que dá pra fazer no Netbeans, já vi uns tutoriais, mas como sempre é muito complicado.

T

Thiago Senna:
Luiz Aguiar:

[]s

Para mim o gargalo no desenvolvimento está na UI à muito tempo, e o povo ainda acostumou a criar telinhas usando html e actions. Por isso não concordo 100% com esta afirmação. O concorrentes do JavaFX parecem estar bem mais fortes, mas só pelo fato de exitir tão poucas iniciativas em framework de UI, acredito que o JavaFX possui um valor significativo.

Concordo com você que há muito gargalo no desenvolvimento na parte de UI, com certeza!
Mas já viram GWT? O treco é mágico! Dá uma produtividade absurda. Programação Web tava precisando de coisas mais intuitivas, ficar montando html+css+js na mão é muito chato e improdutivo.
Lógico que há casos onde isso não se aplica, mas…

M

Por favor, não venha com essas lendas urbanas de novo.

Também vejo muita coisa no Swing e nas IDEs pra programação desktop que deixa o Java aquém da produtividade dos seus principais concorrentes em DESKTOP.
Concordo com o que o pessoal falou:
O layout e a lentidão inicial são algumas das situações.
JTable realmente é outra, um co mponente que precisa ser muito usado e não teve uma interface boa pra se programar.
Visual feio nos visuais nativos, embora tenha melhorado
Outra coisa é uma forma mais prática de se fazer bind com banco de dados.

A declaração do JavaFX eu gostei, parece muito com o jeito do Delphi declarar os objetos visuais dentro dos arquivos .dfm

Espero e torço pro Java crescer no desktop

J

Para os Swing Lover sugiro darem uma olhada nesse framework:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4599/Conheca-o-Framework-SDL--Swing-para-construcao-de-aplicacoes-desktop-em-Java.html

Fiz um teste de 15 minutos ontem e achei interessante. É claro que efeitos, interfaces que se movem pra lá e pra cá não são o objetivo dele. É para interface core msm.

Vamos lá.

Já viram o JavaFX Authoring Tool?

http://sellmic.com/blog/2009/06/05/javafx-authoring-tool-demo-at-javaone-2009-with-video/

A Oracle está demonstrando essa ferramenta em alguns eventos recentes(techdays na Índia e EclipseCon não sei onde).

Aplicações Com JavaFX: Sugiro que entrem no Grupo Mix do JavaFX, lá tem muitas pessoas postando seus trabalhos e muita discussão sendo feita para alavancar JavaFX: https://mix.oracle.com/groups/20213

Já tentaram montar algo com o preview JavaFX Composer? Tentem, sei lá, montar um cliente do Twitter… Só tentem. Pena que ainda é um preview e está em desenvolvimento…

O site das olimpíadas não foi um fracasso! É verdade que não mudou o mundo RIA, mas mostrou o potencial de JavaFX e muita gente passou a conhecer…

Os Applets em JavaFX estão muito melhores, só testar ou procurar testes antes da versão 1.2.3 agora com a nova versão. Ainda não bate o Flash, mas melhorias contínuas estão sendo feitas.(10 anos não são destruídos em um né)

Módulos do Netbeans já podem ser escritos em JavaFX: http://javafree.uol.com.br/noticia/4596/Desenvolvendo-para-NetBeans-com-JavaFX.html

Considerem sempre o JavaFX tendo nascido com a versão 1.2. Muita coisa de antes dessa versão já não existe mais. Talvez isso tenha dado uma desanimada em boa parte do pessoal que adotou o JavaFX desde a preview dele, mas o JavaFX de hoje nasceu há pouco menos de um ano!

O JavaFX nasceu para pessoas que queriam fazer algo mais com Java no desktop, na web, e renovar a força do Java no celular, pois JME em breve não terá tanto mercado como hoje, e ainda ganhar novos mercados, como a televisão mesmo.

