Laravel - GET http://localhost:8000/api/event 401 (Unauthorized)
11 respostas
laravel
C
Cleiton_Conceicao
gente ao adicionar o código abaixo é exibido o seguinte erro no meu console e com isso acaba bugando algumas funcionalidades de uma view.
esse código ele valida a sessão do usuário, não permitindo acessar uma página através da url.
o engraçado que utilizo o mesmo código em outros contrellers e funciona muito bem.
Exemplifique sempre os outros métodos que estão dando certo, quais estão dando certo?
C
Cleiton_Conceicao
a diferença é que nos outros eu não utilizo a api do laravel.
L
Lucas_Camara
Ao colocar esse código, o recurso passará a ficar seguro e exigirá um token válido no header da requisição (“Authorization”). Não conheço laravel, mas o código do erro (junto com o auth no código) indica isso.
C
Cleiton_Conceicao
estava realizando uns testes e percebi que o erro acontece devido a essa função que lista os dados do banco.
functionCarregarDados(){$.getJSON('/api/event',function(data){varpac=data.pac;for(i=0;i<pac.length;i++){opcao='<option value ="'+pac[i].pac_codigo+'">'+'Prontuário:'+pac[i].pac_prontuario+' - '+pac[i].pac_nome_paciente+'</option>';$('#paciente').append(opcao);}varpsi=data.psi;for(i=0;i<psi.length;i++){opcao='<option id="'+psi[i].pac_codigo+'"value ="'+psi[i].psi_codigo+'">'+psi[i].PSICOLOGOS+'</option>';$('#respAte').append(opcao);}varsal=data.sal;for(i=0;i<sal.length;i++){opcao='<option value ="'+sal[i].sal_codigo+'">'+sal[i].sal_descricao+'</option>';$('#local').append(opcao);}vartip=data.tip;for(i=0;i<tip.length;i++){opcao='<option id="'+tip[i].pac_codigo+'"value ="'+tip[i].ate_codigo+'">'+tip[i].ate_descricao+'</option>';$('#tipo').append(opcao);}});}$(function(){CarregarDados();})
Se eu alterar para $.getJSON('/event', function(data) { para de dar o erro, porém não lista os meus dados.
L
Lucas_Camara
A URL do recurso correta é /api/event ou somente /event?
E verifique se é necessário informar na requisição o header Authorization.
C
Cleiton_Conceicao
eu preciso passar /api/event
vou dar uma olhada aqui.
L
Lucas_Camara
Eu insisto nessa questão do header Authorization pois é uma forma comum de tratar autenticação em requisições web hoje em dia, e o erro 401 diz que não está autorizado a acessar o recurso.
Quando você faz uso do middleware(‘auth’), você defini que somente vai estar disponível o recurso da URI, caso o usuário esteja com uma sessão logada. Ou seja para utilizar esse retorno, ou você solicita que o usuário informe suas credenciais, ou remove a necessidade dele estar logado para utilizar essa URI.
Doc: Laravel middleware