Olá
Gostaria de saber o que eu preciso pra dar inicio a uma aplicacao em JSP
Preciso desenvolver uma parte (modulo) de um portal que já existe
Acessando base SQLSrver e DB2
obrigada
K-ROL
Olá
Gostaria de saber o que eu preciso pra dar inicio a uma aplicacao em JSP
Preciso desenvolver uma parte (modulo) de um portal que já existe
Acessando base SQLSrver e DB2
obrigada
K-ROL
para dar inicio em um aplicação web vc precise somente do tomcat e um IDE como(Eclipse, netbeans, Jbuilder)
material vc pode adiquirir aqui no GUJ
o tomcat é um servidor de jsp, certo? (perguntas de iniciante…rs)
o meu provedor entao deve ter tomcat também para poder rodar a aplicação?
com relacao a conexao com os bancos, isso é feito facilmente com essas ferramentas que você citou?
e quanto ao jbuilder, o que vc acha?
obrigada
K-ROL
o tomcat é um servidor de jsp, certo? (perguntas de iniciante…rs)
o meu provedor entao deve ter tomcat também para poder rodar a aplicação?com relacao a conexao com os bancos, isso é feito facilmente com essas ferramentas que você citou?
obrigada
K-ROL
Conexão com os bancos você pode fazer de forma direta pelo JSP, criar o objeto Connection, além disso você pode utilizar o conceito de Data Source e usar EJBs que acessem DAOs. Uma boa forma é mapear utilizando o JNDI
Altamente desaconselhável acessar o banco de dados (bem como qualquer outra regra de negócio) de dentro da página JSP. Para fazer isso é melhor usar php ou asp 
KROL, desculpe se estou deduzindo errado, mas se está começando com Java agora, melhor ir pelo caminho do Hello World, senão vai apanhar bastante e muito dificilmente conseguirá algo.
Caso realmente esteja errado na afirmação acima, estude primeiro Servlets, depois parta para alguma tecnologia para a visualização das páginas (como JSP).
Para começar, basta o que o amigo acima citou:
humm…concordo com o Lipe, não use IDE´s no começo, vc poderia começar em um editor qualquer, como JCreator, EditPlus ou mesmo o notepad… 
Bem, mas se vc for usar uma IDE, use o Eclipse…JBuilder é um lixo…(bem, pelo menos é a minha opinião…)
falow
Renan[/quote]
na verdade já desenvolvi um sistema de pequeno porte com java, porem desktop, nada para web
e agora preciso desenvolver uma aplicacao para web na empresa onde trabalho e foi definido que tem que ser jsp
entao nao tenho como escapar…
porem acho q fazer isso tudo sem ide, acho q seria muito trabalhoso, nao acham? ter que criar todo o layout na unha…
qto ao eclipse, li a respeito e achei muito interessante, mas nao consegui instalar, nao sei direito quais arquivos tenho q ter pois no site tem varios tipos de download… fiquei perdida
qto ao jbuilder foi a feramenta mais proxima q tinha na epoca q fiz o sistema desktop, já estou meio acostumada com ferramentas da borland e acabei usando ele mesmo, mas achei muito pesado, e tem tanta coisa que a gente fica sem saber o q usar…
K-ROL
Bom, tenta convencer o pessoal lá a não usar só JSP, porque isso é perda de tempo, de poder, de manutebilidade etc etc 
Bem, um lugar interessante para começar:
http://www.coreservlets.com
Se você lê direitinho em Inglês (calma, inglês de informática não é tão difícil assim - é só não pronunciar “hidden” como “ráiden”) você pode baixar um dos seguintes livros:
[url=http://www.theserverside.com/books/addisonwesley/ServletsJSP/index.tss]
O segundo não fala exatamente sobre JSPs, mas sobre Struts (que normalmente usa JSPs); mas como TODO MUNDO está usando o tal de Struts (por exemplo, se você baixar o Oracle JDeveloper 9.0.5.2 ou o IBM WebSphere Application Designer ou a versão mais nova do JBuilder, eles suportam o Struts e o JSF - Java Server Faces), é interessante entrar na onda e entender o que é isso.
posso até tentar convence-los mas preciso de argumentos, por isso gostaria de saber pq vc citou:
o cliente já utiliza jsp em áreas restritas (com acesso a bd), por isso determinou que deve ser jsp, nao foi nem a empresa onde trabalho, nós tentamos até citar outras linguagens e plataformas que poderiamos usar, como .net, php… mas estao irredutiveis…
obrigada pelo link…[/code]
Como o portal já existe, o seu trabalho na verdade é mais fácil, porque um monte de coisas (como o acesso à base, a estruturação das páginas etc.) já deve ter sido escrito, e você na verdade tem de seguir o padrão do que já existe.
Pode ser que o tal portal tenha sido escrito usando Portlets (por exemplo, se foi feito com o IBM Portal Server), então você precisa saber o que são Portlets (que é uma variedade mais bem-comportada de Servlets). Isso não está na referência que passei acima, mas não é tão complicado assim.
Seria interessante pegar o fonte desse portal e estudar enquanto você está lendo algum daqueles livros que mencionei; além disso você precisa perguntar um monte de coisas para os caras que já trabalharam nesse portal. Só não fique perguntando “Cara, como é que faço para converter uma string para um inteiro?” Isso também é demais.
Qual é o problema de acessar um banco de dados dentro de um JSP? Se você usar um java.sql.DataSource para obter as conexões, você conseguírá usar o Connection Pooling do seu “web container” (o programa que hospeda os servlets e JSPs) e se fechar direitinho todas as conexões após usá-las, não haverá problemas tão grandes assim. É só saber o que está fazendo.
