Javaw com problemas de execução (Vírus?)

17 respostas
A

Boa noite.

Sou novo no fórum e estou com um problemão aqui. Tenho dois sistemas Java Desktop que desenvolvi há cerca de três anos, usando netbeans e windows xp. Esta semana fui fazer umas atualizações e percebi que algumas funções antigas e estáveis não estavam mais funcionando direito. Revisei o código e não havia erro. Lembrei-me então que o sistema do IRPF (Java) também não quis abrir declarações na minha máquina. Testei ele de novo e continua não abrindo. Então testei tudo num note com windows 7 basic e tudo funcionou normal como antes. Decidi formatar minha máquina, passei o combofix, avira, testei diferentes jre’s e não resolveu. Liguei para meus clientes e vi que as máquinas que estão rodando xp estão com o mesmo problema no java. Li uma reportagem de que a Kapersky descobriu um virus que afeta o javaw.exe, mas não deu solução (http://superdicas.com.br/blog/?p=824).

Qualquer ajuda será de grande valia

Grato

Amir

17 Respostas

A

Boa Tarde, descobri algumas coisas. O windows 7 estava com a jre 1.6.0, na qual tudo roda bonito. As jres mais recentes não executam os programas citados corretamente. No site da sun está escrito que eles recomendam usar as versões mais novas, e se algum programa antigo não funcionar, o desenvolvedor deve atualizar o sistema para a jre mais nova. Desculpem a ignorância, mas existe algum meio de eu saber quais funções foram afetadas ou vou ter que testar o sistema todo de novo? Sinceramente, entendo que uma atualização deve melhorar as coisas, não travá-las.

V

O que não está funcionando direito? Que tipo de erro está dando?
Sem descrever exatamente que tipo de problema você está tendo, vai ser difícil te ajudar…

E

Tem muita gente que escreve sistemas que só funcionam em uma determinada versão do JDK - por exemplo, tem gente que testa a versão e checa se é exatamente 1.6; se for 1.7 não funciona. Pode ter ocorrido isso.

Outra coisa é que tem muita gente que escreve sistemas usando alguma classe que não está documentada (tipicamente algo como “com.sun.*” ) que são classes que podem não estar mais disponíveis em uma versão posterior do JDK, até porque a Oracle (Sun) não documentou as classes justamente para você não as usar. Aí os programas acabam quebrando.

Eu tenho o costume de, se tenho um sistema muito complexo, e houver uma atualização do JDK (do tipo 6 para 7) testar o sistema todo de novo porque pode realmente haver alguma coisa do tipo “funcionava antes por acaso - por acidente - e agora que corrigiram um determinado bug o sistema não funciona mais porque dependia desse bug”.
Ou então, o que é mais fácil, distribuir a versão exata do JDK com a qual testei o sistema.

Pense bem - isso é mais ou menos o que ocorre quando você tem um joguinho que funcionava bem no Windows XP e pára de funcionar no Windows 7. Houve uma atualização e pode ser que o joguinho não funcione mais porque ele dependia de alguma particularidade do Windows XP que não existe mais no Windows 7 ou então funciona de jeito diferente.

G

entanglement:

Pense bem - isso é mais ou menos o que ocorre quando você tem um joguinho que funcionava bem no Windows XP e pára de funcionar no Windows 7. Houve uma atualização e pode ser que o joguinho não funcione mais porque ele dependia de alguma particularidade do Windows XP que não existe mais no Windows 7 ou então funciona de jeito diferente.

com todo respeito, Dr. Entanglement, mas vossa excelência não acha que isso ta errado? afinal a JVM existe para isso, esse conceito de multiplataforma. não importa onde meu programa irá rodar, tendo a jvm instalada ele vai funcionar independente de SO instalado… sempre acreditei nesse princípio.

E

Estou fazendo uma comparação com a parte de versionamento do Windows - você deve saber que a prática é diferente da teoria e do marketing.

Felizmente, no caso do Java, a teoria (write once, run anywhere) está bem próxima da realidade (write once, test anywhere) - tanto é que tenho uma aplicação que roda direitinho em Java 6 e 7 em Windows, Linux e MacOSX sem que eu tivesse de mexer muito nela (apenas acertar algumas coisinhas).
Provavelmente o tal sistema que não inicia em Java 7 do amirfenix deve ter apenas alguma bobeirinha que talvez seja questão de mexer em algumas poucas linhas de código.

