Encontra-se oficialmente disponível para download a versão 6 do Java.
Lançado JAVA 6
67 Respostas
UhU!
Pena que nao podemos pegar os nomes dos parametros por reflection…
Adorei os classpath wildcards! Tava na hora já…
Nossa e tem um mundo de empresas no 1.3 ainda hein hehe 
UhU!Pena que nao podemos pegar os nomes dos parametros por reflection…
Alem de “evitavel” seria perigoso isso… pois o nome dos parametros é algo que pode ser mudado por um obfuscator ou até mesmo na retirada dos simbolos de debug…
nao seria uma boa ptratica “acreditar” em nome dos parametros na hora de fazer um framework.
Ainda bem que aqui conseguimos atualizar para o 1.4 (Maldito Netware). :XD:
O Bradescão mesmo opera com 1.3… :roll:
Ainda bem que aqui na Telefônica estamos com o 5… :lol:
O Bradescão mesmo opera com 1.3…Ainda bem que aqui na Telefônica estamos com o 5…
O Bradescão opera com 1.4 já, só pra lhe informar.
Meus Caros uma pergunta:
Como os numeros pares da JDK são builds de correção e atualização de features, o Java 6 deve demorar menos tempo pra establizar, estou certo?
Flo.
Desculpem minha total ignorancia (estou entrando no mundo JAVA agora)
Mas a versão 6 é só para versão Standart ? Enterprise ainda não ?
O que muda da 5 pra 6 ?
Por exemplo a certificação do 6 teriam coisas novas que eu estudando a versão 5 (alias acabe de comprar o livro das formiguinhas) não adiantaria ???

Não lembro de ter lido sobre isso. De qualquer maneira, a versão 6 é estável sim, mesmo os betas já se comportavam bem. Essa versão é final.
valeuz…
Paulo, nunca desenvolvi um framework, então não sei exatamente qual a utilidade de se fazer algo assim. Pode citar alguns exemplos? De qualquer maneira, dava para anotar os parametros, não?
valeuz…
Caramba, ficaram 2 anos e no final das contas lançaram e JDK que tem uma ou outra coisa util. A tonelada de tranqueiras pra WS pouco me interessa, devo pular do Java 5 pro 7.
Poder ter acesso aos nomes do parâmetros é super útil para linguagens de script e mesmo frameworks poderiam utilizar deles para converções.
Algumas perguntas sobre o update do Java.
-
O netbeans vai encontrar o novo update sozinho ? Se não como fazer.
-
Na minha máquina existem as seguintes versões:
jdk1.5.0_09
jre1.5.0_05
jre1.5.0_06
jre1.5.0_09
-
Posso retirar essas versões após o update ?
-
Essa é só para um meio leigo em Java como eu; Devo também modificar a variável do sistema indicando o novo path do update ?
Obrigado !
Ivan, até hoje não vi nenhum motivo pra manter trocentos updates de uma mesma “major release”…
Uma das threads no GUJ sobre o Java SE 7
Java SE 7 Metamorphoses
:arrow: http://guj.com.br/posts/list/41027.java
Na Siemens já usamos o 5 também…
Mas agora que saiu a versão original, logo pulamos para o 6! 
eu tb tenho que trabalhar com 1.3 e 1.4…
oi chun
um obfuscador tem o mesmo problema com reflection: se for um obfuscador ruim qquer String hardcoded vai ter problemas. entao esse argumento nao eh valido.
voce prefere usar parametros anotados em vez de fazer introspeccao no nome dos parametros? (como o nojento @WebParam?). Mas concordo com voce que pode ser usado para coisas malignas.
E certamente isso nao vai ser uma debug option no java 7. Vai ser informacao para reflexao obrigatoria.
Nem me falem disso! To na 1.3 ainda também…fico olhando todos os benefícios de usar generics por exemplo e eu lah arrancando na unha(casting) os elementos de uma lista…coisa mais arcaica…hehe
Fora que a cada nova versão a performance melhora bastante…mas o maldito conservadorismo impede os gerentes de verem isso… :x
Isso não é convervadorismo, é preço de um novo registro de AppServer mesmo. 
E que diacho de AppServer deixa de funcionar nesse caso?
Funcionar eu não sei, mas todo o suporte que você comprou junto com o AppServer não é valido se você não estiver utilizando a JDK homologada pela dona do AppServer. E, afinal de contas, esse suporte é mais importante do que realmente o AppServer funcionar para as empresas.
Opa!
Posso falar somente de onde trabalho. Quando entrei estavam fazendo uma migração gradual do Netware para o Suse pois a Novell não vai mais fazer updates no Netware, então Java iria parar no 1.4 e necessitamos usar alguns recursos do java5, mas infelizmente, não sei por que, o client Novell para linux é bem pior do que o para windows, tornando a migração bem mais traumática.
