JavaFX x Flex?

14 respostas
F

Salve galera

Preciso montar um sistema em RIA, estou pensando em usar ou JavaFX ou Flex.
Queria saber a quantas anda o projeto JavaFX, se eh um projeto que a Oracle está investindo ou pretende parar, se compensa estudar para construção de aplicação RIA ??

Sobre o Flex o plugin para Eclipse não funciona no Linux ???

Enfim, usar JavaFX ou Flex, o que me dizem ??

obrigado

14 Respostas

R

Nunca usei profissionalmente nenhum dos dois… Eu escolheria JavaFX. Flex acho que nem mantido está sendo mais.

Só uma ressalva, não sei se vale a pena usar JavaFX para sistemas “internet” por causa da exigência de ter uma JRE instalada nas máquinas clientes. Eu só pensaria em usa-lo caso seja um ambiente corporativo de intranet mesmo, onde é mais fácil ter esse tipo de controle.

Se for para um sistema aberto na internet, melhor você pensar em usar HTML5/JS/JQuery e etc.

M

Nenhum nem outro. Flex eh um bicho morto e JavaFX e um bicho que ninguem sabe se vai nascer.
Use HTML5 e alguma API como Vaadin, Sencha, GWT, etc.

F

rodrigo.uchoa:
Nunca usei profissionalmente nenhum dos dois… Eu escolheria JavaFX. Flex acho que nem mantido está sendo mais.

Só uma ressalva, não sei se vale a pena usar JavaFX para sistemas “internet” por causa da exigência de ter uma JRE instalada nas máquinas clientes. Eu só pensaria em usa-lo caso seja um ambiente corporativo de intranet mesmo, onde é mais fácil ter esse tipo de controle.

Se for para um sistema aberto na internet, melhor você pensar em usar HTML5/JS/JQuery e etc.

sim sim, eh para intranet…mas acho q o Flex está sendo mantido sim, andei pesquisando e agora eh Adobe Flash Builder para construção de aplicações em Flex e ele está na versão 4.7 e saindo novos updates.

abraço e obrigado.

M

A Adobe abandonou o projeto flex ja faz algum tempo, hoje ele pertence ao grupo apache.

F

A IDE (Flash Builder) continua com a Adobe mas o sdk a Adobe passou para o grupo Apache.
http://flex.apache.org/index.html

O último sdk lançado pela Adobe acho q foi o 4.6, e o grupo Apache liberou recentemente o 4.10.

Dou treinamento de Flex aqui no RS e trabalho com ele desde a versão 3. Uns 7 anos acredito.

O Flex compila para iOS, Android e BlackBerry. O grupo Apache trabalha para o Flex gerar HTML5 tb, já bem adiantado, onde a previsão final é no final do ano.

Recomendo, mas acompanho de perto o mercado pq há uma tendência muito grande de HTML5.

[]s

F

Estou dando uma olhada nas API q vc citou aqui, Vaadin, Sencha, GWT.
Acho q a melhor opção fica com a GWT q eh do google neh ???
Estou procurando apostila, how to, entender como funciona o esquema…

obrigado

M

Tbm gosto de coisas do google, mas o sencha eh realmente bom!

J

JavaFx parece que é mais indicado para desktop, a reputação de plugins Java está feia em relação a segurança, assim como qualquer plugin de browser por ter sido ignorado em mobiles.

Flex era muito bom, mas não sobreviveu aos novos tempos devido a queda Flash, e agora provavelmente vai tentar mais facilitar migrações desesperadas de flash para HTML5.

Considere ao máximo a possibilidade de não usar essas tecnologias fora de cogitação para web/intranet, mesmo que vá gerar HTML5 isso engessa muito. Trabalhe diretamente com HTML5, JavaScript/JQuery etc com tudo ao seu controle. Primeiramente dá uma olhada no Bootstrap que pode te ajudar bastante na parte HTML, depois vai perguntando o resto.

V

Boa tarde!

Bom, em primeiro lugar, tomem cuidado com certas colocações que são ditas aqui. Se não tem um profundo conhecimento, cuidado em afirmar coisas.

O JavaFX já é sim algo consolidado pela Oracle, visto que a próxima versão do Java ( 8 ) está colocando quase que totalmente o JavaFX como a “substituição do Swing”, por ter recursos gráficos avançados e manutenibilidade de código eficaz. Tanto que o JavaFX terá sua versão 8 (para acompanhar a nova versão do JDK), onde terá acesso a códigos avançados como lambdas e etc…

Eu aconselho muito o JavaFX, confesso que conheço muito pouco do Flex para afirmar algo, mas pelo que conheço de JavaFX (caso não saiba, tenho livro pela Casa do Código e dois artigos na revista MundoJ, apenas para conhecimento, não é para me gabar não, ok? :slight_smile: ).

Mas vai depender muito da amplitude do projeto. Lembrando que hoje ainda o JavaFX é disponibilizado para aplicações Desktop, Web só é possível por JWS, e mobile a Oracle está se esforçando para criar essa disponibilização, já há alguns projetos para iOS.

Bom, é isso!

Até mais! :smiley:

M

A grande maioria dos que criticam o JavaFX, o fazem por conhecerem a versão 1.x e não terem acompanhado sua evolução a partir da versão 2.0. Hoje o foco dele é outro e ele está conseguindo ocupar um espaço onde o swing nunca conseguiu chegar. Mas está ganhando terreno devagar, talvez por isso a percepção das pessoas não viu ainda os ganhos.

J

Salvo interpretações, parece que estamos aqui criticando o uso de JavaFX para internet/intranet em browser, que está fora de cogitação até pela própria Oracle. Como solução desktop multiplataforma no lugar de Swing acho que ninguém criticou.

V

Salvo interpretações, parece que estamos aqui criticando o uso de JavaFX para internet/intranet em browser, que está fora de cogitação até pela própria Oracle. Como solução desktop multiplataforma no lugar de Swing acho que ninguém criticou.

Dizer que JavaFX é algo que ninguém sabe se vai crescer, eu vejo isso como uma crítica, confirmar isso é complicado diante tantos fatos que vemos atualmente…

Mas aí é um ponto de vista de cada um. :smiley:

J

Dizer que JavaFX é algo que ninguém sabe se vai crescer, eu vejo isso como uma crítica, confirmar isso é complicado diante tantos fatos que vemos atualmente…

Mas aí é um ponto de vista de cada um. :D
Esses comentários mais soltos geralmente são pelo fato da própria necessidade de aplicação desktop estar em baixa em sistemas de informação. Quando isto acontece é por alguns módulos precisarem de melhor acesso ao hardware ou SO, com isso C++ por exemplo as vezes pode ser mais apropriado (nem sempre claro). Fora que na maioria das vezes é para atender estações de usuários Windows, onde .NET é muito mais tranquilo para o mesmo. Para o JavaFx “decolar” (dentro do seu objetivo) é preciso o NetBeans ser reescrito em JavaFx, acredito que isso vá criar maior respeito. Isso aconteceu com o Visual Studio, que foi reescrito em WPF (equivalente ao JavaFx).

F

Aplicações bancárias precisam rodar em desktop e muitas delas são escritas em Java.

Criado 10 de setembro de 2013
Ultima resposta 17 de set. de 2013
Respostas 14
Participantes 8