Layout para formulario, qual o indicado?

17 respostas
Z

Estou usando o GridLayout, mas o problema e que os campos assumem o tamanho da celula. Precisava controlar o tamanho de cada campo individualmente.

Estou fazendo na mao mesmo, pois estou comecando agora a mexer com Swing

17 Respostas

B

Olá,

GridBagLayout pode resolver seu problema. Contudo, ele possui muitos parâmetros de configuração (dá um trabalhão utilizá-lo na mão). É ideal para ser utilizado através de ferramentas como por exemplo o Visual Editor do Eclipse.

abraços

Z

bobmoe:
Olá,

GridBagLayout pode resolver seu problema. Contudo, ele possui muitos parâmetros de configuração (dá um trabalhão utilizá-lo na mão). É ideal para ser utilizado através de ferramentas como por exemplo o Visual Editor do Eclipse.

abraços

Valeu cara,

To fazendo na mao pra poder aprender mesmo, mas esse Visual Editor e um plugin do Eclipse ? Onde posso pegar ?

Abraco

L

so entrando um pouco na conversa d vcs…

bobmoe no netbeans esse editor visual é o Jframe, q é um campo onde eu vou arrastando os componentes para la?

falou

_

Seus problemas acabaram!
http://www.jgoodies.com/freeware/forms/

R

o que é esse jgoodies??

T

http://www.jgoodies.com/

JGoodies é um conjunto de bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de interfaces gráficas com swing. Isso inclui biblioteca de validação, look and feel, binding … mas o mais interessante de todos, em minha opinião, é o forms que o Lipe citou.

Para entender melhor, dê uma olhada no próprio site. :wink:

T

Pedi para um nosso trainee usar o GroupLayout (NetBeans) em um protótipo, mas causou mais problemas que resolveu.
No fim das contas (como a resolução da tela era fixa) acabamos usando o AbsoluteLayout, mas ficou horrível (ainda mais que o NetBeans não permite ajuste fino nas coordenadas usando o mouse).
Eu deveria ter pedido para ele usar o JGoodies (e o Eclipse) desde o começo, mesmo que eu tivesse de fazer os layouts iniciais. Ele também teve muitos problemas com o NetBeans 5.0 ser excessivamente bugado. (Qualquer coisinha que ele fizesse e o NetBeans ficava doido).

H

pra quem sempre montou guis na mão, o jgoodies é perfeito, bem parecido com gridbag
masi pra quem faiz no drag and drop como eu hahaha faco no null msm e depois refaço o codigo acrescentando o forms

R

entendi… achei muito interessante…
só uma duvida pra integrar ele com o eclipse, basta baixar o ecli.exe ou tem que ser o arquivo java??
e um conselho dos mais experientes, quais das opções ali voces acham melhor???

L

olá galera queria uma ajuda de vcs… sou iniciante em java mais queria saber para desenvolver interface eh na mao ou existe alguma ide… que posso criar os campos e dai fazer os codigos… apenas para otimizar o tempo clicando e arrastando os campo… como eh feito no delphi tenho essa dificuldade de saber como funciona no java

R

alguem pode me dizer como se usa o jgoodies? entrei no site, baixei uns zips de forms e .exe la mas nao sei usar pra modificar meu projeto :(:(:frowning:

R

thingol:
Pedi para um nosso trainee usar o GroupLayout (NetBeans) em um protótipo, mas causou mais problemas que resolveu.
No fim das contas (como a resolução da tela era fixa) acabamos usando o AbsoluteLayout, mas ficou horrível (ainda mais que o NetBeans não permite ajuste fino nas coordenadas usando o mouse).
Eu deveria ter pedido para ele usar o JGoodies (e o Eclipse) desde o começo, mesmo que eu tivesse de fazer os layouts iniciais. Ele também teve muitos problemas com o NetBeans 5.0 ser excessivamente bugado. (Qualquer coisinha que ele fizesse e o NetBeans ficava doido).
Desculpe mas se vc procurar tem como fazer o q vc criticou sim. AbsoluteLayout e perfeito deixa o desenvolvedor livre para desenha.

C

Eu particularmente utilizo FreeLayout no JFrame e NullLayout no JPane, somente dessa forma consegui realizar meu objetivo.

C

vou procurar conhecer o tal do JGoodies… sempre usei grid, flow, border na mao … será que vai automatizar muito os processos de desenvolvimento de interfaces gráficas?

T

Se vai automatizar eu não sei. Acho que não. Mas com certeza seu código ficara mais limpo e fácil de dar manutenção.

C

JGoodies é um JAR externo que precisa ser adicionado ao meu build path?

T

É só colocar o forms.jar no classpath. Separa algumas horas do dia para dar uma lida nesta introdução:

http://www.jgoodies.com/articles/forms.pdf

Se quiser ir além disso: http://www.jgoodies.com/products/swingsuite-quickstart.html

Criado 9 de novembro de 2006
Ultima resposta 14 de nov. de 2006
Respostas 17
Participantes 12