V

Isso me lembra uma frase que li certa vez: “Em teoria, a teoria funciona na prática. Na prática, não.”

Mas veja bem o que ele falou: A coisa funciona se, e somente se:

a) Obedecer todas as recomendações do fabricante (como não usar o pacote sun.xxx, outros pacotes não oficialmente suportados);

b) Você não estiver dependendo do comportamento de um bug;

c) A VM para nova plataforma não contiver nenhum bug (muito comum em VMs para SOs novos, como ocorre no Windows 7);

d) Você não usar JNI, JNA ou qualquer outra extensão (pois rodam fora da VM).
No caso do Swing, por exemplo, existem uma série de recomendações que vivo vendo serem negligenciadas no GUJ:

a) Usar layout managers;

b) Não depender de eventos como KeyPressed (existem classes criadas especificamente para evitar isso, como InputVerifier e Document);

c) Não usar o método requestFocus() - o javadoc diz expressamente que requestFocusInWindow() deveria ser usado no lugar;

etc…

A VM faz a parte dela, mas não faz milagre.

J

gambazinho:
entanglement:

com todo respeito, Dr. Entanglement, mas vossa excelência não acha que isso ta errado? afinal a JVM existe para isso, esse conceito de multiplataforma. não importa onde meu programa irá rodar, tendo a jvm instalada ele vai funcionar independente de SO instalado… sempre acreditei nesse princípio.

Isso não é verdade. Existem muitos parâmetros que você precisa levar em conta. Entre o java 1.6 e java 1.7 existe uma grande diferença no quesito “compilador, otimizador, e gerenciamento de memória”. O hotspot do java 1.7 trabalha de maneira diferente do 1.6. O otimizador é bem mais agressivo.

Por exemplo, quando você roda um “bytecode” gerado pelo compilador do jdk 1.6 na jvm 1.7, a otimização do hotspot dessa última pode arrancar partes importantes do seu programa. Por isso alguns chegam a travar e nem a rodar na jvm mais nova.

Como o pessoal postou mais acima “write once run anywhere” é uma coisa complicada de se conseguir. Você precisa pesar essas variáveis e constantes que foram citadas.

A

Boa noite a todos.

Até agora o problema que encontrei foi este: Tenho uma aplicação com validação de data em uma JFormattedTextfield. Supondo que digito uma data inválida e a seguir clico no botão salvar,o focusLost do campo data deve primeiro validar a data, exibir a mensagem de erro e retornar o foco para o campo data, impedindo a execução do código do botão salvar. Tudo funciona desta forma na jre 1.6.0, mas acima desta jre ocorre que o sistema executa primeiro o actionPerformed do botão salvar e depois o focuslost do campo data, gravando dados errados. Por uma questão de prioridade, o botão não poderia ser executado antes que terminasse o código do focusLost. Alguém sabe o que está acontecendo?

Grato,

Amir

D

cola o código do evento do botão aqui

A

Douglas, obrigado pela atenção, mas o botão é só um exemplo. Na verdade qualquer componente recebe o foco e pode ser acionado antes de rodar o focuslost. De qq forma aí vai:

private void btn_salvarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

boolean mudar_aulas = false;

boolean alunos_ativos_cancelada = testaAlunosAtivosCancelada();

if (alunos_ativos_cancelada){

op=reativar_excepcional;

}

try {

if(validaCampos()){
Matricula m= new  Matricula(
            txt_datamat.getText(),
            curso_atual,
            func_atual,
            h_atual,
            alunos_mat,
            ta_observ.getText());

//testa se mudou horário ou professor
            if(op.equals("altera") && ((m.getProfessor_mat().getCodpessoa() != mat_atual.getProfessor_mat().getCodpessoa()) ||
                (m.getHorario_mat().getCodHorario() != mat_atual.getHorario_mat().getCodHorario()))){
                mudar_aulas = true;
            } 

if (op == "novo"){

int i = JOptionPane.showConfirmDialog(this," Após a confirmação não será possível alterar a data da matrícula e o curso escolhido.\n Deseja prosseguir ?", "Confirmar Matrícula",JOptionPane.YES_NO_OPTION);
                if (i== JOptionPane.YES_OPTION){
                    mat_atual = m;
                    fm.insereMat(mat_atual);
                    mat_atual = fm.navegaMat(4);
                    preencheCampos(mat_atual);
                    JOptionPane.showMessageDialog(this,"Matrícula efetuada com sucesso.");
                    op="";
                    habilitaControles(true);
                    //chamada do método para consolidar aula experimental
                    consolidaAulaExperimental();
                    //chamada do método para gerar aulas
                    matGerarAulas(mat_atual.getDataMatricula());

