JCA O que seria e quando usar?

4 respostas
A

Ola Pessoal

Estou estudando bastante a fundo a arquitetura Java EE, mas encontrei um tipo de projeto de que nao se fala muito, e quando se fala, nao se tem muita explicacao, ou pelo menos da a impressao de ser algo praticamente "inutil", sao os projetos jca "Java Conector Architecture", porem o que seria e para que? ou como utilizar? pelo que entendi ele tem a simples funcao de expor servicos de nossa aplicacao buscando uma certa integracao com outros projetos que possam estar se integrando com o nosso... mas para mim ficou algo muito superficial e nao quero deixar passar em branco, alguem tem um exemplo pratico ou tutorial?
            Obrigado mais uma vez pelas respostas pessoal!

Abraços

André

4 Respostas

D

JCA eu vejo muito mais aplicado aos Middlewares do que a um software comum, ou seja, aplicações ESB, BPEL, etc. Coisas de integração. Por isso pouco comum no desenvolvimento mais tradicional.

A

Humm, Obrigado pela Resposta,

Verdade que é algo muito pouco utlisado no desenvolvimento tradicional, eu atualmente estou trabalhando com ejb, mas até hoje numa vi nada concreto sobre o assunto, sei que eles servem justamente para integracao, mas isso me deixou pensando... por exemplo, se eu ja tenho ejb's, web services... e uma camada de outros servicos que posso estar usando justamente para facilitar numa integracao, qual seria a vantagem do jca? porque pelo menos eu nao vejo um caso especifico para ele, apenas queria ter uma visao mais ampla sobre o assunto, e aprender a usa-lo caso um dia seja necessario, mas até agora vi que nao vale apena investir nisto...

Grato
André

D

Ele, em geral, é para conectar um middleware a outro ou a outro aplicativo.

Exemplo: Conectar o ESB/BPEL ao SAP, usando o padrão de conectividade do JCA (com connectors).

C

Só lembrando que JCA é mais antigo que os Web-Services(como nós conhecemos)
Eles são da época do, muito bem enterrado, EJB 2.0 (arghhhhh)

Ele existia para interligar sistema heterogêneos. Nunca vi muita gente utilizando, mas parecia que funcionava =P

Criado 17 de setembro de 2009
Ultima resposta 17 de set. de 2009
Respostas 4
Participantes 3