Vou falar o que pode ser uma surpresa na corrida, como o Paulo falou, JavaFX ir para Android. Os problemas são de licença de novo, então a Google não dá a mínima para o JavaFX. Como fazer JavaFX rodar na VM do Android? Se isso der certo, o cara que conseguir vai ganhar dinheiro e JavaFX vai alavancar, como o Android alavancou: Carro, TV…

L

Não acho que JavaFX vá algum dia decolar. É um produto com mentalidade dos anos 90 feito nos anos 00.

O JavaFX não terá sucesso porque não se adequa às necessidades de hoje. Veja:

:arrow: JavaFX não serve pra web porque, com a proliferação de smartphones, tablets e netbooks, os sites precisam atender cada vez mais browsers diferentes. Ganha a aplicação que se adequar aos padrões e boas práticas de HTML, CSS e Javascript, perde quem confiar em plugins proprietários ausentes em muitos dispositivos.

:arrow: JavaFX não serve pra desktop porque simplesmente a era dos desktops já passou. Novos desenvolvimentos são feitos pra web. Quando alguém quer desktop, é porque precisa de algum recurso específico do PC, coisa que uma aplicação em cima de uma máquina virtual pode não corresponder.

:arrow: JavaFX não serve pra mobile porque o iPhone roubou toda a atenção, eclipsando um modelo de negócio de empresas tradicionais como a Nokia (que investe no J2ME). E sem falar que quem odeia a Apple está apostando suas fichas no Android.

E sem falar que criar uma nova linguagem foi uma grande besteira! Não podiam usar o Groovy, não?

F

PAH, responsata errada, quem disse que a era dos desktops já passou? desenvolvemos novos sistema para desktop sem problema algum, e te garanto rende muito bem :slight_smile:

J

Você falou coisas de um mundo perfeito, exato e estático!

Se o mundo fosse perfeito e exato como você expôs[fim do desktop, padrões que funcionam, mercado mobile se resumindo a Android e iPhone] eu até concordaria.

Mas o mundo é dinâmico, imperfeito e não há muitas coisas exatas[a única que conheço é que todos morreremos :D].

O mercado não é só iPhone e Android. A nokia domina o mercado de celulares, a Apple nunca chegou perto de derrubar a nokia, isso é coisa de blog. Confira este post no meiobit, com números e pesquisas:

A massa não usa o iPhone, é coisa um pouco mais top. Todos sabemos disso, há um mercado além do iPhone, de celulares habilitados a acessar a internet. Se ficar vendo tendências ou previsões, você estaciona e esquece do que realmente acontece.

Tudo muda, novas necessidades surgem. Isso pode ser verdade para daqui há alguns meses, até uns dois anos, mas novas necessidades surgem :D.

E sobre Desktop acabar. Pode ser que sim, mas não é imediato. Muita coisa ainda está offline e são feitas offline. Outra coisa de blog também. A empresa que eu trabalho ainda recebe muitas demandas desktop e muitas usam até C. Pode ser que um dia acabe, mas ainda temos alguns anos de chão seja com extensão e manutenção de sistemas legados ou com partes client de sistemas WEB mesmo.

Nova linguagem para JavaFX: O fato de não ser groovy, scala, java é bem difundido e JavaFX foi muito atacado no começo por isso. É a mesma coisa perguntar porque inventar Scala se já existe Java. Outro ponto é que Java é uma linguagem geral, não é específica em nada. JavaFX é voltado para o que se destina: GUIs, efeitos, animações… Quando você usa uma linguagem diferente para fazer algo que ela não é destinada, você perde tempo esbarrando na linguagem. A API padrão do JavaFX é voltada para animações, leituras de web services REST, interfaces gráficas etc. De fato, JavaFX inteiro foca nesses pontos.Temos o tipo de dado Duration, que é para contagem de tempo. Classes de transições de interface. A disposição dos elementos, a hierarquia dos componentes JavaFX são voltadas para GUI/Parte gráfica, como já falei, terá uma apresentação em breve sobre isso. E muitas coisas que poderia passar o tempo todo aqui digitando e falando…

O resultado de JavaFX Script ser uma nova linguagem é que você tem uma linguagem que possibilita coisas novas com uma dificuldade baixa e performance praticamente a mesma que a de Java.