}
            }
            if (op == "altera" || op == "reativando"){

mat_atual = m;
                mat_atual.setCodMatricula(Integer.parseInt(txt_codigo.getText()));
                fm.alteraMat(mat_atual);
                int cod = mat_atual.getCodMatricula();
                mat_atual = fm.buscaMat(cod);
                preencheCampos(mat_atual);
                //checa existencia dos alunos nas aulas
                fau.checaIntegridadePresencas(cod, mat_atual.getAlunosAtivos());
                JOptionPane.showMessageDialog(this,"Alteração efetuada com sucesso.");
                if(op == "reativando"){
                    matGerarAulas(dataReativacao_temp);
                }
                op="";
                dataReativacao_temp = "";
                habilitaControles(true);
            }
            if(op.equals("reativar_excepcional")){
                JOptionPane.showMessageDialog(this, "Esta matrícula possui alunos ativos. A mesma será reativada.");
                habilitaControles(true);
                if(reativaMat()==true){
                     btn_alterarActionPerformed(evt);
                     op="reativando";
                     InformaData infdata = new InformaData(mat_atual.getDataMatricula(), " reativação:");
                     dataReativacao_temp = infdata.getData();

}
            }

}

}catch(Exception erro){
        JOptionPane.showMessageDialog(this,"Erro ao gravar matrícula : " + erro);

}finally{
        if (mudar_aulas == true){
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Esta matrícula teve professor e/ou horário alterados. Clique em OK para atualizar as aulas.");
            CancelaAulas ca = new CancelaAulas();
            ca.setMatricula(mat_atual.getCodMatricula());
            ca.setVisible(true);
        }
    }
}
B

Cara, não posso contribuir muito com o assunto, passei só pra ler mesmo, mas posta seus códigos utilizando a tag Code, pra ficar mais legível pro pessoal.
Abraços,

T

Estranho… eu escrevi um programinha bem bobinho e não vi esse comportamento curioso que você disse (até procurei na Internet para ver se alguém estava reclamando dessa diferença de comportamento e não consegui achar ninguém que reclamasse disso).
Ele indicou que estava executando sempre primeiramente o Focus Lost e depois o Action Performed, não importando se era Java 1.7 ou 1.6.

package guj;

import java.awt.EventQueue;
import java.awt.event.ActionEvent;
import java.awt.event.ActionListener;
import java.awt.event.FocusAdapter;
import java.awt.event.FocusEvent;

import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JFormattedTextField;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JPanel;
import javax.swing.border.EmptyBorder;

import net.miginfocom.swing.MigLayout;

public class TesteDiferencaComportamentoJava6e7 extends JFrame {

private JPanel contentPane;
    private JFormattedTextField formattedTextField;
    private JButton btnNewButton;

/**
     * Launch the application.
     */
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Rodando sob Java " + System.getProperty("java.version"));
        EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
            public void run() {
                try {
                    TesteDiferencaComportamentoJava6e7 frame = new TesteDiferencaComportamentoJava6e7();
                    frame.setVisible(true);
                } catch (Exception e) {
                    e.printStackTrace();
                }
            }
        });
    }

/**
     * Create the frame.
     */
    public TesteDiferencaComportamentoJava6e7() {
        setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
        setBounds(100, 100, 450, 300);
        contentPane = new JPanel();
        contentPane.setBorder(new EmptyBorder(5, 5, 5, 5));
        setContentPane(contentPane);
        contentPane.setLayout(new MigLayout("", "[grow]", "[]"));
        contentPane.add(getFormattedTextField(), "flowx,cell 0 0,growx");
        contentPane.add(getBtnNewButton(), "cell 0 0");
    }

private JFormattedTextField getFormattedTextField() {
        if (formattedTextField == null) {
            formattedTextField = new JFormattedTextField();
            formattedTextField.addFocusListener(new FocusAdapter() {
                @Override
                public void focusLost(FocusEvent e) {
                    System.out.println("Focus Lost");
                }
            });
        }
        return formattedTextField;
    }

private JButton getBtnNewButton() {
        if (btnNewButton == null) {
            btnNewButton = new JButton("New button");
            btnNewButton.addActionListener(new ActionListener() {
                public void actionPerformed(ActionEvent e) {
                    System.out.println("Action Performed");
                }
            });
        }
        return btnNewButton;
    }
}
V

Esse é um exemplo de recomendação do fabricante não seguida. Em Swing, não devemos validar coisas no FocusLost ou qualquer outro evento.
Para isso existem classes como Document e InputVerifier.

