JSP, vale a pena?

7 respostas Resolvido
jspjava
A

Vi um tópico semelhante, mas ele já tem 10 anos ent ainda to na dúvida, onde o JSP é utilizado no mercado? tipo eu já consigo criar aplicações com JSP talz, mas minha experiência com ele não foi muito legal, tipo é fácil de usar, mas ainda n acho muito útil, já que é muito melhor fazer toda essa parte com JS, que roda no client-side e deixa tudo mais dinâmico. hj em dia ele é considerado opção pra alguma coisa? tem alguma vantagem?

7 Respostas

R

Cara, eu gosto muito do Java, foi a primeira linguagem de programação que eu tive contato e ainda me abriu varios leques.

Mas, porém, todavia… Quando eu precisei partir pra parte web, eu nunca consegui pegar bem a ideia do JavaWeb, então fui arriscar em outra linguagem, e hoje fico muito feliz por ter partido pra outra.

Mas há quem goste, e também há quem não goste.

Se for seguir mercado, faz o que dizem por aqui, veja como está as vagas em sua cidade

Se for pra seguir estudando, estuda algumas tecnologias mais atuais, tipo ReactJS, VueJS, Angular....

A

ent, essas são tecnologias front-end, por isso eu tava na dúvida, tipo JSP é java integrado ao html, mas isso é meio desnecessário na minha opinião, já que com isso a página fica estática, tipo a sessão acaba como ela começa, eu tava pensando tipo se pra comunicar o java no back-end como front-end é preciso usar JSP. pq se a utilidade do JSP for só forçar Java no front-end é inutil né?

R

ué, mas o JSP não é front end?? Vc vai ter que fazer o back-end de qualquer jeito, usando JSP ou não.

Não entendi sua questão, desculpa

A

então, é isso msm, pq usar JSP? Eu n posso simplismente usar JS no front-end e deixar as regras de negócio com o Java?

L
Solucao aceita

Seguindo o modelo MVC, JSP entraria na camada de view. Com a crescente dos frameworks javascript, acabou surgindo a sigla MVVM, que é model-view-view-model (ou algo semelhante). Essa sigla surgiu pq o paradigma no desenvolvimento do front mudou (bom, na verdade, apareceu como um novo paradigma), que é essa camada extra no lado do cliente para controlar a tela e, só então, encaminhar as requisições para o servidor.

Com as facilidades que o modelo mvvm trás, é comum usar menos JSP pois ele se torna desnecessário nesse novo mundo, mas ainda há quem o use, principalmente sistemas legados.

G

JSP, é mais para sistemas legados. Sendo que muitos estão sendo migrados para as novas tecnologias.

Sistemas novos, muitos utilizam as novas

R

Também acho que não vale a pena. Mesmo que você faça alguma coisa com a view no servidor existem bibliotecas mais modernas, como o Thymeleaf por exemplo.

Criado 23 de julho de 2020
Ultima resposta 23 de jul. de 2020
Respostas 7
Participantes 5