M

Jesuino Master:

Vou falar o que pode ser uma surpresa na corrida, como o Paulo falou, JavaFX ir para Android. Os problemas são de licença de novo, então a Google não dá a mínima para o JavaFX. Como fazer JavaFX rodar na VM do Android? Se isso der certo, o cara que conseguir vai ganhar dinheiro e JavaFX vai alavancar, como o Android alavancou: Carro, TV…

Pois é. Basta a oracle fazer um cliente do Google wave em javafx com realidade aumentada que roda no android compatível com a tv digital que o javafx vai ser salvo.

Tem gente que viaja na maionese mesmo.

M

exatamente. A boa noticia é que vc pode sim usar linguagens dinamicas para criar interfaces swing. Ainda não existe soluções prontas pra isso nessas novas linguagens. Mas o javafx ainda esta em fase inicial tb, é questão de tempo pro javafx se tornar irrelevante (bom, se é que algum dia ele foi relevante, mas vc entendeu).

J

mochuara:
Jesuino Master:

Pois é. Basta a oracle fazer um cliente do Google wave em javafx com realidade aumentada que roda no android compatível com a tv digital que o javafx vai ser salvo.

Tem gente que viaja na maionese mesmo.

Sua cabeça que viu por esse lado.

Quando o JavaFX resolver todos os probleminhas pendentes e começar a mostrar solução daí ele vai ser salvo. Ao contrário do que você pensa[ou pensou], não sou um sonhador e sei muito bem o que o mercado quer. O Android está sendo usado porque realmente é bom, já pesquisou sobre? Disse que se o JavaFX conseguir trabalhar junto com ele seria uma boa para a tecnologia, marketing assim como o Android consegue hoje.

Como já falei em outros posts, ninguém no time JavaFX é sonhador, nem na comunidade. Todos sabem as dificuldades e os desafios. Ninguém está “viajando na maionese” não. A penetração em um mercado ganho é difícil mesmo. Não é só porque e outros bloggers ficam postando e falando o que acham, sem nem mesmo conhecer as coisas a fundo, a proposta, que o um projeto do tamanho do JavaFX será jogado fora…

Todos sabemos que qualquer tecnologia só consegue espaço quando resolve problema e dá soluções. JavaFX se propõe a resolver o problema de múltiplos dispositivos e plataformas que temos hoje, oferecendo uma linguagem que permite a construção de RUA. Ainda não tem muito apoio e dispositivos, mas está crescendo. Ainda tem muitos probleminhas nesse meio, mas estão sendo resolvidos. A adoção está aumentando a cada dia. Você pode acreditar no trabalho que está sendo feito ou no que quiser acreditar…

Entenda o que quiser do que está escrito ai, mas não tente inventar as coisas…

D

Jesuino Master:
chun:

Eu nunca olhei como ele renderiza o gráfico, vou ser sincero, mas todos os controles usam esse esquema Behavior, Skin, e Control.

Te garanto que não precisamos do JSE para usar o JavaFX, ou seja, do pacote JavaSwing, tanto é que ele é executado em alguns celulares já…

Outra coisa, a estrutura gráfica é diferente do JavaSwing em sí, tem o “grafo da cena”[SceneGraph] que vai ser falado no próximo encontro JavaFX online…

Pessoal, tanto faz usar ou não usar SWING ou um de seus componentes mais altos/baixos na hierarquia.
A discussão é outra…

D

mchiareli:
Para a web…? hum, tomara que nao.

Para substituir o swing, espero que sim…

Concordo.

Mas se for para web também, não muda muita coisa…seria algo similar aos applets hoje… :smiley:

D

Para mim as tecnologias RIA nunca substituirão os browsers…em um futuro distante, poderemos cogitar isso, já que cada vez mais se busca interfaces amigáveis, simples, animadas e cheias de recursos, mas a curto prazo não.