A

Thingol, eu já tinha visto uma reclamação parecida aqui no GUJ, mas sem solução:

http://www.guj.com.br/java/206715-focuslost-e-actionperformed---ordem-de-execucao-dos-eventos.

Já tinha também pensado em mudar a validação nos termos que o ViniGodoy falou, mas não me conformo com esse comportamento esquisito do focuslost. É como pegar a garrafa antes de abrir a geladeira. Independente da validação, o focuslost tem que vir primeiro.
Bom, continuo na busca.

Obrigado a todos pela colaboração.

Amir

A

Caro Viny,

Peguei o exemplo da classe InputVerifier do próprio site da Oracle e fiz algumas mudanças. Troquei a JtextField por JFormattedTextField (pra ficar igual ao projeto), e a segunda JTextfield por um botão. O exemplo funciona quando a questão são os eventos de foco, mas se implemento o ActionPerformed do botão, este é executado independentemente da validação. Em suma, deu no mesmo. A validação é executada mas não impede que o botão rode seu código. A validação existe para interromper o processo, senão não adianta de nada . Segue o código:

import java.awt.*;
 import java.util.*;
 import java.awt.event.*;
 import javax.swing.*;

// This program demonstrates the use of the Swing InputVerifier class.
 // It creates two text fields; the first of the text fields expects the
 // string "pass" as input, and will allow focus to advance out of it
 // only after that string is typed in by the user.

public class VerifierTest2 extends JFrame {
     public VerifierTest2() {
         JFormattedTextField tf1 = new JFormattedTextField ("Type \"pass\" here");
         getContentPane().add (tf1, BorderLayout.NORTH);
         tf1.setInputVerifier(new PassVerifier());

JButton tf2 = new JButton();
         getContentPane().add (tf2, BorderLayout.SOUTH);
       /*    
         tf2.addFocusListener(new FocusAdapter() {
             @Override
             public void focusGained(FocusEvent e) {
               JOptionPane.showMessageDialog(null, "ganhou foco");
            }
         });
         */
        tf2.addActionListener(new ActionListener() {

@Override
             public void actionPerformed(ActionEvent e) {
                 JOptionPane.showMessageDialog(null, "Action Performed");
             }
         });

WindowListener l = new WindowAdapter() {
             public void windowClosing(WindowEvent e) {
                 System.exit(0);
             }
         };
         addWindowListener(l);
     }

class PassVerifier extends InputVerifier {
         public boolean verify(JComponent input) {
             JFormattedTextField tf = (JFormattedTextField) input;
             return "pass".equals(tf.getText());
         }
     }

public static void main(String[] args) {
         Frame f = new VerifierTest2();
         f.pack();
         f.setVisible(true);
     }
 }

Enfim, como o botão executa o ActionPerformed se não poderia receber o foco?

Desde já agradeço a ajuda,

Abraço

Amir

E

Você está confundindo “foco” (que é algo essencial para os componentes que têm carets, como um JTextField) com o fato de poder executar um ActionPerformed (um botão pode estar até na ordem de varredura dos tabs, mas um botão não precisa estar focado para funcionar (embora chame o foco para si se ele for clicado).
Impedir o botão de receber o foco não é suficiente.

A

Bom dia a todos. Prossegui com a implementação do InputVerifier, incluindo o método de validação que exibe os JOptionPane com as mensagens de erro. Pra minha surpresa, após o JOptionPane ser executado, o ActionPerformed do botão salvar não é executado, e o foco volta para o campo validado, exatamente como eu queria. O único inconveniente é que o botão cancelar também não é executado, mas basta limpar o campo data pra ignorar a verificação. Esta implementação me atende, mas ainda não sei se é segura. Comentários adicionais são muito bem vindos.

Obrigado pela dica Viny.

Abraço a todos

Amir

Criado 25 de julho de 2012
Ultima resposta 14 de set. de 2012
Respostas 17
Participantes 8