Javascript muda caracteres especiais

4 respostas
S

Pessoal, está acontecendo algo muito estranho na minha aplicação nos ultimos dias, é que eu tenho alguns arquivos javascript na minha aplicação e nestes existem alguns alerts com textos que possuem ç e acentuação, o que acontece é que não sei quando nem porque as vezes estou testando a aplicação e quando vejo o conteudo do javascript foi alterado de forma que estes caracteres acentuados ou ç foram convertidos em ‘?’
Não sei o que imaginar o porque disso, será a minha versão mais nova do eclipse? Alguem já passou por isso?
Espero a ajuda de voces e mais uma vez agradeço a atenção de todos

4 Respostas

Z

Verifique nas suas páginas HTML/XHTML/JSP o encoding/charset.

Eu prefiro usar ‘windows-1252’ ou ‘ISO-8859-1’, os quais são compatíveis com línguas latinas (português!), logo aceitam e reconhecem acentos.

Você também pode usar UTF-8, mas não se esqueça de mudar a codificação do seu navegador (essa era outra dica que eu poderia ter dado logo no início do texto e é bem mais simples!).

OK?

S

ze_kiefa, muito obrigado pela resposta mas acho que nao ajuda muito, não adianta eu mudar o enconding do arquivo ou a codificação do navegador se o fonte do arquivo (javascript ou jsp) já estão alterados, talvez vc tenha entendido que esta alteração de palavaras acentuadas para ? só acontecesse na visualização, ou seja na apresentação dos dados na pagina, mas nao é, eu até já passei por isso e implmentando um Filter eu resolvi o problema, o que tá pegando e parece inexplicavel é que o fonte do arquivo mesmo é que está sendo alterado, no javascript substitui por ? e no jsp ele apaga as palavras acentuadas do fonte, suspeito que seja algo do eclipse ou do meu CVS mesmo, alguem mais pode me ajudar?

Z

Realmente entendi errado, mas vamos lá de novo!

Eu uso e recomendo um editor de texto chamado Editplus 2 (http://www.editplus.com/download.html), pois, além de vários outros recursos, ele salva o arquivo em vários formatos de codificação.
Tente abrir os seus arquivos neste editor e salve na codificação desejada.

OK?

C

Entao mude de preferencia - vc so vai estar ajudando a web a se tornar um lugar melhor :wink:

Criado 6 de maio de 2006
Ultima resposta 8 de mai. de 2006
Respostas 4
Participantes 3