Opa pessoal, tranquilo?
Estou com um problema que me consome há meses, porém só agora voltei a mecher no meu projeto:
É um clássico problema de request scope do JSF, onde eu tenho uma página que lista chamados, e desta eu posso solicitar o fechamento do mesmo enviando para uma outra página (via command button com setPropertyActionListener).
eu consigo mandar tranquilamente os dados desse objeto Chamado, pelo bin chamadoBean, para a outra página, porém, quando eu vou salvar (atualizando a proposta de solução de chamado apenas), ele perde totalmente o objeto, apenas seta esse novo atributo (num objeto novo).
eu já vislumbrei 2 soluções, mas não sei se seriam gambiarras:
1- colocar um monte de inputHidden e converters pra todos os atributos de chamado. Isso funcionaria em teoria mas estou apanhando pros converters, e convenhamos, parece uma GAMBI TOTAL… nem dei seguimento hehe
2- colocar apenas um inputHidden do id, e quando for chamar o metodo de enviarProposta ele pega o id, puxa do banco via DAO e perfila o objeto Chamado e blz, só que antes eu teria que criar variáveis auxiliares pra cada item que eu fosse alterar, nesse caso, apenas o atributo “solicitarFechamento” (porque ele vai pegar o chamado do banco e sobrescrever).
a solução 2 fica um pouco melhor, mas mesmo assim muito cheirando a gambiarra…
pergunta: é normal esse tipo de erro ou eu devo estar vacilando em algum lugar ?
eu já vi que tem aquele saveState do tomahawk, seria interessante usá-lo ? importar uma lib só pra usar um comando?
se puderem me ajudar, agradeceria profundamente 
Att,