Hoje os browsers têm estado na vanguarda da evolução tecnológica, contando com cada vez mais funções, plugins e tecnologias, que aprimoram seus recursos…

Minha opinião sobre o JAVA FX e afins é que estas tecnologias RIA ainda estão se consolidando e apenas no ínicio de uma longa jornada. Por isso sua participação não é tão grande…

Mas, para ser uma opção imediata ao SWING, no Desktop, seria excelente! Resolveria muitas problemas…

A

A falta de componentes que considero básicos (como menus e submenus) ainda atrapalha, também.

J

Dizem que isso vai acabar na versão 1.3. Eu criei uns componentes para um amigo que estava mudando a view do legado dele para JavaFX, mas nada se compara a um componente criado e testado na API padrão…

P

axo que ele ta muito atrasado…
mas vamo ver né! espero que ele me surpreenda =P

A

Eu acho que o javafx por enquanto só está “se deixando” ser conhecido pelo mercado, para daí decolar…
Acho que faltam algumas coisas ainda para deixar a tecnologia com outros olhos, tal como o melhor suporte ao desenvolvimento. Digo isto pois quando estava estudando esta tecnologia a um tempo atrás era extremamente custosa a depuração de aplicações, não sei agora se ainda ocorre…

A

Galera o JavaFX chegou para ficar, acredito realmente nisso, mais vim estudando a alguns duas, fazendo pequenas aplicações e o que posso dizer da minha impressão.

1-Fui verificar a facilidade de integração com WebCam e Microfone, a biblioteca seria o JMF que esta descontinuado. Resultado: Péssima impressão.
2- a parte de animação esta muito fácil de usar, no entanto acredito que tenha alguns bugs, pois tentei utilizar o rotation e num teste aonde tentei que da primeira vez ele rotacionasse ao contrario ele não vai, somente depois que ele executa uma primeira vez para o lado correto ele executa ao contrário. Resultado: precisa ainda amadurecer.

De qualquer forma é uma linguagem cativante e divertida de se trabalhar, o bind e o trigger são fantasticos e me mostrou como o java esta arcaico

segue um codigo exemplo do item dois do qual falei.

/*
 * Main.fx
 *
 * Created on 28/03/2010, 12:41:39
 */

package br.com.vortice.testeanimacao;

import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.text.Text;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.shape.Rectangle;
import javafx.animation.transition.RotateTransition;
import javafx.scene.input.MouseEvent;

var rate = 1;

var rotate = RotateTransition{
    duration:3s;
    byAngle:360;
    //autoReverse:true;
    rate:bind rate;
}

Stage {
    title: "Application title"
    scene: Scene {
        width: 500
        height: 500
        content: [
            Rectangle{
                width:200;
                height:200;
                x:200;
                y:200
                onMouseClicked:function(e:MouseEvent):Void{
                    rotate.node = e.node;
                    if (rate == 1) {
                        rate = -1;
                    }else{
                        rate = 1;
                    }

rotate.play();
                    println(rotate.rate);
                }

}
        ]

}
}
F

Felagund:
Leonardo3001:

:arrow: JavaFX não serve pra desktop porque simplesmente a era dos desktops já passou. Novos desenvolvimentos são feitos pra web. Quando alguém quer desktop, é porque precisa de algum recurso específico do PC, coisa que uma aplicação em cima de uma máquina virtual pode não corresponder.

PAH, responsata errada, quem disse que a era dos desktops já passou? desenvolvemos novos sistema para desktop sem problema algum, e te garanto rende muito bem :)

:lol: :lol: Tambem acho, e sempre acho bom quando falam isto, é menos concorrencia 8)

Outra coisa Desktop <> offline, não viagem.