Até!
Tenho uma duvida, eu estou quase p/ prestar a prova p/ certificação do java5, devo aguardar e fazer a do 6 ? ou essa nem vai existir ?
essa tb é também a minha dúvida, será q já tem, ou demora, pra ter voucher pro 6?
Tenho uma duvida, eu estou quase p/ prestar a prova p/ certificação do java5, devo aguardar e fazer a do 6 ? ou essa nem vai existir ?
Acho que as provas não irão mudar, porque não houveram mudanças na linguagem como houveram da versão 1.4 para 1.5 =)
T+
Vai falar isso pra quem tem um SunONE de 1980 rsrs… um WebLogic/WebSphere antigo… 
O Bradescão está em processo de migração para Websphere 6, mas por hora a versão homologada é a 5.0, portanto Java 1.3…
mustangão vai chegar arrepiando!
aqui na empresa usamos o 1.4;
acho q vou tentar ir direto pra 6!
vm ver.
Aqui no Real é 1.4 e Jas (nao é JAAS naum)

Um dos Líderes de Projeto queria migrar, mas é mto sistema em 1.4 e ele tem receio de algum parar de funfar… :roll:
Aqui no Real é 1.4 e Jas (nao é JAAS naum)

Um dos Líderes de Projeto queria migrar, mas é mto sistema em 1.4 e ele tem receio de algum parar de funfar… :roll:
Hahaha, vcs são felizes e não sabem, aqui no Unibanco/Fininvest, acreditem usamos ainda o 1.2.19.
E olha tem muuuuiito sistema ainda em 1.2.19 uns 2 somente com 1.3, e os manda-chuvas tem medo realmente da coisa parar de funcionar, e cá entre nós no meu caso muita coisa vai parar mesmo, temos que re-escrever bastante código pra migrar.
Fabio Nascimento ( vulgo “Milagreiro”)
Aqui usamos o 5.0, fui eu quem deu a idéia de migrar ano passado, se não CERTEZA estaria no 1.4… aliás tem um desenvolvedor que nem liga pra isso e tava com 1.4.2_03 ainda na máquina esses dias (só pra rodar o básico e criar sistemas Web)
Quando migramos poca coisa teve que ser re-escrita, mais a parte gráfica que ficava bisonho algumas coisas no Swing, com fundos diferentes, etc… e também as malditas variáveis “enum” que existiam…
Acho que a única cagada da Sun foi na 5.0 com o lance do enum, porque realmente acho difícil que você tenha que re-codificar todo seu server side só porque mudou a release do Java… ou to errado?
Se alguém tiver alguma experiência traumática e quiser contar, to curioso…
hehehe aki é 1.3 to trampando aki faz 2 meses e no primeiro servlet q eu fiz… todo contente de usar o replace("","") e etc… passo pro meu chefe e ele bem… tenho q compilar na minha máquina primeiro antes de jogar no server!! pq??? ué??? 1.3;; eu tava usando 1.5 na minha máquina… resultado tive q mudar tudo pra uns substring maldito… precário… ridículo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pergunta: existem mais lugares q usam versão antiga do q a nova?
pergunta: se sim, pq corremos pra tirar certificação da ultima versão?
pergunta se sim, porque as empresas valorizam taaaanto um scjp 5 se usam 1.3.3.4.5.34.3.4.5$##$#$%??? Nem vão usar todo potencial do cara…
A gente se mata de aprender… e no final das contas chega na empresa e tem q ficar fazendo milagres pq nada q a gente aprendeu pode usar :?
hehehe aki é 1.3 to trampando aki faz 2 meses e no primeiro servlet q eu fiz… todo contente de usar o replace("","") e etc… passo pro meu chefe e ele bem… tenho q compilar na minha máquina primeiro antes de jogar no server!! pq??? ué??? 1.3;; eu tava usando 1.5 na minha máquina… resultado tive q mudar tudo pra uns substring maldito… precário… ridículo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkpergunta: existem mais lugares q usam versão antiga do q a nova?
pergunta: se sim, pq corremos pra tirar certificação da ultima versão?
pergunta se sim, porque as empresas valorizam taaaanto um scjp 5 se usam 1.3.3.4.5.34.3.4.5$##$#$%??? Nem vão usar todo potencial do cara…A gente se mata de aprender… e no final das contas chega na empresa e tem q ficar fazendo milagres pq nada q a gente aprendeu pode usar :?
Para garantir q se a empresa vier a mudar, vc continua dentro da equipe ou ate chefia a equipe.
substring e replace sao bemmmm diferente !!
Estranho esse exemplo, hein…
Por essas que eu não entro mais em projeto de banco nem a pau… tudo velho, não pode isso, não pode aquilo, pow, muito chato.