Não precisa desmanchar tudo que já está feito só porque você não conhece como funciona, a menos que o que está feito não esteja funcionando.
Até entendo o que você disse.
Na verdade, quando se trabalha com JSPs, apesar do nome “Java Server Pages”, recomenda-se expressamente não usar código Java (mais conhecido como scriptlets) dentro de JSPs. Mas isso só funciona direito se:
Se você já pegou o bonde andando, deixe do jeito que está. (Concordo que páginas com montes de código Java são difíceis de manter, assim como páginas ASP com montes de código VBScript são difíceis de manter.).
Por isso é que você pode separar (a palavra bonita para isso é “refatorar”) todo aquele código que não precisa ficar na página e criar umas classes Java que são “importadas” pelas suas páginas. Você pode pôr lá as suas regras de negócio e acesso ao banco de dados. Se você é “dot-neteira” (que palavra feia, mas não sei direito como é que chamo alguém que trabalha com .NET) é mais ou menos como se fosse o Code-Behind do ASP.NET.
thingol
muito interessante suas observacoes, acho q já deu pra ter uma ideia melhor do caminho q devo seguir…
claro q nao vou perguntar uma coisa dessas, tambem tao iniciante assim nao sou…rsrs, e tb tenho nocao de quais informacoes preciso obter… (agora com a ajuda de vocês)
talvez nao consiga o fonte do portal, acho muito dificil, até pq nao vou mexer diretamente nele, será desenvolvido um modulo independente do que já tem hoje, apesar de ficar dentro do mesmo portal, nao tem nada a ver com os modulos dele hj.
Mas isso só funciona direito se:
- Você já tem um bom conjunto de “tag libraries”;
- Você está usando um framework, como o Struts ou o JSF.
Aconselho a ler o tópico sobre MVC so fórum de java pra Web. Não sou nenhum expert, mas sei que não precisa de mais nada além das APIs báiscas (e de boa vontade) pra deixar tudo bem separado 
Mas concordo com você quando diz sobre o bonde andando.
nós tentamos até citar outras linguagens e plataformas que poderiamos usar, como .net, php........ mas estao irredutiveis.......

.NET???
q horror…ehehehe
:lol: :lol: :lol:
já falamos bastante sobre o q se deve ou nao fazer, o q usar, cuidados a tomar…
mas e qto a ide q devo usar? tem pouco sobre isso…
vcs citaram o eclipse
alguem tem outra opcao q acha interessante
ou pelo menos alguma orientacao para instalar corretamente o eclipse? pois como disse anteriormente já tentei instalar uma vez e nao consegui, por isso acabei indo para o jbuilder (q é mto pesado)
[]'s
Hum…
Apesar de numca ter usado o Eclipse para desenvolver servlets e jsp…
Instalar o eclipse é moleza! é só descompactar em uma pasta e executar…
Mas se você for usar para desenvolver Servlet o melhor na minha opnião é o Gel…
Aproveitando o bonde… quais plugins posso utilizar para desenvolver sistemas em Servlets e JSP???
Atn.
Dennys Fredericci
Gel?? onde encontro? nunca ouvi falar…
Estou colocando um link temporário aqui…
http://www.centralsoftware.com.br/gel.zip
Atn.
Dennys Fredericci
Muita gente fala sobre o Eclipse, mas se você tem uma máquina meio antiguinha nem chegue perto dele. Estou usando o Eclipse 3.0 em uma máquina P4 2.4 GHz com 512 MB, e ele na verdade é bem pesadinho (o JBuilder mais antigo, não as versões mais modernas, é bem mais leve).
Como você vai usar JSP, você pode usar um tal de NetBeans (vá até www.netbeans.org , ou então baixe um pacotão (lá é chamado de “bundle”) do mesmo site da Sun onde você baixa o J2SDK. ). Ele também não é muito leve (mas que raio de ferramenta Java é leve hoje em dia? É o preço que você paga por ter ferramentas que só faltam falar.)
Se você já baixou o Eclipse, você precisa baixar um tal de Lomboz para poder usar com JSPs. Infelizmente o Eclipse “puro” nem sabe o que é um JSP ou o que é HTML. Você precisa baixar um monte de plugins até deixar do jeito que você quer.
Tem uma ferramenta da Oracle que você pode baixar de graça, se não me engano, que é o Oracle JDeveloper. Apesar do fabricante (Oracle) ele não é só para mexer com bancos de dados Oracle; serve para um monte de coisas, inclusive efetuar o design de aplicações Web com JSPs, Struts etc. Esse cara não é muito pesado (*só um pouquinho…"), e se você der uma choradinha aqui na Oracle eles devem até mandar um CD para você. Em todo caso: otn.oracle.com
ok, pessoal
vou fazer testes pra ver qual eu me adapto…
o netbeans eu cheguei a testar, mas nao consegui entender direito o funcionamento, achei q tinha tanta coisa q nao sabia pra onde ir, por onde comecar…
por falar nisso, nao sei se é possivel utilizar para JSP, mas o q vcs acham do genexus e do egen?
Esse e-gen parece que é legal (nunca tinha ouvido falar)
http://www.egen.com.br/
Baixe uma cópia, faça uma aplicação “Hello, World” e veja se dá para amarrar a aplicação gerada no seu portal. Você provavelmente vai precisar de alguma ajuda do pessoal da E-Gen, e talvez isso não saia barato (o E-Gen é GPL mas o serviço de consultoria, que é onde eles ganham dinheiro, não é de graça)
O outro (Genexus) é bastante famoso aqui no Brasil (você sabia que se faz bom software no Uruguai?) , mas já fazia algum tempo que não ouvia falar dele. Eu sou do tempo que ele só gerava código VB ou Delphi (não lembro mais o que ele fazia). Agora ele gera aplicações Web.