Jlabel ( Nível iniciante para intermediário )

18 respostas
java
R

Pessoal,
Boa noite .

Estou criando um modesto app de automação comercial ( Desktop ) .

Toda vez que eu digitar um nome de um produto em um textField , o nome do mesmo será replicado em um Jlabel .

O que eu quero é achar uma maneira para este Jlabel gravar o nome do produto ( pele menos enquanto a tela estiver aberta ) e depois eu digitar um novo produto no mesmo textField e este item ir para o próximo Jlabel .

Obs.: Ainda Não possuo noção de banco de dados .

Fico no aguardo de um retorno.

Um forte abraço a todos.

18 Respostas

J

Você poderia explica melhor?
Qual IDE vc esta utilizando?
Posta ai teu codigo!

J

Olá Rafa não entendi direito o que vc quer fazer direito!

1. Se você quer guardar um valor se esse Label não substitui o valor, o texto vai continua nele enquanto a tela estiver aberta!
  2. Agora se você alterar o texto da Label e quer salvar o dado anterior, então você poderia criar uma variavel do tipo array e ir guardando o valores lá (Enquanto estiver a tela aberta a variável vai ter aqueles valores)
    ex:
ArrayList<String> valores = new ArrayList<>();
valores.add(lbl1.getText());
R

Boa noite J. Guanabara .

Eu uso o NetBeans

Segue o código:

String prod = txtProd.getText();

lblResProd.setText(prod);

int spiner = Integer.parseInt(txtQuant.getValue().toString());

lblResQuant.setText(Integer.toString(spiner));
R

Boa noite J. Silva .

É a opção 2 que eu quero executar.

Eu ainda não aprendi Arrays em Java ainda , mas seria issso mesmo que quero fazer .

Segue o meu code

lblResQuant.setText(Integer.toString(spiner));
J

Bom dia Rafael, recomendo muito vc ver logo arrays primeiro, pois é um dos princípios básico a aprender.
a forma simples de fazer um array é do tipo String (Texto) é assim:

String[] arrayDeString = new String[5];
arrayDeString[0] = "recebendo um valor";
System.out.println(arrayDeString[0]);

Só que esta forma ai em cima é muito básico, pois vc precisar dizer quanto de espaço vai reserva na memória, que no caso falei para reserva 5 espaços na memória na hora q instanciei a String e precisa também informar em que posição vc colocaria o valor e ficaria complicado isso ai. O mais fácil e utilizar classes prontas do Java para trabalhar com arrays ex:

/*Crio uma lista (array) de String e instancio dizendo que é da classe arrayList veja
que é mais dinâmico pois não preciso informar na memória a quantidade de espaço
*/
List<String> arrayDeString = new ArrayList<>();
arrayDeString.add("recebendo um valor");
System.out.println(arrayDeString.get(0));

Veja que fica mais dinâmico trabalhar com classe pronta, ai no seu código vc poderia fazer:

List<String> salvar_dados_label = new ArrayList<>();

/*salvando o dado no array*/
salvar_dados_label.add(prod);

lblResQuant.setText(Integer.toString(spiner))

recomendo vc aprender array e trabalhar com eles para vc melhorar seu código e entender completamento o array começando por aqui: http://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-arrays-em-java/25530

outra coisa que quero falar sobre seu código, observe:

/*Você passa de String para int*/
/*Você passa de int para String*/
lblResQuant.setText(Integer.toString(spiner))

Se você não for utilizar este valor inteiro spiner o certo é passar logo desta maneira:

/*Veja que ficou menos linha, mas  no caso de vc não precisar utilizar o 
valor inteiro spiner*/
lblResQuant.setText(txtQuant.getValue().toString());
R

J. Silva, Boa tarde!

Obrigado pelo um “norte” passado mano !

Vou estudar Arrays . Estou fazendo um mini sistema de automação comercial .

Queria uma opinião sua , um sistema modesto igual ao que estou desenvolvendo , seria atrativo para pequenos comércios?

Estou tentando matar dois coelhos com um tiro só , pois desta forma pratico o que eu aprendi em Java até agora e ainda posso tentar conseguir ganhar uns trocados com o software .

Eu sei que existem hoje em dia os PDVs avançadissímos , mas imagino que tenha mercado para mim oferecer este programa nestas pequenas/micro empresas que queiram modernizar seu negócio ( estoque e controle de caixa ) .

Fico no aguardo de sua opnião.

Abraços.

J

De nada pela ajuda. Bom se esses negócios ainda não implementa nenhum sistema, seria atrativos para eles o seu sistema, mesmo não sendo um sistema de alto nível e tudo mais. Agora se essas pequenas empresas já tem algum sistema que faça isso, para o seu ser atrativo para elas teria q ter duas condições ao meu ver:

1. Teria que fazer a mesma coisa, mas o custo de ter o sistema ser menor.
  2. Teria que fazer melhor do que o sistema que eles utilizam atualmente.

Agora como eu havia dito, se eles ainda não tem um sistema assim, o seu sistema é atrativo desde que você ofereça um preço justo, ou pode oferecer o sistema com um determinado tempo de teste para eles verem e gostarem e assim adquirir seu sistema.