Pessoal ou é cego ou é alienado ao mundo web. Bom de certo porque temos poucos comercios no Brasil né, poucas lojas, poucos restaurantes, autopeças, padarias, acho que até boates :shock: , etc, etc, se alguem conseguir me citar um destes que tem um sistema de atendimento ao cliente feito no browser sou todo ouvidos.
O desktop está a decadas ainda de sua morte, tem muiiiiiiiiiiiiiiitttaaaaa, app em desktop ainda, e isso ainda varia de regiao pra regiao. Aqui em Rondonia, ainda tem muito comercio rodando sistema em clipper, acreditem.

M

Por aqui tem muito estabelecimento comercial e farmácias com programinhas rodando no browser. Agora, programa legado sempre vai existir. Mas, sinceramente, prefiro trabalhar na crista da onda da tecnologia do que com código legado que não evolui.

S

Na minha humilde opinião e intuição o javafx será largamente utilizado no oracle forms 12g ou 13 g

F

marcosalex:
fredferrao:

Pessoal ou é cego ou é alienado ao mundo web. Bom de certo porque temos poucos comercios no Brasil né, poucas lojas, poucos restaurantes, autopeças, padarias, acho que até boates :shock: , etc, etc, se alguem conseguir me citar um destes que tem um sistema de atendimento ao cliente feito no browser sou todo ouvidos.

Por aqui tem muito estabelecimento comercial e farmácias com programinhas rodando no browser. Agora, programa legado sempre vai existir. Mas, sinceramente, prefiro trabalhar na crista da onda da tecnologia do que com código legado que não evolui.

O problema eh que ainda nao eh legado, este eh o ponto.(nao to falando de clipper claro)

Sinceramente nunca vi um rodando em browser. Nao to falando que a farmacia/empresa nao possa ter um site, ou um e-commerce, mas vai la no balcao fazer sua compra, e olha pro monitor e me diz que eh o browser rodando imprimindo cupom fiscal e etc, foi isto que nunca vi, e em lugar algum, seja grandes centros ou nao, aqui mesmo, todas as grandes lojas do shopping tem sistema desktop, americanas, bob’s, etc., etc.,etc.,etc…

P

Pode decolar, mais vai demorar.

F

Vendo este tópico agora, sabe o que lembrei?? Meados de 2005, varios tópicos de JSF, galera do action, struts e etc metendo o pau, JSF ja tava morto antes de viver direito hahaa como é a vida.

Bora ver o JavaFX como vai ser. Melhor nao descartar o bixim, ele pode bombar tambem, e vir a ser aplamente usado assim como foi com JSF, e depois nego teve que sair correndo pra suprir o tempo perdido.

“O inteligente aprende com seus erros, o sabio aprende com os erros dos outros.”

M

fredferrao:
Vendo este tópico agora, sabe o que lembrei?? Meados de 2005, varios tópicos de JSF, galera do action, struts e etc metendo o pau, JSF ja tava morto antes de viver direito hahaa como é a vida.

Bora ver o JavaFX como vai ser. Melhor nao descartar o bixim, ele pode bombar tambem, e vir a ser aplamente usado assim como foi com JSF, e depois nego teve que sair correndo pra suprir o tempo perdido.

“O inteligente aprende com seus erros, o sabio aprende com os erros dos outros.”

Alguma empresa séria usa JSF?

F

mochuara:
fredferrao:

Alguma nao usa?

Bom nao vou discutir com action lovers, faca uma busca por vagas e veras se pedem JSF ou nao, ou pergunte pro povo. O fato: ele esta no mercado.

D

mochuara:
fredferrao:

Precisa se informar. Tem sites de e-commerce que deve comprar seus produtos que são feitos em JSF. Vamos, faça a lição de casa antes de ficar postando esse tipo de coisa. Queria que fosse feito em que?

L

Fico até desanimado com cada vez mais pessoas aqui no GUJ levarem opiniões puramente tecnicas pro lado pessoal… E como se tal ferramenta fosse um filho! Poxa, não se podem permitir um pouco de senso crítico?!

