Estou usando o GridLayout, mas o problema e que os campos assumem o tamanho da celula. Precisava controlar o tamanho de cada campo individualmente.
Estou fazendo na mao mesmo, pois estou comecando agora a mexer com Swing
Estou usando o GridLayout, mas o problema e que os campos assumem o tamanho da celula. Precisava controlar o tamanho de cada campo individualmente.
Estou fazendo na mao mesmo, pois estou comecando agora a mexer com Swing
Olá,
GridBagLayout pode resolver seu problema. Contudo, ele possui muitos parâmetros de configuração (dá um trabalhão utilizá-lo na mão). É ideal para ser utilizado através de ferramentas como por exemplo o Visual Editor do Eclipse.
abraços
Olá,GridBagLayout pode resolver seu problema. Contudo, ele possui muitos parâmetros de configuração (dá um trabalhão utilizá-lo na mão). É ideal para ser utilizado através de ferramentas como por exemplo o Visual Editor do Eclipse.
abraços
Valeu cara,
To fazendo na mao pra poder aprender mesmo, mas esse Visual Editor e um plugin do Eclipse ? Onde posso pegar ?
Abraco
so entrando um pouco na conversa d vcs…
bobmoe no netbeans esse editor visual é o Jframe, q é um campo onde eu vou arrastando os componentes para la?
falou
Seus problemas acabaram!
http://www.jgoodies.com/freeware/forms/
o que é esse jgoodies??
JGoodies é um conjunto de bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de interfaces gráficas com swing. Isso inclui biblioteca de validação, look and feel, binding … mas o mais interessante de todos, em minha opinião, é o forms que o Lipe citou.
Para entender melhor, dê uma olhada no próprio site. 
Pedi para um nosso trainee usar o GroupLayout (NetBeans) em um protótipo, mas causou mais problemas que resolveu.
No fim das contas (como a resolução da tela era fixa) acabamos usando o AbsoluteLayout, mas ficou horrível (ainda mais que o NetBeans não permite ajuste fino nas coordenadas usando o mouse).
Eu deveria ter pedido para ele usar o JGoodies (e o Eclipse) desde o começo, mesmo que eu tivesse de fazer os layouts iniciais. Ele também teve muitos problemas com o NetBeans 5.0 ser excessivamente bugado. (Qualquer coisinha que ele fizesse e o NetBeans ficava doido).
pra quem sempre montou guis na mão, o jgoodies é perfeito, bem parecido com gridbag
masi pra quem faiz no drag and drop como eu hahaha faco no null msm e depois refaço o codigo acrescentando o forms
entendi… achei muito interessante…
só uma duvida pra integrar ele com o eclipse, basta baixar o ecli.exe ou tem que ser o arquivo java??
e um conselho dos mais experientes, quais das opções ali voces acham melhor???
olá galera queria uma ajuda de vcs… sou iniciante em java mais queria saber para desenvolver interface eh na mao ou existe alguma ide… que posso criar os campos e dai fazer os codigos… apenas para otimizar o tempo clicando e arrastando os campo… como eh feito no delphi tenho essa dificuldade de saber como funciona no java
alguem pode me dizer como se usa o jgoodies? entrei no site, baixei uns zips de forms e .exe la mas nao sei usar pra modificar meu projeto :(:(
Pedi para um nosso trainee usar o GroupLayout (NetBeans) em um protótipo, mas causou mais problemas que resolveu.Desculpe mas se vc procurar tem como fazer o q vc criticou sim. AbsoluteLayout e perfeito deixa o desenvolvedor livre para desenha.
No fim das contas (como a resolução da tela era fixa) acabamos usando o AbsoluteLayout, mas ficou horrível (ainda mais que o NetBeans não permite ajuste fino nas coordenadas usando o mouse).
Eu deveria ter pedido para ele usar o JGoodies (e o Eclipse) desde o começo, mesmo que eu tivesse de fazer os layouts iniciais. Ele também teve muitos problemas com o NetBeans 5.0 ser excessivamente bugado. (Qualquer coisinha que ele fizesse e o NetBeans ficava doido).
Eu particularmente utilizo FreeLayout no JFrame e NullLayout no JPane, somente dessa forma consegui realizar meu objetivo.
vou procurar conhecer o tal do JGoodies… sempre usei grid, flow, border na mao … será que vai automatizar muito os processos de desenvolvimento de interfaces gráficas?
Se vai automatizar eu não sei. Acho que não. Mas com certeza seu código ficara mais limpo e fácil de dar manutenção.
JGoodies é um JAR externo que precisa ser adicionado ao meu build path?
É só colocar o forms.jar no classpath. Separa algumas horas do dia para dar uma lida nesta introdução:
http://www.jgoodies.com/articles/forms.pdf
Se quiser ir além disso: http://www.jgoodies.com/products/swingsuite-quickstart.html