Acabei de comprei o livro Tutorial j2EE baseado no 1.4 . “Detalhe sou iniciante”. Será que joguei dinheiro fora ?
Sim.
Java EE 5 é milhares de vezes mais simples.
ou seria bilhares ?
BB tb é 1.4. Mas ainda existem algumas aplicações (acreditem) em 1.2
cara o problema era:
eu tinha uma string de data ex; 21/10/2006 e ele queria gravar a data sem as barras pq o campo é númerico, simples… dei um replace("/","") entendeu?
dai ele pediu pra trocar tudo por substring… vai até tal… tira… até tal… tira… depois junta tudo… bla bal bal… e tinha outros exemplos mais chatos q uma simples data!
pq o método replace é com aspas simples no 1.4, dai ele trocou e começou dar pau em tudo pq ele nao aceita ‘’ (vazio)… dai já viu… :?
e vc acha mesmo q um banco que usa 1.2 vai surpreendentemente mudar para o 1.6??? hahaah faz-me rir… se forem mudar vai ser aos poucos… ou seja, nunca vão acompanhar,pq o tempo q levam pra mudar já sai outra versão… :?
Aqui na UFRN, no sistema de Recursos Humanos da instituição, são tranqüilas as migrações. Já estamos nos preparando para o Mustang. =)
Está muito bom! Mas o tray icon não funciona com KDE 3.5.x… Esperei tanto por isso, e só roda em gnome, kde antigo no linux =S
Quem sabe no próximo update eles não arrumam isso?
Não, justamente por que há muitos lugares que mal usam o J2EE 1.3 
Puxa, será mesmo? 
vou fazer um teste pra ver oq consigo.
Não, justamente por que há muitos lugares que mal usam o J2EE 1.3 
Ainda bem pq ele custou 200 pilas.
Desculpem minha inexperiência, mas qual é o problema da atualização em si?
Eu entendo o caso de sistemas muito antigos e AppServers q teria q pagar pra fazer a atualização, mas tirando esses casos tem alguma coisa ainda?
Pelo q eu sei (e li agora mesmo no site da Sun) uma JVM atual executa código compilado com compilador antigo!
O maior problema são mentes pequenas.
Imagine pessoas que acham Natural/Adabas o máximo da tecnologia, que relutam e temem aprender o novo, e tem medo do desconhecido. Sacou???
O maior problema são mentes pequenas.
Imagine pessoas que acham Natural/Adabas o máximo da tecnologia, que relutam e temem aprender o novo, e tem medo do desconhecido. Sacou???
Não é tão simples assim. Dependendo do nível de criticidade das aplicações, os ambientes (hardware+SO+patches+JVM+AppServer+DB+…) em que estas são executadas são previamente homologados e o custo desta homologação é alto. E este ambientes homologados ajudam a diminuir ao mínimo o risco de falhas na oferta de serviços que podem, por exemplo, evitar que o usuário do ATM saque seu dinheirinho para assistir ao novo filme do 007 no cinema
Então, muitas vezes as empresas buscam um perfil mais conservador em relação atualizações tecnológicas justamente para diminuir riscos.
Lembre-se: o mundo não é apenas preto-e-branco 
Está muito bom! Mas o tray icon não funciona com KDE 3.5.x… Esperei tanto por isso, e só roda em gnome, kde antigo no linux =S
Quem sabe no próximo update eles não arrumam isso?
Realmente! Que lixo isso! E o pior é que não mostra nada e não dá erro. Testei aqui no Gnome e foi, no KDE ele faz que vai (até abre espaço na Tray Bar pro novo ícone) mas não vai e não dá erro, e no XFCE o SystemTray.isSupported() já dá false logo de cara.
Aqui o código usado para teste:
if (SystemTray.isSupported()) {
System.out.println("com tray");
SystemTray tray = SystemTray.getSystemTray();
Image image = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("imagem.jpg");
PopupMenu popup = new PopupMenu();
MenuItem defaultItem = new MenuItem("menu");
popup.add(defaultItem);
TrayIcon trayIcon = new TrayIcon(image, "teste", popup);
tray.add(trayIcon);
} else {
System.out.println("sem tray");
}
Realmente! Que lixo isso! E o pior é que não mostra nada e não dá erro. Testei aqui no Gnome e foi, no KDE ele faz que vai (até abre espaço na Tray Bar pro novo ícone) mas não vai e não dá erro, e no XFCE oSystemTray.isSupported()já dá false logo de cara.Aqui o código usado para teste:
if (SystemTray.isSupported()) { System.out.println("com tray"); SystemTray tray = SystemTray.getSystemTray(); Image image = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("imagem.jpg"); PopupMenu popup = new PopupMenu(); MenuItem defaultItem = new MenuItem("menu"); popup.add(defaultItem); TrayIcon trayIcon = new TrayIcon(image, "teste", popup); tray.add(trayIcon); } else { System.out.println("sem tray"); }
Puxa vida, isso é extremamente decepcionante !!!
