O ideal seria a utilização dos dois em conjunto, fazendo com o que os Servlets sejam sua camada de controle e os JSPs sua camada de vizualização. Vou dar um exemplo de uma página que busque uma lista no banco de dados e exiba em uma página. As coisas aconteceriam assim:
1 - O cliente envia o request para o servidor
2 - Esta requisição seria recebida pelo Servlet
3 - O Servlet se encarregaria de chamar o método adequado da camada de negócios para recuperar a lista.
4 - O Servlet colocaria esta lista como atributo do request e passaria o controle para o JSP
5- O JSP recuperaria esta lista do request e a desenharia na tela
Desta forma você utiliza o Servlet para fazer o meio de campo entre a camada de negócios e a camada de interface (o JSP). Espero que tenha dado para entender…
E
Eduardo_Bregaida
Toni_Fatec:
Minha dúvida é teórica.
Quando se deve utilizar JSP e quando se deve utilizar Servlets para criação de um site dinâmico em Java?
Sei que cada caso é um caso… e é exatamente isso que quero saber decidir, o caso de se usar JSP e o de usar Servlet e o de usar os dois em conjunto.
Quem puder dar uma explicação teórica ficarei muito agradecido.
Sou mais JSF rs…
Mas vc usa os 2 pra nao fazer akeles scriplets nojentos com acesso ao BD de dentro de uma pag JSP…
Nme colocar tags HTML dentro de servlets como antes era feito S.o.p (“HTML”); ridiculo né?
Bom o esquema é para a camada de visualização ficar só o JSP e pra camada de controle e lógica de negócios o Servlet…
Bom espero ter ajudado
[]s
N
NoodleZ
JSP 'e um Servlet… Procure algo sobre JSF se voce deseja fazer uma aplicacao desacoplada, com camada de apresentacao independente.
Dica pessoal, use JSPs para apresentacao e esqueca de servlets, implemente seu controle numa classe de Action…
R
ramilani12
Ou vc poderia usar uma JSP usando a tag <jsp:useBean />
Use se possivel JSP apenas para demonstrar os dados !
B
BrunoYudi
aproveitando o topico, minha duvida é mais (bem mais) basica…
primeiro:
para eu rodar uma servlet no meu projeto, eu preciso ter os JARs na /WEB-INF/lib do meu projeto certo?
se sim, onde eu consigo este bendito? todos os sites falam “jogue o arquivo lá”, porém eu ainda nao achei o arquivo.
V
vinnymaran
Bruno creio que o arquivo q vc está se referindo é o javax.servlet.jsp.jar