Eu no inicio dos estudos, tinha (tenho kk) um amigo que estava iniciando seu trabalho como um revendedor, o que ele quer é abrir uma empresa de distribuição, então quando eu vi que já tinha uma boa base em Java eu crie um controle de estoque para ele e ele gostou muito e o sistema foi crescendo com o tempo e melhorando o código. Hoje esse pequeno controle de estoque virou um Sistema de cadastramento de clientes, controle de estoque com vários funções e geração de relatórios, geração de nota fiscal da compra e tudo mais. Então compensa vc ir atrás, nem q seja para fazer de graça mas valerá a pena no futuro :slight_smile:

R

Valeu mano pelo apoio! Só tenho um mal , a ANSIEDADE. de querer aprender tudo de uma vez.

Vou ter que paciência mesmo. Flw Abs.

R

Hey Mano!

Só mais uma coisa, fazer um portifólio seria uma boa para apresentar em uma vaga de emprego/estágio né?

Caso , sim poderia me falar como eu faço isto?

N

Alguém pode me ajudar? Estou com problema no <p:autocomplete> quando coloco ele sozinho ele completa de boa, mas quando coloco um evento ajax para atualizar os outros campo ele funciona so a primeira vez.

J

também tenho o mesmo mal kkk querer aprender tudo em um dia só kkkk mas to caminhando com mais calma agora que inicie a faculdade. Agora essa de aprender tudo na minha opinião e como um amigo que já trabalha na área não existe, existe o nível de saber, mas tudo não tem como, pois cada dia a tecnologia muda, surge novos framework e tudo mais, ou seja quem é de TI vai estudar a vida inteira kkk

J

Mano não sou muito ideal para te explicar como fazer isso, mas é um diferencial sim vou dar um exemplo:
eu utilizo esse modelo para estágio: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/modelo-curriculo/cv-estagiario
eu acrescentei nele o link do meu perfil do linkedin e do github e coloquei mais um campo chamado: Projetos pessoais e lá coloquei os nome do projeto e em qual linguagem fiz. Fui em uma entrevista de estágio e lá me perguntaram sobre os meus projetos e assim eu expliquei para eles, mas no currículo só coloquei o nome do projeto e a linguagem feita.

R

Boa noite Mano! Valeu pela a dica!

R

Jeanderson_Silva, boa tarde .

Por mais que voce tenha me explicado a situação dos Array List , eu não consegui fazer na prática , mas o conceito deu para entender .

Quando faço programas no terminal em Java , saí numa boa, mas quanto tento usar a progrmação orienta a objeto ( Swing s ) me embolo .

Obs.: Estou terminando o curso de Java do curso em vídeo , lá eles mesclam as aulas com a parte do terminal com o Swing .

O que você me aconselharia para eu começar a desenvolver um soft. em Java no modelo de POO.

Obrigado e Abraços!

J

Boa tarde @Rafael_Lemos

Pois é mano vai tentando que uma hora vc consegue.

“Rafael_Lemos:

O que você me aconselharia para eu começar a desenvolver um soft. em Java no modelo de POO.

Bom, eu conselho vc a fazer um controle de estoque simples, onde teria um lugar para cadastrar os produtos e ver os produtos em uma Tabela. Algo simples. e já fazer utilizando o padrão MVC.
Se não sabe o que é MVC:
https://tableless.com.br/mvc-afinal-e-o-que/
e recomendo também ver isto aqui, quando tu for fazer uma tabela.

Boa sorte :slight_smile:

R

Obrigado pelo retorno mano!

Vou tentar mano desenvolver um simples e vou da uma estudada nesses termos.

Até a próxima hahah. Abraços.

J

Blz arrocha ai kkk até

R

Bom Dia Jeanderson_Silva !

Espero que voce esteja bem.

Então, como voce tinha me sugerido , criei um programa simples de cadatsro usando o MVC .

Nesse programa , eu cadastro e visualizo ao mesmo tempo os produtos , os seus preçõs , quantidades e seus códigos.

Por sinal , obrigado pela a ideia , na verdade um vi um tuto no youtube de um cara fazendo esse tipo projeto e fui copiando passa a passo , pois até porque estou iniciando no mundo de POO .

Agora , eu criei um menu de opções com a opção de venda , ao clicar nessa nesse item se abre um outro Jframe que se chama venda. A ideia desse Jframe é que na conclusão dessa operação de venda subtraia a quantidade do produto que já tenha cadastrado no Jtable ( programa principal ) .- ou seja , diminuia a quantidade vendida lá coluna de quantidades da minha Jtable.

Como eu posso fazer isso? Já quebrei a cabeça mas não consegui, no youtube tem algo perto disso , mas não exatamente o que eu quero …

Como mencionei fiz esse programa olhando e repetindo do youtube , pois ainda estou de certo como iniciante em java , e mais ianda no mundo do POO , isto é ruim ? copiar softwares , pois , até tenho ideias legais de programa , mas não sei como por elas nos projetos em Java.

Obrigado e fico no aguardo.

Criado 19 de abril de 2017
Ultima resposta 23 de jul. de 2017
Respostas 18
Participantes 4