Pow, nunca gostei dessa “puxação de saco” do Java pro GTK toolkit, ainda mais, porque desde sempre, com “pesquisas” de usuários dos mais diversos orgãos, o KDE sempre esteve na frente em número de usuários/preferência. Deve ser por causa do SWT, ai eles tentam superar o suporte deles pra não comer poeira.
quanta choradeira… deve ser algum bug rapaziada… voces agem como se fosse “uma conspiracao contra o KDE” para né…
logo logo corrigem.
quanta choradeira… deve ser algum bug rapaziada… voces agem como se fosse “uma conspiracao contra o KDE” para né…logo logo corrigem.
Exatamente. Eu tbm uso KDE, nao testei este recurso ainda (pra falar a verdade baixei o JAVA 6 e fiquei com preguiça de instalar) no linux.
Vcs ja reportaram este BUG ?
quanta choradeira… deve ser algum bug rapaziada… voces agem como se fosse “uma conspiracao contra o KDE” para né…logo logo corrigem.
Exatamente. Eu tbm uso KDE, nao testei este recurso ainda (pra falar a verdade baixei o JAVA 6 e fiquei com preguiça de instalar) no linux.
Vcs ja reportaram este BUG ?
Esse bug foi causado por um workaround para fazer funcionar no gnome…
Falaram que no Java 7 já está arrumado, mas eles deveriam é arrumar isso no próxima update…
Não sei se é impressão minha, mas eu criei umas GUIs no NetBeans e parece que tá carregando a app muito mais rápido!!! Bem maneiro!
Este netbeans foi compilado com o JDK 6 ou ainda é a mesma versão pré-JDK 6? Dizem que as mudanças aplicadas ao verificador de bytecode e à própria estrutura do bytecode deixaram as aplicações mais rápidas. Estou a fim de testar isso este final de semana, mas se souber de algo, já me poupa um tempinho.
Galera, morram de inveja rsss … aqui na GE homologamos ontem o Java6 com JEE5, Sun Application 9 e tudo mais.
Como praticamente eu tomo a decisão, a fiz baseada no nosso cenário de serviços, que fazem uso de comunicação e exposição dos mesmos com a plataforma dot.net - a tais jsrs de WebServices acabaram sendo úteis 
Ainda há a questão de performance, que pra mim um incremento de 15% aproximadamente, justifica tranquilamente a transposição.
Fora correção de bugs do java 5 e por aí vai …
Essa é uma das vantagens de ser a pessoa que decide o futuro tecnológico da companhia
e ter um chefe alinhado também com sua decisão.
BOOOMMM !!! Que venha o 7 
Já to com inveja… rs
e a porcaria [color=blue]deste bug[/color] continua… que fezes!!!
Será que é realmente um BUG o problema do tray no KDE, olhem esta pagina:
http://java.sun.com/javase/6/webnotes/install/system-configurations.html
Não vejo em lugar algum o KDE!!!
Simplesmente parece que nao foi homolodado pro KDE!!
E aí turma, depois de uma semana do lançamento do Java 6 , qual a avaliação de vocês sobre performance e consumo de memória?
Realmente o desempenho das aplicações aumentaram?
E o consumo de memória? Aumentou muito?
Estou inviável de testar o Java6 aqui, gostaria de saber se alguém conseguiu usar os recursos novos de script da linguagem? O JSR desses recursos já foi finalizado? Alguém conseguiu algum exemplo de scripting em Java 6?
Valeu!
Estou no 5.0, vou para o 6. Vamos ver o que melhora…
Bom… mudarei do 5 para o 6 e verei as mudanças também. 
Cara tah quase saindo o java 7, e agora se ta mudando pra 6? o topico tem 3 anos meu fio.
[]'s
Que mania de ficar ressuscitando tópico velho =Z
Primeiro achei que fosse pegadinha e depois achei que estavam falando do JEE >_>
Vou trancar isto - que os mortos descansem em paz.
as jsr agregadas para o desenvolvimento de webservices cairam como uma luva e fizeram frente no quesito produtividade ao desenvolvimento dos mesmos em .NET… sem falar nas melhorias para desenvolvimento de aplicativos desktop que deveriam ter saído já na 1.5…
maravilha!
pois é(eu que o diga) rsrsrs
porem, as vezes, o “medo de mudar” nem é o fator mais relevante… mudar um servidor de aplicacoes, por exemplo, quando eles rodam ate 1.3, exige alem de tudo um custo muito elevado… e aí a gente vai levando, carente de muita coisa… rsrs