Estou iniciando minha carreira com programação em Java, já vi a sintaxe básica, Programação Orientada à Objetos, mas tudo isso em modo console (O que acaba deixando tudo monótono), e agora está na hora de enfrentar um desafio maior, A INTERFACE GRÁFICA… E é aí que o “bixo pega”, comecei as minhas pesquisas sobre este tipo de desenvolvimento, eu estava querendo começar a desenvolver em Swing (Pois tive uma pequena esperiência com JOptionPane), mas o JavaFX me chamou muito a atenção, por ser o que eles dizem o “tipo de desenvolvimento do futuro”.
Estou com um projeto (que acredito que foi o inicio de muitos programadores) de controle de caixa, clientes e estoque. Andei pesquisando sobre os meios disponíveis para fazer uma interface gráfica e o que mais me chamou a atenção foi esse tal de JavaFX, muitos dizem que ele veio para substituir de uma vez por todas o Swing baseado em ATW, e outros muitos dizem que vale a pena continuar no tão conhecido Swing.
Portanto, vim buscar um parecer de vocês oráculos da programação em Java, tenho consciência das funcionalidades e novidades do JavaFX, mas não sei se devo aprender ele como o primeiro passo de programação gráfica (se é que posso chamar assim, visto que FXML é uma linguagem de marcação e css de estilização) pois, não há muitas explicações/video-aulas disponíveis e parece que todos sabem o que é, mas ninguém sabe como expressar.
Que comece o combate… quer dizer… DEBATE!
att
Gustavo de Carvalho Reinaldi