O que eu disse foi:

Não está escrito a palavra “morte”, nem “legado”. É claro que eu não besta a acreditar que não existem novos desenvolvimentos pra Desktop, e é claro que ainda existem vendors oferecendo suas soluções.

Mas são exceções! Ou atendem nichos! Caixas registradoras são uma delas porque não dá pra um browser se comunicar eficientemente com um leitor de código de barras ou um emissor de nota fiscal. Mas assim, em domínos onde é possível ser atendido com Javascript, será feito. E isso tem cada vez mais sendo verdade com o tempo.

O Desktop será necessário, mas não é mais como antigamente, nem será considerado a primeira opção.

L

Framework web não é time de futebol, não entendo a expressão de satisfação. Mas enfim, o JSF não caiu no limbo, mas também não é unanimidade. Outros frameworks web pra Java ainda não param de pipocar por aí, e a comunidade simplesmente não se decide numa alternativa viável. (Compare isso com a comunidade Ruby, onde todos, sem exceção, são unanimes com Rails.) JSF só existe porque foi enfiada goela abaixo pelas vendors. Uma aplicação com outro framework web não teria o mesmo suporte.

Ainda assim, o sucesso de um (JSF) não implica o sucesso de outro (JavaFX). E ao contrário do primeiro caso, uma ferramenta RIA não é uma necessidade de muitas grandes corporações, clientes da Oracle.

F

Framework web não é time de futebol, não entendo a expressão de satisfação. Mas enfim, o JSF não caiu no limbo, mas também não é unanimidade. Outros frameworks web pra Java ainda não param de pipocar por aí, e a comunidade simplesmente não se decide numa alternativa viável. (Compare isso com a comunidade Ruby, onde todos, sem exceção, são unanimes com Rails.) JSF só existe porque foi enfiada goela abaixo pelas vendors. Uma aplicação com outro framework web não teria o mesmo suporte.

Ainda assim, o sucesso de um (JSF) não implica o sucesso de outro (JavaFX). E ao contrário do primeiro caso, uma ferramenta RIA não é uma necessidade de muitas grandes corporações, clientes da Oracle.

JSF é bem usado hoje, isto é fato, por qual motivo não sei, agora dizer que o unico motivo é “foi enfiado goela abaixo”, a tenha dó, e foi só um comentario, só uma lembrança, onde viu satisfaçao? O fato é que eu tinha apostado nele naquela epoca, tinha até comprado o CoreJSF, e se fosse pelas opniões do GUJ eu teria queimado o livro e estudado strus 1, mas mesmo eu sendo novato no mundo java, e contra a imensa maioria das opniões do GUJ, continuei apostando nele e deu no que deu.

Claro que o sucesso de um não implica o sucesso do outro, mas os grandes estudiosos sempre estudam a historia para planejar o futuro certo?? Só disse que toda essa discussao me lembrou aquelas da epoca e fiz a analogia, e discartar por completo o JavaFX apenas porque “a chegou tarde”, “a ja tem outros ae pra que mais um”, sinceramente, é aquela velha historia do"yet another framework", então ninguem pode criar mais nada, vamo usar o que tem que ta de bom tamanho.

M

fredferrao:
mochuara:
fredferrao:

Alguma nao usa?

Bom nao vou discutir com action lovers, faca uma busca por vagas e veras se pedem JSF ou nao, ou pergunte pro povo. O fato: ele esta no mercado.

Bom, não foi isso que perguntei…

M

Verdade. Quem acompanhou o JSF desde o inicio sabe que ele tinha pretensoes bem maiores do que ser apenas mais um framework imposto por vendors.

Mas pra quem é obrigado a fazer site na web hoje em dia usando Java, ter que usar JSF acredito ser o menor dos problemas, pq na boa, existem linguagens muito mais apropriadas para a tarefa.

Criado 24 de março de 2010
Ultima resposta 31 de mar. de 2010
Respostas 69
Participantes 26